GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico |
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Título: GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico |

  1. #1
    Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
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    Por Defeito GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico |

    Boas malta,

    Com o aparecimento desta tecnologia e sua futura obrigatoriedade (Euro 6) decido criar etse tópico pois parece-me que de futuro será de muita utilidade!

    Já sabemos que existem algumas motorizações de certas marcas que já o possuem (nomeadamente na Mercedes e Grupo VW), mas será que realmente estamos atentos?

    Agradecia o vosso input para este assunto começar a debater esta questão e listar motorizações/modelos à venda que já o possuam!


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia speedyssj3's Avatar
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    acho que o peugeot 308, no facelift, começou a equipar os modelos todos com FAP.

  3. #3
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    Confesso que desconheço que carros a gasolina já vêm equipados com esse filtro de partículas

  4. #4
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    Que Mercedes e VW têm?

  5. #5
    Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
    Que Mercedes e VW têm?
    Commercial Status. Gasoline particle filters were first launched in a mass production application by Daimler, who introduced a GPF on their Mercedes-Benz S500 luxury sedan in early 2014 [Lanzerath 2017]. Daimler and other carmakers (including Volkswagen and Peugeot) have announced their plans to introduce GPFs on more vehicle models. The number of GPF applications is expected to grow after PN RDE testing requirements become effective at the Euro 6d-TEMP stage. GPFs may be also adopted for some port fuel injected (PFI) engines, even though PFI vehicles are not subject to PN/PM emission standards.

  6. #6
    Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
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    Também pelo que já li, todos os TSI até setembro de 2018 vão ter GPF! Mas vou tentar encontrar artigos.

  7. #7
    Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
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  8. #8
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  9. #9
    Piloto de Kart ze0santos's Avatar
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    Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2. Até pelo modelo de calculo de ISV/IUC, poderá acontecer o mesmo carro equipado com o mesmíssimo motor, com e sem filtro poder fazer uma diferença considerável de preço.

  10. #10
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    Uma lista é de valor....por aqui carro com FP não se volta a comprar e portanto não havendo alternativa lá terá de ser um electrodoméstico

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por ze0santos Ver Post
    Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2. Até pelo modelo de calculo de ISV/IUC, poderá acontecer o mesmo carro equipado com o mesmíssimo motor, com e sem filtro poder fazer uma diferença considerável de preço.
    Um bom filtro de particulas filtra o CO2 todo e acaba por deixar o gas à saída do escape, mais limpo do que entrou pela admissão.
    Estou a pensar instalar um na minha casa.

  12. #12
    Piloto de Kart NR95's Avatar
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    Bem, eu já tinha ouvido falar aos tempos que iriam colocar filtro de partículas a carros a gasolina, nomeadamente nos motores PSA... e por incrível que pareça, foram eles que começaram a equipar este dispositivo nos diesel ainda antes de serem obrigatórios, e mais uma vez posso concluir que até à data que li o artigo para os a gasolina, lá estava a PSA a ser pioneira nesse aspeto! Não estou a vangloriar ninguém, acredito que seja muito menos sensível que o de um diesel, caso contrário... lá teremos gastos similares aos diesel!

  13. #13
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    GPF? Isso é impossível, nem pode existir...
    Neste fórum o que mais vejo é gente a falar que dos escapes dos carros a gasolina só saí flores, e quem falar o contrário é porque não sabe o que diz!

  14. #14
    Piloto de Troféu edununo's Avatar
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    O problema das partículas é algo inerente ao tipo de injecção.
    Apenas os motores de injecção directa vão necessitar de filtros.


    In 2013, research by TÜV NORD found that although gasoline direct injection engines dramatically reduce carbon dioxide emissions, they release about 1,000 times more particles classified by the World Health Organization as harmful than traditional petrol engines and 10 times more than new diesel engines. The release happens because direct injection results in uneven burning of fuel due to uneven mixing of fuel and air (stratification) and because direct injection engines operate with a higher pressure in their cylinders than the older engines.

    This pollution can be prevented with a relatively inexpensive filter that can significantly reduce the emissions of particles. However, fitting the filter is not mandatory yet.[77] As of September 2017, Euro 6 emission regulations limit particle numbers at a maximum of 6×1011 per kilometre over the New European Driving Cycle. Some gasoline direct injection engines might require gasoline particulate filters (GPFs) to meet that standard.[78]


    In https://en.m.wikipedia.org/wiki/Gaso...rect_injection


    Já nos diesel foi a mesma coisa. A injecção directa nos diesel trouxe muitas vantagens mas também provocou um grande aumento nas emissões de partículas.

  15. #15
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    Não é inerente ao tipo de injecção, porque podes ter diminuição considerável de partículas com ID com ou sem custo na eficiência e performance, sem FP

    E também não é linear porque em termos percentuais reduz-se a cold starts e incapacidade de gestão com cargas elevadas.

    http://papers.sae.org/2014-01-2836/

    https://www.nrel.gov/docs/fy13osti/55972.pdf

    https://www.nrel.gov/docs/fy13osti/55972.pdf

    https://www.theicct.org/controlling-...late-emissions

    Agora se pelo custo determinada marca optar por FP, como disse, fico-me pelos electrodomésticos.

    EDIT: Nos diesel não tens hipótese de reduzir PMs sem FP, nos ID pelos vistos há várias maneiras de reduzir

  16. #16
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    Eu li e publiquei na altura uma notícia que a VW passava a equipar todos os seus TSI com filtros de partículas a partir do Verão de 2017
    Aqui está:
    http://www.autohoje.com/en/noticias/...a-gasolina?www

    Junho 2017

  17. #17
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    Penso que devido às temperaturas dos gases dos motores a gasolina serem mais altas o filtro não terá aqueles problemas de regeneração dos motores diesel, mas vamos lá ver o que acontece.

  18. #18
    Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ze0santos Ver Post
    Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2. Até pelo modelo de calculo de ISV/IUC, poderá acontecer o mesmo carro equipado com o mesmíssimo motor, com e sem filtro poder fazer uma diferença considerável de preço.
    Fixe Fixe é um carro a GPL de origem que apesar de ser mais amigo do ambiente que a versão equivalente sem GPL, pague o mesmo IUC !

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
    Bem, eu já tinha ouvido falar aos tempos que iriam colocar filtro de partículas a carros a gasolina, nomeadamente nos motores PSA... e por incrível que pareça, foram eles que começaram a equipar este dispositivo nos diesel ainda antes de serem obrigatórios, e mais uma vez posso concluir que até à data que li o artigo para os a gasolina, lá estava a PSA a ser pioneira nesse aspeto! Não estou a vangloriar ninguém, acredito que seja muito menos sensível que o de um diesel, caso contrário... lá teremos gastos similares aos diesel!
    A PSA já em 2002 usava FAP no 2.2 HDI aliás acho que foi este a estrear.

    Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por JohnMorconzol Ver Post
    Penso que devido às temperaturas dos gases dos motores a gasolina serem mais altas o filtro não terá aqueles problemas de regeneração dos motores diesel, mas vamos lá ver o que acontece.


    Eu acho que, como qualquer outra coisa, nos primeiros tempos vai dar raia e depois lá que vão acertar minimamente

  21. #21
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    Penso que os novos 1.5TSI da VW já virão todos com FAP.

  22. #22
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    Os Mini que foram apresentados hoje, vão ter a partir de Março de 2018.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    A PSA já em 2002 usava FAP no 2.2 HDI aliás acho que foi este a estrear.

    Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso.
    E tinham filtros de partículas?

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    E tinham filtros de partículas?
    Aparentemente têm: http://www.ebay.ie/itm/Citroen-Relay...kAAOSwjvJZSltL

    E de conversa de café....nada fácil de "anular"

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Aparentemente têm: http://www.ebay.ie/itm/Citroen-Relay...kAAOSwjvJZSltL

    E de conversa de café....nada fácil de "anular"
    Isso já o outro user tinha dito.
    Depois falou dos ecotec, da opel, mas desses é que não especificou se tinham FAP. Era desses, e nesse contexto, que estava a perguntar.
    Dos PSA nunca houve dúvidas.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    E tinham filtros de partículas?
    Os motores Ecotec eram a gasolina e não tinham FAP.

    As versões Eco só diziam respeito a equipamento. Era, portanto, a versão menos equipada.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Os motores Ecotec eram a gasolina e não tinham FAP.

    As versões Eco só diziam respeito a equipamento. Era, portanto, a versão menos equipada.
    Humm...
    Devias ter aberto mais vezes o capot do teu Astra...

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Humm...
    Devias ter aberto mais vezes o capot do teu Astra...
    Eu acho que percebi o que o Escapelivre disse, e ele falou dos anos 90. Nessa altura, que eu saiba (posso estar enganado, como é óbvio), Ecotec era uma designação aplicada apenas a motores a gasolina. Daí a minha resposta.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Humm...
    Devias ter aberto mais vezes o capot do teu Astra...
    Estás All over the place...

    Ele falou das versões Eco, que existiam nos Corsa nos anos 90, tinham salvo erro o motor 1.0 a gasolina.

    Parece lógico que nos anos 90 não havia FAP seja em que carro for, muito menos nos Corsa.

  30. #30
    Piloto de Troféu
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Eu acho que percebi o que o Escapelivre disse, e ele falou dos anos 90. Nessa altura, que eu saiba (posso estar enganado, como é óbvio), Ecotec era uma designação aplicada apenas a motores a gasolina. Daí a minha resposta.
    Vamos esperar para saber se o corsa 1.5 da versão eco, tinha filtro de partículas que era do que se falava.
    Ou se os diesel ecotec da opel de finais de 90, tinham FAP, conforme era o contexto do que se falava.
    Ecotec era um programa da opel que visava a redução de emissões. Transversal aos motores a gasolina como aos diesel. Nos finais de 90, já havia ecotec para gasolina e diesel.

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