Trocar viatura: motor 1.6 105 cv VW ou 1.5 DCI 100 cv Renault ?
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Título: Trocar viatura: motor 1.6 105 cv VW ou 1.5 DCI 100 cv Renault ?

  1. #1
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    Por Defeito Trocar viatura: motor 1.6 105 cv VW ou 1.5 DCI 100 cv Renault ?

    Boas,

    Venho pedir a vossa ajuda para optar pela melhor solução na troca de viatura, sobretudo sabem de problemas crónicos ou comuns com estes motores, pensei nos modelos Octavia/Rapid/Leon ou Megane/ Pulsar.
    Passo 2 horas por dia a conduzir (seg a sex), por isso conforto, consumo e fiabilidade tem importância para mim. GPL não é opção porque a autonomia é muito curta para os meus, pelo menos, 800 km semanais.

    Passo ao formulário:
    Que tipo de carros gostas? R:Octavia/Rapid/Leon ou Megane/ Pulsar

    Que marcas e modelos gostas e equacionas? R:
    Octavia/Rapid/Leon ou Megane/ Pulsar
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? R:
    Não
    Precisarás de levar carga com frequência? R: Não.
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 40k, sim
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? R:Maior parte em auto-estrada/E. Nacional (90%) (É importante que o consumo em auto-estrada seja simpatico )
    Os consumos terão grande importância? R: sim.
    A potência do motor terá grande importância? R: O necessário para ultrapasar em segurança em E.N.
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? R: Não
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? R: 18K
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? R: Menos de 50k km

    Obrigado desde já pela vossa ajuda!


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia bigturbo's Avatar
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    Por Defeito

    ficas bem servidos com ambas as motorizações, quanto a modelos dos que mencionas Octávia ou Megane, mas isso tens de ir fazer uns testes drives e tirar as tuas conclusões...

    ex:
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#cac0c25dd9

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#36138aebc4
    Última edição por bigturbo : 10-01-18 às 18:12:07

  3. #3
    Piloto de Testes sgtscales's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Kalor Ver Post
    Boas,

    Venho pedir a vossa ajuda para optar pela melhor solução na troca de viatura, sobretudo sabem de problemas crónicos ou comuns com estes motores, pensei nos modelos Octavia/Rapid/Leon ou Megane/ Pulsar.
    Passo 2 horas por dia a conduzir (seg a sex), por isso conforto, consumo e fiabilidade tem importância para mim. GPL não é opção porque a autonomia é muito curta para os meus, pelo menos, 800 km semanais.
    Depende do ano em que saíram... tanto os primeiros 1.6 TDI como os 1.5dCi têm má fama. Actualmente, o 1.5dCi é dos motores mais fiáveis do mercado, eu escolheria esse num Mégane mas na versão de 110cv.

  4. #4
    Piloto de Testes 1975's Avatar
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    Por Defeito

    Mais um voto para o Megane.

    Cumps

  5. #5
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    Por Defeito

    Com esse valor (18k) podes ir buscar carros recentes a ambas as marcas e, nesta altura, já são ambos motores muito fiáveis e com performances muito equivalentes.

    É agora questão de ver o que gostas mais e te parece melhor negócio. Evita as versões mais desportivas por uma questão de conforto já que passar todos os dias mais de duas horas dentro do carro a médio e longo prazo pode fazer diferença.

    Lembro ainda que o fator equipamento pode ter maior ou menor relevância para ti e aqui a vw costuma ser menos generosa, mas tem vantagem, por exemplo, ao nível da qualidade de construção...

    Por último, se queres mesmo "mais carro por menos dinheiro" é natural que um Octavia custe menos que um Golf ou um Pulsar que um Megane.

    Não te esqueças depois de dizer o que compraste!

  6. #6
    Piloto de Testes sgtscales's Avatar
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    Por Defeito

    Para não falar que o Mégane será certamente mais molinho e confortável que o Golf (embora só tenha experimentado o Golf e não o Mégane) como é apanágio dos carros franceses.

  7. #7
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    Por Defeito

    Esse motor VW é desagradável em baixas. Mais um voto para o 1.5 dCi...

  8. #8
    Piloto de Testes PauloOliveira's Avatar
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    Por Defeito

    Evita o 1.6tdi envolvido no dieselgate.
    O famoso "fix" da VW retira performance, aumento do consumo e normalmente a EGR e injectores morrem.
    Os carros ficam com o relanti instável e incerto, com regeneração do filtro de partículas a cada 200/300kms.

    1.5dci desde 2013 parecem-me ser motores fiáveis.

  9. #9
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    Boas,

    Obrigado a todos pelos vossos comentários, estão a ser uma ajuda para orientar a pesquisa de viaturas!
    Depois vou dar feedback.

    Abraço

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  10. #10
    Piloto de Testes Cunhao's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Esse motor VW é desagradável em baixas. Mais um voto para o 1.5 dCi...
    A minha experiencia num A1 1.6TDi com 105cv e 5v diz me que o motor é desagradável em altas! Em baixas safa-se, não sendo nenhum espanto.

  11. #11
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
    A minha experiencia num A1 1.6TDi com 105cv e 5v diz me que o motor é desagradável em altas! Em baixas safa-se, não sendo nenhum espanto.
    O motor é desagradável em qualquer faixa (principalmente os primeiros com o caixotão de 5v), a única coisa que se pode dizer sobre ele é que é muito linear e não surpreende (é diametralmente oposto aos antigos 1.9 e 2.0 TDI PD com o seu "kick"). O 1.5dCi penso que seja mais espevitado.

  12. #12
    Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
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    Por Defeito

    li bons consumos e pensei logo na opel, os novos motores da opel são muito económicos.

    vê o que encontras.

    em relação aos motores que falas preferia o DCI 110cv ao TDI 105

  13. #13
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
    li bons consumos e pensei logo na opel, os novos motores da opel são muito económicos.

    vê o que encontras.

    em relação aos motores que falas preferia o DCI 110cv ao TDI 105
    Obrigado pelo teu comentário.
    Qual o motor que aconselharias da Opel?
    Aqui na empresa há Insignias de serviço, mas um deles, com menos de 4 anos, já teve de levar um motor novo, por isso não estava a colocar essa possibilidade.


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  14. #14
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Kalor Ver Post
    Obrigado pelo teu comentário.
    Qual o motor que aconselharias da Opel?
    Aqui na empresa há Insignias de serviço, mas um deles, com menos de 4 anos, já teve de levar um motor novo, por isso não estava a colocar essa possibilidade.


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    Esse 2.0 CDTi foi um poço de problemas, assim como o 1.3 CDTi vindo em parte da Fiat. Penso que os motores diesel actuais da Opel são mais fiáveis. Mesmo assim recomendo-te mais o 1.5dCi, principalmente se o carro for posterior a 2014/2015. Já experimentei num QQ e, mesmo no carro mais pesado e menos aerodinâmico, é um motor agradável de usar e bastante mexido até aos 130/140. O único senão é o ruído de tractor, mas penso que o Mégane é bem insonorizado e não passa muito ruído para dentro do habitáculo.

  15. #15
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    Por Defeito

    Boas,
    tenho uma proposta para uma ford 1.5, sabem se este motor é bom?
    Obrigado

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  16. #16
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    Por Defeito

    120cv?
    é económico, anda qb, é algo áspero.
    testei num fiesta com menos potência.

    gostei, no fiesta era mesmo muito económico.

    o 1.6 cdti 110cv, ou 136cv da Opel, muito económico e desconheço problemas.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
    120cv?
    é económico, anda qb, é algo áspero.
    testei num fiesta com menos potência.

    gostei, no fiesta era mesmo muito económico.

    o 1.6 cdti 110cv, ou 136cv da Opel, muito económico e desconheço problemas.
    é de 105 cv

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  18. #18
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    nem sabia que já havia esse "motor" em portugal..

  19. #19
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    viria de fora

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  20. #20
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    o 1.5 tdci é muito económico, esse, pelo que li deve ser mais.

    tens de testar todos...

  21. #21
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    Por Defeito

    Se não há este motor em Portugal é meljor não arriscar...

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  22. #22
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    Por Defeito

    Acredito que apareça...

    mas um focus com o de 120 é boa opção.

  23. #23
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    Em lugar algum.
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    Por Defeito

    Estou a par do mercado porque andei recentemente à procura de algo parecido.
    O orçamento era menor, mas como se sabe, é muito mais fácil subir de valores do que descer...
    Acabei por comprar um Golf 1.6 TDi 90cv, porque acabou por encaixar em quase todos os requisitos que tinha.
    Podes ver as minhas dúvidas e a respectiva discussão aqui.

    Algumas coisas que vi ou que guardei o link, e que me parece que podem encaixar naquilo que procuras:

    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JAVSP.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JyGeA.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JSmyq.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JKU4e.html - vais encontrar vários à volta destes valores, com mais ou menos equipamento, mas sinceramente o modelo a mim "não me diz nada"
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Jwcog.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#6c12044a24 - já partilhei este link noutro tópico, não tenho qualquer comissão no carro, mas foi daqueles que me deixou a "suspirar"...
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Jq4Am.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9a62236aba
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9a62236aba
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#777fb1edbd
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#b18b9076bf
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#b18b9076bf
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9a62236aba

  24. #24
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    Por Defeito

    Obrigado pelo teu contributo Scientist!

    Hoje vou testar uma SW Golf VII de 2016, já posterior ao problema das emissões de co2. Depois dou feedback.

    Estás satisfeito com o Golf?


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