Digam «adeus» aos Diesel. Os híbridos e eletricos vão chegar em força... - Página 3
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Título: Digam «adeus» aos Diesel. Os híbridos e eletricos vão chegar em força...

  1. #61
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    Quem vai ditar o que vai ser usado no futuro da Europa vai se a Alemanha.

    Nos anos 90, a Alemanha quis que fossem os motores diesel a mandar para se venderem os TDI's mas entretanto aconteceu o diesel gate...

    Enquanto a Alemanha não se decidir no que vai apostar no futuro, vai ser difícil fazer previsões porque segundo o que a Alemanha escolher, assim serão os impostos aplicados para encaminhar o consumidor para o produto que eles vendem.

    Neste momento eles dizem que os motores a combustão, gasolina e diesel, têm os dias contados, o que virá a seguir não sabemos ainda.


  2. #62
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    Citação Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
    Quem vai ditar o que vai ser usado no futuro da Europa vai se a Alemanha.

    Nos anos 90, a Alemanha quis que fossem os motores diesel a mandar para se venderem os TDI's mas entretanto aconteceu o diesel gate...

    Enquanto a Alemanha não se decidir no que vai apostar no futuro, vai ser difícil fazer previsões porque segundo o que a Alemanha escolher, assim serão os impostos aplicados para encaminhar o consumidor para o produto que eles vendem.

    Neste momento eles dizem que os motores a combustão, gasolina e diesel, têm os dias contados, o que virá a seguir não sabemos ainda.
    Se leres as notícias, estão a direcionar esforços para os elétricos.

  3. #63
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    Citação Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
    Existem estudos do ciclo de vida de Híbridos, inclusive um feito em Portugal por alunos do IST, e os híbridos são piores que os modelos a gasolina e até piores que alguns diesel de baixa cilindrada.

    È obvio que é preciso saber o que é o Ciclo de vida de um produto, isto sim é que interessa ao ambiente no Planeta. Desde que é produzido, durante toda a sua vida e depois reciclado.
    Estudos de alunos...

    Bom nível de discussão...

    Os híbridos têm a mais uma bateria de NiMh de pequena capacidade, metais correntes, não tóxicos e facilmente reclicláveis, e dispensam vários componentes de carros convencionais. Qualquer estudo sério mostra que o impacto acrescido para o CO2 é recuperado em 20 ou 30 mil km face a outros carros a gasolina. Pseudo-estudos a dizer o contrário há sempre, tal como há a dizer que o homem nunca foi à Lua. A comparação com o diesel é mais complexa pois depende do cenário de utilização, se nos restringirmos ao CO2. Mas a comparação é de 10-0 se olharmos para os poluentes realmente preocupantes, como os NOx e as partículas, aí até um gasolina a gastar 15 litros ao 100 é melhor que um qualquer diesel poupadinho.

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Se leres as notícias, estão a direcionar esforços para os elétricos.

    Pouco ou nada se vê em relação a isso, a BMW está com a tecnologia Toyota e a única oferta decente é o i3, de resto apenas têm alguns híbridos nas restantes marcas, ainda é pouco claro os objectivos dos alemães.

    Mesmo a nível de mercado, a venda de híbridos e eléctricos é residual e a grande fatiam das vendas agora referem-se a motores a gasolina, praticamente 2/3 das vendas.

  5. #65
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    Esta discussão, num fórum de carros acaba sempre por juntar os clubismos de marcas/combustíveis/etc fazendo com que seja uma espécie de parlamento português ou tópico da crise em vez de debate.

    A minha opinião, de simples consumidor que precisa de veículos para viver, eu quero é soluções o mais baratas possível (entre comprar o carro usar, reparar e vender).
    Esta história de acabar o diesel, sinceramente não me parece que aconteça, pelo menos enquanto existirem reservas de petróleo. Há uns tempos vi um documentário ou algo desse género, decada de 50 ou 60, em que alguém (imagens reais) dizia a propósito dos eléctricos que numa década estaria tudo convertido a eléctricos, e já sabemos o que aconteceu...

    Se o diesel acabasse, só haveria uma parte que perdia no meio disto tudo, nós, simples consumidores.

    Ou acham que, se um dia só existirem eléctricos, o preço para carregar um carro vai ser em linha de igualdade com o de agora????

  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
    Esta discussão, num fórum de carros acaba sempre por juntar os clubismos de marcas/combustíveis/etc fazendo com que seja uma espécie de parlamento português ou tópico da crise em vez de debate.

    A minha opinião, de simples consumidor que precisa de veículos para viver, eu quero é soluções o mais baratas possível (entre comprar o carro usar, reparar e vender).
    Esta história de acabar o diesel, sinceramente não me parece que aconteça, pelo menos enquanto existirem reservas de petróleo. Há uns tempos vi um documentário ou algo desse género, decada de 50 ou 60, em que alguém (imagens reais) dizia a propósito dos eléctricos que numa década estaria tudo convertido a eléctricos, e já sabemos o que aconteceu...

    Se o diesel acabasse, só haveria uma parte que perdia no meio disto tudo, nós, simples consumidores.

    Ou acham que, se um dia só existirem eléctricos, o preço para carregar um carro vai ser em linha de igualdade com o de agora????
    O diesel não vai acabar, mas vai ser muito prejudicado a nível de impostos o que o vai tornar num combustivel pouco económico, pelo menos para a grande fatia dos particulares, acho que disso ninguém tem duvidas.

  7. #67
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    Citação Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
    O diesel não vai acabar, mas vai ser muito prejudicado a nível de impostos o que o vai tornar num combustivel pouco económico, pelo menos para a grande fatia dos particulares, acho que disso ninguém tem duvidas.
    Eu tenho sérias dúvidas quanto a isso. E se isso acontecer, estamos todos bem tramados.

  8. #68
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    Já baixavam era o preço da gasolina
    Isso sim se os diesel poluem mais o Estado que baixe o preço da gasolina

  9. #69
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    O estado? Hehe, tal como baixaram o preço dos refrigerantes sem açucar

    Anda praticamente toda a gente a fiar-se na virgem

  10. #70
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    Citação Originalmente Colocado por JMFranco Ver Post
    Já baixavam era o preço da gasolina
    Isso sim se os diesel poluem mais o Estado que baixe o preço da gasolina
    baixam vai esperando sentado, a velocidade que se dão os aumentos em relação ás descidas, daqui a pouco os combustíveis estão ao preço do ouro, e o governo está-se nas tintas, o dele já está garantido na carga fiscal imposta...

    o problema é que nós é que temos os ordenados desajustados face á inflação que o pais sofreu pós a entrada do euro, e diferença é cada vez mais notória...

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Estudos de alunos...

    Bom nível de discussão...

    Os híbridos têm a mais uma bateria de NiMh de pequena capacidade, metais correntes, não tóxicos e facilmente reclicláveis, e dispensam vários componentes de carros convencionais. Qualquer estudo sério mostra que o impacto acrescido para o CO2 é recuperado em 20 ou 30 mil km face a outros carros a gasolina. Pseudo-estudos a dizer o contrário há sempre, tal como há a dizer que o homem nunca foi à Lua. A comparação com o diesel é mais complexa pois depende do cenário de utilização, se nos restringirmos ao CO2. Mas a comparação é de 10-0 se olharmos para os poluentes realmente preocupantes, como os NOx e as partículas, aí até um gasolina a gastar 15 litros ao 100 é melhor que um qualquer diesel poupadinho.

    Esta parte é para nos rirmos, é para enganar quem não conhece os híbridos, ou é mesmo só para a anedota.

    Já agora nos veículos híbridos o aumento de peso não influência consumos, aliás todas as pessoas sabem que andar com um veiculo só com o condutor ou ir de ferias com família e bagagens o consumo é parecido!!!

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
    Pouco ou nada se vê em relação a isso, a BMW está com a tecnologia Toyota e a única oferta decente é o i3, de resto apenas têm alguns híbridos nas restantes marcas, ainda é pouco claro os objectivos dos alemães.

    Mesmo a nível de mercado, a venda de híbridos e eléctricos é residual e a grande fatiam das vendas agora referem-se a motores a gasolina, praticamente 2/3 das vendas.
    Claro, pois se a tecnologia está no início...o que importa é verificar o crescimento, e é da ordem dos dois ou três dígitos ao ano. Daqui a 10 anos vamos ver...

    http://www.autoexpress.co.uk/volkswa...-electric-cars

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
    Esta parte é para nos rirmos, é para enganar quem não conhece os híbridos, ou é mesmo só para a anedota.

    Já agora nos veículos híbridos o aumento de peso não influência consumos, aliás todas as pessoas sabem que andar com um veiculo só com o condutor ou ir de ferias com família e bagagens o consumo é parecido!!!
    Para ti uma bateria de 1,5 kWh é portanto uma bateria de enorme capacidade?

    O Níquel é um metal raro, difícílimo de encontrar?

    A reciclagem de baterias de NiMh um problema enorme?

    Queres fundamentar ou é mesmo só para rir?

    Quanto à derivação para um assunto anteriormente não abordado, sim, nos híbridos o consumo aumenta com o peso como num carro normal. O que não impede de gastar muito menos que um carro normal. Dúvidas?

  14. #74
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    isto estava a ir bem...

    podem fechar o topico, já chegaram os cientistas de bancada, já não precisamos de andar aqui a dizer mais nada, eles falam por nós e por eles...

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    baixam vai esperando sentado, a velocidade que se dão os aumentos em relação ás descidas, daqui a pouco os combustíveis estão ao preço do ouro, e o governo está-se nas tintas, o dele já está garantido na carga fiscal imposta...

    o problema é que nós é que temos os ordenados desajustados face á inflação que o pais sofreu pós a entrada do euro, e diferença é cada vez mais notória...
    Sim isso tudo é verdade
    Mas se falam tanto em ambiente faz algum sentido o combustivel que polui mais ser o mais barato?
    Quantas e quantas pessoas tem diesel só porque sim?
    Se calhar a maior parte nem faz 20000 kms ano
    Eu sou uma delas e muito provavelmente vou mudar para gasolina
    Mas se a gasolina estivesse ao preço do diesel o mercado era um pouco diferente certamente.

  16. #76
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    isto estava a ir bem...

    podem fechar o topico, já chegaram os cientistas de bancada, já não precisamos de andar aqui a dizer mais nada, eles falam por nós e por eles...


    Quem são vocês?

    Clone?



    Edit: Realmente um tipo com 4500 postas em pouco mais de um ano de cientista de bancada não tem nada, eu chamaria-te antes curioso ou teórico de teclado

    Um gaijo que trabalha diariamente com carros ao ouvir certas barbaridades aqui, ou se ri como perdido e leva isto para a palhaçada ou simplesmente desiste de ajudar
    Última edição por BillieJean : 17-03-17 às 18:29:29

  17. #77
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    O diesel vai acabar nos carros ligeiros.
    Até eu tinha dúvidas disto... até hoje.
    Na empresa acabamos de comprar um MB E350 hybrid.... por menos de 50.000€.

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
    O diesel vai acabar nos carros ligeiros.
    Até eu tinha dúvidas disto... até hoje.
    Na empresa acabamos de comprar um MB E350 hybrid.... por menos de 50.000€.
    A Renault já anunciou que as próximas gerações do Clio e Mégane não vão trazer versão a gasóleo.

  19. #79
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    isto estava a ir bem...

    podem fechar o topico, já chegaram os cientistas de bancada, já não precisamos de andar aqui a dizer mais nada, eles falam por nós e por eles...


    Curioso, os argumentos são sempre os mesmos, uma tecnologia muito boa, uma tecnologia de transição, daqui por 10 anos é só híbridos ou elétricos, um colega comprou um Honda à mais de 10 anos, e já na altura diziam isto!

    O mais engraçado, é que os defensores dos híbridos dizem aos outros para comprar que aquilo é a 7ª maravilha, mas para os próprios não querem! Temos que ter paciência que estes vendedores de maravilhas.

  20. #80
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    Infelizmente com a base do argumento é o atirar para ar coisas que não se consegue fundamentar... É um topico perdido.

    Mas Híbrido não é solução, porque? Porque alguém disse num fórum e como se sabe isso é sagrado...

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Infelizmente com a base do argumento é o atirar para ar coisas que não se consegue fundamentar... É um topico perdido.

    Mas Híbrido não é solução, porque? Porque alguém disse num fórum e como se sabe isso é sagrado...

    Existem alguns em circulação, é uma questão de falar com o proprietário, saber os prós e contras, se for seu amigo pedir para conduzir, em vez de virem para os Fóruns vender a banha da cobra, já parece os Tópicos em que falam do poder de aceleração do ultimo Ferrari, Bugatti, McLaren, ..., que sensação e então a aceleração lateral é do outro Mundo e depois nunca sentaram num, nem com ele parado!

  22. #82
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    HSD powa!

  23. #83
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    Citação Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
    Existem alguns em circulação, é uma questão de falar com o proprietário, saber os prós e contras, se for seu amigo pedir para conduzir, em vez de virem para os Fóruns vender a banha da cobra, já parece os Tópicos em que falam do poder de aceleração do ultimo Ferrari, Bugatti, McLaren, ..., que sensação e então a aceleração lateral é do outro Mundo e depois nunca sentaram num, nem com ele parado!
    Entao ficamos nisto:

    1- Hibrido nao é soluçao para nada.
    2- Porque?
    3- Falar com proprietarios e nao vir para foruns falar de aceleraçao de um Ferrari.

    Sou sincero, porque criar inutilidade de posts quando nao consegues justificar uma afirmaçao como pedido? Que se aprendeu desta ''discusao''? Absolutamente tirando que nao sabes o que estas a falar por esses rodeios todos em explicar algo simples.

    O teu problema é que ja conduzi muitos hibridos, sei o que a casa gasta, portanto queria saber afinal o porque de nao serem soluçao para nada mas realmente é como falar do poder de aceleraçao do ultimo Ferrari com alguem que nunca se sentou em nenhum.

    Falar de custo de fabrico e reciclagem, isso ate pode ser relevante mas nao conheço ninguem, seja em que tipo de carro for, que se interesse por isso. Querem algo fiavel, poupado, que cumpra a funçao para o que pretende de um carro, com isto é que queria saber, em termos gerais para quem se preocupar é com os gastos do carro, porque é que um Hibrido nao é uma soluçao para nada. Remeter a perguntar aos proprietarios é estar aqui a perder tempo, e para isso, ha mais topicos no forum.

  24. #84
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    Citação Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Claro, pois se a tecnologia está no início...o que importa é verificar o crescimento, e é da ordem dos dois ou três dígitos ao ano. Daqui a 10 anos vamos ver...

    http://www.autoexpress.co.uk/volkswa...-electric-cars
    Nem daqui a 10 anos o mercado dos eléctricos vai ser grande o suficiente para se considerar o mercado principal por várias razões.

    A primeira é que 10 anos é pouco tempo para a transição, para a maioria das pessoas comprar um carro novo só se justifica se o que comprarem for mais económico realmente ou o carro que possuem na altura já estiver em fim de vida.

    Para outra grande parte da população, que compra carros em segunda mão, precisa que esse mercado exista, e esse mercado leva ainda mais tempo a existir.

    Depois existe a adaptação do mercado, se existir muita gente a andar de eléctricos, nas autoestradas 2 ou 3 postos de carregamento são insignificantes para dar cargas rápidas de 15m ou 30m aos condutores que fazem por exemplo Lisboa Porto.

    Outro pormenor é que nas grandes cidades pouca gente tem garagem particular, vão carregar os veículos durante a noite de forma segura como?

    Acho isto tudo muito bonito no papel mas na prática existem muitos obstáculos, mais depressa o mercado se volta para a gasolina do que para os eléctricos, num mercado de electricidade liberalizado, não é dificil de concluir que o preço da mesma vá escalar a pique, e isso sim, é muito mau para o consumidor!

  25. #85
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Entao ficamos nisto:

    1- Hibrido nao é soluçao para nada.
    2- Porque?
    3- Falar com proprietarios e nao vir para foruns falar de aceleraçao de um Ferrari.

    Sou sincero, porque criar inutilidade de posts quando nao consegues justificar uma afirmaçao como pedido? Que se aprendeu desta ''discusao''? Absolutamente tirando que nao sabes o que estas a falar por esses rodeios todos em explicar algo simples.

    O teu problema é que ja conduzi muitos hibridos, sei o que a casa gasta, portanto queria saber afinal o porque de nao serem soluçao para nada mas realmente é como falar do poder de aceleraçao do ultimo Ferrari com alguem que nunca se sentou em nenhum.

    Falar de custo de fabrico e reciclagem, isso ate pode ser relevante mas nao conheço ninguem, seja em que tipo de carro for, que se interesse por isso. Querem algo fiavel, poupado, que cumpra a funçao para o que pretende de um carro, com isto é que queria saber, em termos gerais para quem se preocupar é com os gastos do carro, porque é que um Hibrido nao é uma soluçao para nada. Remeter a perguntar aos proprietarios é estar aqui a perder tempo, e para isso, ha mais topicos no forum.


    Tens razão, é uma inutilidade tentar-te explicar o quer que seja, afinal tu já conduziste muitos híbridos, tu sabes tudo, e não consegues argumentar a favor dos híbridos e nem compras um para ti!

  26. #86
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    Citação Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
    A Renault já anunciou que as próximas gerações do Clio e Mégane não vão trazer versão a gasóleo.
    Exacto, é isso mesmo, e vão abdicar das frotas que são o que os faz ficar em 1º no top de vendas

  27. #87
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    Citação Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Não espalhar mitos s.f.f...as baterias de um Toyota são mais baratas que um turbo ou uma coleção de injetores...e o preço dos elétricos resolve-se com o tempo, ainda me lembro do preço das primeiras televisões de plasma de 40 polegadas...
    As baterias do prius nada têm a ver com as um eléctrico.
    Se os eléctricos usassem nimh, eram pesadíssimos, tinham baixas descargas e pouca autonomia.
    Não é mais correcto saber quanto é que custam as baterias do prius plug in?

  28. #88
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    Citação Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
    Tens razão, é uma inutilidade tentar-te explicar o quer que seja, afinal tu já conduziste muitos híbridos, tu sabes tudo, e não consegues argumentar a favor dos híbridos e nem compras um para ti!
    Mas fui eu que fiz uma afirmaçao que depois de pedidas explicaçoes, se remete a falar com proprietarios?

    Se tu sabes, pergunto novamente: Hibridos nao sao soluçao, porque?

    Nao queres responder, ok é so dizeres isso mesmo, mas para uma discusao seria, algo que se possa aprender e nao estar a encher chouriços como esta a acontecer agora por postas atiradas ao ar, se calhar é remete ao que sabemos e deixar afirmaçoes sem sustentaçao para outros lados.

    Mas queres algo a favor dos hibridos? Vamos embora:

    - Menor consumo.
    - Teres um motor que te da potencia/binario instantâneo, um sistema hibrido aliado a um motor turbo pode resolver e bem a situaçao de turbo lag, melhorar agradabilidade e andamento.
    - Dependendo do sistema, teres menos componentes de desgaste e menor manutençao.
    - Um Hibrido Plug-In pode facilmente para muita gente, aliar o poder andar em modo electrico em cidade ou ate em percurso casa-trabalho, e ao mesmo tempo teres um motor a combustao para tudo o resto.
    - Poder usar motores mais pequenos e menos potentes, mais eficientes e de manutençao mais baixa e acessivel.
    - Poder usar arranque em modo electrico em cidades, diminuindo a poluiçao sonora e ambiente em meios tao prejudicados por estes tipo de poluiçao.
    - Ao arrancar em modo electrico, o carro torna-se menos barulhento, menos desagradavel, e mais confortavel.
    - Poder estar parado e nao haver necessidade do motor estar a trabalhar ao mesmo tempo sem ter os contras dos tipicos start&stop, como ficar sem AC.

    Acho que ja chega, e como ves, nao tenho problema em justificar as minhas coisas, apesar de nunca ter tido que os hibridos sao a soluçao para tudo ou algo do genero.

  29. #89
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    As baterias do prius nada têm a ver com as um eléctrico.
    Se os eléctricos usassem nimh, eram pesadíssimos, tinham baixas descargas e pouca autonomia.
    Não é mais correcto saber quanto é que custam as baterias do prius plug in?
    Eu respondo a uma afirmação sobre baterias de híbridos, e respondem-me que não têm nada a ver com as baterias de elétricos...de facto este tópico é de uma inutilidade total, não se consegue discutir nem fundamentar nada.

  30. #90
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    Curioso, os argumentos são sempre os mesmos, uma tecnologia muito boa, uma tecnologia de transição, daqui por 10 anos é só híbridos ou elétricos, um colega comprou um Honda à mais de 10 anos, e já na altura diziam isto!

    O mais engraçado, é que os defensores dos híbridos dizem aos outros para comprar que aquilo é a 7ª maravilha, mas para os próprios não querem! Temos que ter paciência que estes vendedores de maravilhas.
    Neste momento quem diz que as coisas vão mudar são as marcas, maior parte delas ja avisaram conforme o lançamento de novos modelos vão reduzir as opções diesel disponíveis e aumentar as opções híbridas, plug in e elétricos. Claro que isso demora tempo, o próprio mercado automóvel tem de se adaptar a transição, o preços dos carros, combustíveis, e impostos também vão mudar!!!

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