Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM] - Página 4
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Que preferes ??

Votantes
104. Não pode votar nesta sondagem
  • Manual

41 39.42%
  • Automática

63 60.58%
Página 4 de 5 PrimeiraPrimeira ... 345 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 144

Título: Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM]

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    Pois ... lá está . Anda muita gente aflita com o oleo das caixas automaticas ... mas nunca mudou um oleo a uma caixa manual.
    Intervalos de manutenção totalmente díspares e consequências tão ou mais díspares.

Valores de reparação idem em caso de falha

Mas deduzo que entre manuais e auto's ainda não chegaste à meia dúzia no estaleiro » esta é para aqueles que dizem que confiam em usados com auto's porque é gerida pelo chip em vez da mão

EDIT: Quando venderem espero que dêem conhecimento da manutenção ou falta dela, já que não há celeuma
    Última edição por tonyV : 11-10-17 às 21:25:07

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Gosto é dos autocarros com transmissões VOITH, que ao reduzir fazem aquele som " uiiiiiiiiiiiioooo " , tipo os Volvo.
    Não é exclusivo dos Volvo, ouve-se sempre caso a caixa seja Voith, independentemente da motorização. Talvez uns mais e outros menos.

Mas na RL foi giro foi quando apareceram os autocarros Scania, fonix, aquilo andava de crl
    Motor de 11 litros e caixa ZF. Ai não... Embora sejam lentos no arranque mas depois de embalados, sai da frente!

Já agora, isso está tudo limitado a 100 km/h e 80 km/h nos urbanos certo?
    Por Lei comunitária, 100 Km/h para todas as categorias (I, II e III; urbanos, semi-urbanos/regionais, longo curso respectivamente). Há Países em que o limite máximo é inferior (Bélgica, por exemplo). E a Setra, por exemplo, limita a velocidade de fábrica dos seus autocarros a 85 Km/h.

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Caixa automatica sem sombra de dúvidas.
    Larguei as caixas manuais faz mais de 10 anos, das melhores decisões que tomei na vida automóvel.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM]

Já tive 2 cx de dupla embraiagem, e para mim são as menos suaves, apesar de muito rápidas.
    Uma boa cx conversor de binário é a minha preferida, dentro das auto

Piloto de Testes mdbc's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Não é exclusivo dos Volvo, ouve-se sempre caso a caixa seja Voith, independentemente da motorização. Talvez uns mais e outros menos.

Motor de 11 litros e caixa ZF. Ai não... Embora sejam lentos no arranque mas depois de embalados, sai da frente!

Por Lei comunitária, 100 Km/h para todas as categorias (I, II e III; urbanos, semi-urbanos/regionais, longo curso respectivamente). Há Países em que o limite máximo é inferior (Bélgica, por exemplo). E a Setra, por exemplo, limita a velocidade de fábrica dos seus autocarros a 85 Km/h.
    Os Setra? Mas depois são deslimitados por quem os compra, certo?

Já andei a mais de 100 num Setra!

E em PT vejo frequentemente autocarros a andar a 110 e mais. Qual é a tua experiência?

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Oh bolas... Queria escrever autocarros urbanos e omiti esta última palavra.

A minha experiência?

125 Km/h com uma Sprinter no IC19 e 118 Km/h com um OC500 na A8. Mas fazer regularmente 105 Km/h é "normal".

Chefe de Equipa SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Vou no 4 automático seguido. Também tenho preferência pelo conversor de binário. A caixa da minha saab 93x era muito confortável também. Foram 210 mil km em cima dela. Deixou muitas saudades

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    Vou no 4 automático seguido. Também tenho preferência pelo conversor de binário. A caixa da minha saab 93x era muito confortável também. Foram 210 mil km em cima dela. Deixou muitas saudades
    Eu também gosto muito das de conversor de binário, especialmente as da MB que são mesmo o top dos tops neste formato. A suavidade de passagens de caixa é incomparável, embora seja lentas e prejudiquem os consumos. Mas o conforto, oh pá!

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Eu também gosto muito das de conversor de binário, especialmente as da MB que são mesmo o top dos tops neste formato. A suavidade de passagens de caixa é incomparável, embora seja lentas e prejudiquem os consumos. Mas o conforto, oh pá!
    Não estou familiarizado com as g-tronic recentes, mas a 7 g-tronic é inferior à ZF 8v da BMW, pelo menos para o meu gosto, é que a BMW é extremamente suave e bastante mais rápida e decidida

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Suave não concordo, rapidez e capacidade de adaptação, plenamente de acordo. Mas o comando de caixa da MB é muito melhor que a treta do da BMW.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Suave não concordo, rapidez e capacidade de adaptação, plenamente de acordo. Mas o comando de caixa da MB é muito melhor que a treta do da BMW.
    Comando da caixa? O da MB é aquela haste tipo comando de limpa vidros lol
    Ainda gosto de trocar de mudança na manete em cx auto

Piloto de Provas de Perícia A4B5's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Comando da caixa? O da MB é aquela haste tipo comando de limpa vidros lol
    Uma herança dos dias em que os assentos dianteiros eram bancos corridos, sem os muros separadores que hoje impedem os ocupantes de se distraírem :

Piloto de Troféu TommyTosser's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Também tenho a ZF-8v como sendo a melhor que já conduzi, mais porque se dá com muitos tipos de motor ao invés da 7g-tronic que parece mudar de comportamento consoante a motorização.

Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

Pois eu sei que não é só os volvo, foi apenas para exemplo mas gosto mesmo do som hehe.

Carros com 60cv, tipo aí a 40 ou 50 km/h e não conseguem acompanhar uma Scania dessas prego a fundo....e eu que o diga

Eu tinha ideia que os Mercedes da RL estavam limitados a 80.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Mas um coisa que gosto ( e isto pode ser mariquice ) é alguns carros automáticos já não terem alavanca central, têm apenas um selector ou similar.

Eu gosto da tradicional alavanca, e até acho que o interior fica mais bonito.

Alavancas ao lado do volante tipo carros americanos é que não.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Nunca conduzi automático.

Suponho que para andar no meio do trânsito seja um bocado mais prático.

Mas também nunca tive problemas em meter mudanças. Já nem sequer penso na mudança que vou meter e consigo meter depressa e suavemente.

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    isto já é um tema bastante debatido, o futuro passa pela extinção das caixas manuais, e passar só a existir automáticas
    Eu diria que o futuro passa por deixar de haver caixas de todo e ser só uma relação fixa usando um motor que facilmente atinge 9000 rpm.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    Também tenho a ZF-8v como sendo a melhor que já conduzi, mais porque se dá com muitos tipos de motor ao invés da 7g-tronic que parece mudar de comportamento consoante a motorização.
    A 7g tronic é diferente nos AMG.

Mas desde 2015 a mercedes usa a 9g tronic.

7g tronic so nos A, GLA e CLA.

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rppm Ver Post
    Nunca conduzi automático.

Suponho que para andar no meio do trânsito seja um bocado mais prático.
    Um bocado?????

Experimenta andar 3 meses com um em Lisboa ou no Porto, e depois verás se é "um bocado"

Piloto de Testes hazakis's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Eu vou no meu primeiro carro automático. A caixa é um ZF de 6 mas de segunda geração. Visto que é um Serie 5 E60 LCI.

Apesar das novas de 8v serem mais evoluídas, adoro a caixa. Muito suave e rápida qb em nodo normal. No transito e condução normal é um descanso. É um verdadeiro upgrade face as pré-lci no caso.

Agora ligando o botão sport tudo se transforma. As passagens feitas nas patilhas são incrivelmente rápidas para o carro que é claro. Nunca num manual eu conseguiria tal coisa tão rápido. Fica um foguete. Como diz o outro, "Nem na playstation".
    Ah, e permite alterar a gestão da caixa e do conversor de binário recorrendo a ferramenta xHP Flashtool que disponibiliza uma serie de mapas que ainda a tornam mais interessante.

Manutenções é 60 em 60 mil. Material compro óleo e filtro ZF directamente (250€ +/-), que BMW é só um assalto e não passa de um rebranding.

Ah, esta montada num 35d. Sou fã. Só volto a carros manuais se a versão automática for realmente má.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Um bocado?????

Experimenta andar 3 meses com um em Lisboa ou no Porto, e depois verás se é "um bocado"
    Exacto. E então em pára-arranca....

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

60% diz que prefere automáticas, mas 90% compra manual, é assim o mundo de fantasia do autohoje

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
    60% diz que prefere automáticas, mas 90% compra manual, é assim o mundo de fantasia do autohoje
    Eu comprei manual porque o modelo em questão não tinha auto sequer como opção. Caso contrário não pensava duas vezes.

E estou a ver que és um mestre da estatística

Piloto de Provas de Perícia Jonas69's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Nossa, a armada que defende as automáticas está forte

Eu abstenho-me porque não conheço muitas caixas automáticas, mas na dúvida, manual sempre. Preço da manutenção, preço de aquisição, sei lá mais.
    Última edição por Jonas69 : 12-10-17 às 14:21:55

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jonas69 Ver Post
    Nossa, a armada que defende as automáticas está forte

Eu abstenho-me porque não conheço muitas caixas automáticas, mas na dúvida, manual sempre. Preço da manutenção, preço de aquisição, sei lá mais.
    Mas qual armada, apenas dizem o que preferem.

Preço de manutenção de uma automática pode ser inferior ao de uma manual no sentido em que é mais dificil tratá-la mal.

Piloto de Provas de Perícia Jonas69's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Linguagem que tende um pouco para o fanatismo?

E estou a ver que és um mestre da estatística
    Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Um bocado?????

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Mostra la as estatisticas da mercedes manual vs automatico a nivel mundial.

Depois da 7g plus e 9g tronic nao foi preciso muito para convencer

Piloto de Provas de Perícia DelSol's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2015

Por Defeito

E em carros usados, quem arrisca a comprar automático?

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
    E em carros usados, quem arrisca a comprar automático?
    já comprei 2...
    um sem problemas, apenas fiz manutenção normal - uma ZF (penso eu) de 6v.
    outro carro, com uma DSG 6v, comprado em garantia, que levou um arranjo de + 2.000€. Levou a unidade de comando electronica em garantia.
    Aliás fiquei com má impressão da cauxa em geral! Nunca foi suave (em arranque) como uma de conversor de binário! Tenho a mesma sensação numa dupla embraiagem 6v lá de casa: Ford PowerShift

aparentemente há mais risco em comprar usado auto do que manual, mas como tudo é preciso alguma sorte e tentar pesquisar/ saber o histórico da unidade, e claro do modelo em si

pessoalmente quando voltar a comprar um brinquedo (sempre usado) será cx manual, por me dar mais gozo a conduzir, apenas e só

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Agora estou no mobile mas vi agora que nos USA 3% das vendas sao manuais.

Nem a ferrari vende manual.

Segundo o pessoal aqui, la deve ser 1 desgraça: 300 milhoes de pessoas com 97% vendas auto. Jasus trabalham so para manter as caixas..

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Agora estou no mobile mas vi agora que nos USA 3% das vendas sao manuais.

Nem a ferrari vende manual.

Segundo o pessoal aqui, la deve ser 1 desgraça: 300 milhoes de pessoas com 97% vendas auto. Jasus trabalham so para manter as caixas..
    Há várias marcas que não vendem manual há muito tempo. Ferrari, Lamborghini, etc, etc, etc,... com as caixas automáticas actualmente consegue-se explorar melhor os (bons) motores do que com caixas manuais, por muito boas que estas sejam.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.