GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico | - Página 2
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Título: GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico |

  1. #31
    Piloto de Troféu
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Estás All over the place...

    Ele falou das versões Eco, que existiam nos Corsa nos anos 90, tinham salvo erro o motor 1.0 a gasolina.

    Parece lógico que nos anos 90 não havia FAP seja em que carro for, muito menos nos Corsa.
    Eu estou num tópico que se fala de FAP. E eu apenas perguntei se esses eco, tinham FAP. Já que os trouxeram à discussão. Eu é que tento manter o espirito do tema do tópico e não desvia-lo. Portanto quem anda perdido não sou eu...
    Havia eco para o 1.5 d e para o 1.5 td. Para além desse 1.0.
    Eu acho que eco era de económico, mas quando me apresentarem factos que atestem que estas versões eram mais ecológicas do que a sport, cdx, gl, gls e etc... Talvez os FAP!!!


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Vamos esperar para saber se o corsa 1.5 da versão eco, tinha filtro de partículas que era do que se falava.
    Ou se os diesel ecotec da opel de finais de 90, tinham FAP, conforme era o contexto do que se falava.
    Ecotec era um programa da opel que visava a redução de emissões. Transversal aos motores a gasolina como aos diesel. Nos finais de 90, já havia ecotec para gasolina e diesel.
    Sim, verdade, os astras G a diesel já eram Ecotec, não sei se todos (1.7 e 2.0). Já nem me lembrava desses.

    Os 1.5 d e td não tinham FAP como decerto saberás e eco era a designação de equipamento, seguida da swing. Depois ainda havia a sport, mais tarde a sportive. A memória pode estar a falhar-me, mas é basicamente isto.

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Estás All over the place...

    Ele falou das versões Eco, que existiam nos Corsa nos anos 90, tinham salvo erro o motor 1.0 a gasolina.

    Parece lógico que nos anos 90 não havia FAP seja em que carro for, muito menos nos Corsa.
    Também havia no 1.2 e penso que também no 1.4.

  4. #34
    Piloto de Testes
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Eu estou num tópico que se fala de FAP. E eu apenas perguntei se esses eco, tinham FAP. Já que os trouxeram à discussão. Eu é que tento manter o espirito do tema do tópico e não desvia-lo. Portanto quem anda perdido não sou eu...
    Havia eco para o 1.5 d e para o 1.5 td. Para além desse 1.0.
    Eu acho que eco era de económico, mas quando me apresentarem factos que atestem que estas versões eram mais ecológicas do que a sport, cdx, gl, gls e etc... Talvez os FAP!!!
    Se ele se desviou do tópico, não estás a fazer melhor quando os últimos teus são a responder a um off-topic sobre um off-topic.

  5. #35
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    Que eu saiba a 1ª aplicação de FAP em ligeiros foi feita pela PSA no Peugeot 607 2.2 HDI 136. Ano 2000 se não me engano.

  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    E tinham filtros de partículas?
    Sabes bem que não tinham.

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Os motores Ecotec eram a gasolina e não tinham FAP.

    As versões Eco só diziam respeito a equipamento. Era, portanto, a versão menos equipada.
    Eu ia jurar que as versões ECO eram feitas com mais materiais recicláveis mas posso estar enganado.

    De qualquer forma sim, era a isso que me queria referir dos ecotec serem amigos do ambiente tal como já tinha lido acerca disso no forum há uns anos.

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Eu ia jurar que as versões ECO eram feitas com mais materiais recicláveis mas posso estar enganado.

    De qualquer forma sim, era a isso que me queria referir dos ecotec serem amigos do ambiente tal como já tinha lido acerca disso no forum há uns anos.
    Nunca ouvi nada acerca disto, mas tal como tu, admito que possa estar errado. Uma coisa é 100% certa (não tivesse eu estado a comprar um corsa B em 97), a versão eco era a mais barata.

  9. #39
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    Provavelmente era a isso que o "eco" se referia... era mais económico na compra

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Nunca ouvi nada acerca disto, mas tal como tu, admito que possa estar errado. Uma coisa é 100% certa (não tivesse eu estado a comprar um corsa B em 97), a versão eco era a mais barata.
    Sim era a mais barata, lembro-me tambem porque o meu pai teve um Corsa 1.0 12v ECO de 1998. Nem direcção assistida nem conta-rpm tinha.

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Provavelmente era a isso que o "eco" se referia... era mais económico na compra
    Tambem, mas o simbolo ECO até tinha uma lista verde. Vou ver se encontro isso assim esclarece-se

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Sim era a mais barata, lembro-me tambem porque o meu pai teve um Corsa 1.0 12v ECO de 1998. Nem direcção assistida nem conta-rpm tinha.
    Eu tive um 1.0 12v Swing, de 1997, com conta-rpms, direcção assistida, fecho central de portas, alarme e aileron

  13. #43
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    O Corsa B já tinha materiais recicláveis mas também já outras marcas tinham . Uma das peças recicladas são as cavas plásticas das rodas que infelizmente tinham tendência a ficarem brancas.

    Os motores ECOTEC surgiram com uma actualização para a gestão electrónica, o que acaba por contribuir para menores emissões e consumos mais baixos. Penso mesmo que essa designação nos anos 90 apenas se aplicava aos motores a gasolina e só posteriormente aos diesel na nova geração mais para o final dessa década.

    A versão ECO era a versão de entrada e funcionava mais como diferenciação de equipamento do que propriamente algo mais amigo do ambiente. Acabamos por ter isso porque os motores aplicados, o tipo de pneus, etc ajudavam a uma melhor economia mas não era essa a razão fulcral.

    Cumprimentos.

  14. #44
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    ECO é de económico... não de ecológico.

    Simples não?

    ECOTEC eram os nomes que a Opel dá aos motores... tal como podia ser quaisquer outros... Multijet, CDTI, dCi etc etc

  15. #45
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Eu tive um 1.0 12v Swing, de 1997, com conta-rpms, direcção assistida, fecho central de portas, alarme e aileron
    Fecho central o ECO tinha, mas era só, de resto esquece Ah e tinha vidros eléctricos à frente.

    Mas pronto quanto à questão dos FAP eu só tinha puxado o assunto porque a GM numa altura em que ainda não se falava muito da poluição ( na forma como se fala hoje diga-se ) e eles embora sem FAP já se preocupavam com as questões ambientais mais que outras marcas

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
    ECO é de económico... não de ecológico.

    Simples não?

    ECOTEC eram os nomes que a Opel dá aos motores... tal como podia ser quaisquer outros... Multijet, CDTI, dCi etc etc
    Mas o simbolo do ECO tinha uma barra vertical verde devia ser referente ao ambiente.

    Mas sim o post do CIBER007 acho que explica tudo.

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
    acredito que seja muito menos sensível que o de um diesel, caso contrário... lá teremos gastos similares aos diesel!
    A quantidade de partículas que saem da combustão de gasolina é muito inferior à de um diesel. Arriscava dizer que um GPF dura a vida toda do carro.

  18. #48
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    Então se for a GPL ainda deve desgastar menos o GPF certo?

  19. #49
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    Mais não seja por a temperatura de combustão de um gasolinas ser sempre superior à do gasóleo, o que resulta em menos partículas por queimar. Para além disso, como o gás de escape sai naturalmente a maior temperatura, as regenerações serão menos demoradas e mais eficazes, em teoria.

  20. #50
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Mais não seja por a temperatura de combustão de um gasolinas ser sempre superior à do gasóleo, o que resulta em menos partículas por queimar. Para além disso, como o gás de escape sai naturalmente a maior temperatura, as regenerações serão menos demoradas e mais eficazes, em teoria.
    não te preocupes, os fabricantes arranjam sempre forma de complicar aquilo que à partida era uma ideia simples...mas também, acho que o uso/mercado automóvel tem os dias contados, com notícias como as que têm chegado de frança nos últimos dias, não se espera outro caminho

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Mais não seja por a temperatura de combustão de um gasolinas ser sempre superior à do gasóleo, o que resulta em menos partículas por queimar.
    Acho que não é só isso. A própria gasolina tem uma estrutura química mais pequena.

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Sabes bem que não tinham.
    Sim, sei e sabia perfeitamente.

    Agora, contextualizando, um user diz que o primeiro carro a utilizar FAP (dentro do espírito do tópico) foi um PSA, até antes de serem obrigatórios.
    Ao que tu respondes, supostamente dentro do espírito do tópico, que "Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso." WTF?! O que é que isto tem a ver com o tópico? Qual é mesmo a relação? É que não tem ponta por onde se lhe pegue... Nada! Ou então explica-nos. É que depois gerou-se uma tremenda confusão. Tudo à conta disso.

    Outro user aparece a dizer que os motores ECOTEC, não eram diesel.
    Depois virou o bico ao prego, e afinal já eram só os motores dos anos 90.
    Depois revirou o bico ao prego, porque afinal já havia ECOTEC diesel nos anos 90. E até depois, e até mesmo um carro que ele teve.
    Depois aparece, aquele user, sempre bem-vindo, o pseudo-sensato. "ah e tal porque eu é que sou razoável e tu estás a falar de A, mas versava-se sobre B"...
    E finalmente voltas tu, a dizer que eu sabia bem... A vítima!
    Mas afinal as versões ECO, tinham uma faixa verde... Eram mais ecológicas porque tinham cavas das rodas recicladas... Tal como o swing, o cdx, o sport e etc...
    Não tem por onde se lhe pegue.

    Ah e espera.. Já sei o teu discurso de cor e salteado!

  23. #53
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Sim, sei e sabia perfeitamente.

    Agora, contextualizando, um user diz que o primeiro carro a utilizar FAP (dentro do espírito do tópico) foi um PSA, até antes de serem obrigatórios.
    Ao que tu respondes, supostamente dentro do espírito do tópico, que "Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso." WTF?! O que é que isto tem a ver com o tópico? Qual é mesmo a relação? É que não tem ponta por onde se lhe pegue... Nada! Ou então explica-nos. É que depois gerou-se uma tremenda confusão. Tudo à conta disso.

    Outro user aparece a dizer que os motores ECOTEC, não eram diesel.
    Depois virou o bico ao prego, e afinal já eram só os motores dos anos 90.
    Depois revirou o bico ao prego, porque afinal já havia ECOTEC diesel nos anos 90. E até depois, e até mesmo um carro que ele teve.
    Depois aparece, aquele user, sempre bem-vindo, o pseudo-sensato. "ah e tal porque eu é que sou razoável e tu estás a falar de A, mas versava-se sobre B"...
    E finalmente voltas tu, a dizer que eu sabia bem... A vítima!
    Mas afinal as versões ECO, tinham uma faixa verde... Eram mais ecológicas porque tinham cavas das rodas recicladas... Tal como o swing, o cdx, o sport e etc...
    Não tem por onde se lhe pegue.

    Ah e espera.. Já sei o teu discurso de cor e salteado!
    Se estás com algum problema faz uma queixa à moderação porque estou-me completamente nas tintas para ti e para os teus posts constantemente a fazer pseudo avaliações das participações dos restantes users .

    Devias era escrever novelas para a TV

  24. #54
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Sim, sei e sabia perfeitamente.

    Agora, contextualizando, um user diz que o primeiro carro a utilizar FAP (dentro do espírito do tópico) foi um PSA, até antes de serem obrigatórios.
    Ao que tu respondes, supostamente dentro do espírito do tópico, que "Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso." WTF?! O que é que isto tem a ver com o tópico? Qual é mesmo a relação? É que não tem ponta por onde se lhe pegue... Nada! Ou então explica-nos. É que depois gerou-se uma tremenda confusão. Tudo à conta disso.

    Outro user aparece a dizer que os motores ECOTEC, não eram diesel.
    Depois virou o bico ao prego, e afinal já eram só os motores dos anos 90.
    Depois revirou o bico ao prego, porque afinal já havia ECOTEC diesel nos anos 90. E até depois, e até mesmo um carro que ele teve.
    Depois aparece, aquele user, sempre bem-vindo, o pseudo-sensato. "ah e tal porque eu é que sou razoável e tu estás a falar de A, mas versava-se sobre B"...
    E finalmente voltas tu, a dizer que eu sabia bem... A vítima!
    Mas afinal as versões ECO, tinham uma faixa verde... Eram mais ecológicas porque tinham cavas das rodas recicladas... Tal como o swing, o cdx, o sport e etc...
    Não tem por onde se lhe pegue.

    Ah e espera.. Já sei o teu discurso de cor e salteado!
    Sim, boa confusão e off-topic que criaste sem dúvida. Boa maneira aliás de se perder o interesse no tópico porque embirraste com algo que se percebeu e não tem 1/3 da importância que estás a dar.

  25. #55
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    Entretanto tive a ver preços de substituição do GPF e pelo que vi assim muito por alto são valores bem mais baixos que os FAP dos diesel.

  26. #56
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Sim, sei e sabia perfeitamente.
    Como é óbvio.

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Agora, contextualizando, um user diz que o primeiro carro a utilizar FAP (dentro do espírito do tópico) foi um PSA, até antes de serem obrigatórios.
    Ao que tu respondes, supostamente dentro do espírito do tópico, que "Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso." WTF?! O que é que isto tem a ver com o tópico? Qual é mesmo a relação? É que não tem ponta por onde se lhe pegue... Nada! Ou então explica-nos. É que depois gerou-se uma tremenda confusão. Tudo à conta disso.


    Mais valia teres dito que não havia relação alguma com o tópico.

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post

    Outro user aparece a dizer que os motores ECOTEC, não eram diesel.
    O outro user sou eu.

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Depois virou o bico ao prego, e afinal já eram só os motores dos anos 90.
    Não virei bico ao prego nenhum. Reportei-me aos anos 90, pelo seguimento da conversa. Não fiz referência porque achei que não havia necessidade, mas pelos vistos enganei-me.

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Depois revirou o bico ao prego, porque afinal já havia ECOTEC diesel nos anos 90. E até depois, e até mesmo um carro que ele teve.
    Portanto, quando a memória me falhou (que foi o que aconteceu, como é óbvio para todos menos para um), é porque revirei o bico ao prego. Ok, siga.

    P.S. Tive 3 carros ecotec, 1 nos anos 90, outro no início do milénio, ambos a gasolina. O ecotec diesel que tive foi apenas em 2011 (o tal que devia ter aberto mais vezes o capot).

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post

    Depois aparece, aquele user, sempre bem-vindo, o pseudo-sensato. "ah e tal porque eu é que sou razoável e tu estás a falar de A, mas versava-se sobre B"...
    E finalmente voltas tu, a dizer que eu sabia bem... A vítima!
    Mas afinal as versões ECO, tinham uma faixa verde... Eram mais ecológicas porque tinham cavas das rodas recicladas... Tal como o swing, o cdx, o sport e etc...
    Não tem por onde se lhe pegue.

    Ah e espera.. Já sei o teu discurso de cor e salteado!
    No meio disto tudo, tira-se pouco. Mas uma coisa é certa, conseguiste implicar com 3 users só neste tópico. Bravo.

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Se estás com algum problema faz uma queixa à moderação porque estou-me completamente nas tintas para ti e para os teus posts constantemente a fazer pseudo avaliações das participações dos restantes users .

    Devias era escrever novelas para a TV
    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Sim, boa confusão e off-topic que criaste sem dúvida. Boa maneira aliás de se perder o interesse no tópico porque embirraste com algo que se percebeu e não tem 1/3 da importância que estás a dar.
    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Como é óbvio.



    Mais valia teres dito que não havia relação alguma com o tópico.


    O outro user sou eu.



    Não virei bico ao prego nenhum. Reportei-me aos anos 90, pelo seguimento da conversa. Não fiz referência porque achei que não havia necessidade, mas pelos vistos enganei-me.



    Portanto, quando a memória me falhou (que foi o que aconteceu, como é óbvio para todos menos para um), é porque revirei o bico ao prego. Ok, siga.

    P.S. Tive 3 carros ecotec, 1 nos anos 90, outro no início do milénio, ambos a gasolina. O ecotec diesel que tive foi apenas em 2011 (o tal que devia ter aberto mais vezes o capot).



    No meio disto tudo, tira-se pouco. Mas uma coisa é certa, conseguiste implicar com 3 users só neste tópico. Bravo.
    Namasté!

  28. #58
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    Citação Originalmente Colocado por ze0santos Ver Post
    Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2.
    Partículas de CO2?

  29. #59
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    No CO2 o impacto é zero. O impacto será no NOX e afins.

  30. #60
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    o filtro de partículas absorve micropartículas, não NOx (muito menos CO2.. se filtrasse, o carro entupia em 5 segundos.. lol)

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