Dacia Sandero 0.9 TCE 90cv Bi-Fuel ( GPL ) - Fiável ? TEST DRIVE EFECTUADO
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Título: Dacia Sandero 0.9 TCE 90cv Bi-Fuel ( GPL ) - Fiável ? TEST DRIVE EFECTUADO

  1. #1
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    Por Defeito Dacia Sandero 0.9 TCE 90cv Bi-Fuel ( GPL ) - Fiável ? TEST DRIVE EFECTUADO

    Bem eu sei que é um motor ainda recente, mas gostaria de saber as vossas opiniões acerca do Sandero TCE 90cv, em termos do modelo e motor, no que à fiabilidade diz respeito.

    O modelo em si e / ou o motor têm problemas crónicos conhecidos? Sobretudo na versão GPL ?

    A ideia, e para já é só ideia, seria adquirir um novo ou semi-novo.

    Obrigado.


  2. #2
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    Andei 3 meses com um Renault Captur com esse motor. Fiz cerca de 4 mil quilómetros por isso não te posso falar em fiabilidade, mas posso dizer-te o que achei do tempo que andei com ele.

    No geral gostei, tinha pulmão para puxar a carroça do captur com alguma rapidez. Em cidade está na praia dele, com o Hill start assist, parece que estás a arrancar com um carro a gasóleo e em nada notas ser um 0,9 cc. Onde a coisa fica mais negra é no que supostamente seria as maravilhas destes motores 3 cilindros turbinados, que é precisamente nos consumos. Em velocidades de cruzeiro de 120~130 km/h o consumo de combustível torna-se exagerado para o motor que é, sendo quase sempre acima dos 8L/100 (isto no captur) , precisamente a mesma média que eu fazia com um Civic Type R de 2004, que era um 2.0 com 200cv. O pulmão para exceder essas velocidades também é pouco, para andar para lá dos 120 km/h quase tens de andar a fundo porque o tesão daquele motorzito acaba por ai.

    Acredito que no Clio / Sandero as prestações e consumos sejam bastante melhores. No geral gostei de conduzir a máquina, e para carro citadino seria capaz de comprar um. Mas se os percursos em AE forem longos e regulares faria o esforço para ir para o 1.2 tce.

  3. #3
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    Penso que já escrevi isto aqui, noutro tópico qualquer:

    Este motor 0,9tce não é um motor de injecção directa como os Ecoboost da Ford ou os TSI do grupo VAG ou os KIA/Hyundai e outros que estão a aparecer.

    É um motor de transição, não ha-de ficar muito tempo no activo por causa das normas. Na verdade deriva de um motor antigo da Nissan mas profundamente revisto, etc, etc.

    Isto não faz dele um mau motor nem nada que se pareça. Agora não esperem dele a eficiência de outras tecnologias.

    O mal é que a Renault chama tce a motores turbo multiponto e a motores de injecção directa. Uma salgalhada criada pelos srs do Marketing...

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Bem eu sei que é um motor ainda recente, mas gostaria de saber as vossas opiniões acerca do Sandero TCE 90cv, em termos do modelo e motor, no que à fiabilidade diz respeito.

    O modelo em si e / ou o motor têm problemas crónicos conhecidos? Sobretudo na versão GPL ?

    A ideia, e para já é só ideia, seria adquirir um novo ou semi-novo.

    Obrigado.
    eu não gosto de usados mas iria para um usado neste caso, um motor de 90 cv a gpl ( perde 10 a 15% do rendimento) é um trator pouco melhor que os famosos 5 carros que eu num topico chamei de quinquelharia, isso na realidade tem menos de 80 cv e 120 nm de binario no modo GPL é o que é, se um carro desses anda, andar anda agora não é nenhum GT

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
    eu não gosto de usados mas iria para um usado neste caso, um motor de 90 cv a gpl ( perde 10 a 15% do rendimento) é um trator pouco melhor que os famosos 5 carros que eu num topico chamei de quinquelharia, isso na realidade tem menos de 80 cv e 120 nm de binario no modo GPL é o que é, se um carro desses anda, andar anda agora não é nenhum GT
    Para esse problema tem sempre a opção de passar para gasolina.

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Penso que já escrevi isto aqui, noutro tópico qualquer:

    Este motor 0,9tce não é um motor de injecção directa como os Ecoboost da Ford ou os TSI do grupo VAG ou os KIA/Hyundai e outros que estão a aparecer.

    É um motor de transição, não ha-de ficar muito tempo no activo por causa das normas. Na verdade deriva de um motor antigo da Nissan mas profundamente revisto, etc, etc.

    Isto não faz dele um mau motor nem nada que se pareça. Agora não esperem dele a eficiência de outras tecnologias.

    O mal é que a Renault chama tce a motores turbo multiponto e a motores de injecção directa. Uma salgalhada criada pelos srs do Marketing...

    Não fazia ideia disso, muito em parte por não ser grande fã da renault e não acompanhar as novidades deles. Mas relamente o 0.9 está muito abaixo da concorrência. O meu irmão comprou este mês um ceed Sw gtline 1.0 125cv, é outra louça adorei conduzi-lo mesmo em AE. Os consumos também não são grande coisa mas muito melhores num segmento C SW do que o 0.9 faz no captur.

  7. #7
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    Obrigado pelas opiniões desde já.

    Bom, a ideia aqui seria um sandero " normal " e não o stepway , com jantes liga leve de 15 ", e pnes 185/65 pelo que acredito que os consumos sejam melhores que no stepway e no Captur.

    Já não ligo muito à performance, gosto de um motor rápido, sim, mas o que me interessa aqui é o factor GPL + 3 anos de garantia se comprado novo + GPS embutido na consola central, cruise control, ESP e mais umas coisas e tudo isto por 12800 euros mais coisa menos coisa.

    Eu queria manter-me fiel à minha marca, e até andei a configurar um C3 1.2 puretech 110cv gasolina mas além e não ser a GPL, são mais 5 mil euros.....

    Como faço percursos curtos diariamente ( 9km+9km ) iria sacrificar demasiado o diesel pelo que está fora de questão. Mas como aos fins de semana passeio muito, faço várias centenas de KM , apontando como está actualmente, para 25 mil km/ano, e a hipotese é mesmo GPL.

    Ando maioritariamente em estradas nacionais ao fim de semana, é raro andar de AE portanto mesmo que o motor seja escasso para velocidades superiores a 120 km/h isso não me chateia. Mesmo quando ando em AE tento sempre não passar dos 150 km/h.

  8. #8
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    Já agora, disseram aqui que o GPL consome 10cv ao motor TCE ? eu tinha ideia que estes motores que já vêm convertidos, estão afinados para não ter praticamente nenhuma diferença de potência em modo GPL.

  9. #9
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    As leis da Física não se contornam.

  10. #10
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    Contornam-se com afinações, ainda que sacrificando os consumos ligeiramente.

    Mas sejamos sinceros, com GPL em torno dos 50 centimos por litro quero lá saber se faz isto ou aquilo . Interessa-me é economia.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Contornam-se com afinações, ainda que sacrificando os consumos ligeiramente.

    Mas sejamos sinceros, com GPL em torno dos 50 centimos por litro quero lá saber se faz isto ou aquilo . Interessa-me é economia.
    o GPL é mais barato, porque não paga impostos se pagasse era quase igual, os combustiveis em PT tem uma carga disparatada de impostos, isso que falei dos 10% já foi testado em revistas no modelo normal e em gpl. Mas concordo de um ponto de vista racional o GPL é mais barato

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Já agora, disseram aqui que o GPL consome 10cv ao motor TCE? eu tinha ideia que estes motores que já vêm convertidos, estão afinados para não ter praticamente nenhuma diferença de potência em modo GPL.
    perdes sempre potência. agora se for como o meu, estás tramado que não sais do sítio!

    já agora, gostava de saber se haverá por aí algum 1.2 de 110 ou 130cv convertido a gpl.

  13. #13
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    Eu acho que o Sandero não tem hipótese de motor 1.2 TCE, é apenas o 0.9 .

    Mas com o preço do GPL quero lá saber da potência


    Agora, alguém sabe se os concessionários Dacia ( não sei se existem apenas Dácia Renault ou se há exclusivos ) dão retoma por veículo usado?

    No site não encontro informação..

  14. #14
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    Conheço de perto um Stepway (já o conduzi) e o homem adora aquilo! Médias algures entre os 7 e os 8 com uma condução perfeitamente normal!

    O carro deve ter cerca de 20.000 e nada a apontar segundo ele. Apenas se queixa que podia ter mais motor quando faz dele um "burro de carga"!

    No caso dele vendeu primeiro o carro anterior, mas qualquer concessão Renault/Dacia aceita retomas. Falta ver apenas onde o valor é mais interessante que as variações costumam ser enormes. O valor dos Dacia novos é que pouco varia...

  15. #15
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    Eu não teria a mínima reticência em comprar um Sandero 0,9 tce...

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Eu não teria a mínima reticência em comprar um Sandero 0,9 tce...
    Nem eu Ainda para mais anda-me tudo a incentivar hehe. Mas vai custar-me, se por acaso chegar a avançar, desfazer-me do meu C5

  17. #17
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    Configurei com as seguintes opções :


    • Sistema multimédia Media Nav Evolution - implica Cartografia País
    • 200,00 €
      Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro
    • 80,00 €
      Regulador/limitador de velocidade
    • 140,00 €
      Elevadores eléctricos dos vidros traseiros
    • 100,00 €
      Apoio de braço
    • 80,00 €
      Cartografia Europa Ocidental
    • 250,00 €
      Jantes em liga leve de 15"
    • 0,00 €
      Design de jantes em liga leve 15"
    • 80,00 €
      Volante em couro - implica Regulador/limitador de velocidade



    Fica em torno dos 13 mil euros, vou chorar pa ver se o concessionario me oferece algum equipamento

  18. #18
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    Tens alguma sorte em não querer um Stepway porque esses estão com lista de espera de meses, pelo que se diz.

    Agora não esperes descontos e grandes regalias.

    O teu C5 é, infelizmente, daqueles carros com desvalorização acentuada. Prepara-te para o choque do valor que te irão oferecer...

  19. #19
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    Vê quanto tempo tencionas ficar com o carro e no potêncial preço de venda, se isso fôr importante para ti. Pode fazer uma grande diferença face a outros.

    Os Dacia a gasolina têm-se portado relativamente bem, tal como nos renault, melhor que os diesel.
    Pessoalmente não gosto da condução desse 0,9. A primeira tem que ser usada com bastante mais frequência que aquilo que eu acho aceitável, tal a falta de binário a baixas rotações. Curvas em 2ª a baixa velocidade em qualquer charuto passam a ser em 1ª com o motor aos berros só para o carro não se engasgar, mas há quem goste ou não se incomode.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Vê quanto tempo tencionas ficar com o carro e no potêncial preço de venda, se isso fôr importante para ti. Pode fazer uma grande diferença face a outros.

    Os Dacia a gasolina têm-se portado relativamente bem, tal como nos renault, melhor que os diesel.
    Pessoalmente não gosto da condução desse 0,9. A primeira tem que ser usada com bastante mais frequência que aquilo que eu acho aceitável, tal a falta de binário a baixas rotações. Curvas em 2ª a baixa velocidade em qualquer charuto passam a ser em 1ª com o motor aos berros só para o carro não se engasgar, mas há quem goste ou não se incomode.
    Ui isso a GPL vai ser bonito... de resto o conselho a dar e sempre ir a dois stands e ver no que dá, agora ja ocorreu darem menos pelo velho e fazerem mais barato no novo e no fim ser igual

  21. #21
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    epá eu leio aqui coisas...
    eu tenho um stepway 0.9 posteriormente convertido a GPL.
    Não notei qualquer diferença nas prestações após conversão.
    O carro é bom para o que se paga, o motor anda bem, ainda ontem fiz a vasco da gama toda a 170 de ponteiro (alguma pressa), aguentou todas as subidas, no dia anterior CC a 130 e A8 até torres vedras, desceu para os 100 no subida mais acentuada, mas mesmo assim ia a passar uns quantos.

    Defeitos:
    A frio (pior no inverno) o motor soluça um pouco até aquecer, parece até reticente, acontece em todos, mas 5m depois já passou.
    A qualidade de montagem podia ser melhor, a construção é boa.
    A qualidade da tinta é má, qualquer pedra tira logo um bocado.
    Gasta demais em AE a velocidades de 120/130 (se forem sem subidas gasta o normal), idem em cidade com para arranca.

    De momento tem registado no CB 6.8 cerca de 60kmh velocidade media e quase 500km feitos, tenho de ir por GPL.
    A gpl a média anda nos 8.8.

    Dúvidas diz e ignora os comentários "falta de força em baixas", eu vim dum 2.0 HDI 136cv e o dacia consegue quase ser mais rápido até aos 100KMH.

    Raramente ponho a primeira nos meus percursos.. só mesmo para arrancar...

  22. #22
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    Peço desculpa por dar a minha opinião. A verdade absoluta está restabelecida.

    Gosto dos consumos a GPL, diz muito do instalador.

  23. #23
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    curiosidade que carros estás habituado a conduzir?
    este em baixas tem mais força que o anterior HDI.

    No entanto deve ser comparado com um carro a gasolina turbinado.

    Em quinta e em baixas o carro nem mexe (antes das 2200 por ai), é verdade
    Mas qual o diesel desta cavalagem que mexe antes das 1500?
    Conheço o Ecoboost com 125cv, é muito melhor que este, conheço o 1.0 115 da Opel é melhor que este um pouco abaixo do ecoboost, conheço o 1.2 tsi de 105, é pior que este me baixas, mas quando entra o turbo é melhor, também todos têm mais cavalos...

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Tens alguma sorte em não querer um Stepway porque esses estão com lista de espera de meses, pelo que se diz.

    Agora não esperes descontos e grandes regalias.

    O teu C5 é, infelizmente, daqueles carros com desvalorização acentuada. Prepara-te para o choque do valor que te irão oferecer...
    O Stepway são mais 2000 euros, gostava, mas não me apetece dar tal quantia.

    Ah já estou preparado, se me derem 2000 euros por ele já fico contente. Para venda a particular era uma sorte se conseguisse mais de 3000.

    Já tem 270 mil KM e tem-se mostrado fiável, mas numa retoma eles querem lá saber disso....
    Última edição por EscapeLivre : 24-08-17 às 14:19:05

  25. #25
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    Vê quanto tempo tencionas ficar com o carro e no potêncial preço de venda, se isso fôr importante para ti. Pode fazer uma grande diferença face a outros.

    Os Dacia a gasolina têm-se portado relativamente bem, tal como nos renault, melhor que os diesel.
    Pessoalmente não gosto da condução desse 0,9. A primeira tem que ser usada com bastante mais frequência que aquilo que eu acho aceitável, tal a falta de binário a baixas rotações. Curvas em 2ª a baixa velocidade em qualquer charuto passam a ser em 1ª com o motor aos berros só para o carro não se engasgar, mas há quem goste ou não se incomode.
    Tenciono fazer um test drive, para ver se gosto ou não, mas o foco é mais no equipamento por preço reduzido, estética aceitável e GPL

    O objectivo seria também manter o carro por muitos anos até que deixasse de compensar um dia, quando desse demasiadas avarias.
    Última edição por EscapeLivre : 24-08-17 às 14:20:35

  26. #26
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    epá eu leio aqui coisas...
    eu tenho um stepway 0.9 posteriormente convertido a GPL.
    Não notei qualquer diferença nas prestações após conversão.
    O carro é bom para o que se paga, o motor anda bem, ainda ontem fiz a vasco da gama toda a 170 de ponteiro (alguma pressa), aguentou todas as subidas, no dia anterior CC a 130 e A8 até torres vedras, desceu para os 100 no subida mais acentuada, mas mesmo assim ia a passar uns quantos.

    Defeitos:
    A frio (pior no inverno) o motor soluça um pouco até aquecer, parece até reticente, acontece em todos, mas 5m depois já passou.
    A qualidade de montagem podia ser melhor, a construção é boa.
    A qualidade da tinta é má, qualquer pedra tira logo um bocado.
    Gasta demais em AE a velocidades de 120/130 (se forem sem subidas gasta o normal), idem em cidade com para arranca.

    De momento tem registado no CB 6.8 cerca de 60kmh velocidade media e quase 500km feitos, tenho de ir por GPL.
    A gpl a média anda nos 8.8.

    Dúvidas diz e ignora os comentários "falta de força em baixas", eu vim dum 2.0 HDI 136cv e o dacia consegue quase ser mais rápido até aos 100KMH.

    Raramente ponho a primeira nos meus percursos.. só mesmo para arrancar...
    Obrigado pelo post, boa descrição.

    O 2.0 HDI 136cv conheço bem mas só com caixa auto e fica lindamente, claro que a caixa escolhe sempre as melhores RPM num ápice.

    O 2.0 HDI 110cv que tenho é manual de 5 velocidades, e é excelente a baixas RPM, mas eu adapto-me a qualquer motor

  27. #27
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    Tenho um GPL de fábrica e não noto qualquer quebra de potência a GPL, a diferença é que gasta mais do que se andasse a gasolina(mais 1.5l). Com a gasolina a 1.40€ e o GPL a 0.48€ não vejo onde está a dúvida.

  28. #28
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    GPL abaixo de 50 cent o litro ? Maravilha

  29. #29
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    jumbo...

  30. #30
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    O GPL tambem tem aditivos ? Há GPL simples e GPL aditivado? Desculpem lá a minha ignorância. Mas tenho aqui a repsol ao lado, acho que é 50 e tal centimos, é barato na mesma

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