[Mercado] Ensaio BMW 520d: novo líder, sem surpresa
 Rede MPL:
Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 104

Título: Ensaio BMW 520d: novo líder, sem surpresa

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia MBC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2014
    Localização
    O egoismo unifica os insignificantes. William Shakespeare
    Posts
    703

    Por Defeito Ensaio BMW 520d: novo líder, sem surpresa

    Ensaio BMW 520d: novo líder, sem surpresa

    Quando falo de um novo Série 5 da BMW vem sempre à memória aquilo que se passa com o VW Golf ou o Mini, ou seja, não há surpresas e todos nós sabemos que vai ser um carro de qualidade, com condução excitante e luxo crescente trazendo agarrada qual cauda de vestido de noiva uma longa lista de opcionais. Ensaio ao totalmente novo BMW 520d.






    8 DE JANEIRO DE 2018, ÀS 16:50
    Quando falo de um novo Série 5 da BMW vem sempre à memória aquilo que se passa com o VW Golf ou o Mini, ou seja, não há surpresas e todos nós sabemos que vai ser um carro de qualidade, com condução excitante e luxo crescente trazendo agarrada qual cauda de vestido de noiva uma longa lista de opcionais. Ensaio ao novo BMW 520d.

    Confesso que não conhecia a nova Série 5, mas depois de algumas centenas de quilómetros ao volante do 520d, não me custa nada dizer que o Série 5 voltou à liderança do segmento. Parabéns BMW!
    Experimentando uma receita que já usou com o malfadado Série 5 GT (feiinho e deselegante), o novo Série 5 tem uma série de peças novas que começam na plataforma, baseada no Série 7. Está garantida a qualidade da base que, porém, não tem as peças em carbono que o mais caro topo de gama da BMW utiliza. Ainda assim, o alumínio permite que o carro seja impressionantemente leve, sendo utilizado na plataforma, mas sobretudo na carroçaria do 520d. Além do alumínio, a BMW utiliza magnésio e titânio na plataforma, aproveitando assim o conceito “Clar” (Cluster Architecture) que permite conciliar vários materiais e escovar cerca de uma centena de quilogramas ao peso do Série 5.
    Muito se tem falado do estilo “Matrioska” que, na essência, não passa de uma critica à linguagem de estilo onde todos os modelos de uma marca são semelhantes, diferenciando-se apenas pelas dimensões. É isso que faz a Mercedes com o Classe C, Classe E e Classe S – mas que já avisou que vai acabar com isso – e a BMW continua a fazer com o Série 3, Série 5 e Série 7. É isso mau? Bom, pode denotar alguma falta de criatividade ou originalidade, mas 2,1 milhões de unidades vendidas da geração anterior dizem que os clientes querem o carro assim, apenas com ligeiras evoluções, sempre no sentido de mais tecnologia e conectividade. Vejam lá que quem compra o 520d nem se preocupa com a longa lista de opcionais!
    Veja quanto lhe poderá custar este BMW 520d

    Portanto, além da plataforma inspirada no Série 7, muito do estilo e da tecnologia vem do modelo de topo da casa bávara. Dai o peso menor, como já referi acima, a mudança nas suspensões e muita tecnologia embarcada que passa, também, pelo melhorado iDrive que já está presente no Série 7. No seu 520d, se escolher essa opção, poderá controlar o sistema com gestos e desfrutar de condução semi-autónoma.
    A BMW vende o novo Série 5 (conhecido como G30) nas versões berlina de quatro portas e carrinha e já tem o M5 pronto. Mas, como disse acima, só nos foi permitido ensaiar o 520d, candidato a Essilor Carro do Ano 2018.
    Mecânica melhorada

    Mecanicamente, destacar que o 520d recebe uma suspensão dianteira de duplo triângulo revista e com uso de mais elementos em alumínio, enquanto o eixo traseiro independente com cinco braços de ligação também é novo e mais leve. Existem quatro acertos para a suspensão: um normal com afinações fixas para molas e amortecedores, uma suspensão rebaixada para os carros com equipamento M, amortecedores adaptativos “Variable Damper Control” e a opção mais cara de todas que conjuga esta última suspensão com barras estabilizadoras ativas eletrónicas. Também pode escolher o sistema de quatro rodas direcionais, mais um extra da longa lista de opcionais do BMW 520d. Coisa cada vez mais rara nos BMW de topo, o 520d oferece a possibilidade de uma caixa manual de seis velocidades, mas a unidade que me tocou para ensaio estava equipada com a caixa automática de oito velocidades, melhorada, com patilhas no volante que custa 2.024 euros.
    O motor deste 520d é o dois litros com quatro cilindros, TwinPower Turbo que, não tendo a nobreza de um seis cilindros, tem a mesma potência, binário e refinamento que o 530d (versão E39) de 2003! Apesar disso, o 520d não é um foguete e não melhora face ao anterior modelo ao chegar dos 0-100 km/h em menos de oito segundos (7,5 seg). Ainda assim, o binário de 400 Nm a partir das 1750 rpm e os 190 CV, são suficientes para alguma animação em todas as situações. Mas se procura a alma BMW M, terá de procurar noutro modelo, talvez o 530d (265 CV), mas aí terá de abrir, muito, os cordões à bolsa.
    Queria só lhe dizer que a BMW reservou uma surpresa para o Série 5 e este 520d também está equipado com este sistema. Chama-se “Syntak” (Synergy Thermoacoustic Capsule) e destina-se a reduzir o ruído do motor, encapsula o motor em diversos materiais de isolamento de som que se juntam ás tradicionais medidas para conter o ruído. Adicionando mais material de insonorização no tejadilho, por exemplo, a BMW conseguiu que não seja possível escutar o barulho pouco agradável do tetracilindrico com injeção direta “common rail”.
    Qualidade e luxo de primeira

    Com tamanho silêncio a bordo e uma transmissão suave e silenciosa que ajuda o condutor, o 520d é um automóvel confortável e muito agradável de conduzir. Não mexendo nas cotas do carro, a BMW oferece mais espaço para os passageiros dos lugares traseiros, particularmente em termos de altura ao tejadilho. Contas feitas, são 950 mm que vão da base do banco até ao tejadilho, acabando, assim, com algumas dificuldades para passageiros mais altos. Mas a BMW não se ficou por aqui. Há, ligeiramente, mais espaço à altura dos cotovelos e ombros e o tabliê está, agora, mais baixo dando uma sensação de maior espaço.
    O desenho do interior é típico da BMW, mas com enorme influência do Série 7. Mantendo alguns dos botões necessários para realizar algumas tarefas (nomeadamente, o controlo do sistema de climatização) nas posições que sempre assumiram dentro de um BMW, além do comando dos modos de condução posicionados na consola central ao lado da alavanca da caixa, o 520d possui um enorme ecrã de 10.25 polegadas onde estão agrupados outros comandos, além do sistema iDrive. Este é da última geração e partilha a interface homem máquina com o BMW Série 7. Não há grandes novidades tecnológicas no iDrive, apenas um arrumar de grafismos e de melhoria do aspeto geral do sistema no ecrã flutuante. Afinal, o iDrive – que começou com o pé esquerdo devido à enorme confusão que suscitava na operação – é dos sistemas, hoje, mais intuitivos e com a adição do comando por gestos, ficou ainda melhor. Depois pode acrescentar diversas valências das muitas que a longa lista de opcionais oferece.
    O sistema de som é muito bom de origem, mas pode fazer melhorias consoante o tamanho da sua bolsa. Para ter uma ideia, a versão que ensaiei tinha um sistema HiFi que custa 414 euros, sistema de navegação Profissional que custa 634 euros, juntando-se o serviço Concierge (espécie de mordomo online) por 210 euros e a informação de trânsito em tempo real por um preço de 134 euros. O painel de instrumentos multifuncional custa 333 euros e o ar condicionado automático fica por 341 euros. E se quiser a chave BMW com ecrã e uma série de brincadeiras, são 243,90 euros a que deverá juntar os 748 euros do acesso Confort mãos livres. O 520d que ensaiei tinha, ainda o Pacote desportivo M (jantes de liga leve 19 polegadas com pneus runflat, bancos dianteiros desportivos, frisos em preto Piano, suspensão desportiva M, volante desportivo M em pele, pacote aerodinâmico M e forro do teto em preto antracite) que custa 3.577 euros. Contas feitas, este 520d tinha 12.800 euros de extras... Por isso o preço final de 70.967 euros quando o carro, sem estes extras, fica por 55.233 euros. E há, ainda, muito por explorar na longuíssima lista de opcionais do Série 5.
    Dizer, ainda, que o BMW 520d tem uma bagageira com 530 litros de capacidade que pode aumentar ligeiramente com o rebatimento do banco traseiro. Assim, poderá transportar objetos com mais de dois metros de comprimento.
    Mais conforto

    Decididamente, a BMW orientou o Série 5 para o lado do conforto, deixando um pouco de lado a tradicional capacidade em curva. Porém, a BMW não perdeu a liderança nesse particular pois o 520d, por exemplo, continua com uma direção excelente, muita aderência nos dois eixos, controlo quase perfeito dos movimentos da carroçaria e capacidade para curvar depressa não se perdeu nesta geração. Mas fica, também, claro que o 520d está mais burguês e mais confortável que anteriormente. Provocado longamente, pode soltar a traseira, mas isso é cada vez mais raro num BMW e no 520d também é complicado. Só mesmo em piso molhado e com algum abuso da nossa parte. As ajudas á condução raramente entram em ação e quando se desligam, o 520d não se transforma numa máquina indomável. Continua dócil e apenas a traseira fica um pouco mais viva. Nada de assustador, deixando claro que a BMW optou por mais controlo e conforto que liberdade e prazer de condução.
    Impressionante é mesmo o conforto a bordo, não só devido aos novos bancos, mas, também, devido ao acerto geral do carro. Porém, há que jogar com os modos de condução do 520d, pois no modo Confort, a condução é mais relaxada e as afinações não permitem tantas liberdades como o modo Sport. Ainda assim, percebe-se, claramente, que o 520d está mais confortável e menos virado para o desempenho puro.
    Veredicto

    Sendo claro que o mercado das berlinas de topo também começa a ser canibalizado pelos infames SUV e Crossover, o BMW Série 5 e o 520d em particular, vêm dizer que ainda há espaço para um carro de classe superior, que tem um conforto e refinamento supremos nesta nova geração, e um comportamento que, deixando de ser tão eficiente como outrora, está no topo do segmento. O motor 2.0 litros com 195 CV é eficaz e muito eficiente em termos de consumos (registei 5,7 l/100 km o que é um excelente valor), a tecnologia a bordo é de topo e de qualidade e a aproximação ao Série 7 dá ao 520d mais classe e desejo por parte dos consumidores. Confesso que não conhecia o 520d (a BMW não disponibiliza carros de ensaio ao Automonitor por ser um órgão de comunicação online e, como disse acima, este ensaio foi no âmbito do Essilor Carro do Ano 2018), mas depois de algumas centenas de quilómetros ao seu volante não me custa nada dizer que o Série 5 voltou à liderança do segmento. Parabéns BMW!
    FICHA TÉCNICA

    BMW 520d

    Motor 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo diesel; Cilindrada (cm3) 1995; Diâmetro x curso (mm) 84 x 90; Taxa compressão 16,5; Potência máxima (cv/rpm) 190/4000; Binário máximo (Nm/rpm) 400/1750 - 2500; Transmissão e direcção Tração traseira, caixa automática de 8 vel.; direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; Suspensão (fr/tr) Independente tipo McPherson; independente, multibraços; Dimensões e pesos (mm) Comp./largura/altura 4936/1868/1466; distância entre eixos 2975; largura de vias (fr/tr) 1605/1630; travões fr/tr. Discos vent; Peso (kg) 1560; Capacidade da bagageira (l) 530; Depósito de combustível (l) 66; Pneus (fr/tr) 245/40 R19 fr/275/35 R19 tr; Prestações e consumos aceleração 0-100 km/h (s) 7,5; velocidade máxima (km/h) 235; Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 4,1/5,0/4,5 (consumo real medido 5,7 l/100 km); emissões de CO2 (g/km) 118; Preço da versão ensaiada (Euros) 70.967


    http://automonitor.pt/2018/01/08/com...-sem-surpresa/






  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia MBC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2014
    Localização
    O egoismo unifica os insignificantes. William Shakespeare
    Posts
    703

    Por Defeito


  3. #3
    Chefe de Equipa Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    BrewMaster
    Posts
    29,076

    Por Defeito

    És vendedor BMW?

    Estou a considerar esses carro, é sem dúvida uma bela opção no segmento.

  4. #4
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    6,734

    Por Defeito

    Bravo! Nem um defeito...

  5. #5
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    " ...Com tamanho silêncio a bordo ... "

    que exagero.

  6. #6
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    És vendedor BMW?

    Estou a considerar esses carro, é sem dúvida uma bela opção no segmento.
    para mim é o melhor produto do segmento.

  7. #7
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    20,971

    Por Defeito

    Só é pena o custo de uma máquina destas... 60,000 € a 70,000€ por um carro, começa a ser um pouco surreal para a realidade Portuguesa.

  8. #8
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Só é pena o custo de uma máquina destas... 60,000 € a 70,000€ por um carro, começa a ser um pouco surreal para a realidade Portuguesa.
    infelizmente esse valor é para um modesto 20d ...

  9. #9
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    11,271

    Por Defeito

    Quando falo de um novo Série 5 da BMW vem sempre à memória aquilo que se passa com o VW Golf ou o Mini, ou seja, não há surpresas e todos nós sabemos que vai ser um carro de qualidade, com condução excitante e luxo crescente trazendo agarrada qual cauda de vestido de noiva uma longa lista de opcionais
    Que grande troll .

    Vw golf condução excitante

    Isto é de rir do início ao fim

  10. #10
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]
    Posts
    48,541

    Por Defeito

    E esta?: " trazendo agarrada qual cauda de vestido de noiva uma longa lista de opcionais"


  11. #11
    Piloto de Testes A4B5's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012
    Localização
    Lisboa
    Posts
    1,134

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
    " ...Com tamanho silêncio a bordo ... "

    que exagero.
    Não experimentou um a pilhas, como o BMW i3

  12. #12
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2010
    Posts
    1,426

    Por Defeito

    Só é pena é a quantidade de avarias e que passam na oficina da BMW... tirando isso...

  13. #13
    Piloto de Testes ImHoTep's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006
    Localização
    , , .
    Posts
    2,139

    Por Defeito

    Desde que não parta as corrente, nem os puxadores das portas de desfaçam, parece engraçado.

  14. #14
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015
    Posts
    5,103

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Só é pena o custo de uma máquina destas... 60,000 € a 70,000€ por um carro, começa a ser um pouco surreal para a realidade Portuguesa.
    F$&%%-se! 70 mil mocas para um 20d!

  15. #15
    Piloto de Testes 1975's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    4,308

    Por Defeito

    Só li o primeiro parágrafo, bastou para ver que quem fez o artigo não percebe nada de carros e para mim o melhor do segmento é o classe E apesar de não gostar desse segmento, tudo o que passe do segmento D é carro a mais.

    Cumps

  16. #16
    Piloto de Troféu Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011
    Posts
    7,251

    Por Defeito

    E parece que nunca andou no mercedes classe E...

  17. #17
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2016
    Posts
    38

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
    para mim é o melhor produto do segmento.
    Melhor que o novo Classe E com o 2.0?
    Pergunto porque actualmente este segmento está muito bem representado e se torna "díficil" selecionar O melhor. Aqui fala mais alto a preferência pelas marcas.

  18. #18
    Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003
    Localização
    Ribatejo
    Posts
    24,132

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Que grande troll .

    Vw golf condução excitante

    Isto é de rir do início ao fim
    Que grande troll...

    Ele estava-se a referir ao BMW 5

  19. #19
    Piloto de Testes Safety's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003
    Posts
    2,419

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    F$&%%-se! 70 mil mocas para um 20d!
    E não é com tudo! Um configurado com todos os equipamentos relacionados com a qualidade de condução (suspensão activa, rodas traseiras direccionais, jantes XPTO, etc. ) e com os equipamentos de conforto opcionais (interiores todos formados a pele, bancos especiais com todas as funções eléctricas, sistema de som de topo, ecrã de infotenimento maior, etc), chega facilmente a uns 80.000€, o que, na minha opinião é um absurdo para um carro 2.0d....
    Última edição por Safety : 10-01-18 às 12:07:27

  20. #20
    Chefe de Equipa Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    BrewMaster
    Posts
    29,076

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Safety Ver Post
    E não é com tudo! Um configurado com todos os equipamentos relacionados com a qualidade de condução (suspensão activa, rodas traseiras direccionais, jantes XPTO, etc. ) e com os equipamentos de conforto opcionais (interiores todos formados a pele, bancos especiais com todas as funções eléctricas, sistema de som de topo, ecrã de infotenimento maior, etc), chega facilmente a uns 80.000€, o que, na minha opinião é um absurdo para um carro 2.0d....

    Um 190 cvs D muito bem equipado fica por 61/62k. E é mesmo muito bem equipado. Isto com desconto ENI, com desconto frota é ainda superior a isso. Acredito que quem compra um carro destes terá sempre um tipo de desconto grande associado. Não se fiem no configurador.

  21. #21
    Piloto de Testes BoraLaMarina's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009
    Localização
    República das bananas
    Posts
    1,862

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    F$&%%-se! 70 mil mocas para um 20d!
    Citação Originalmente Colocado por Safety Ver Post
    E não é com tudo! Um configurado com todos os equipamentos relacionados com a qualidade de condução (suspensão activa, rodas traseiras direccionais, jantes XPTO, etc. ) e com os equipamentos de conforto opcionais (interiores todos formados a pele, bancos especiais com todas as funções eléctricas, sistema de som de topo, ecrã de infotenimento maior, etc), chega facilmente a uns 80.000€, o que, na minha opinião é um absurdo para um carro 2.0d....
    Embora seja das minhas marcas preferidas, é um facto que os valores são exagerados... Portugal, what else ?

  22. #22
    Piloto de Troféu edununo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    9,972

    Por Defeito

    Engraçado é alguém sentir necessidade de colocar pneus 275/35R19 num série 5 com 190CV. Deve ser para poupar.

  23. #23
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015
    Posts
    5,103

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Um 190 cvs D muito bem equipado fica por 61/62k. E é mesmo muito bem equipado. Isto com desconto ENI, com desconto frota é ainda superior a isso. Acredito que quem compra um carro destes terá sempre um tipo de desconto grande associado. Não se fiem no configurador.
    Também é verdade. Mas não deixam de ser mais de 60 mil € por um segmento E com um 2.0 diesel.

  24. #24
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    11,271

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Que grande troll...

    Ele estava-se a referir ao BMW 5
    Estava ?? Em bom português e se leres bem o post ele faz referência a 3 veículos e identifica isso mesmo como qualidade nos 3 !

  25. #25
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PSSPT Ver Post
    Melhor que o novo Classe E com o 2.0?
    Pergunto porque actualmente este segmento está muito bem representado e se torna "díficil" selecionar O melhor. Aqui fala mais alto a preferência pelas marcas.
    estamos a falar do carro, não do motor porque um 2.0 nem devia fazer parte das motorizações para este segmento.

    no mínimo 2.5lts para cima e sempre 6 ou mais cilindros, mas isso é outro assunto.

    já tive mais de 40 carros ( mais de 95% deles foram Mercedes ) deste segmento e acima também e comprei o 530d porque achei o melhor do segmento.

    qualidade geral um pouco melhor que o E e conforto interior idem.

    se é ou não durável, se vai partir motores e puxadores é um assunto de fiabilidade - se formos por ai não escapa uma marca .

  26. #26
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Um 190 cvs D muito bem equipado fica por 61/62k. E é mesmo muito bem equipado. Isto com desconto ENI, com desconto frota é ainda superior a isso. Acredito que quem compra um carro destes terá sempre um tipo de desconto grande associado. Não se fiem no configurador.
    a sério ?

    o que consideras bem equipado ?

    coloca pack luxury/sport, pele confort, bancos com memória, sistema de som HK, GPS profissional, faróis de led inteligente e pouco mais e vais ver o preço nos 72~75.000 euros.

  27. #27
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Engraçado é alguém sentir necessidade de colocar pneus 275/35R19 num série 5 com 190CV. Deve ser para poupar.
    é para conter tanta potência

  28. #28
    Piloto de Testes rjtd's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007
    Localização
    A última palavra dos Lusíadas é INVEJA
    Posts
    2,122

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
    é para conter tanta potência
    diria + p/ controlar o binário, que é o que mais importa neste caso. 400nm com uns 225, como há em alguns casos no S3 pode dar um pouco de trabalho e desgaste à boracha. No S5 seria pior aínda visto o carro ser mais pesado

  29. #29
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    14,167

    Por Defeito

    rjtd

    ainda assim acho que os 245/45 chegam e sobram para o 20d.

  30. #30
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2017
    Posts
    261

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
    Só li o primeiro parágrafo, bastou para ver que quem fez o artigo não percebe nada de carros e para mim o melhor do segmento é o classe E apesar de não gostar desse segmento, tudo o que passe do segmento D é carro a mais.

    Cumps
    classe E é carro de velho, é o xarutos dos xarutos o rei dos reis pode até ser bem construido e ter muito espaço, mas a estética é simplesmente horrivel em todos eles, carro mesmo de pedreiro, carro do segmento D acima é carro amais para ti e para mim, que nao temos dinheiro para o comprar se tivesses a ver se não compravas

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.