Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM] - Página 2
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Que preferes ??

Votantes
104. Não pode votar nesta sondagem
  • Manual

41 39.42%
  • Automática

63 60.58%
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 144

Título: Caixa Manual ou Automática [SONDAGEM]

Piloto de Rallye Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Já fui menos adepto de caixas automáticas.

Recentemente conduzi um A180 CDI com caixa auto de 7 e já acredito que me habituasse à caixa. Mas , não sei porquê, continuo a achar que as caixas auto casam melhor com motores maiores/mais potentes... Mas isto pode ser preconceito.

Infelizmente esses valores de manutenção de 400€ a cada 60k km são demasiado. Para mim seria um acréscimo de custos de ~300€/ano. E acredito que uma maior dificuldade na venda posterior do carro, com quilometragens entre os 300k e os 400k

Piloto de Troféu petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Para mim manuais por causa dos custos e porque SIM! Já carros de trabalho não sou esquisito!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Automática

Piloto de Kart Batas's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    ... Mas , não sei porquê, continuo a achar que as caixas auto casam melhor com motores maiores/mais potentes... Mas isto pode ser preconceito.

...
    Estes dias conduzi um 116d com caixa manual e com caixa auto. Achei que a caixa auto tirava mais proveito do motor, por isso sou de opinião contrária

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
    Idealmente, só deveria votar quem tem experiência de ambos, mas sabemos que não será bem assim...
    Eu também sou dos que, após 20 anos a conduzir manuais, me deixei convencer e seduzir por caixa auto... obviamente, já não quero outra coisa!
    pois isso mais complicado, a grande maioria provavelmente nunca tocou num carro com caixa automática, eu já e tive durante muitos anos carro com caixa automática e só tenho a dizer bem, é um pouco estranho não haver pedal de embraiagem como na manual, mas depois de habituarmos até nos esquecemos...

dai que como já foi referido dia a dia prefiro caixa automática, para brincar caixa manual...

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
    Vocês estao é velhos pa
    porquê?

andar no trânsito infernal de Lisboa a meter mudanças? Não obrigado, venha o automático

ter um brinquedo de fds com uns CV's acima da média? Bom já tive 5, 2 auto e 3 manuais
    hoje compraria manual claramente

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Os carros hoje em dia tem perfis. Referir caixa auto como lenta ou comportamento é complicado.

Na maioria das marcas existe Eco, normal e sport. O modo Eco ate ajuda bastante na fase de aquecimento do motor ja que as trocas sao feitas a baixas rpm.

Depois se compararmos caixas auto de 8 ou 9 vs manual de 6...ha 1 diferença de comportamento mensuravel.

Numa caixa de 6 a queda de rpm é imensa nas trocas

Piloto de Kart KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Os carros hoje em dia tem perfis. Referir caixa auto como lenta ou comportamento é complicado.

Na maioria das marcas existe Eco, normal e sport. O modo Eco ate ajuda bastante na fase de aquecimento do motor ja que as trocas sao feitas a baixas rpm.

Depois se compararmos caixas auto de 8 ou 9 vs manual de 6...ha 1 diferença de comportamento mensuravel.

Numa caixa de 6 a queda de rpm é imensa nas trocas
    O meu E39 tem uma caixa auto de 5 velocidades de conversor de binário e não a acho lenta , claro que não se compara a uma DSG , mas não a considero propriamente lenta , a não ser que por vezes tens de carregar bem no acelerador para ela perceber que tem de reduzir se não mantém-se na mesma mudança , mas também estamos a falar de uma caixa dos finais do ano 2000 princípios de 2001 , logicamente que as caixas auto de hoje em dia são bastante mais rápidas .

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Claro. Penso que o topico refere-se ao estado actual.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Automática, sem sombra de dúvida!
    O A4 tem caixa auto?

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
    No meu E39 fiz á coisa de um mês revisao á caixa auto , custou me 385€

Oleo original Bmw 7litros , filtro caixa novo tambem original , esvaziei o conversor de binario e limpei os imans do "carter" da caixa

Sim a manutenção é um pouco puxada, mas se virmos bem , de 60 em 60mil até que não é mau de todo a meu ver.
    Na Bmw?

Os valores que referi são para a caixa ZF e na marca.

Piloto de Kart KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Na Bmw?

Os valores que referi são para a caixa ZF e na marca.
    Não foi na BMW foi numa oficina multimarcas onde efetuei também a troca do meu motor , aproveitei para fazer logo a revisão completa á caixa , foi esvaziado o conversor de binário (eles não fazem na BMW) , uma vez que tive de tirar a caixa para substituir o motor , levou 7 litros de óleo original da BMW (GM TRANSMISSION) + Filtro também original e foi limpo todo os sistema de imanes que tem por baixo do filtro , 385€ só em material , pois a mão de obra já estava incluída na mudança de motor

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Manual para conduzir, CVT para me deslocar, tendo de escolher uma, manual

Chefe de Equipa SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Eu sou apologista dos mitos acerca das caixas auto. Infelizmente a malta já começa abrir os olhos e já não se consegue fazer bons negócios em carros auto.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    Eu sou apologista dos mitos acerca das caixas auto. Infelizmente a malta já começa abrir os olhos e já não se consegue fazer bons negócios em carros auto.
    Quais mitos?

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Quais mitos?
    Que avariam, que são um pesadelo na manutenção, que gasta muito mais, que tira o prazer de condução etc etc etc... O mercado do Sul da Europa acordou agora pro mundo.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Estamos num forum automovel onde toda a gente é o Ayrton Senna do bairro.

A ferrari adoptou caixa auto no famoso 355 ha mais de 20 anos........

Piloto de Testes mdbc's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

99% das pessoas não tem dois carros!

Se pudesse ter dois carros, queria ter uma de cada.

Só podendo ter um carro, neste momento prefiro que seja manual, porque se andasse 100% do meu tempo de automático acho que iria sentir falta da manual e o contrário não me acontece tanto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Automática... mas uma das recentes pf.

A auto de 5 que tive no clk tolerava-se se fosse para condução despreocupada... mas quando queria/precisava de apertar mais um bocado com ele era um pesadelo... abençoada dsg!

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Que avariam, que são um pesadelo na manutenção, que gasta muito mais, que tira o prazer de condução etc etc etc... O mercado do Sul da Europa acordou agora pro mundo.
    Pesadelo na manutenção? Não sei a que te referes, mas se é ao custo, estás em negação. Basta pedires a uma marca o custo e quilometragem estimada para a manutenção de uma caixa auto vs caixa manual.

E o "mito" da avaria, vem especialmente pelos tais óleos vitalícios (isso sim, um mito).

Penso que a questão consumo, vem das caixas antigas. Hoje as coisas não são assim.

E o prazer de condução, depende do condutor. Como se vê por aqui, tens quem prefira auto e quem prefira manual num carro para "diversão". Gostos não se discutem.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Quanto custa uma embraiagem, um volante de motor que nos manuais queimam que nem pipocas... É que se entra numa oficina e não faltam carros manuais a mudar essas peças...

O custo nao é mais alto por ser automático. Só muda coisas diferentes. A minha F11 lá vai com 110 mil, sempre assistida na BMW. 0 manutenção.

O resto são mitos.
    Última edição por SPV : 10-10-17 às 21:24:10

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Aqui há 3 dsg, um desde 2006. Agora só há uma manual, uma navara de 2011 de 190cv. Quando pego na carrinha aquilo parece tão antiquado ter 3 pedais! Para mim se for das recentes, automática sempre.

Em relação aos custos, cerca de 100eur a cada 60 mil km. O óleo e o filtro uns 70/80eur, mais 1h de mão de obra a 22eur.
    Problemas, até hoje um volante bimassa aos 230 mil km. Mas as manuais também têm e ainda avariam mais! Bimassa e óleo e filtro trocados, é está nova para outros tantos! Os discos de embraiagem estavam como novos!

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Quanto custa uma embraiagem, um volante de motor que nos manuais queimam que nem pipocas... É que se entra numa oficina e não faltam carros manuais a mudar essas peças...

O custo nao é mais alto por ser automático. Só muda coisas diferentes. A minha F11 lá vai com 110 mil, sempre assistida na BMW. 0 manutenção.

O resto são mitos.
    Eu (sim, fui eu) falei no custo de manutenção. Se formos por aí (volantes do motor/embraiagem que queimam que nem pipocas - eu ainda não troquei nenhum, mas pronto), quanto é que custou a mais a caixa auto? Deve dar para 2 mudas de embraiagem/volante do motor, certo? É que eu nem me meti por esses caminhos...

Se a tua F11 não trocou o óleo aos 60 mil kms, devia. Pelo menos está no plano.

Voltamos aos mitos? Argumentos? Ou uma pessoa discute com seriedade ou então não vale a pena.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Já tive vários auto, inclusive quase todas as tipologias de cx auto e confirmo alguns dos mitos: são mais caras em manutenção e avariam mais.
    Mas as realmente boas não gastam mais se bem usadas, e não tiram prazer de condução, mas aqui já experimentei as duas... e se vendi um Golf GTI DSG há uns meses, o próximo brinquedo será manual de certeza.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Já tive vários auto, inclusive quase todas as tipologias de cx auto e confirmo alguns dos mitos: são mais caras em manutenção e avariam mais.
    Mas as realmente boas não gastam mais se bem usadas, e não tiram prazer de condução, mas aqui já experimentei as duas... e se vendi um Golf GTI DSG há uns meses, o próximo brinquedo será manual de certeza.
    Qual era a manutenção preconizada vs a manual?

E eu também não acho que avariem mais, nada disso. O que acho é que quando avariam (e as manuais também avariam como é lógico), o custo é bem superior.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

Numa altura que se discute muito a questão das diferenças de genero, penso que é pacifico dizer que um macho latino prefere manual.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Eu (sim, fui eu) falei no custo de manutenção. Se formos por aí (volantes do motor/embraiagem que queimam que nem pipocas - eu ainda não troquei nenhum, mas pronto), quanto é que custou a mais a caixa auto? Deve dar para 2 mudas de embraiagem/volante do motor, certo? É que eu nem me meti por esses caminhos...

Se a tua F11 não trocou o óleo aos 60 mil kms, devia. Pelo menos está no plano.

Voltamos aos mitos? Argumentos? Ou uma pessoa discute com seriedade ou então não vale a pena.
    Acho que não existem dúvidas que o automático é mais caro em novo. É um extra é normal que assim seja. apesar de em certos modelos já nem existir manual. Isso nunca teve em causa.
    Quanto ao resto enquanto não vir estatística que as caixas auto avariam mais que as manuais, não passam de mitos à tuga. Vais pro outro lado do mundo são as caixas manuais que causam desconfiança . Europa do Sul despertou agora pras caixas auto ainda causa estranheza a muita gente algo que é normal em outros locais

Que são mais caras? São certamente. Como uma aparafusadora eléctrica e uma chave de fendas

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Qual era a manutenção preconizada vs a manual?

E eu também não acho que avariem mais, nada disso. O que acho é que quando avariam (e as manuais também avariam como é lógico), o custo é bem superior.
    Não me recordo do plano.
    Mas a DSG teve uma avaria, em garantia e custou 2.500€ o arranjo! Levou uma unidade mecatronic (comando electrónico) nova

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Acho que não existem dúvidas que o automático é mais caro em novo. É um extra é normal que assim seja. apesar de em certos modelos já nem existir manual. Isso nunca teve em causa.
    Quanto ao resto enquanto não vir estatística que as caixas auto avariam mais que as manuais, não passam de mitos à tuga. Vais pro outro lado do mundo são as caixas manuais que causam desconfiança . Europa do Sul despertou agora pras caixas auto ainda causa estranheza a muita gente algo que é normal em outros locais

Que são mais caras? São certamente. Como uma aparafusadora eléctrica e uma chave de fendas
    Eu nunca disse isso, como podes ver pelos meus posts. Em relação a avarias, a minha opinião é que, dada a sua maior complexidade, quando avariam, são mais caras de reparar.

E exactamente por ver a caixa auto, como um extra, assim como uns estofos em pele ou um GPS, nem o considerei na minha observação. Apenas disse que a manutenção é mais cara. E falando disto mais especificamente, temos que comparar o comparável. Lemos aqui relatos de 100 € a cada 60 mil kms, assim como 385 €, sem mão de obra incluída, e uma ZF na marca com um plano de custo caríssimo. Cada um é livre de escolher onde quer fazer a manutenção, e se quer pagar o IVA, se quer comprar o óleo XPTO ou um "normal" na net, etc, etc, etc. Certamente que os custos variam abruptamente entre as escolhas. Mas já assim o é para tudo o resto. A questão não é essa, e a comparação vs manual.

Então, mas um pouco off-topic, não te trocaram o óleo da caixa aos 60 mil kms?

Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Tenho os dois tipos de caixas neste momento e cada vez mais acho que não são comparáveis os dois tipos de caixa.

Conforto : Auto

Controlo: Manual.

Simples.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.