Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM] - Página 3
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Que preferes ??

Votantes
104. Não pode votar nesta sondagem
  • Manual

41 39.42%
  • Automática

63 60.58%
Página 3 de 5 PrimeiraPrimeira ... 234 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 144

Título: Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM]

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Não me recordo do plano.
    Mas a DSG teve uma avaria, em garantia e custou 2.500€ o arranjo! Levou uma unidade mecatronic (comando electrónico) nova
    O plano para as manuais nem costuma existir. É a tal questão do óleo vitalício. Eu mudo por volta dos 100 mil kms. Há quem mude mais cedo.

A única mensagem que quis passar desde o início, é que a manutenção programada é mais onerosa nas caixas auto. Mas se se consegue trocar o óleo a cada 60 mil kms por 100 €, isso acaba por ser uma não questão na decisão de ter ou não caixas auto. Dou isso de barato.

O meu Pai ainda vai demorar uns anos a trocar o óleo da caixa ZF, mas vai certamente pedir orçamentos na marca vs oficina multimarcas, quando for altura. Cá estarei para dar o testemunho, se ainda cá estiver e me lembrar do tópico.

Chefe de Equipa SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Então, mas um pouco off-topic, não te trocaram o óleo da caixa aos 60 mil kms?
    Nop ... Nem nesta nem na 320 anterior. só foi verificado. Será mudado agora aos 120 sao 300€ mais coisa menos coisa . O chefe de oficina da Baviera é meu familiar tenho um descontozinho. (+iva para particulares claro)

Uma coisa que me intriga é que supostamente o oleo de caixa automática faz o mesmo que o oleo de caixa manual ... Ou seja lubrificar carretos.

No entanto aposto que 90% dos carros manuais que por aí andam morrem de velho sem nunca mudar o oleo de caixa. Eu pelo menos já tive mais de uma dezena de carros , maioria deles assistidos na marca e que me lembre nunca me mudaram oleo de caixa manual.
    Última edição por SPV : 10-10-17 às 22:25:04

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    Nop ... Nem nesta nem na 320 anterior. só foi verificado. Será mudado agora aos 120 sao 300€ mais coisa menos coisa . O chefe de oficina da Baviera é meu familiar tenho um descontozinho. (+iva para particulares claro)

Uma coisa que me intriga é que supostamente o oleo de caixa automática faz o mesmo que o oleo de caixa manual ... Ou seja lubrificar carretos.

No entanto aposto que 90% dos carros manuais que por aí andam morrem de velho sem nunca mudar o oleo de caixa. Eu pelo menos já tive mais de uma dezena de carros , maioria deles assistidos na marca e que me lembre nunca me mudaram oleo de caixa manual.
    Sim, é verdade, grande parte dos carros não troca o óleo da caixa.

Não sei se é o teu caso, mas tens um contrato de renting? O plano é mesmo esse, só aos 120 mil kms? É que não foi isso que disseram ao meu Pai. E esse preço é mesmo muito bom...mas se voltarmos à discussão do custo, ainda é uma boa diferença, se considerarmos que numa caixa manual deves gastar uns 50€ para trocar o óleo.

Piloto de Rallye SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

As automáticas também usam o óleo para o conversor de binário e válvulas hidráulicas. Não é pelos carretos que elas costumam avariar.

Mas é verdade que muitos modelos são selados de fábrica e "lubrificados para a vida" (há quem lhes faça manutenção na mesma por precaução). As avarias mais comuns e chatas, como as ZF em que a marcha atrás não entra, são muitas vezes a paneleirice de um interruptor mas que obriga a tirar a caixa fora e ás vezes desmontá-la toda para trocar. Mas é uma questão de sorte, há quem faça 200 mil sem nunca lhes mexer e há quem tenha que as reparar várias vezes, dentro e fora de garantia.

Por outro lado não se gasta dinheiro em embraiagens.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Não sei quanto custaria num manual. O óleo não é o mesmo? Ou leva mais litros?

Não é renting, comprei o meu carro na Baviera de serviço com 6 meses . É de 2011. Se calhar o do teu pai usa uma caixa diferente. Sinceramente confio totalmente nessa pessoa. O carro entra e sai depois eu pago.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Não sei quanto custaria num manual. O óleo não é o mesmo? Ou leva mais litros?

Não é renting, comprei o meu carro na Baviera de serviço com 6 meses . É de 2011. Se calhar o do teu pai usa uma caixa diferente. Sinceramente confio totalmente nessa pessoa. O carro entra e sai depois eu pago.
    Leva mais óleo, talvez 3x mais. Tenho que tirar isso da manutenção a limpo. A caixa penso ser a mesma, mas o motor já é o B47.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

60 em 60 mil para +250€ nas três marcas premium era o habitual....

Agora a moda, seja na MB (e pelos vistos na BMW), é de 120 em 120 mil. Também há manuais que dizem sem manutenção

Só posso dizer que só não o "muda" quem quizer depois ir gastar por exemplo 2500€ sem recibo por uma.

Por aqui seja qual for a caixa auto (agora só há uma) ou que venha indicado no manual é de 60 em 60mil km. Sei bem a diferença de funcionamento após limpeza por recirculação de óleo (e não a tanga de tira velho e mete óleo novo) em multitronic e gtronic.

Aliás e quem está por dentro do mundo das caixas auto em PT, sabe bem onde é que muitos concessionários e oficinas as enviam....e também sabem que uma caixa consertada/reconstruida, só lhe é atribuída garantia se for feita a recirculação, troca de óleo e filtro após os primeiros 5000km (incluídos no conserto, para não pensarem que é tanga ou mais uma maneira de sacar algum ).

Para o SPV e companhia, no dia que venderem os respectivos automóveis, não se esqueçam de colocarem lá a manutenção feita às caixas ou falta dela
    Última edição por tonyV : 11-10-17 às 00:55:36

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
    Idealmente, só deveria votar quem tem experiência de ambos, mas sabemos que não será bem assim...
    Eu também sou dos que, após 20 anos a conduzir manuais, me deixei convencer e seduzir por caixa auto... obviamente, já não quero outra coisa!
    Há cerca de um ano comprei a 1a cx auto cá para casa: um 308 sw 1.6 hdi EAT6. Adoro o conforto que proporciona no dia a dia na cidade - que representa 90% da utilização que damos ao carro. Se numa condução mais empenhada preferia uma manual: sim! Mas lá está: são só 10%... para isso, tenho o meu cooper de 1970 que dá gozo!
    Pormenor: a minha esposa também utiliza o carro e andou 1 mês sem lhe tocar porque dizia que era horrível! Agora diz que nem percebe porque se vendem carros com caixa manual...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Automática.

Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
    A maior desvantagem das caixas auto parece-me ser a maior complexidade e custo em caso de avaria.
    Mas por outro lado, em mercado de usados, prefiro auto, porque é mais difícil tratar mal uma auto que uma manual. Há caixas manuais todas empenadas

De qualquer forma, prefiro automática, sempre ! de preferência dupla embraiagem ou conversor de binário mas se for manual robotizada também serve.

Piloto de Troféu ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Lá está, a maior parte dos problemas das caixas automáticas deve-se a falta de manutenção e ao desconhecimento/despreocupação das oficinas.

Já soube de casos onde a marca queria trocar a caixa e com uma fracção de preço se resolveu o assunto. Um tubo roto, uma unidade comando, etc...

Mas é mais fácil, e claro, rentável, trocar uma caixa...

Cump.

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Tanto faz...

Estou tão habituado a uma como outra, que tanto me faz ser uma ou outra.

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
    O A4 tem caixa auto?
    O actual não, e todos os dias de manhã me penitencio por isso

Mas parece-me que a muito curto prazo é uma situação a que vou dar uma resolução em concordância com os meus desejos e necessidades. (estou à espera de propostas nesse sentido...)

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    O actual não, e todos os dias de manhã me penitencio por isso

Mas parece-me que a muito curto prazo é uma situação a que vou dar uma resolução em concordância com os meus desejos e necessidades. (estou à espera de propostas nesse sentido...)
    Também me parecia que não, mas como disseste automática sem dúvida até fiquei ... na dúvida

Também era um dos requisitos que tinha para o carro novo, mas surgiu uma excelente oportunidade de compra com caixa manual e a carteira falou mais alto Além de que no modelo que comprei dizem mal da caixa auto e bem da manual, portanto ou escolhia outro modelo com uma boa caixa auto ou seria uma má decisão.

Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Uma pergunta, talvez estúpida...

Uma caixa auto "gasta" embraiagem?

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Isso da caixa manual e da valvolina, o tal óleo tem que se lhe diga. Há carros, segundo um mecânico me disse, que andam meses e anos sem óleo na caixa ! Que não devia acontecer, claro.

Acho que os manuais de cada carro dizem para se verificar de X em X KM.

Mas salvo erro é como os amortecedores, não há KM nem prazo especificados. E depois claro há carros com 300 mil KM e amortecedores de origem e os donos a dizer que os amortecedores estão bons.

LOL.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Tanto faz...

Estou tão habituado a uma como outra, que tanto me faz ser uma ou outra.
    Mas conduzes autocarros automáticos ?

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Real Ver Post

Salvo erro as caixas automaticas com conversor de binário não desgastam embraiagem penso eu.

E olha que se assim for, é bem bom, mais vale isso que trocar bi massas + embraiagens de caixas manuais, que os conjuntos + mão de obra andam dos 500 aos 1000 e muitos euros !

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2017

Por Defeito

Depois do meu primeiro carro ter caixa manual, há já 4 anos que conduzo com caixa automática..e neste aspecto sou bastante parcial, caixa automática sempre!

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Mas conduzes autocarros automáticos ?
    E há caixas para todos os feitios. Automáticas, com ou sem conversor de binário, semi-automáticas, robotizadas...

De 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou até mesmo de 12 velocidades!

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    E há caixas para todos os feitios. Automáticas, com ou sem conversor de binário, semi-automáticas, robotizadas...

De 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou até mesmo de 12 velocidades!
    Vai lá vai, pensei que os pesados de passageiros só houvesse até 6 velocidades.

Quando era miudo andava na Rodoviária de Lisboa , e aqueles autocarros tinham motores fracos ( Mercedes O305 e O405 ) sem turbo e com caixas auto de 4 velocidades. Nas subidas era muuuito lento.

Gosto é dos autocarros com transmissões VOITH, que ao reduzir fazem aquele som " uiiiiiiiiiiiioooo " , tipo os Volvo.

Mas na RL foi giro foi quando apareceram os autocarros Scania, fonix, aquilo andava de crl

Já agora, isso está tudo limitado a 100 km/h e 80 km/h nos urbanos certo?

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Isso da caixa manual e da valvolina, o tal óleo tem que se lhe diga. Há carros, segundo um mecânico me disse, que andam meses e anos sem óleo na caixa ! Que não devia acontecer, claro.

Acho que os manuais de cada carro dizem para se verificar de X em X KM.

Mas salvo erro é como os amortecedores, não há KM nem prazo especificados. E depois claro há carros com 300 mil KM e amortecedores de origem e os donos a dizer que os amortecedores estão bons.

LOL.
    Pois ... lá está . Anda muita gente aflita com o oleo das caixas automaticas ... mas nunca mudou um oleo a uma caixa manual.

Piloto de Troféu TommyTosser's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Real Ver Post

Depende da caixa. Se for uma DSG por exemplo, desgasta 2 embraiagens. Mas não acredito que o faça de forma a que seja preciso mudar ou note sequer durante a vida do carro. O mesmo se passa para as Auto da Mercedes tipo g-tronic que têm 1 disco.
    Sobre as Auto do tipo robotizadas já não sei, mas imagino que tenha o mesmo tipo de desgaste que as DSG.
    As automáticas normais, não têm embraiagem, apenas conversor de binário.
    As CVTs não sei se têm de trocar a corrente.

Piloto de Kart KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    Depende da caixa. Se for uma DSG por exemplo, desgasta 2 embraiagens. Mas não acredito que o faça de forma a que seja preciso mudar ou note sequer durante a vida do carro. O mesmo se passa para as Auto da Mercedes tipo g-tronic que têm 1 disco.
    Sobre as Auto do tipo robotizadas já não sei, mas imagino que tenha o mesmo tipo de desgaste que as DSG.
    As automáticas normais, não têm embraiagem, apenas conversor de binário.
    As CVTs não sei se têm de trocar a corrente.
    O próprio conversor de binário tem lá um pack de engrenagens que podem ser consideradas '' conjunto de embraiagem'' segundo as lojas/oficinas que vendem e arranjam este tipo de caixa , caso a caixa começa a patinar ou a própria rotação a oscilar durante velocidades de cruzeiro , normalmente o culpado é o conversor de binário , para além disso ,deste conjunto de engrenagens faz parte a embraiagem de bloqueio que bloqueia o conversor de binário numa certa mudança , normalmente na quarta velocidade para evitar que a caixa patine por ação do conversor de binário em velocidades de cruzeiro , por isso sim , as caixas auto com conversor têm sim embraiagens ou engrenagens como queiram chamar , mas no interior do conversor

Piloto de Troféu TommyTosser's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
    O próprio conversor de binário tem lá um pack de engrenagens que podem ser consideradas '' conjunto de embraiagem'' segundo as lojas/oficinas que vendem e arranjam este tipo de caixa , caso a caixa começa a patinar ou a própria rotação a oscilar durante velocidades de cruzeiro , normalmente o culpado é o conversor de binário , para além disso ,deste conjunto de engrenagens faz parte a embraiagem de bloqueio que bloqueia o conversor de binário numa certa mudança , normalmente na quarta velocidade para evitar que a caixa patine por ação do conversor de binário em velocidades de cruzeiro , por isso sim , as caixas auto com conversor têm sim embraiagens ou engrenagens como queiram chamar , mas no interior do conversor
    O 'lock up' não é uma embraiagem, ou está bloqueado ou não. Não tem qualquer função de gestão de potencia.

Piloto de Kart KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    O 'lock up' não é uma embraiagem, ou está bloqueado ou não. Não tem qualquer função de gestão de potencia.
    O termo correto é Lock up Clutch e sim é uma embraiagem interna que bloqueia o conversor de binário com a ajuda de um solenoid localizada no interior da mesma , isto acontece (o bloqueio) quando o solenoid é ativado e o óleo saí sob pressão através do veio existente na caixa , aplicando a mesma fazendo com que esta bloqueie o conversor. Apenas o desbloqueia quando a pressão do fluido no interior é igual tanto na parte da frente como na parte de trás do conversor e é bloqueado assim que a pressão na parte de trás do conversor é superior á pressão na parte da frente do mesmo (velocidades de Autoestrada por exemplo).

Piloto de Rallye SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

É essencialmente uma embraiagem mas funciona tipo "on/off" e quando é accionado a velocidade de entrada e de saída já são muito próximas por isso nunca está ali a derrapar como a embraiagem de uma caixa manual ou DSG que é o que causa desgaste.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Pois ... lá está . Anda muita gente aflita com o oleo das caixas automaticas ... mas nunca mudou um oleo a uma caixa manual.
    Pois é bem verdade.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    É essencialmente uma embraiagem mas funciona tipo "on/off" e quando é accionado a velocidade de entrada e de saída já são muito próximas por isso nunca está ali a derrapar como a embraiagem de uma caixa manual ou DSG que é o que causa desgaste.
    Talvez por isso os americanos adorem caixas automáticas mesmo que sejam mais antigas mas com conversor de binário, juntando a isto motores de alta cilindrada e poucos CV/L e relativamente simples dá uma combinação de duração perfeita.

Lembro-me dos Taxis e carros de policia e tambem para civis, o Ford Crown Victoria 4.6L 220cv....faz 0-100 no mesmo tempo que um 2.0 TDI 140cv mas dura 1 vida

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Nas dsg, as secas gastam embraiagem, a de 7vel limitada a 250N/M de binário. Para essas quando procurava o bimassa para a minha, encontrava os discos à venda. As dsg com embraiagens em banho de óleo, dizem que dura a vida do carro, e quando procurava o bimassa para a minha, discos para essas nem encontrei à venda...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.