Temperatura dos gases de escape - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 54 de 54

Título: Temperatura dos gases de escape

Piloto de Troféu monicamelo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por colin

citação:Originalmente colocada por Artur Costa
    Ahh e outra coisa , gasoleo a mais n aumenta os EGTs a n ser k seja mto... repara k se foxe gasolina ela era keimada e isso aumenta as temperaturas , agora nos diesel n é assim.
    Pensa nisto , o fumo preto k sai é gasoleo n keimado... ora se n foi keimado n fez "energia" para akecer logo entrou frio e caiu frio no pistao n explodindo saindo assim tb frio... resumindo , algum gasoleo a mais reduz as EGTs ;)

Cumps
    Isso não é verdade. à medida que a quantidade de gasóleo é aumentada, próximo do limite de fumo, a temperatura dos gases de escape começa a subir mais depressa que a potência. Isto é: se para valores ainda relativamente longe do limite de fumo, a temperatura de escape vai subindo quase linearmente com a potência, próximo deste limite a temperatura de escape começa a subir mais rapidamente que o aumento de potência (já fiz experiências com este caso).

cumps
    Não é de todo descabido o que ele diz ;)
    Se por um lado a mistura está no máximo da capacidade para a combustão, por outro esse combustível extra que não vai ter inluência nenhuma na combustão, pode até ser prejudicial. De qualquer forma isto é uma análise meramente e muito teórica ;)

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

Colin: Repara que n é so o que eu disse , se aumentares a pressao aumentas a tempertura de admissao o que vai aumentar tb os EGTs... um carro k faz 0 de fumo VS um k faz algum fumo as EGTs sao mais baixas no k faz fumo fruto do gasoleo entrar frio e sair frio do motor(pois n é keimado).
    So quando a quantidade de gasoleo é mesmo alta e ja esta no limiar de estar fora da "janela de injecçao" é que aumenta e mto as EGTs.

Outra coisa é que tb tem mais rendimento quando ha algum fumo do k quando tem ar para n fazer fumo pois para n fazer fumo um diesel tem de ter "ar a mais".

Cumps

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

Ahh, voces sabem cmo é feito para arrefecer o turbo dos carros de WRC?
    É injectada gasolina fora do tempo o que vai sair para a turbina e arrefecer a mesma(pq n é keimada).
    Julgo k funciona juntamete cm os sistema "bang bang" (acho que é assim o nome).

Se virem carros a gasolina mto alterados , normalmente usam um sistema k quando tiram o pe do acelarador injecta e faz fumo preto (Sim num otto) e isso diminui as EGTs.

Cumps

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Há motores que recorrem a injecção de agua na admissão ou directamente na camara de combustão, afim de baixar a temperatura dos gases de escape e do motor.

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Há motores que recorrem a injecção de agua na admissão ou directamente na camara de combustão, afim de baixar a temperatura dos gases de escape e do motor.
    Isso agora é que já me custa um bocado a acreditar. Nada como apresentar alguns factos / fundamentos ;)

E consequências a nível de corrosão?
    E efeitos sobre a combustão?
    E o rendimento?
    E a concepção? Injectores de água?

Custa-me muito acreditar nisso...

DL
    DL está offline
    Piloto de Testes DL's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Basta ler os artigos tecnicos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Water_injection_(engines)

http://homepages.cae.wisc.edu/~rutla...on%20diesel%22

Piloto de Provas de Perícia Vieira's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

É injectada gasolina fora do tempo o que vai sair para a turbina e arrefecer a mesma(pq n é keimada).

Se virem carros a gasolina mto alterados , normalmente usam um sistema k quando tiram o pe do acelarador injecta e faz fumo preto (Sim num otto) e isso diminui as EGTs.

Cumps
    exactamente.. basta ver videos dos supras e skilines no youtube super alterados,por exemplo dakele progrma japuna.. é vê-los a deitar fuminho preto.

esta ai um video onde podem pobservar isso.
    http://www.youtube.com/watch?v=sRqKSS2ZI9w

em relação ao sitesma nos carros de rali é esse o nome ;)
    nao sabia que tinha esse efeito tambem..pensava que era so pra manter a rotaçao.

cumps

ps: isto do fumo preto vai revoltar muitos anti-diesel daki hehehe [8D];)

Piloto de Rallye RuiDCruz's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Excelente discussão que aqui vai. [^]

Resta então saber qual o limiar de gasóleo a injectar de forma a manter as EGT dentro dos limites. :D

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Agora aparece a grande discussão: a sonda "thermocouple" deverá ser instalada pré ou pós-turbo? :D

Já agora, para a conversa ficar completamente traduzida para português, um thermocouple diz-se termopar em português. É um componente electrónico que converte temperatura em tensão eléctrica.
    Obrigado, conhecia o vocábulo "termopar" e não o associava a esta sonda.[8)]

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Resta então saber qual o limiar de gasóleo a injectar de forma a manter as EGT dentro dos limites. :D
    O limiar é um bocadinho antes de derreter! :D

Piloto de Rallye TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Vieira

Cumps
    exactamente.. basta ver videos dos supras e skilines no youtube super alterados,por exemplo dakele progrma japuna.. é vê-los a deitar fuminho preto.

esta ai um video onde podem pobservar isso.
    http://www.youtube.com/watch?v=sRqKSS2ZI9w

em relação ao sitesma nos carros de rali é esse o nome ;)
    nao sabia que tinha esse efeito tambem..pensava que era so pra manter a rotaçao.

cumps

ps: isto do fumo preto vai revoltar muitos anti-diesel daki hehehe [8D];)
    Porque é que está tudo vestido com fatos e casacos e depois está ali uma marmanja em bikini? :D

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

O limiar costumamos dizer k é enqt o fumo so enrrola abaixo do parachoques... quando xega a mala ou faz uma distancia maior ja esta mais para o lado de excesso.

A parte onde as EGTs sao mais elevadas é quando em altas rotaçoes mto gasoleo entra fora de tempo saturando a combustao n conseguindo colocar para fora os gazes onde tb a backpressure ajuda mto a destruir um turbo.

Um sistema sem Kat , tubo directo mais largo e bem afinado consegue n ter EGTs altas mesmo ja cm gasoleo a mais e o rendimento aumenta pois o motor fica mais livre... o problema fica dps em altas conseguir conotrolar a turbina k esta tao livre de backpressure k mesmo aberta a geometria ou wastegate n consegue controlar... quando isso acontece so ha uma soluçao... tirar gasoleo ;)

Cumps

P.S. A minha A4 enrrola fumo na zona do parachoques quando vou afundo e faz pressoes de 1.4 estavel e 1.6 de pico e as temps mesmo afundo nnc sao mto altas.

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Eu ando com 0,7 de pressão e conto não ir além dos 0,85 bar.
    Saliento que o actuador do meu turbo não pode sofrer mais do que 1 bar de pressão.

O turbo é um CT26 da Toyota.

Piloto de Provas de Perícia Vieira's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

citação:

Porque é que está tudo vestido com fatos e casacos e depois está ali uma marmanja em bikini? :D
    se fosses tu a mandar no pgrma aposto que nem de bikini :D:D:D

Piloto de Troféu SenhorVX's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Eu ando com 0,7 de pressão e conto não ir além dos 0,85 bar.
    Saliento que o actuador do meu turbo não pode sofrer mais do que 1 bar de pressão.

O turbo é um CT26 da Toyota.
    é um caraolzinho pekenino... heheheeh

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

Podes mudar o actuador... eu por acaso tem o actuador dum VNT20...compressora do VNT17vb e turbina do vnt15 LOL
    As 1600rpm ja consigo ter 1.3 bars... e dai pa cima faz qq pressao pedida... ja fez 2 bars mas "empenou" hehe

No meu caso tenho kat , panela central e final... logo se tiver mto gasoleo as EGTs sabem e bem.

Cumps

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Podes mudar o actuador... eu por acaso tem o actuador dum VNT20...compressora do VNT17vb e turbina do vnt15 LOL
    As 1600rpm ja consigo ter 1.3 bars... e dai pa cima faz qq pressao pedida... ja fez 2 bars mas "empenou" hehe

No meu caso tenho kat , panela central e final... logo se tiver mto gasoleo as EGTs sabem e bem.

Cumps
    Duvido que consiga atingir valores desses com turbinas convencionais. Nem pretendo... :D

Agora, já consegui com o que turbo entrasse às 1000rpm, mas estava de tal forma abusado que diminui o "setting". O motor estava com um trabalhar completamente diferente e metia respeito. Estava mesmo agradável...[B)]

Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

isso é o verdadeiro turbo híbrido.. hehehe...

mas fico impressionado com os vossos conhecimentos na área.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

A injecçao um pouco atrasada ajuda a encher o turbo mais cedo mas perde se um pouco de altas (se n for eletronicamente modificado).
    Quando o motor tem ar a mais nota se um certo soluçar(ou ate fumo branco)... eu ja testei 1.3bars cm pouco gasoleo e quando pisava picava a 1.5 e o carro soluçava LOL

O que estes tractores kerem é gasoleo mesmo... o resto é uma ajuda hehe

Cumps

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por ppais

isso é o verdadeiro turbo híbrido.. hehehe...

mas fico impressionado com os vossos conhecimentos na área.
    ppais, a área é muito simples. O problema com que me tenho deparado é a partilha (mais a ausência dela) do conhecimento em Portugal. Muita gente trabalha nesta área, cobra balúrdios para mexer em injecções mecânicas e afinal basta rodar um excêntrico, uma roda dentada e um parafuso. Simples, né? Com a mão na massa vamos aprendendo os limites e claro, uma boa bibliografia (extranxeira!) ajuda. ;)

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

A injecçao um pouco atrasada ajuda a encher o turbo mais cedo mas perde se um pouco de altas (se n for eletronicamente modificado).
    Quando o motor tem ar a mais nota se um certo soluçar(ou ate fumo branco)... eu ja testei 1.3bars cm pouco gasoleo e quando pisava picava a 1.5 e o carro soluçava LOL

O que estes tractores kerem é gasoleo mesmo... o resto é uma ajuda hehe

Cumps
    Consegui com que o turbo entrasse mais cedo mas sem atrasar a injecção. Simplesmente regulei a quantidade de gasóleo que entra quando a pressão do turbo é zero. Ao aumentá-la, e mantendo o tecto máximo definido pelo parafuso do débito, consegui um "spool" (entrada em carga do turbo) muito, mas muito mais rápido.

Piloto de Rallye TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Vieira

citação:

se fosses tu a mandar no pgrma aposto que nem de bikini :D:D:D

[**][**][**], já percebi deve ser ela que vai montar a sonda da temperatura. :D:D:D:D

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Basta ler os artigos tecnicos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Water_injection_(engines)

http://homepages.cae.wisc.edu/~rutla...on%20diesel%22

OK, OK, sempre a aprender ;);)

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.