Tesla Model 3 - Automóvel 2.0 - Página 4
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Título: Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

  1. #91
    Piloto de Testes Tjqueiroz's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por PePa Ver Post
    Esta questão toda do velocímetro central resolve-se com um HUD.. digo eu.

    Pessoalmente já conduzi carros com instrumentos no centro e acho terrível.
    Ainda não consegui confirmar se tem ou não, mas com Head Up Display fica logo resolvido.. Tenho um carro com instrumento a meio e é mesmo uma questão de habituação (Citroen C4)


  2. #92
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    Citação Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
    Mas o interessante aqui é que a Tesla tinha a logística toda pronta e a funcionar. Os clientes é que não aderiram à ideia.
    Se calhar tem a ver com o sentimento primitivo do ser humano de não quer coisas de outros e partilhar mas sim oculto da posse.

    E isso é válido até para baterias. Que são as "minhas baterias" e não baterias partilhadas.

    Os millenials vão-se desprendo mais deste culto, não só visão diferente como necessidade, mas as gerações mais velhas "respiram posse" de tudo.

    Basta ver o fenómeno das pessoas irem "todas" sozinhas no carro para o trabalho quando não raras vezes têm vizinhos que fazem uma deslocação semelhante e podiam dividir carro e despesas incluindo até a avença do estacionamento se fosse caso disso.


    Citação Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
    O problema de carregar rápido, é que degrada as baterias.
    Eu uso carregadores "de iPad" para carregar os meus iPhones mas já sei que vou "derreter" a bateria muito mais rapidamente.
    Prejudicas mais a bateria e o ganho real consta que é pouco do que já vi em testes a sério a isso.

    Fast charging dos OnePlus por exemplo, isso sim é muito rápido, 60% em 30m
    Ou algo do género. É muito bom.

    Agora se dá saúde à bateria? Isso já se sabe que não.

  3. #93
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    Citação Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    Só mais uma nota este interior do Model 3 a juntar a ideia da Nissan de ter só um pedal, até dá ideia que querem voltar a fazer com que as pessoas não se interessem pelos carros eléctricos
    Como é que é essa????
    Só um pedal? 😂🤔🙃

  4. #94
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    A Tesla fez um estudo pelos clientes e chegou à conclusão que estes não queriam a opção de troca de bateria.

    O carregamento rápido só prejudica quando a bateria não é arrefecida, pois o principal inimigo das baterias é o calor.

    Quanto à questão do velocímetro, gostava de saber quantas pessoas aqui é que já se sentaram mesmo no model 3, para dizerem o que o dizem

    Há um user noutro fórum que colocou o tablet dele no carro dele mais ou menos na mesma posição que está o ecrã do model 3 e fez até um vídeo onde mostrou perfeitamente que isso é um non-issue...

    Quanto ao resto do interior, claro que já se sabe que bonito, bonito, é ter milhares de botões em que a tinta se descasca toda e se demora horas a procurar pelo botão certo

  5. #95
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    Citação Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    Só mais uma nota este interior do Model 3 a juntar a ideia da Nissan de ter só um pedal, até dá ideia que querem voltar a fazer com que as pessoas não se interessem pelos carros eléctricos
    One pedal driving não significa só um pedal... que autêntica tolice que aí vai

    E só quem nunca experimentou isso, especialmente em condução urbana, é que não faz a mínima ideia do conforto que é. Anos de luz à frente de qualquer outra condução

  6. #96
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Quanto ao resto do interior, claro que já se sabe que bonito, bonito, é ter milhares de botões em que a tinta se descasca toda e se demora horas a procurar pelo botão certo
    A minha questão é mudar a climatização, verificar a velocidade, mudar o radio, seguir as instruções de navegação, etc apenas naquele tablet sem tirares os olhos da estrada por longos periodos de tempo.

    Se for com uma condução 100% autonoma isso não é um problema, como isso ainda não é uma realidade, conduzir e tratar dessas coisas coisas exclusivamente num tablet na consola central

  7. #97
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    One pedal driving não significa só um pedal... que autêntica tolice que aí vai

    E só quem nunca experimentou isso, especialmente em condução urbana, é que não faz a mínima ideia do conforto que é. Anos de luz à frente de qualquer outra condução
    Não é igual a um carro auto?
    O tablet podia ser mais pequeno, mas prefiro esta posição (horizontal) do que a do model s.
    Podia era ter um quadrante, para dar alguma vida ao interior.
    O volante devia não ter botão nenhum, pois esses botões têm um ar tão fatela!!!

  8. #98
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    Eu também acho que deve haver um qualquer indicador de velocidade em frente ao condutor de modo a que o mesmo não tenha de olhar para o lado, seja um tradicional velocímetro, seja um headup display ou seja uma solução de ter apenas uma faixa com a velocidade como por exemplo tem o McLaren 720S, quando o velocímetro recolhe e semelhante também ao que a Ferrari oferece para o passageiro.

    Quanto ao resto do carro, não gosto da frente e daqueles faróis mas a traseira e o perfil para trás do pilar a estão bons e o preço 35000 dólares tendo em conta as prestações e o facto de ainda ter incentivos fiscais importantes mesmo nos EUA não me parece caro quando se compara com um vulgar série3 ou classe C a gasolina. Aqui em Portugal se começar nos 50mil também não é caro, apenas uns 5mil euros mais caro do que os rivais premium mainstream com bastante menos potência e se comparado com o i3 ou com o Zoe fica barato.

  9. #99
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    Citação Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    Não é igual a um carro auto?
    Continuas a ter os 2 pedais (acelerador e travão). A diferença é que no modo "one pedal driving" (ou ecopro+ no caso do i3), assim que largas o acelerador, o carro trava totalmente, sem necessitares de carregar no travão. Inclusive, até as luzes de travão acendem, para avisar os condutores atrás

  10. #100
    Piloto de Testes rcontra's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Continuas a ter os 2 pedais (acelerador e travão). A diferença é que no modo "one pedal driving" (ou ecopro+ no caso do i3), assim que largas o acelerador, o carro trava totalmente, sem necessitares de carregar no travão. Inclusive, até as luzes de travão acendem, para avisar os condutores atrás
    Engraçado que no modo eco pro no meu carro faz exatamente o oposto! Quando tiro o pé do acelerador ele faz roda livre, ou velejar como a bmw lhe chama.

  11. #101
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    Citação Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
    A minha questão é mudar a climatização, verificar a velocidade, mudar o radio, seguir as instruções de navegação, etc apenas naquele tablet sem tirares os olhos da estrada por longos periodos de tempo.

    Se for com uma condução 100% autonoma isso não é um problema, como isso ainda não é uma realidade, conduzir e tratar dessas coisas coisas exclusivamente num tablet na consola central
    Tens sempre alguns botoes que se mantêm no mesmo sitio.
    Os de desembaciamento sao um exemplo...

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
    Tens sempre alguns botoes que se mantêm no mesmo sitio.
    Os de desembaciamento sao um exemplo...
    Mas é totalmente diferente de botões fisicos que tens o tacto agora num tablet

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    One pedal driving não significa só um pedal... que autêntica tolice que aí vai

    E só quem nunca experimentou isso, especialmente em condução urbana, é que não faz a mínima ideia do conforto que é. Anos de luz à frente de qualquer outra condução
    Tambem acho tolice, mas parece ser mesmo real: https://www.youtube.com/watch?v=V35o...c&spfreload=10

  14. #104
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    Citação Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    Tambem acho tolice, mas parece ser mesmo real: https://www.youtube.com/watch?v=V35o...c&spfreload=10
    Estás a perceber mal o vídeo... Continuam a existir os dois pedais
    O botão apenas permite activar o modo de condução com apenas um pedal, se o condutor o quiser.

    Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    O Elon nunca vai ser como o Steve Jobbs, porque o Elon é um engenheiro, o Steve era um vendedor

    Claro que para chegar a onde está o Elon também tem que ter alguma abilidade nesse campo mas a diferença entre o tipo de personalidade entre uma e outra profissão é abismal.
    O Elon é muito mais completo que o Jobs, sem duvida, e penso que será uma das grandes personalidades a estudar num futuro próximo!

  16. #106

  17. #107
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  18. #108
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  19. #109
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    É de um profundo exagero esta conversa do velocímetro.

    Vi agora o vídeo que o MKBHD recentemente postou no YouTube, foi um dos convidados a experimentar o carro e relatou a experiência.

    Parece um pequeno clip de um filmagem que apanha o dashboard todo, e da perfeitamente para ver algumas coisas:

    1- o ecrã está quase ao lado do volante como seria lógico para estar mais acessível ao condutor já que é de lá que controla tudo.

    2- o velocímetro está no canto superior esquerdo do ecrã.

    3- o desvio do olhar é ligeiro, e perfeitamente seguro.

    4- se tiver atrás do volante, não se tem de desviar o olhar da mesma forma? Eu pelo menos a olhar para a estrada em frente não consigo ver ou ter percepção do quadrante... Portanto, lógica da falta de segurança?

    Parece mais um ponto a criticar porque sim, que realmente uma falha de design.

    Já controlar tudo do ecrã parece menos ergonomico. Chegando ao extremo de não haver nenhuma ventilação sem ser uma gigante que vai de um lado ao outro só tablier, a saída do ar é controlada pelo ecrã... Portanto, aqui sim podemos falar de segurança, que em fez de rodar umas flaps, estar a andar em menus num tablet para controlar a saída do ar enquanto se conduz...

    Também não esquecer a intenção clara de condução autonomia, daí também está tipo de design.

  20. #110
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    É de um profundo exagero esta conversa do velocímetro.

    Vi agora o vídeo que o MKBHD recentemente postou no YouTube, foi um dos convidados a experimentar o carro e relatou a experiência.

    Parece um pequeno clip de um filmagem que apanha o dashboard todo, e da perfeitamente para ver algumas coisas:

    1- o ecrã está quase ao lado do volante como seria lógico para estar mais acessível ao condutor já que é de lá que controla tudo.

    2- o velocímetro está no canto superior esquerdo do ecrã.

    3- o desvio do olhar é ligeiro, e perfeitamente seguro.

    4- se tiver atrás do volante, não se tem de desviar o olhar da mesma forma? Eu pelo menos a olhar para a estrada em frente não consigo ver ou ter percepção do quadrante... Portanto, lógica da falta de segurança?

    Parece mais um ponto a criticar porque sim, que realmente uma falha de design.

    Já controlar tudo do ecrã parece menos ergonomico. Chegando ao extremo de não haver nenhuma ventilação sem ser uma gigante que vai de um lado ao outro só tablier, a saída do ar é controlada pelo ecrã... Portanto, aqui sim podemos falar de segurança, que em fez de rodar umas flaps, estar a andar em menus num tablet para controlar a saída do ar enquanto se conduz...Também não esquecer a intenção clara de condução autonomia, daí também está tipo de design.
    Aí é que está, não há problemas nenhuns de segurança se, quando estás a mexer no écrã, estás em modo semi-autopiloto.

    A modo semi-piloto será standard no modelo base um dia, percebe-se que por enquanto tem de ser pago.

    Quanto à discussão do velocímetro do canto, não me surpreendeu nada.

  21. #111
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    Citação Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
    Aí é que está, não há problemas nenhuns de segurança se, quando estás a mexer no écrã, estás em modo semi-autopiloto.

    A modo semi-piloto será standard no modelo base um dia, percebe-se que por enquanto tem de ser pago.

    Quanto à discussão do velocímetro do canto, não me surpreendeu nada.
    Não deixa de ser um problema de segurança, porque o modo semi-autónomo não será a norma... e além disso, obriga a estar sempre atento à estrada. Daí o semi...
    Mas o Model 3 não é o único com falhas de design a este nível. É apenas o culminar de uma tendência.
    Basta olhar para os carros de hoje em dia, que concentram cada vez mais funções só acessíveis através de um ecrã tátil... o que será sempre uma má solução de design, do ponto de vista do condutor.

    Quando acontecer nível 4 de autonomia (ainda nem existem regulamentos para nível 3), e os carros passarem a ser salas de estar auto-móveis, estas discussões não interessam para nada.
    Mas até lá, ainda haverá um tipo atrás do volante. Pelo que há que ter em conta que ele precisa de aceder a diversas funções em andamento.
    Convém minimizar o tempo em que ele desvia os olhos da estrada, seja para carregar ou manipular algum tipo de comando, seja para visualizar, ou não (audição também entra na equação), o resultado das suas acções.
    E neste caso, um botão ou um manípulo de qualquer espécie continua a ser uma solução superior.

  22. #112
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Não deixa de ser um problema de segurança, porque o modo semi-autónomo não será a norma... e além disso, obriga a estar sempre atento à estrada. Daí o semi...
    Mas o Model 3 não é o único com falhas de design a este nível. É apenas o culminar de uma tendência.
    Basta olhar para os carros de hoje em dia, que concentram cada vez mais funções só acessíveis através de um ecrã tátil... o que será sempre uma má solução de design, do ponto de vista do condutor.

    Quando acontecer nível 4 de autonomia (ainda nem existem regulamentos para nível 3), e os carros passarem a ser salas de estar auto-móveis, estas discussões não interessam para nada.
    Mas até lá, ainda haverá um tipo atrás do volante. Pelo que há que ter em conta que ele precisa de aceder a diversas funções em andamento.
    Convém minimizar o tempo em que ele desvia os olhos da estrada, seja para carregar ou manipular algum tipo de comando, seja para visualizar, ou não (audição também entra na equação), o resultado das suas acções.
    E neste caso, um botão ou um manípulo de qualquer espécie continua a ser uma solução superior.
    Pelo que vi num vídeo, os botões do volante são multi-funções, e controlam desde o AC, aos espelhos, até o ajuste do volante.
    São scroll vertical, click horizontal. Para mudar as funções, vais ao menu fixo embaixo do écrã.
    Também vai haver voice control, não sei até que ponto vai ser um bom voice control, se der para controlar essas funções com comandos, então não é preciso botões.

  23. #113
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    One pedal driving...
    O próximo passo será um opcional em que virando o volante todo para um lado, ele começa logo a fazer a marcha atrás....

  24. #114
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    Phone dock.


  25. #115
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    Citação Originalmente Colocado por freelander Ver Post
    One pedal driving...
    O próximo passo será um opcional em que virando o volante todo para um lado, ele começa logo a fazer a marcha atrás....
    Lembrei-me do mesmo -> carros de choque!



  26. #116
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    Citação Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
    Ainda não consegui confirmar se tem ou não, mas com Head Up Display fica logo resolvido.. Tenho um carro com instrumento a meio e é mesmo uma questão de habituação (Citroen C4)
    Pois, como sempre é tudo uma questão de habituação. Não quer dizer que deixe de ser mau design e uma necessidade estúpida de reinventar a roda que se torna exasperante.
    É o mesmo que o design de caixas automáticas em vários carros nos EUA, como o Grand Cherokee que depois levam a problemas porque certas pessoas ficam sem perceber ao certo como funcionam.

    E olha, tu podes-te ter habituado ao C4, mas eu quando andei de Cactus uma coisa que detestei foi a ausência de conta-rotações.

  27. #117
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post

    Quanto ao resto do interior, claro que já se sabe que bonito, bonito, é ter milhares de botões em que a tinta se descasca toda e se demora horas a procurar pelo botão certo
    Não sei em que chaços é que andas porque até no meu velhinho Astra de 98 os botões estão em estado impecável...
    E olha, quanto a procurar o botão certo basta passar a mão sobre a consola central e usando o sentido do tacto e o posicionamento, identifico fácilmente o botão em que quero carregar.
    Se tens dificuldades em encontrar o botão certo na consola central, espero que também não sofras esse problema com o "botão" das mulheres. Realmente, existem muitos homens com problemas nisso. Devem ser os mesmo que gostam de ecrã tácteis...

  28. #118
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    Citação Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
    Não sei em que chaços é que andas porque até no meu velhinho Astra de 98 os botões estão em estado impecável...
    E olha, quanto a procurar o botão certo basta passar a mão sobre a consola central e usando o sentido do tacto e o posicionamento, identifico fácilmente o botão em que quero carregar.
    Se tens dificuldades em encontrar o botão certo na consola central, espero que também não sofras esse problema com o "botão" das mulheres. Realmente, existem muitos homens com problemas nisso. Devem ser os mesmo que gostam de ecrã tácteis...
    Qualquer chaço alemão de determinada marca muito adorada por estes fóruns, mesmo quando os clientes são enganados anos a fim...

    Quanto ao resto, tu lá sabes os problemas que tens com mulheres.. de certeza que experiência em falhanços não te deve faltar, da forma como falas...

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  29. #119
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Qualquer chaço alemão de determinada marca muito adorada por estes fóruns, mesmo quando os clientes são enganados anos a fim...

    Quanto ao resto, tu lá sabes os problemas que tens com mulheres.. de certeza que experiência em falhanços não te deve faltar, da forma como falas...

    Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
    Não leste muito bem o que escrevi... Eu não tenho problemas, e gosto muito de carregar e apertar os botões certos.
    Mas falando mais a sério, muitas vezes os fabricantes exageram naquilo que cortam e no que inventam nos modos de interacção do utilizador com o carro.
    Muitas vezes os designs que aguentaram melhor a passagem do tempo são os melhores porque também a esmagadora maioria das pessoas já interagiu com eles.
    E um carro não é um smartphone. É uma máquina que pesa mais de uma tonelada e em que erros na interacção ou perdas de atenção momentâneas podem originar situações dramáticas.

    Excluir um painel de instrumentos dos olhos do condutor e mover todos os comandos para um ecrã táctil são escolhas muito discutíveis, e não têm que ser defendidas com unhas e dentes.
    Nem tudo o que a Tesla faz é bem feito e não caem os parentes na lama a ninguém por os criticarem mesmo que sejam fãs. Ninguém vos ataca pessoalmente ao criticar decisões discutíveis em termos ergonómicos de uma empresa que apreciam (e que eu aprecio mesmo muito também).

    Eu acho que é bastante claro que a prioridade da Tesla não está nada virada para o condutor com o Model 3. E como alguém que gosta de conduzir, esta retirada de instrumentos importantes para um condutor chateiam-me. Mesmo que venham a ter condução autónoma ainda não têm, e mesmo que tivessem, tendo a opção de conduzir "manualmente" seria bom ter os instrumentos para o condutor.

    Se tiver "head-up display" isto também é uma discussão irrelevante.
    Última edição por Rosmano : 01-08-17 às 11:31:42

  30. #120
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    Chegaram ao ridículo de para abrir o porta luvas ser necessário recorrer ao ecrã táctil.
    O que é demais é exagero.

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