Trocar motor a gasolina por diesel
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Título: Trocar motor a gasolina por diesel

  1. #1
    gca
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    Por Defeito Trocar motor a gasolina por diesel

    Olá
    Alguem sabe quais os custos legais envolvidos na troca de um motor a gasolina por um a gasoleo?
    obrigado


  2. #2
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    Por Defeito

    Se não estou em erro, em muitos casos são tantos que mais vale comprar um carro a gasoleo...

  3. #3
    nto
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    Não te sei dar valores, mas para além do motor, terás de mudar a suspensão, radiador...

    São poucas as vezes em que vale a pena a troca

  4. #4
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    Se o carro tiver mais de 10 anos em principio fica isento de imposto, caso contrário terá de pagar o valor correspondente à diferença de CC caso esta aumente.

    Para além disso há que pagar os custos de um livrete novo, mas antes disso é preciso entregar na DGV papelada a comprovar a compra legal do novo motor, assim como a prova de que o veiculo dador do novo motor se encontra legalmente abatido (caso o motor seja usado), uma declaração do representante da marca a comprovar que a alteração pretendida no carro é valida, enfim uma tremenda carga de burocracia.

    No fim de o carro estar pronto, tem de ser sujeito a uma muito rigorosa inspecção por parte da DGV a comprovar que se encontra em perfeitas condições de circular, para que possas receber o novo livrete com as novas características do carro.

    Fiz isso num dos meus carros, e se soubesse o que sabia hoje não o tinha feito. Tive muitos problemas burocráticos com a DGV para além de que tive de esperar quase um ano até a DGV me entregar o novo livrete.

    Infelizmente alterar um carro em Portugal pode tornar-se uma verdadeira aventura, graça à nossa tão querida DGV...

  5. #5
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    nao te vai compensar, posso-te quase garantir, meu caro.

  6. #6
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    Que tal trocar o carro?

    A malta aqui ajuda-te!

  7. #7
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    Não vale a pena.

  8. #8
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    Umas coroas valentes...

    Tb axo que mais vale pensar em comprar 1 que já tenha motor diesel.

  9. #9
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    citação:Originalmente colocada por vadio

    Umas coroas valentes...

    Tb axo que mais vale pensar em comprar 1 que já tenha motor diesel.
    Já não me recordo concretamente dos valores, mas até nem eram necessáriamente caros. Depende da idade do carro e do valor da CC a aumentar.

    Eu no meu carro não paguei pelo facto de ter mais de 10 anos, apesar da CC ter aumentado.

  10. #10
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por margalhau

    citação:Originalmente colocada por vadio

    Umas coroas valentes...

    Tb axo que mais vale pensar em comprar 1 que já tenha motor diesel.
    Já não me recordo concretamente dos valores, mas até nem eram necessáriamente caros. Depende da idade do carro e do valor da CC a aumentar.

    Eu no meu carro não paguei pelo facto de ter mais de 10 anos, apesar da CC ter aumentado.
    Trocaste o motor do BX?

  11. #11
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    Meti no meu ex BX 16 GPL o motor 1.8 Turbo Diesel intercooler.

    Se soubesse o que sabia hoje tinha metido o 1900 a gasolina do GT e mantinha-o a GPL...

  12. #12
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    Além do motor, tens que meter a transmissão toda nova, pois a actual pode não aguentar o binário do motor a gasóleo, especialmente a caixa de velocidades.;)

    O radiador tem que ser novo, bem como deves ter que fazer alterações na suspensão, pois o motor a gasóleo é bem mais pesado.

  13. #13
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    Tenho a ideia que o que fica mais caro é mesmo o material e mao de obra...

  14. #14
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    1º passo: Se for para trocar o motor a gasolina por um motor diesel que equipe esse carro de origem, ir aos serviços técnicos da marca pedir um certificado de compatibilidade e a cópia da ficha de homologação do modelo diesel. À partida no certificado virá mencionado ser necessária a alteração de suspensões e travões de acordo com o motor diesel.

    2º passo: Obter a guia de pagamento do IA do carro em novo, valor que será subtraído á seguinte conta: (????cm3 x ??€) x ??% correspondente ao desconto do IA pela idade do veículo. Este procedimento deverá ser efectuado na alfandega, bem como o pagamento do impsoto devido. É pago IVA sobre o IA a pagar.

    3º passo: Mecânica diesel - É necessário não só o motor, mas TODA a mecânica. Motor, caixa, charriot, transmissões, circuito de refrigeração, alimentação, suspensões, etc. O ideal é comprar um carro igual que venha do estrangeiro com uma porrada de traseira, ou sem documentos, com o respectivo comprovativo da compra.

    5º passo: Pedir emissão do livrete novo e marcação de inspecção tipo B na DGV.

    6º passo montar tudo e ir á inspecção.

  15. #15
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    Quando o meu pai andava á procura de carro e comprou a 405SRDT, foi ver uma transformada e soube de todos os tramites do processo. Nas 1.6 era facílimo de fazer, era quase plug and play, apenas era necessário motor, caixa, instalação eléctrica e circuito de refrigeração, porque as suspensões e apoios de motor são os mesmos, transmissões também, só a barra estabilizadora do diesel é mais grossa.

    Era rentável, porque as 1.6 andavam ao preço da uva mijona e a mecânica arranjava-se na ordem dos 1500€, isto há 6 anos atrás.

  16. #16
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    Definitivamente não vale a pena.

  17. #17
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    citação:Originalmente colocada por EnginE

    Definitivamente não vale a pena.
    Vale, se tiveres um topo de gama a gasolina com 10 anos e não te dão nada por ele e existir uma versão diesel de cilindrada semelhante. Se tiveres boas connections nos sucateiros e fizeres tu o trabalho (se fores mecânico) pode valer bem a pena.

  18. #18
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    gca, já agora para que carro seria?

  19. #19
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    Só é viável se houver um veiculo dador. O que torna realmente pouco viável é a burocracia exigida pela DGV.

  20. #20
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    Realmente o motor do BX 19 GT é idêntico, até o carburador se aproveitava. E de resto servia tudo!

  21. #21
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    citação:Originalmente colocada por telmauto

    Realmente o motor do BX 19 GT é idêntico, até o carburador se aproveitava. E de resto servia tudo!
    Era so mesmo trocar o motor e caixa. Tu o resto é igual, e o motor por fora é igual ao 1.6, só que já andava um bocado farto de carburadores.

    Dão sempre muito trabalho para afinar o ponto ideal para funcionar a GPL. Chegava a afinar 2 vezes por ano, uma para o tempo de inverno e outra para o verão.

  22. #22
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    Num clio 1.2 a GPL de 95 tinha que lhe mexer quase diariamente. Era um cheiro a gás (mal queimado), não tinha fuga obviamente.
    Quanto ao solex 32-34Z1 é verdade que tabmbém tem o problema de prender o veio da borboleta do 2.º corpo quando tem folga...
    Um 1.8 TD difere na caixa, transmissões, diâmetro da estabilizadora, esferas, e todos os acessórios do motor, fica cara a transformação...

  23. #23
    gca
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    Seria um LAGUNA 1.8 RXE

    OBrigado a todos pela ajuda, já vi que ia ser uma complicação tremenda.
    Raio de país burocrático, até parec que um simples carro meio de transporte é material de guerra
    cumps
    carlos Pedrosa

  24. #24
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    Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
    Cumpms
    Carlos Pedrosa

  25. #25
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    citação:Originalmente colocada por telmauto

    Num clio 1.2 a GPL de 95 tinha que lhe mexer quase diariamente. Era um cheiro a gás (mal queimado), não tinha fuga obviamente.
    Quanto ao solex 32-34Z1 é verdade que tabmbém tem o problema de prender o veio da borboleta do 2.º corpo quando tem folga...
    Um 1.8 TD difere na caixa, transmissões, diâmetro da estabilizadora, esferas, e todos os acessórios do motor, fica cara a transformação...
    De facto tive de mudar quase tudo o que se encontra debaixo do capot, inclusivé toda a linha de escape, mas só o fiz porque tinha um veiculo dador.

    As transmissões são iguais. A barra estabilizadora não me recordo se tinha medida diferente, mas penso que o meu mecânico deixou ficar montada a toda caixa de direcção do 1.6

  26. #26
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    Talvez se conseguires um 2.2DTi... ;)

  27. #27
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    citação:Originalmente colocada por gca

    Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
    Cumpms
    Carlos Pedrosa
    Se esse motor não tivesse tantos km's recomendaria um sistema GPL de injecção.

  28. #28
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    citação:Originalmente colocada por margalhau

    citação:Originalmente colocada por gca

    Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
    Cumpms
    Carlos Pedrosa
    Se esse motor não tivesse tantos km's recomendaria um sistema GPL de injecção.
    O 2.2DT é a solução mais viável, porque ainda não mete electrónica e é o que existia nesse ano, porque o 1.9DTi dos Fase 2 seria uma melhor solução para poupar IA.

  29. #29
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    Por Defeito

    No final (tudo a funcionar e devidamente legalizado) pagaria mais dois carros iguais a esse.

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