Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso
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Título: Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso

  1. #1
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    Por Defeito Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso

    Tópico para falar daqueles produtos que não tiveram grande desempenho comercial mas que, olhando retrospectivamente, apontaram para uma fórmula que depois outros conseguiram colocar no mercado com enorme sucesso.

    Ford Fusion (2002)




    Quase uma década antes do Juke iniciar a moda de quase todos os construtores oferecerem um produto tipo "B-SUV", a Ford Europa lançava um Fiesta mais habitável, alto e um excelente aliado para subir passeios nas cidades. Tal qual 2008, Captur que agora enchem as estradas.

    (e, sim, antes tínhamos já tido o HR-V mas a fórmula não era exactamente a mesma)

    Opel Vectra GTS (2002)



    Atribui-se ao Mercedes CLS o facto de ter começado a moda dos "coupés de 4 portas" em 2003 (nota: a Audi chegou a ter em fase avançada de desenvolvimento na geração B6 um A4 do mesmo género e borregou à última da hora).

    Mas, se formos a ver, foi mesmo a Opel que experimentou pela primeira vez oferecer uma "berlina desportiva" no seio de uma gama, neste caso propondo a versão de 5p com uma linha de tecto mais descendente. E que agora vemos replicada com enorme sucesso em "fastbacks" como o Audi A5 Sportback ou BMW Série 4 GranCoupé.

    VW New Beetle (1998)



    Iniciou a onda do revivalismo com uma fórmula simples: pegar nas premissas visuais de um modelo marcante do séc. XX adaptando-as à modernidade e vender a coisa com posicionamento premium. Viu depois a BMW lançar o MINI (2001) e a Fiat o novo 500 (2007) com o sucesso que o New Beetle nunca conseguiu.

    Alguém se lembra de mais exemplos?


  2. #2
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    Por Defeito

    Alguns talvez tenham saído antes do tempo certo, mas outros falharam por culpa própria. O Fusion, por exemplo, que sabe tão bem ver como comer uma feijoada em que se esqueceram de pôr sal...

    O Vectra GTS, por exemplo, teve um sucesso razoável ou o Beetle vendeu-se muito bem nos "States" e Japão...

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Opel Vectra GTS (2002)



    Atribui-se ao Mercedes CLS o facto de ter começado a moda dos "coupés de 4 portas" em 2003 (nota: a Audi chegou a ter em fase avançada de desenvolvimento na geração B6 um A4 do mesmo género e borregou à última da hora).

    Mas, se formos a ver, foi mesmo a Opel que experimentou pela primeira vez oferecer uma "berlina desportiva" no seio de uma gama, neste caso propondo a versão de 5p com uma linha de tecto mais descendente. E que agora vemos replicada com enorme sucesso em "fastbacks" como o Audi A5 Sportback ou BMW Série 4 GranCoupé.
    O Vectra GTS não é uma berlina de 4 portas mas antes a variante de 5 portas de uma tradicional berlina de 4 a que deram um nome e uma conotação mais desportiva. Desde os tempos do Askonha / 1604 que a variante existe e continua a existir com o Insígnia. E sempre tiveram, sobretudo o Vectra (1988), versões desportivas.

    Outra coisa, a designação Coupé é demasiado usada de forma errada, um Coupé não tem portão de bagageira mas antes uma tampa. Nem a BMW tem a lata de designar as versões de 5 portas do 3 e 5 de Coupé.

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    O Vectra GTS não é uma berlina de 4 portas mas antes a variante de 5 portas de uma tradicional berlina de 4 a que deram um nome e uma conotação mais desportiva. Desde os tempos do Askonha / 1604 que a variante existe e continua a existir com o Insígnia. E sempre tiveram, sobretudo o Vectra (1988), versões desportivas.

    Outra coisa, a designação Coupé é demasiado usada de forma errada, um Coupé não tem portão de bagageira mas antes uma tampa. Nem a BMW tem a lata de designar as versões de 5 portas do 3 e 5 de Coupé.
    Quais? Os Gran... Coupé?

  5. #5
    Piloto de Testes brunomeleiro's Avatar
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    Pegando nesses 3 casos:

    O Ford Fusion. é um carro que já nasceu velho, em que nem a febre dos SUV o salvaria do insucesso. Não era mais que um fiesta mk6 com um desenho pior e fora de tempo. A imagem do modelo estava longe de ser associada aos actuais SUV.
    Mas é engraçado que o sucessor do Fusion, e que até trouxe novidades únicas, conseguiu ser um fiasco ainda maior. Falo obviamente do B-max.


    O caso do Vectra, chamar-lhe de coupé desportivo é um verdadeiro crime
    Não acho que seja um formato visionário, antes pelo contrário, vejo-o como um formato decadente que sempre existiu e que quase só deve vender em França. Um vulgar seg. D 5 portas, que são cada vez menos e existiu em modelo como o Laguna

    honda concerto

    e mais alguns, como o Xantia, Mondeo..., que tiveram este tipo de carroçaria, e com o tempo foram desaparecendo.

    Quanto ao Beetle, e porque é inevitável comparar com os Mini e 500, acho que não teve o mesmo sucesso devido ao tipo de carroçaria.
    O Beetle tem uma carroçaria tipo anos 50, fora dos padrões actuais e que já não tem nada a ver com um carro utilitário contemporâneo, onde quer o Mini quer o 500 se integram perfeitamente!

  6. #6
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    Acho que a "carrinha" Datsun 120Y é um bom exemplo.
    Formato shooting break de verdade,pois era uma carrinha de só 2 portas, que não conheceu grande sucesso... Entretanto, hoje em dia há as CLA, CLS, Panamera...

  7. #7
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    Embora também não concorde com as tuas escolhas do GTS e Beetle decidi também dar as minhas para não dizerem que venho só criticar:

    - Pontiak Aztek -

    Não era bonito mas veio em conceito estrear a lógica de um pequeno crossover que não precisa de aptidoes TT mas sim apenas de as parecer.


    Audi A2

    um segmento B/C premium construído com materiais de excepção e possibilidade de ter o equipamento apenas disponivel em carros de segmentos acima e preço condizente. Além de motores diesel de baixa cilindrada....


    AMC eagle
    Criou o segmento de carrinhas allroad. Mas n pegou.

    Tecnologias nos carros

    86 Buick Riviera, vinha opcionalmente com um ecran touch que permitia controlar radio, climatização, CB, etc. Reparem a visão de quem tomou esta decisão! A tecnologia é que ainda n estava afinada e não prosseguiu.

    81 Cadillac V8, uma versão vinha com um sistema que permitia desligar cilindros por forma a poupar combustivel. Funcionava mal e acabou por ser descontinuado. Reparem uma vez mais na visão.

  8. #8
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    Com o New Bettle outro flop foi o PT Cruiser

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
    Com o New Bettle outro flop foi o PT Cruiser
    Não me lembrava desse, mas sofre do mesmo mal que enumerei: formato de carroçaria dos anos 50.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    Acho que a "carrinha" Datsun 120Y é um bom exemplo.
    Formato shooting break de verdade,pois era uma carrinha de só 2 portas, que não conheceu grande sucesso... Entretanto, hoje em dia há as CLA, CLS, Panamera...
    Na altura dessa Datsum era normal as van/sw terem 3 portas.
    o meu avô teve uma escort mk1 com esse formato

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Outra coisa, a designação Coupé é demasiado usada de forma errada, um Coupé não tem portão de bagageira mas antes uma tampa. Nem a BMW tem a lata de designar as versões de 5 portas do 3 e 5 de Coupé.
    Estás equivocado. Um Coupé é um carro com a traseira cortada. Pode ter ou não porta traseira. Se tiver é vulgarmente designado por liftback, que é uma sub-categoria dos Coupé. O Toyota Celica é um exemplo de um Coupé com porta traseira.

  12. #12
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    O tópico é uma boa ideia.

    A nível de SUVs/crossovers penso que há viaturas anteriores ao Fusion. Nos anos 80 havia o Toyota Tercel Wagon e o Civic Wagon, ambos com tracção às 4, carroçaria alta e maior altura ao solo.

    O Vectra é bem lembrado, mas já gerações anteriores tinham versões semelhantes. Por exemplo:



    O CLS tem a diferenciação de ser um fastback de 4 portas.

    Os fastback existem desde os anos 30, tiveram foi épocas de maior e outras de menor sucesso. Actualmente estamos numa fase em que o fastback é moda, sem dúvida.

    Acrescentando ao tópico, penso que o Mercedes Classe A foi, em 1997, pioneiro na monovolumização dos segmento B:



    Agora são basicamente todos assim.
    Última edição por MSchumacher : 11-08-17 às 02:35:02

  13. #13
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    E curiosamente os Liftback, que praticamente desapareceram, estão a começar a voltar, essencialmente pelas mãos dos asiáticos.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    O Vectra GTS não é uma berlina de 4 portas mas antes a variante de 5 portas de uma tradicional berlina de 4 a que deram um nome e uma conotação mais desportiva. Desde os tempos do Askonha / 1604 que a variante existe e continua a existir com o Insígnia. E sempre tiveram, sobretudo o Vectra (1988), versões desportivas.

    Outra coisa, a designação Coupé é demasiado usada de forma errada, um Coupé não tem portão de bagageira mas antes uma tampa. Nem a BMW tem a lata de designar as versões de 5 portas do 3 e 5 de Coupé.
    Variantes de 5p já existiam na categoria desde o Renault 16. Mas até ao Vectra GTS, nenhuma marca tinha apresentado a versão 5p como o elemento desportivo da gama nomeadamente criando uma linha de tejadilho mais descendente/curva e decorando-o com elementos "sport". Até aí a versão 5p era a utilitária da gama e apresentada pelas facilidades de acesso à bagageira. Nomeadamente nos tempos em que as carroçarias Break eram quadradas e apostavam no volume da bagageira (isso mudou com a 156 SW, primeira SW com bagageira mais pequena que o 4p).


    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Pegando nesses 3 casos:

    O Ford Fusion. é um carro que já nasceu velho, em que nem a febre dos SUV o salvaria do insucesso. Não era mais que um fiesta mk6 com um desenho pior e fora de tempo. A imagem do modelo estava longe de ser associada aos actuais SUV.

    O caso do Vectra, chamar-lhe de coupé desportivo é um verdadeiro crime
    Não acho que seja um formato visionário, antes pelo contrário, vejo-o como um formato decadente que sempre existiu e que quase só deve vender em França. Um vulgar seg. D 5 portas, que são cada vez menos e existiu em modelo como o Laguna
    e mais alguns, como o Xantia, Mondeo..., que tiveram este tipo de carroçaria, e com o tempo foram desaparecendo.

    Quanto ao Beetle, e porque é inevitável comparar com os Mini e 500, acho que não teve o mesmo sucesso devido ao tipo de carroçaria.
    O Beetle tem uma carroçaria tipo anos 50, fora dos padrões actuais e que já não tem nada a ver com um carro utilitário contemporâneo, onde quer o Mini quer o 500 se integram perfeitamente!
    Exacto, o Fusion é o exemplo perfeito de como os ingredientes estavam todos no sítio mas fizeram a coisa tão insossa que o carro não vendeu (a meu ver o problema era geral das linhas desse fiesta que ficou ali numa terra de ninguém na transição pós-new edge design um pouco como o Mondeo da altura).

    Idem relativamente ao GTS.

    Concordo com o que dizes sobre Beetle (e PT Cruiser), todo o formato da carroçaria pré-WW2 prejudica face aos MINI e 500 que se enquadram facilmente.

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post

    - Pontiak Aztek -

    Não era bonito mas veio em conceito estrear a lógica de um pequeno crossover que não precisa de aptidoes TT mas sim apenas de as parecer.


    Audi A2

    um segmento B/C premium construído com materiais de excepção e possibilidade de ter o equipamento apenas disponivel em carros de segmentos acima e preço condizente. Além de motores diesel de baixa cilindrada....


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    86 Buick Riviera, vinha opcionalmente com um ecran touch que permitia controlar radio, climatização, CB, etc. Reparem a visão de quem tomou esta decisão! A tecnologia é que ainda n estava afinada e não prosseguiu.

    81 Cadillac V8, uma versão vinha com um sistema que permitia desligar cilindros por forma a poupar combustivel. Funcionava mal e acabou por ser descontinuado. Reparem uma vez mais na visão.
    Citação Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
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    Citação Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
    O tópico é uma boa ideia.

    A nível de SUVs/crossovers penso que há viaturas anteriores ao Fusion. Nos anos 80 havia o Toyota Tercel Wagon e o Civic Wagon, ambos com tracção às 4, carroçaria alta e maior altura ao solo.

    O Vectra é bem lembrado, mas já gerações anteriores tinham versões semelhantes. Por exemplo:



    O CLS tem a diferenciação de ser um fastback de 4 portas.

    Os fastback existem desde os anos 30, tiveram foi épocas de maior e outras de menor sucesso. Actualmente estamos numa fase em que o fastback é moda, sem dúvida.

    Acrescentando ao tópico, penso que o Mercedes Classe A foi, em 1997, pioneiro na monovolumização dos segmento B:



    Agora são basicamente todos assim.
    que salganhada

    Aztek: Se pode ter sido o primeiro no formato crossover, o hardware era de um SUV (versões 2WD e 4WD). O Fusion era literalmente um Fiesta de saltos altos, FWD simples sem outra hipótese.

    Vectra GTS: idem sobre o que disse anteriormente: versões 5p existiam há séculos, não é essa a questão. Ser a versão desportiva/sexy isso sim.

    Classe A 97: sim, é o primeiro MPV do segmento B mas essa fórmula (Modus, C3 Picasso, B-Max) nunca teve sucesso portanto acho que não se enquadra no tópico porque é um formato que nunca ninguém conseguiu que o consumidor ficasse deslumbrado. Contrariamente ao que aconteceu no segmento C, onde o Megane Scenic teve um tremendo hype no final dos anos 90...

  15. #15
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    Tópico interessante.

    Concordo plenamente com o Fusion, uma boa ideia mal executada.

    Alguns ainda se hão-de lembrar, outros não, mas saiu em 1977:


    Não sei se o caso dos modelos Subaru como Outback ou Forester podem ser considerados "flops" comerciais dado que vendiam muito em países como a Austrália. No entanto considero esses conceitos como algo percursores de muito do que se vê na estrada hoje.







    Podemos pelo menos falar numa mudança de paradigmas cá, dado que noutros países já tinham aceitação.

  16. #16
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    Carrinhas elevadas 4WD é um formato que teve bastante aceitação nos EUA, Austrália..., e concordo que foram os percursores da transição para os crossovers/SUVs actuais.

    Na Europa a Volvo e Audi têm tido um relativo sucesso com as suas versões CrossCountry e Allroad. Na minha opinião até têm um certo charme mas o overprice fica muito próximo do SUV equivalente neste momento.

    Podemos também falar no Scénic RX4 (1999) que na prática foi o primeiro a trazer o produto familiar com algumas capacidades fora de estrada ao segmento C


    Mas se formos rigorosos uns bons valentes anos antes tivemos o Golf Country (1990)

    Última edição por Andre : 11-08-17 às 10:13:20

  17. #17
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    Bem, comparar um Fusion com um Juke E eu nem gosto do Juke, mas o Fusion é muito mais feio que o Dácia mais feio de todos.

  18. #18
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    Impressionante esse 86 Buick Riviera que parece ter sido fabricado entre finais dos anos 80 início de 90, com écran touch.

    Essa tecnologia já existia na altura? Tinha ideia que era uma tecnologia surgida ali pela transição do século e muito longe ainda de chegar ao mercado automóvel.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Impressionante esse 86 Buick Riviera que parece ter sido fabricado entre finais dos anos 80 início de 90, com écran touch.

    Essa tecnologia já existia na altura? Tinha ideia que era uma tecnologia surgida ali pela transição do século e muito longe ainda de chegar ao mercado automóvel.
    Não sei de que falas em concreto, mas em off-topic posso garantir que a primeira vez que usei um ecrã touch foi em 1991.

    Falando dos carros, curioso esse Golf 4x4 ainda vi alguns importados a rolar por cá.

    Também é interessante ver o Scenic RX4 que acaba por ter mais recursos fora de estrada que hoje a maioria dos SUVs. E na altura era algo criticada por ser algo pretensiosa mas sem grandes capacidades... como isso mudou.

  20. #20
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    Então mas não foram os segmentos superiores que abriram caminho?

  21. #21
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    Alguns dos que já mencionaram não foram propriamente falhanços (veja-se o caso do primeira Classe A).



    Obviamente com um design e tecnologias atuais, hoje venderia mais.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Bem, comparar um Fusion com um Juke E eu nem gosto do Juke, mas o Fusion é muito mais feio que o Dácia mais feio de todos.
    De facto que comparação descabida, mesmo segmento, mesmo conceito de crossover, mesmo posicionamento, elevado etc etc
    Não estamos a comparar estéticas nem gostos, mas sim conceitos para o mercado. E sim são muitíssimo similares.

    E quanto ao design é como escolher entre uma rato branco ou um sapo verrugoso... nenhum é bonito, mas o Juke a mim agride-me mais a vista.

    Back on Topic.
    Um que nunca pegou, nem sei como classificar - é crossover mas tem um ar quadradão de jipe que lhe dá muito espaço.
    Mas o mercado não reagiu bem ao design mesmo que com muita practicalidade.

  23. #23
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    Por acaso sempre pensei que o Yeti pegasse quando o vi pela primeira vez.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
    Então mas não foram os segmentos superiores que abriram caminho?
    E um buick riviera é segmento baixo? Saiu em 1986 com touch screen e parece que a custar cerca de 20.000 dólares. Contas muito redondas e equivalendo a 20.000 euros na altura, hoje em dia seria algo como 75.000 euros. Isto é segmento baixo?

  25. #25
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    Juntando mais uns ingredientes aos "coupés" de 4p

    Volvo S60 - 2000
    A meu ver, um dos primeiros que queria ser outra coisa que não um sedan



    Mas se formos à década de 90 temos a Mazda com o 323 F

  26. #26
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    Intemporal esse 323F...

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Juntando mais uns ingredientes aos "coupés" de 4p

    Volvo S60 - 2000
    A meu ver, um dos primeiros que queria ser outra coisa que não um sedan


    Por acaso esse S60 tem outra particularidade: nasceu depois da versão carrinha. Claro que foram desenvolvidas em simultâneo mas o facto é que a Volvo pôs primeiro no mercado a V70P2 e usou essa particularidade no marketing inicial do produto.


  28. #28
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    O Vectra parece me um pouco forçado.

    A CAR Magazine também já disse o mesmo do Volvo S60 (Que saiu antes do Vectra C) e também me pareceu uma afirmação estranha.

    (EDIT: O crash chegou primeiro...)

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Por acaso esse S60 tem outra particularidade: nasceu depois da versão carrinha. Claro que foram desenvolvidas em simultâneo mas o facto é que a Volvo pôs primeiro no mercado a V70P2 e usou essa particularidade no marketing inicial do produto.
    Até se compreende...
    O mix entre carro e carrinha nesta gama da Volvo desde sempre pendeu para a carrinha. Atualmente, o mix entre S e V60 é de 15/85.
    E até diferenciavam a nomenclatura 60 vs 70.

  30. #30
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