Alguém sabe porquê o barulho de marcha-atrás?
Porquê aquele "vvvVVvvvVVVVVVVV" diferente e tão mais sonoro do que arrancar em primeira?
Donde vem?
|
|||||
Alguém sabe porquê o barulho de marcha-atrás?
Porquê aquele "vvvVVvvvVVVVVVVV" diferente e tão mais sonoro do que arrancar em primeira?
Donde vem?
Isso tem a a ver com o formato dos carretos na cx de velocidade
Não há nada como ver com os propros olhos, e para n teres que desmontar uma: http://auto.howstuffworks.com/![]()
porque são direitos;) e não tem sincronizador.citação:Originalmente colocada por xicos perto
e por isso tambem em alguns casos custa a entrar.
Mas há primeiras sem sincronizador e nunca ouvi nenhum carro a arrancar com esse barulho. A do meu Panda 4x4 acho que não era.
Pq são direitos.
Orgãos de Máquinas, 4º semestre. I.S.E.L.
Q aulas maradas!
Exacto, porq são carretos com dentes direitos, enquanto as restantes velocidades, visto atinjirem maiores velocidades têm dentes com um formato especial para não fazerem esse basqueirocitação:Originalmente colocada por civic sr
porque são direitos;) e não tem sincronizador.citação:Originalmente colocada por xicos perto
e por isso tambem em alguns casos custa a entrar.
http://auto.howstuffworks.com/transmission.htm
Custava alguma coisa inclinarem os dentes desses carretos?!
eu gosto do barulho.:Dcitação:Originalmente colocada por PDCouto
dá um estilo RACING[**]
Como é muito pouco utilizada e normalmente a uma velocidade muito baixa, sendo uma roda de dentado recto é mais barato.
Yap, uma engrenagem de dentes rectos é mais barata do que uma helicoidal, como nas velocidades restantes. ;)
Não achas que as caixas já são demasiado caras [?]citação:Originalmente colocada por PDCouto
Os carros de competiçao costumam ter a 1a e 2a cm dentes rectos para resistirem as fortes "pancadas" do motor e se ouvirem o som k faz parece k vai de marcha atras....alguns tem todas cm dentes rectos.
Cumps
É um barulho muita fixe. Bem esticada então...
E virar o volante de repente depois também é giro!![]()
Alguns Dragsters por exemplo... ;)citação:Originalmente colocada por Artur Costa
Os carros de competiçao costumam ter a 1a e 2a cm dentes rectos para resistirem as fortes "pancadas" do motor e se ouvirem o som k faz parece k vai de marcha atras....alguns tem todas cm dentes rectos.
Cumps
Acho que o meu C220 CDI não faz esse barulho…pelo menos nunca notei, ao contrario de outros carros que tive!
Cumps.
Os carros mais antigos é que se nota mais esse barulho,principalmente os a gasolina.
[**citação:Originalmente colocada por Torres
É um barulho muita fixe. Bem esticada então...
E virar o volante de repente depois também é giro!![]()
]
Como já fui dito, o barulho provêm do facto de ter dentes rectos, os outros são obliquos ma maioria dos casos com curvatura, o contacto entre os dentes é feito de forma mais suave sendo o ruído reduzido.
O facto de serem direitos é principalmente por redução de custos, nas velocidades normais as rodas dentadas de todas as velocidades estão unidas e a engrenagem da velocidade é feita com um "corpo" que liga as rodas respectivas ao veio de saída permitindo o uso de sincronizadores e tornando a engrenagem mais simples. A marcha atrás na maioria das caixas é engrenada fazendo encaixar (deslizando) as rodas dentadas de dentes direitos (se não fossem era impossível fazê-lo dessa forma). Por essa razão é que a marcha atrás arranha se o carro não estiver imóvel.
A solução mais simples e barata é também mais compacta e leve penso eu.
Estou a ver que não sou o único a fazer piões em marcha-atrás! :D
Alex, boa explicação.
O meu C5 HDI também já não faz esse barulho....E acho que já o Xsara pouco fazia.. mas esse era atenuado pelo barulho do 1.5D :Dcitação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_
Acho que o meu C220 CDI não faz esse barulho…pelo menos nunca notei, ao contrario de outros carros que tive!
Cumps.
Mas é pena.. eu até gostava do barulho....
nnhhhiiiiiiiiiiiiii
Alguns carros (normalmente quando se sobe nas gamas) têm a marcha-atrás como as outras velocidades (inclusivé sincronizadas)citação:Originalmente colocada por paulinhuu
O meu C5 HDI também já não faz esse barulho....E acho que já o Xsara pouco fazia.. mas esse era atenuado pelo barulho do 1.5D :Dcitação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_
Acho que o meu C220 CDI não faz esse barulho#8230;pelo menos nunca notei, ao contrario de outros carros que tive!
Cumps.
Mas é pena.. eu até gostava do barulho....
nnhhhiiiiiiiiiiiiii
Na industria a diferença de preço de um carreto normal para um helicoidal é enorme, por ex um custa 30€ e outro pode custar 500€, além disso num carreto recto por norma n ultrapassa as 3000rpm.
Caro user
Têm a certeza da da afirmação "Alguns carros (normalmente quando se sobe nas gamas) têm a marcha-atrás como as outras velocidades (inclusivé sincronizadas)"!
É q uma caixa custa milhões a desenvolver, mais q um motor, e cmo tal é usada até À exaustão, e com o minimo de diferenças possivel. N estarão a confundir insonorização, com fazer ou n?
Já não faço. Os pneus são caros como o raio [xx(]citação:Originalmente colocada por PDCouto
Estou a ver que não sou o único a fazer piões em marcha-atrás! :D
Alex, boa explicação.