Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso - Página 2
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Título: Carros que falharam ao lado de uma fórmula de (posterior) sucesso

  1. #31
    Piloto de Testes JEDI's Avatar
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    Nao vejo o S60 com aspirações a algo que não uma berlina...


  2. #32
    Piloto de Provas de Perícia PAFFY's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    E um buick riviera é segmento baixo? Saiu em 1986 com touch screen e parece que a custar cerca de 20.000 dólares. Contas muito redondas e equivalendo a 20.000 euros na altura, hoje em dia seria algo como 75.000 euros. Isto é segmento baixo?
    Se é caro é porque deve ser bom e pertence a um segmento superior.

    Coitado, não dá para mais...

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
    Nao vejo o S60 com aspirações a algo que não uma berlina...
    Sim, mas provavelmente foi mesmo o primeiro sedan a sacrificar a habitabilidade traseira por estilo.

    Um pouco como a AR 156 SW foi a primeira carrinha a sacrificar mala por estilo ao ponto de ter uma volumetria mais pequena que a berlina que lhe estava na base.



    Isto numa altura onde o segmento D ainda apresentava carrinhas de 7 lugares (Laguna Nevada/Break e 406 Break).

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
    Nao vejo o S60 com aspirações a algo que não uma berlina...
    Eu também não!
    E também tenho dificuldades em ver nos ditos coupé 4 portas algo mais que um sedam, e o mesmo para as ditas shooting brake.
    Claro que um 6 GC, e principalmente o CLS é um produto mais elegante que os tijolos S, s7, a8..., por ser mais esguio e elegante.

  5. #35
    Piloto de Testes JEDI's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Sim, mas provavelmente foi mesmo o primeiro sedan a sacrificar a habitabilidade traseira por estilo.

    Um pouco como a AR 156 SW foi a primeira carrinha a sacrificar mala por estilo ao ponto de ter uma volumetria mais pequena que a berlina que lhe estava na base.



    Isto numa altura onde o segmento D ainda apresentava carrinhas de 7 lugares (Laguna Nevada/Break e 406 Break).
    O S60 não tem o tejadilho descendente o suficiente para sacrificar os lugares traseiros, o que dá essa impressao é o recorte da janela lateral traseira, mas o tejadilho em si tem o perfil normal... na minha optica claro.

  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Tópico interessante.

    Concordo plenamente com o Fusion, uma boa ideia mal executada.

    Alguns ainda se hão-de lembrar, outros não, mas saiu em 1977:


    Não sei se o caso dos modelos Subaru como Outback ou Forester podem ser considerados "flops" comerciais dado que vendiam muito em países como a Austrália. No entanto considero esses conceitos como algo percursores de muito do que se vê na estrada hoje.







    Podemos pelo menos falar numa mudança de paradigmas cá, dado que noutros países já tinham aceitação.
    Esse Talbot hoje era capaz de vender bem, gostei sempre muito desse modelo

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Sim, mas provavelmente foi mesmo o primeiro sedan a sacrificar a habitabilidade traseira por estilo.

    Um pouco como a AR 156 SW foi a primeira carrinha a sacrificar mala por estilo ao ponto de ter uma volumetria mais pequena que a berlina que lhe estava na base.



    Isto numa altura onde o segmento D ainda apresentava carrinhas de 7 lugares (Laguna Nevada/Break e 406 Break).
    essa ainda hoje é um carro muito bonito, bem com a berlina

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Tópico interessante.


    Alguns ainda se hão-de lembrar, outros não, mas saiu em 1977:



    Faz-me lembrar um carro mas não estou a ver qual é

  9. #39
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Sim, mas provavelmente foi mesmo o primeiro sedan a sacrificar a habitabilidade traseira por estilo.

    Um pouco como a AR 156 SW foi a primeira carrinha a sacrificar mala por estilo ao ponto de ter uma volumetria mais pequena que a berlina que lhe estava na base.



    Isto numa altura onde o segmento D ainda apresentava carrinhas de 7 lugares (Laguna Nevada/Break e 406 Break).
    A primeira? Sempre pensei que a Audi 80 Avant tinha saído primeiro...

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
    Se é caro é porque deve ser bom e pertence a um segmento superior.

    Coitado, não dá para mais...
    Tu atiras os foguetes, fazes a festa e vais buscar as canas.

    Quem é que falou em qualidade?

    Eu falei objectivamente no preço, e o preço faz posicionar qualquer produto, independentemente da sua qualidade. Se é caro, nunca pode ser segmento baixo.

    Até o açúcar já foi um produto premium, caro e acessível a poucos, vê lá... Hoje em dia de tão barato não deve valer nada.

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Classe A 97: sim, é o primeiro MPV do segmento B mas essa fórmula (Modus, C3 Picasso, B-Max) nunca teve sucesso portanto acho que não se enquadra no tópico porque é um formato que nunca ninguém conseguiu que o consumidor ficasse deslumbrado. Contrariamente ao que aconteceu no segmento C, onde o Megane Scenic teve um tremendo hype no final dos anos 90...
    Hoje em dia é praticamente tudo monovolúmico no segmento B, Fiesta, Clio, Mazda 2, Peugeot 208, Yaris, Jazz, etc, etc. Por isso teve sucesso e não foi pouco.

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post


    Faz-me lembrar um carro mas não estou a ver qual é
    Matra Discovery

  13. #43
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    Faz-me lembrar um carro mas não estou a ver qual é
    O pápamovel

    Cump.

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    A primeira? Sempre pensei que a Audi 80 Avant tinha saído primeiro...
    E antes da 80 Avant já tinha saído a E30 touring com a mala mais pequena que a berlina.

  15. #45
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Variantes de 5p já existiam na categoria desde o Renault 16. Mas até ao Vectra GTS, nenhuma marca tinha apresentado a versão 5p como o elemento desportivo da gama nomeadamente criando uma linha de tejadilho mais descendente/curva e decorando-o com elementos "sport". Até aí a versão 5p era a utilitária da gama e apresentada pelas facilidades de acesso à bagageira. Nomeadamente nos tempos em que as carroçarias Break eram quadradas e apostavam no volume da bagageira (isso mudou com a 156 SW, primeira SW com bagageira mais pequena que o 4p).



    Exacto, o Fusion é o exemplo perfeito de como os ingredientes estavam todos no sítio mas fizeram a coisa tão insossa que o carro não vendeu (a meu ver o problema era geral das linhas desse fiesta que ficou ali numa terra de ninguém na transição pós-new edge design um pouco como o Mondeo da altura).

    Idem relativamente ao GTS.

    Concordo com o que dizes sobre Beetle (e PT Cruiser), todo o formato da carroçaria pré-WW2 prejudica face aos MINI e 500 que se enquadram facilmente.







    que salganhada

    Aztek: Se pode ter sido o primeiro no formato crossover, o hardware era de um SUV (versões 2WD e 4WD). O Fusion era literalmente um Fiesta de saltos altos, FWD simples sem outra hipótese.

    Vectra GTS: idem sobre o que disse anteriormente: versões 5p existiam há séculos, não é essa a questão. Ser a versão desportiva/sexy isso sim.

    Classe A 97: sim, é o primeiro MPV do segmento B mas essa fórmula (Modus, C3 Picasso, B-Max) nunca teve sucesso portanto acho que não se enquadra no tópico porque é um formato que nunca ninguém conseguiu que o consumidor ficasse deslumbrado. Contrariamente ao que aconteceu no segmento C, onde o Megane Scenic teve um tremendo hype no final dos anos 90...
    Acho estranho um user bem informado como tu estar a bater nisso.
    O GTS é verdade que foi vendido dessa forma em alguns mercados, mas basta ir ao espanhol ou ingles para ver que isso não foi uniforme. Vendeu-se como versao de 5p. Até em versões com tampões.

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Acho estranho um user bem informado como tu estar a bater nisso.
    O GTS é verdade que foi vendido dessa forma em alguns mercados, mas basta ir ao espanhol ou ingles para ver que isso não foi uniforme. Vendeu-se como versao de 5p. Até em versões com tampões.
    Exacto. Para que é que interessa o marketing? O que interessa é a realidade daquilo que o carro é. Mas nem insisti, acho que não vale a pena.

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
    Exacto. Para que é que interessa o marketing? O que interessa é a realidade daquilo que o carro é. Mas nem insisti, acho que não vale a pena.
    O marketing interessa muito. Aliás há muitas coisas que compramos no dia a dia com preços muito acima do expectavel por marketing.

  18. #48
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    O marketing afecta a percepção da realidade por parte (de uma parte) do público, não a realidade em si. Julgava que estávamos a falar da última. Afinal não? OK, continuem!

  19. #49
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    Acho o Audi A2, referido anteriormente, um dos maiores exemplos de resposta ao tópico. Irónico e engraçado, sobretudo para os marketeers avaliar estes episódios, verdadeiros, case studies.

    Bom tópico, Andre!

  20. #50
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    O A2 era simplesmente feio e "tontinho" para um Audi.

    Não era "cute" (como o A1 pretende ser), nem parecia um monovolume (que ainda estiveram na moda mais tarde) nem parecia nada.

    Foi o Classe A da Audi só que vendeu ainda menos.

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post


    Faz-me lembrar um carro mas não estou a ver qual é
    com a frente um pouco menos aburguesada estaria no ponto!

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
    E antes da 80 Avant já tinha saído a E30 touring com a mala mais pequena que a berlina.
    E ainda há aqueles casos curiosos, tipo novo mazda 6, em que os 4/5 portas são maiores que a SW

  23. #53
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    Citação Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
    O marketing afecta a percepção da realidade por parte (de uma parte) do público, não a realidade em si. Julgava que estávamos a falar da última. Afinal não? OK, continuem!
    Que tal um anger management course? Que violência..

  24. #54
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    Citação Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
    Acho o Audi A2, referido anteriormente, um dos maiores exemplos de resposta ao tópico. Irónico e engraçado, sobretudo para os marketeers avaliar estes episódios, verdadeiros, case studies.

    Bom tópico, Andre!
    O A2 aparece em pleno fenómeno dos MPV em solo europeu.

    A meu ver acabou a ter pouco sucesso face ao Classe A -único concorrente- por ser mais caro, limitado em motorizações e menos habitável...sem falar na concorrência interna (A3) de quem vai ao stand e vê um e o outro.
    Última edição por Andre : 11-08-17 às 18:09:47

  25. #55
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    O GTS é verdade que foi vendido dessa forma em alguns mercados, mas basta ir ao espanhol ou ingles para ver que isso não foi uniforme. Vendeu-se como versao de 5p. Até em versões com tampões.
    As últimas unidades vendidas em portugal também eram 5p não GTS, e traziam equipamento esquisito (jantes 18, puxadores cromados...)

    De qualquer forma, aquela parte do tejadilho traseira era completamente diferente da versão normal 4p, talvez no meio daquela suposta má gestão, aproveitaram as carroçarias 5p para vender como sedan... Sei lá... Começando logo no facto de haver 4 versões distintas do mesmo carro (4p, 5p, sw, signum), nota-se bem porque é que a OPEL está como está

  26. #56
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    Tu atiras os foguetes, fazes a festa e vais buscar as canas.

    Quem é que falou em qualidade?

    Eu falei objectivamente no preço, e o preço faz posicionar qualquer produto, independentemente da sua qualidade. Se é caro, nunca pode ser segmento baixo.

    Até o açúcar já foi um produto premium, caro e acessível a poucos, vê lá... Hoje em dia de tão barato não deve valer nada.
    Até de açúcar fala. Incrível. Vale de tudo para tentar justificar-se no desespero. Até as comparações mais ridículas que se possa imaginar.

  27. #57
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    É a fúria do açúcar!!

  28. #58
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    Citação Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
    O A2 era simplesmente feio e "tontinho" para um Audi.
    Para mim é um dos mais felizes Audi de sempre.

    Citação Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
    Foi o Classe A da Audi só que vendeu ainda menos.
    Mesmo sendo '10x' melhor.

  29. #59
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    Até de açúcar fala. Incrível. Vale de tudo para tentar justificar-se no desespero. Até as comparações mais ridículas que se possa imaginar.
    A conversa é sobre qualidade e preço de produtos. Dei exemplos. Focas a atenção nos produtos e não nos temas abordados. Estudasses.

  30. #60
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    O marketing interessa muito. Aliás há muitas coisas que compramos no dia a dia com preços muito acima do expectavel por marketing.
    Pegando mais ou menos no que escreveste, pode-se pegar no exemplo do A4 VS A5 (sportback), tirando a questão da 5ª porta vs a versão berlina do A4, as algumas diferenças estéticas exteriores e mínimas diferenças ao nível de chassis justificam a diferença de preço que cá ronda alguns milhares de euros? Num pensamento exclusivamente racional é difícil preferir o A5 ao A4

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