Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017 - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 4 PrimeiraPrimeira ... 234 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 105

Título: Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
    A maior parte quer queiram quer não, é por excesso de velocidade
    Em 100% dos casos a culpa é da velocidade. Se estivessem parados não tinham acidentes.

Culpar a velocidade é constatar o óbvio. O que se deve ver é que outros fatores também contribuíram para os acidentes.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Boas,

É normal as autoridades culparem os excessos de velocidades de toda a sinistralidade, só efectuam grandes operações Stop mediáticas, não têm meios nem pessoal para fazerem mais trabalho de visibilidade na estrada junto a pontos críticos, estradas nacionais onde se localizam semáforos de controle de velocidade muitas vezes não respeitados.
    Nas auto-estradas só estão a controlar a velocidade em vez de fazerem um trabalho junto dos condutores que circulam na faixa central a velocidades reduzidas, outros obsecados pela faixa de esqª., na maioria não ligam indicadores de mudança de direcção, só nestes exemplos facturavam tanto como nas O.S. mas dava mais trabalho.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Pessoas a procurar estacionamento em andamento lento tem todo o direito. Já acelerar como tu demonstras que queres é um comportamento assassino e muito mais dentro de zonas urbanas.

Aprende a dar distância de segurança e a sair a tempo de casa e não precisas de ter pressas...
    Pois, compreendo que cumprir o código da estrada não é para todos, mas tens de reler e verificas que andamento lento, criar trânsito, não sinalizar manobras, são contra ordenaçoes, lamento por quer cumprir o código da estrada, não é para todos, mas podes começar a tentar.

Distância de segurança a alguém a andar a 15km/h numa avenida movimentada porque sim, sem sinalizar o que quer fazer? Queres ver que tenho de parar porque o senhor esta-se a borrifcar para os outros e para o transito que queria...

Percebo porque há acidentes, pelos vistos, estar completamente alheio das nossas acções e das consequências que criam a terceiros, é boa condução.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    Isso tem alguma coisa a ver com o excesso de velocidade? Quantas ultrapassagens à trolha acontecem abaixo do limite de velocidade? Temos condutores MAUS. Enquanto continuarem a chutar para canto as verdadeiras causas Portugal vai continuar a ser o bobo da corte em termos de acidentes rodoviários.
    Claro que tem... isto só acontece porque algumas pessoas não conseguem circular a 90 km/h numa EN e têm de circular a 100, 120 ou mais km/h, se não houvesse essa necessidade de velocidade alta também não havia as ultrapassagens de risco que se vê na estrada, porque todos seguiam ordeiramente uns atrás dos outros. Eu vejo muitas, e acredita que não é porque vão devagar...

Por isso mesmo vou até adquirir uma dash cam e quando surgir essas situações de ultrapassagens de risco (vejo muitas) e até de ultrapassagens em traço continuo (vejo algumas), vou coleccionar e enviar os vídeos para a BT, espero que lhes dêem bom uso.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Sinceramente, o maior problema das estradas Portuguesas: ninguém quer saber de ninguém, está tudo a borrifar para quem vai atrás, a frente, ao lado, e só o EU é que conta. Depois da raia, claro.

Ando diariamente na IC19 e Segunda Circular, e nem entradas para as respectivas vias, que até da para acelerar e ganhar velocidade, grande parte é a ca*ar na cena, vai a 50, e quem segue a 80 na sua via com prioridade só tem de aguentar, entram a 50, continuam a 50 e vamos que vamos... Via de aceleração... nem sabem o que é isso. Depois é a engenharia de topo em Portugal, com vias de aceleração de 5-6m... Óptimo. Depois não querem acidentes...
    Deixa ver se entendi... tu andas em vias, ambas de 3 faixas, vais na faixa da direita a 80, aproximas-te das entradas para essa mesma via e nem mudas para a faixa do meio para facilitar quem entra, pois como é natural quem entra vai com velocidade mais reduzida em relação a quem por lá circula... e ainda tens a lata de dizer que ninguém quer saber de ninguém... claro que não, e tu és um exemplo disso, que nem respeitas quem entra nessas vias, eles que esperem ou acelerem a fundo, quando tens mais 2 faixas à esquerda para facilitar quem entra, respeito pelos outros nível zero

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carromaniaco Ver Post
    Claro que tem... isto só acontece porque algumas pessoas não conseguem circular a 90 km/h numa EN e têm de circular a 100, 120 ou mais km/h, se não houvesse essa necessidade de velocidade alta também não havia as ultrapassagens de risco que se vê na estrada, porque todos seguiam ordeiramente uns atrás dos outros. Eu vejo muitas, e acredita que não é porque vão devagar...

Por isso mesmo vou até adquirir uma dash cam e quando surgir essas situações de ultrapassagens de risco (vejo muitas) e até de ultrapassagens em traço continuo (vejo algumas), vou coleccionar e enviar os vídeos para a BT, espero que lhes dêem bom uso.
    Portando, o que proporciona os acidentes são, as ultrapassagens de risco... Tu próprio confirmas isso. Não é a velocidade... que será, uma agravante, e não uma causa.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Deixa ver se entendi... tu andas em vias, ambas de 3 faixas, vais na faixa da direita a 80, aproximas-te das entradas para essa mesma via e nem mudas para a faixa do meio para facilitar quem entra, pois como é natural quem entra vai com velocidade mais reduzida em relação a quem por lá circula... e ainda tens a lata de dizer que ninguém quer saber de ninguém... claro que não, e tu és um exemplo disso, que nem respeitas quem entra nessas vias, eles que esperem ou acelerem a fundo, quando tens mais 2 faixas à esquerda para facilitar quem entra, respeito pelos outros nível zero
    1- mudo se tenho possibilidade. Tenho 3 vias livres? Onde? Quando? Estás a inventar já...

2- o CE é claro, quem entra é que terá de ceder prioridade a quem já circula, só terá de controlar isso. Não sou obrigado a mudar, muito menos em estradas de imenso movimento como IC19 e segunda circular.

3- uma via de aceleração serve para ACELERARES e igualares a velocidade do trânsito da via onde vais entrar. Se chegas a 50, o trânsito da via que vais entrar cirucla a 80, não vais manter os 50 e quem tem prioridade é que deve andar a arriscar para te facilitar... Faz zero sentido.

4- não preciso de mudar de via para facilitar, basta desacelerar que já estou a facilitar, não irei facilitar quando da outra parte não cumpre, se eu desacelero, o outro tem de acelerar. Ou esperas que faca mudas de via arriscada, que passe dos 80 para os 40 porque há quem não saiba se comportar numa via de aceleração.

Nem sei onde foste buscar que tenho outras vias livres, para além disso impor somente o facilitar para quem já cirucla é mesmo de quem não sabe o CE, nem pretende saber, quem tem de respeitar alguém, é quem entra, sobre quem cirucla. Sabes quem diz isso? O CE, não só diz que tens de igulalar a velocidade do trânsito na via que entras na via de aceleração, como tens de ceder passagem a quem já cirucla. Portanto, quem tem de respeitar alguém, é quem entra, não quem cirucla. Facilitar não é meter outros em risco, e assumires que uma IC19 tem muitas vezes 3 vias livres é ainda não saberes como é tal via.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Já que não encontro os dados estatísticos em relação às causas da sinistralidade no RU...aqui vai para a tecla gasta da velocidade

https://crashstats.nhtsa.dot.gov/Api...ication/811059

tabelas a partir da página 23 são interessantes....

EDIT: dedicado à velocidade...atenção aos mais sensíveis que faz distinção de causa e agravante

http://www.transport.govt.nz/assets/...Speed-2017.pdf
    Última edição por tonyV : 07-01-18 às 01:21:47

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Portando, o que proporciona os acidentes são, as ultrapassagens de risco... Tu próprio confirmas isso. Não é a velocidade... que será, uma agravante, e não uma causa.
    Se a existência da maioria das ultrapassagens deve-se à velocidade alta... onde estará a causa?
    Sem velocidade alta nem terias ultrapassagens. É preciso um desenho?
    A causa é sequencial... 1º porque estás em movimento, 2º porque vais com mais velocidade do que o permitido, 3º porque devido à velocidade alta tens necessidade de ultrapassar os outros veículos que circulam à velocidade permitida.
    Sem as anteriores não tens as seguintes, logo podes concluir que a 1º não conta, porque terás sempre de ir em movimento (é para isso que o carro existe), então a causa será a seguinte que é a velocidade alta, pois sem ela nem existirá a 3º.

O excesso de velocidade provoca outras situações de perigo, apenas referi esta das ultrapassagens como exemplo.
    Mas acho que é lógico, se eu circular a 80 tenho mais facilidade de travar ou desviar de algum obstáculo que surja na estrada, do que se circular a 100, 120 ou 140.
    Se um pneu rebentar a 80 a consequência disso certamente será diferente se eu circular a 100, 120 ou 140.

É certo que existe outras causas e outros problemas por resolver, mas o excesso de velocidade nunca pode ser colocado de lado, porque é a principal causa, embora as pessoas não gostem de admitir isso, porque elas próprias gostam de andar em excesso de velocidade.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Nem sei onde foste buscar que tenho outras vias livres, para além disso impor somente o facilitar para quem já cirucla é mesmo de quem não sabe o CE, nem pretende saber, quem tem de respeitar alguém, é quem entra, sobre quem cirucla. Sabes quem diz isso? O CE, não só diz que tens de igulalar a velocidade do trânsito na via que entras na via de aceleração, como tens de ceder passagem a quem já cirucla. Portanto, quem tem de respeitar alguém, é quem entra, não quem cirucla. Facilitar não é meter outros em risco, e assumires que uma IC19 tem muitas vezes 3 vias livres é ainda não saberes como é tal via.
    Assumo que quem vai a circular a 80 na faixa da direita nessas vias, é porque não estará tanto trânsito assim, até porque essas vias que falas com muito trânsito, não permitem circular a essas velocidades, muito menos na faixa da direita com carros constantemente a entrar na mesma...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Já que não encontro os dados estatísticos em relação às causas da sinistralidade no RU...aqui vai para a tecla gasta da velocidade

https://crashstats.nhtsa.dot.gov/Api...ication/811059

tabelas a partir da página 23 são interessantes....

EDIT: dedicado à velocidade...atenção aos mais sensíveis que faz distinção de causa e agravante

http://www.transport.govt.nz/assets/...Speed-2017.pdf
    Acreditas mesmo que esses estudos se aplicam à cultura portuguesa?
    Já conduziste nesses países para saber que a condução é idêntica?
    Posso te confirmar que não é nada idêntico, cada país com a sua cultura, e a forma como se conduz é muito particular em cada um deles.
    Queres mesmo comparar velocidade nas estradas da NZ com PT? Isso é sério? Eles têm um comportamento completamente diferente, além de serem bem mais civilizados.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Acreditas mesmo que esses estudos se aplicam à cultura portuguesa?
    Já conduziste nesses países para saber que a condução é idêntica?
    Posso te confirmar que não é nada idêntico, cada país com a sua cultura, e a forma como se conduz é muito particular em cada um deles.
    Queres mesmo comparar velocidade nas estradas da NZ com PT? Isso é sério? Eles têm um comportamento completamente diferente, além de serem bem mais civilizados.
    Queria comparar com os 5-6% acreditados à velocidade excessiva no RU, já colocados noutro tópico do género que não encontro...uma pena.

Mas posso sempre colocar de outros países (até extra comunitários) já que a variação % entre as causas é ela por ela........ou não sabias que os nossos também andam nos 6% (relatório ANSR 2015) e 7% (relatório ANSR 2016) de "velocidade excessiva para as condições existentes"?

Nada mau para um país e entidades que continuam a bater na velocidade Uma pena é que a partir daí a maioria leva com a etiqueta de causas desconhecidas, se calhar como tu, desvalorizam causas maioritárias e/ou nem querem saber quais, onde e como

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Queria comparar com os 5-6% acreditados à velocidade excessiva no RU, já colocados noutro tópico do género que não encontro...uma pena.

Mas posso sempre colocar de outros países (até extra comunitários) já que a variação % entre as causas é ela por ela........ou não sabias que os nossos também andam nos 6% (relatório ANSR 2015) e 7% (relatório ANSR 2016) de "velocidade excessiva para as condições existentes"?

Nada mau para um país e entidades que continuam a bater na velocidade Uma pena é que a partir daí a maioria leva com a etiqueta de causas desconhecidas, se calhar como tu, desvalorizam causas maioritárias e/ou nem querem saber quais, onde e como
    Eu falo do que vejo no dia a dia, não preciso ler nem que me digam.
    Faço muitos km por ano, mais de 40 mil e do que vejo na estrada as situações mais perigosas envolvem quase sempre excesso de velocidade, que leva a que a pessoa cometa erros colocando os outros em perigo.

Já agora deixo aqui um vídeo com as principais causas, mas como tu sabes mais do que as autoridades, quem sou eu para te contrariar.
    http://www.tvi24.iol.pt/videos/socie...f20177501f2d30

Piloto de Testes PAFFY's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

E ainda manda bocas de quem sabe muito do código da estrada quando se espalha ao completo numa das mais básicas do penal...

Depois são os outros que são o problema...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

E ainda manda bocas de quem sabe muito do código da estrada quando se espalha ao completo numa das mais básicas do penal...

Depois são os outros que são o problema...
    Essa foi para rir? Fia-te no penal... sabes que depende muito de como fazes as coisas?
    A mim parece que estás é com medo de ser uma das vitimas

Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Essa foi para rir? Fia-te no penal... sabes que depende muito de como fazes as coisas?
    A mim parece que estás é com medo de ser uma das vitimas
    Achas mesmo que a bosta que tu possas ou nao filmar na tua dash cam va resultar em alguma multa se entregares a BT?

És muito sonsinho, vê se mesmo que não percebes nada deste mundo, por isso é que se entende as notórias dificuldades que tens para andar na estrada.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Achas mesmo que a bosta que tu possas ou nao filmar na tua dash cam va resultar em alguma multa se entregares a BT?

És muito sonsinho, vê se mesmo que não percebes nada deste mundo, por isso é que se entende as notórias dificuldades que tens para andar na estrada.
    Multa? Isso foi uma palavra minha? Parece-me que estás aí com alguma dificuldade!
    Já deu para perceber que não tens inteligência suficiente para lá chegar...

Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Multa? Isso foi uma palavra minha? Parece-me que estás aí com alguma dificuldade!
    Já deu para perceber que não tens inteligência suficiente para lá chegar...
    Dificuldade é o que tu tens em lidar com pessoas aleatórias a estacionar o carro numa zona urbana.

Imagino as restantes dificuldades cognitivas...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Dificuldade é o que tu tens em lidar com pessoas aleatórias a estacionar o carro numa zona urbana.

Imagino as restantes dificuldades cognitivas...
    Tens a certeza que fui eu que falei isso?!
    Ora relê lá com mais atenção quem comentou o quê.
    Realmente tu estás aí com alguma dificuldade e um pouco baralhado também...

Piloto de Provas de Perícia amidoes's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito

Eu falo do que vejo no dia a dia, não preciso ler nem que me digam.
    Faço muitos km por ano, mais de 40 mil e do que vejo na estrada as situações mais perigosas envolvem quase sempre excesso de velocidade, que leva a que a pessoa cometa erros colocando os outros em perigo.

Já agora deixo aqui um vídeo com as principais causas, mas como tu sabes mais do que as autoridades, quem sou eu para te contrariar.
    http://www.tvi24.iol.pt/videos/socie...f20177501f2d30
    Não precisas de ler nem que te digam, mas depois mandas um vídeo para ver Mas gostei, um vídeo com os videos do costume da Rússia, não queres comparar com o RU ou NZ mas com os russos já pode ser.

Deixo aqui um também para mostrar quão organizados, respeitadores e educados os portugueses são na estrada comparados com estes: https://www.youtube.com/watch?v=UEIn8GJIg0E

Sugiro que te informes sobre as dash cams em Portugal.

Continua a apoiar a prev€nção das autoridades, claramente está a dar resultado. Acho que se devia investir em mais radares e meter em grandes rectas perigosas para mostrar como é que se faz.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Não precisas de ler nem que te digam, mas depois mandas um vídeo para ver Mas gostei, um vídeo com os videos do costume da Rússia, não queres comparar com o RU ou NZ mas com os russos já pode ser.

Deixo aqui um também para mostrar quão organizados, respeitadores e educados os portugueses são na estrada comparados com estes: https://www.youtube.com/watch?v=UEIn8GJIg0E

Continua a apoiar a prev€nção das autoridades, claramente está a dar resultado. Acho que se devia investir em mais radares e meter em grandes rectas perigosas para mostrar como é que se faz.
    É sério que não entendeste que esses vídeos russos serviram apenas para encher chouriço? O que realmente interessa é o audio... os vídeos russos só lá estão para ter conteúdo (vídeo), porque certamente não conseguiram ter acesso a vídeos portugueses com este tipo de conteúdo.
    Realmente vocês surpreendem muito pela negativa, é preciso fazer desenhos a toda a hora

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Assumo que quem vai a circular a 80 na faixa da direita nessas vias, é porque não estará tanto trânsito assim, até porque essas vias que falas com muito trânsito, não permitem circular a essas velocidades, muito menos na faixa da direita com carros constantemente a entrar na mesma...
    Pois, o problema no assumires o errado...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Se a existência da maioria das ultrapassagens deve-se à velocidade alta... onde estará a causa?
    Sem velocidade alta nem terias ultrapassagens. É preciso um desenho?
    A causa é sequencial... 1º porque estás em movimento, 2º porque vais com mais velocidade do que o permitido, 3º porque devido à velocidade alta tens necessidade de ultrapassar os outros veículos que circulam à velocidade permitida.
    Sem as anteriores não tens as seguintes, logo podes concluir que a 1º não conta, porque terás sempre de ir em movimento (é para isso que o carro existe), então a causa será a seguinte que é a velocidade alta, pois sem ela nem existirá a 3º.

O excesso de velocidade provoca outras situações de perigo, apenas referi esta das ultrapassagens como exemplo.
    Mas acho que é lógico, se eu circular a 80 tenho mais facilidade de travar ou desviar de algum obstáculo que surja na estrada, do que se circular a 100, 120 ou 140.
    Se um pneu rebentar a 80 a consequência disso certamente será diferente se eu circular a 100, 120 ou 140.

É certo que existe outras causas e outros problemas por resolver, mas o excesso de velocidade nunca pode ser colocado de lado, porque é a principal causa, embora as pessoas não gostem de admitir isso, porque elas próprias gostam de andar em excesso de velocidade.
    Ultrapassagens deve-se a velocidade? Que raio de lógica é essa? Eu posso ultrapassar perigosamente sem violar o limite de velocidade, e criar um acidente... Como é lógico o nexo de causalidade será a ultrapassagem a causar o acidente, se não tivesses ultrapassagado não causado havido acidente, independentemente da velocidade.

Quanto ao resto, obrigado por confirmares que a velocidade é uma agravante... Sem dúvida que é mais grave arrebentar um pneu a 80 que a 40.
    Última edição por Carmaniaco90 : 07-01-18 às 06:07:46

Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Deixa o chilrear a vontade. Está mais que visto que não percebe nada disto.

Existe gente que simplesmente não da para mais...

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Medidas do MoT em Inglaterra:

Dedicated lanes/routes/tracks/corridors for a) buses and coaches, b) cars and car-derived vans, c) commercial vehicles, d) two-wheelers. We can’t enter their spaces, they can’t impinge on ours. Think of it as positive apartheid.

Introduce the BHP (British Highway Patrol) to identify and film middle-lane hoggers, tailgaters, excessive speeders and other dangerous offenders. The no-commission wages of uniformed front-line BHP officers to be met, in part, by fines. Manufacturers and energy firms with a conscience could donate their cars and fuel. For obvious reasons, the insurance industry must chip in, too.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Os comboios andam a 200, os aviões andam a 1000, não é por isso que há acidentes.

Volto a repetir: culpar a velocidade é estúpido. Obviamente os acidentes envolvem sempre velocidade. São meios de transporte, deslocam-se = velocidade. Os acidentes envolvem quase sempre veículos em movimento = velocidade.

Mas essa observação não tem utilidade nenhuma. É dizer: se estivessem deixassem os carros na garagem e ficassem sossegadinhos em casa não sofreriam acidentes.

Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rppm Ver Post
    Os comboios andam a 200, os aviões andam a 1000, não é por isso que há acidentes.

Volto a repetir: culpar a velocidade é estúpido.

Mas essa observação não tem utilidade nenhuma.
    E as naves espaciais também andam mais que esses todos

Grande observação!

Não é velocidade, é excesso de velocidade! Entendeste?

Um miúdo pode ao sair da escola atravessar a estrada fora da passadeira e tu se fores a 90 numa zona escolar e o atropelares a culpa é só dele? Se fosses a velocidade em zonas escolares não o atropelavas. Fim da história.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

E as naves espaciais também andam mais que esses todos

Grande observação!

Não é velocidade, é excesso de velocidade! Entendeste?

Um miúdo pode ao sair da escola atravessar a estrada fora da passadeira e tu se fores a 90 numa zona escolar e o atropelares a culpa é só dele? Se fosses a velocidade em zonas escolares não o atropelavas. Fim da história.
    Tens de ler o que é velocidade excessiva e adequar a velocidade as condições da via, tráfego, condições atmosféricas...

Sem isso, o que dizes, não faz sentido.

Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Tens de ler o que é velocidade excessiva e adequar a velocidade as condições da via, tráfego, condições atmosféricas...

Sem isso, o que dizes, não faz sentido.
    Pronto, por isso é que estão lá os sinais com o limite de velocidade. Se ultrapassares esse limite e tiveres um acidente, um dos factores foi excesso de velocidade.

Só tens de lidar.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Pronto, por isso é que estão lá os sinais com o limite de velocidade. Se ultrapassares esse limite e tiveres um acidente, um dos factores foi excesso de velocidade.

Só tens de lidar.
    Então vamos lá:

Zona escolar. Limite 50.

Atropelo um puto a 49km/h (3 batidas na madeira).

Para ti, a velocidade que se circulava, apesar de legal era adequada? Porque?

Não se dão acidentes por excesso de velocidade. Mas sim, por velocidade excessiva. Só tens de lidar.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.