Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso - Página 3
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Título: Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso

  1. #61
    Piloto de Kart FernandoZero's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
    Nao vejo o S60 com aspirações a algo que não uma berlina...
    Talvez por que já estejas acostumado com as berlinas com linha do tejadilho em forma de arco contínuo com transição suave para a mala. Mas até os anos 90 berlinas tinham três volumes bem marcados. Porém isto mudou em 1996 com o Passat B5 cujo tejadilho tinha uma curvatura em arco contínuo que com inicio ao pé da coluna "A" e término na coluna "c" com transição suave para o terceiro volume. Antes do Passat B5 esta linha de tejadilho era um traço distintivo dos coupés. Me parece que o trabalho é de autoria do Sr. Welmut Warkuss.

    Última edição por FernandoZero : 11-08-17 às 20:04:47


  2. #62
    Piloto de Kart FernandoZero's Avatar
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    A fugir um pouco do tópico, mas acredito que o primeiro carro de quatro portas ser batizado como um coupé pelo fabricante foi o Rover P5 Coupé:



    O P5 Coupé tinha linha do tejadilho ligeiramente mais baixa que o P5 Saloon:



    Mais importante do que analisar o formato das carroçarias foi o facto de a Rover afirmar que o P5 era de facto um coupé de quatro portas:

    Última edição por FernandoZero : 11-08-17 às 20:14:00

  3. #63
    Piloto de Provas de Perícia PAFFY's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    A conversa é sobre qualidade e preço de produtos. Dei exemplos. Focas a atenção nos produtos e não nos temas abordados. Estudasses.
    A conversa é sobre o título do tópico. Começa a focar aí a tua atenção e menos em coisas irrelevantes como açúcar que em nada acrescentam qualidade ao tópico.

    Devias começar a fazer menos spam no fórum, fica o conselho

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Variantes de 5p já existiam na categoria desde o Renault 16. Mas até ao Vectra GTS, nenhuma marca tinha apresentado a versão 5p como o elemento desportivo da gama nomeadamente criando uma linha de tejadilho mais descendente/curva e decorando-o com elementos "sport". Até aí a versão 5p era a utilitária da gama e apresentada pelas facilidades de acesso à bagageira.
    Sem sair da Opel e do legado do seu segmento D.

    [IMG]https://autodata24.com/i/opel/as****/as****-c-cc/large/f9ea0e0d4e13294998265d6a17eab4e1.jpg[/IMG]




    E replicado pela Renault...


  5. #65
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    Os franceses sempre apreciaram esse formato de "frente longa/traseira curta" O próprio ds já tinha esse formato, embora sem a 5ª porta. Na renault tivemos o 25, o Safrane, estes com a 5ª porta. Nos alemães ocorre-me o Audi 80 dos anos 80, desta vez sem 5ª porta.... Enfim, o formato não é raro nem especialmente original ou moderno.

  6. #66
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
    Alguns dos que já mencionaram não foram propriamente falhanços (veja-se o caso do primeira Classe A).
    a mercedes teve prejuízo de 1500€ ou algo do género em cada unidade produzida. é um facto conhecido.


    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Por acaso sempre pensei que o Yeti pegasse quando o vi pela primeira vez.
    por acaso pensei precisamente o contrário. com aquele formato de caixote vi logo que ia ser um flop, associado a uma marca que estava ainda em mudança. hoje em dia muitos mais pensam em skoda, na altura ainda tinha passado pouco tempo em relação às skodas felicia e skoda pick up, muito frágeis e ainda com aspeto de leste.

  7. #67
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    Citação Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
    Então mas não foram os segmentos superiores que abriram caminho?
    Citação Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
    A conversa é sobre o título do tópico. Começa a focar aí a tua atenção e menos em coisas irrelevantes como açúcar que em nada acrescentam qualidade ao tópico.

    Devias começar a fazer menos spam no fórum, fica o conselho
    Irrelevantes são os teus conselhos.

    Estudasses.

  8. #68
    Chefe de Equipa Obtuso's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Os franceses sempre apreciaram esse formato de "frente longa/traseira curta" O próprio ds já tinha esse formato, embora sem a 5ª porta. Na renault tivemos o 25, o Safrane, estes com a 5ª porta. Nos alemães ocorre-me o Audi 80 dos anos 80, desta vez sem 5ª porta.... Enfim, o formato não é raro nem especialmente original ou moderno.
    Mas os franceses abusavam, especialmente a citroen. Mas também me pareceu ser sempre uma marca à frente do seu tempo.

  9. #69
    Piloto de Provas de Perícia PAFFY's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Irrelevantes são os teus conselhos.

    Estudasses.
    Mais offtopic? Estou a ver que te causo muita comichão

  10. #70
    Piloto de Provas de Perícia PAFFY's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Irrelevantes são os teus conselhos.

    Estudasses.
    Mais offtopic? Estou a ver que te causo muita comichão

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
    A fugir um pouco do tópico, mas acredito que o primeiro carro de quatro portas ser batizado como um coupé pelo fabricante foi o Rover P5 Coupé:



    O P5 Coupé tinha linha do tejadilho ligeiramente mais baixa que o P5 Saloon:



    Mais importante do que analisar o formato das carroçarias foi o facto de a Rover afirmar que o P5 era de facto um coupé de quatro portas:

    Muito interessante

  12. #72
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    Pessoal são modas, hora é sedan ou liftback.
    Podem ir buscar carros dos anos 70s, 80s etc, que existem exemplos para tudo.
    A verdade é que no final dos anos 90s e no inicio do século os liftback estava fora de moda, no entanto voltaram agora em força.

  13. #73
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    Eis o carro de teste de mercado do Qashqai...


  14. #74
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    Eu rotulo quer o Ford Fusion quer o B-Max como MPV, não como SUV. E nesse aspecto o Fusion não nasceu antes do tempo (já havia o Idea e o Meriva, por exemplo), era simplesmente menos versátil do que estes.

    Outros MPV que foram um fiasco foram o Modus e o 1007, demasiado pequenos.

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Tópico interessante.

    Concordo plenamente com o Fusion, uma boa ideia mal executada.

    Alguns ainda se hão-de lembrar, outros não, mas saiu em 1977:


    Não sei se o caso dos modelos Subaru como Outback ou Forester podem ser considerados "flops" comerciais dado que vendiam muito em países como a Austrália. No entanto considero esses conceitos como algo percursores de muito do que se vê na estrada hoje.







    Podemos pelo menos falar numa mudança de paradigmas cá, dado que noutros países já tinham aceitação.
    Na minha opinião os Legacy e Foresters venderam pouco cá, penso que por causa dos impostos, pelo importador e pela marca estar apenas focada no Impreza.

    Quem ainda se lembra do Rav 4 mk1? Até houve uma versão comercial.
    Agora é uma raridade. Mas a falta de segurança passiva e ativa não ajudaram muito



    Eu preferia uma Legacy Outback a uma A4 Allroad.

  16. #76
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    Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    Eu rotulo quer o Ford Fusion quer o B-Max como MPV, não como SUV. E nesse aspecto o Fusion não nasceu antes do tempo (já havia o Idea e o Meriva, por exemplo), era simplesmente menos versátil do que estes.

    Outros MPV que foram um fiasco foram o Modus e o 1007, demasiado pequenos.
    O próprio conceito de monovolume afasta muita clientela, já o "Jipe" tem o efeito contrário.
    outro fenómeno é o "Sport" ou o qualquer coisa desportivo. E até na própria designação de SUV isso está explícito.

    Eu até achava (e acho) piada a esses carritos mais altos e com outros atributos em termos de versatilidade, mas claro que isso era antes de ter carta .
    Para deslocações em cidade, ir às compras, levar os filhos à escola, pessoas de mais idade e com maiores dificuldades de locomoção, parecem-me das melhores escolhas.

  17. #77
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    o 1007 foi outro que deu prejuízo à marca, assim como vw fox, outro fiasco.

  18. #78
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Já agora, o Corolla Liftback vs o Corolla de 5 portas....









  19. #79
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Outro exemplo do Corolla Liftback vs o 5 portas:






    Última edição por nto : 13-08-17 às 00:37:18

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    o 1007 foi outro que deu prejuízo à marca, assim como vw fox, outro fiasco.
    O Fox foi uma boa lição à VW. Coisas brasileiras são para ficar no Brasil*.

    Excepto a Juliana Paes, mas isso é outra conversa.

  21. #81
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    Pegando ainda na geração do Vectra GTS, a Opel tinha para lá perdida na gama uma coisa chamada Signum. A receita: pegar numa berlina convencional, dar-lhe uma carroçaria ligeiramente diferente do modelo base e fazer dela uma versão luxuosa. O Signum foi um fiasco mas a Citroen pegou na mesma receita e aplicou-a com sucesso aos DS.

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    Pegando ainda na geração do Vectra GTS, a Opel tinha para lá perdida na gama uma coisa chamada Signum. A receita: pegar numa berlina convencional, dar-lhe uma carroçaria ligeiramente diferente do modelo base e fazer dela uma versão luxuosa. O Signum foi um fiasco mas a Citroen pegou na mesma receita e aplicou-a com sucesso aos DS.
    uma versão luxuosa e mais habitável. Não concordo com a comparação com o Ds5 porwue a filosofia é diferente.

    a única criatura que tem andado por aí com as premissas do signum é o 5Gt, que depois se viu acompanhado pepo 3Gt da BMW... ambos sem um sucesso significativo pelo menos na Europa (para a BMW continuar agora com o 6Gt é porque o que vende compensa, digo eu...)

  23. #83
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    Mas o Signum teve alguma réplica noutra marca?

  24. #84
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    uma versão luxuosa e mais habitável. Não concordo com a comparação com o Ds5 porwue a filosofia é diferente.

    a única criatura que tem andado por aí com as premissas do signum é o 5Gt, que depois se viu acompanhado pepo 3Gt da BMW... ambos sem um sucesso significativo pelo menos na Europa (para a BMW continuar agora com o 6Gt é porque o que vende compensa, digo eu...)
    Acho que a DS soube dar o toque de desportividade (e beleza, diga-se) que faltou ao Signum.

    Mas concordo que os BMW GT sejam o exemplo mais próximo. Não estou bem dentro dos números mas tenho ideia que falhou na Europa mas vendeu muito bem nos States.

  25. #85
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Mas o Signum teve alguma réplica noutra marca?
    O Chevrolet Malibu Maxx era um primo distante do Signum





    E foi um falhanço ainda maior que o original


    Mas defendo a opinião de que o DS5 foi uma bem sucedida amálgama dos conceitos do Renault Avantime e do Opel Signum.







    O resultado foi um meio termo entre monovolume, carrinha e hatchbach rasteiro de caráter desportivo.
    Última edição por FernandoZero : 18-08-17 às 14:18:51

  26. #86
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    Aspecto desporitvo que carácter nunca o teve

  27. #87
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Aspecto desporitvo que carácter nunca o teve
    Bem visto

  28. #88
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    O virar do século foi interessante nos segmento E generalistas. Sem conseguirem impor-se face ao trio alemão, apareceram uma série de soluções fora da caixa:

    - a Lancia lança o Thesis, uma berlina 3 volumes clássica mas com um design muito arrojado;

    - a Opel lança o Signum, uma derivação do Vectra em formato Hatch supostamente mais luxuosa;

    - a Renault lança o VelSatis, uma nave espacial;

    - a Citroën lança o C6, uma berlina liftback com design arrojado

    Só a Peugeot lançou um 3 volumes convencional. Ainda assim, foi a menos mal sucedida de todas. No entanto, o resultado geral foi mais ou menos o mesmo: um rotundo falhanço.

  29. #89
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    Citação Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    O virar do século foi interessante nos segmento E generalistas. Sem conseguirem impor-se face ao trio alemão, apareceram uma série de soluções fora da caixa:

    ...

    - a Renault lança o VelSatis, uma nave espacial;

    - a Citroën lança o C6, uma berlina liftback com design arrojado
    Tanto um como o outro, seguem uma filosofia que já vinha de trás das respectivas marcas.

    O topo de gama da Renault, por exemplo, é desde os meados dos anos 60 uma berlina de 5 portas (R16, duo R20/R30, R25, Safrane...). Apenas houve a intenção de colar um pouco o VelSatis à imagem dos monovolumes (sensação de espaço e não modularidade como num MPV puro) tão característica da marca e tão em voga apartir de meados da década de 90. E talvez tenha sido esta colagem que o tenha condenado, pois o original, apesar de ter quase todos os elementos estilísticos no VelSatis, era bem mais baixo.

    O C6 foi buscar muita inspiração ao CX e insere-se perfeitamente na linhagem deste último e do XM. E está muito fiel ao seu protótipo original.

  30. #90
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    Citação Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    O virar do século foi interessante nos segmento E generalistas. Sem conseguirem impor-se face ao trio alemão, apareceram uma série de soluções fora da caixa:

    - a Lancia lança o Thesis, uma berlina 3 volumes clássica mas com um design muito arrojado;

    - a Opel lança o Signum, uma derivação do Vectra em formato Hatch supostamente mais luxuosa;

    - a Renault lança o VelSatis, uma nave espacial;

    - a Citroën lança o C6, uma berlina liftback com design arrojado

    Só a Peugeot lançou um 3 volumes convencional. Ainda assim, foi a menos mal sucedida de todas. No entanto, o resultado geral foi mais ou menos o mesmo: um rotundo falhanço.
    Todos constataram que havia alguma demanda para alguma alternativa às tradicionais berlinas do segmento E, porém falharam em identificar tipologia da carroçaria. Quem apostou no SUVs ganhou.

    Ja agora o C6 era uma berlina de quatro portas com aspecto de "falso liftback" visto que a tampa da mala tem abertura convencional:





    Diferente do C5 I que era um liftback com aspecto de "falsa berlina".

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