Tópico Lancia
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Título: Tópico Lancia

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia Bravo2011's Avatar
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    Por Defeito Tópico Lancia

    Tópico Geral da Marca!

    Um pequena introdução para quem não conheça a marca, fundada em 1906 por Vicenzo Lancia em conjunto com Claudio Fogolin, Vicenzo era piloto da recém fundada FIAT. A Lancia seria depois em 1969 adquirida pela FIAT.

    Nos dias de hoje a Lancia, está a atravessar uma 'transformação' ou até lhe podem chamar de fusão, o que não esta correcto nem errado a meu ver, com a Chrysler.
    A filosofia da marca actualmente passa por excelência, conforto, qualidade, resumindo, luxo, ao invés do que já foi outrora, uma marca generalista dada à inovação e queda para a competição, é detentora de um historial invejável, ficam na memória carros como Fulvia, 037, Stratos, Delta entre outros.



    A Lancia viu em 2007 o seu logo redesenhado, nessa mesma altura foi incluida no chamada Fiat Group Automobiles, a alteração promovida por a criação deste grupo, uma maior aproximação das seguintes marcas, Alfa Romeo, Lancia e FIAT, partilhando a partir desse momento um numero maior de componentes. Um exemplo desta situação é o trio Bravo, Delta e Giulietta.

    Actualmente a gama da Lancia é constituída por 5 modelos: Ypsilon, Delta, Flavia, Thema, Voyager, (Musa foi descontinuado). Deixo aqui imagens dos "100%" Lancia:

    Ypsilon


    Delta
    Última edição por Bravo2011 : 19-09-12 às 20:01:06


  2. #2
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    Por Defeito

    Não se esqueças deste menino:




  3. #3
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    A Fase desportiva mais conhecida da Lancia, é na verdade a fase Abarth da marca.

    Os "Deltonas" que até temos cá bastantes em Portugal, são na verdade Abarths e até eram construídos na Maggiora, como depois foi o Barchetta.

    Depois toda a filosofia da marca voltou a procurar um pouco o que era antes da fase Abarth e com a entrada da Alfa Romeo no grupo no final dos anos 80 (com reflexos já no início dos anos 90) a marca Lancia foi reposicionada.

    A verdade é que tem pouca expressão de vendas nos segmentos de luxo desde essa altura, se bem que o Thesis era um carro colossal, mas que pagou caro em vendas características muito próprias e as suas limitações também, ao ficar entre o segmento E e F, ao ter apenas uma mecânica Diesel, longe das dezenas oferecidas pelos Alemães; e claro, com algumas bem mais possantes.
    Mas também chocou com o facto de os Alemães terem por essas alturas já conseguido monopolizar o mercado do segmento D para cima e mesmo dominarem o D.

    Exemplo: o Renault 21 era o D mais vendido. Hoje não se vê um Laguna novo.

  4. #4
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    A razão principal pela qual criei o tópico é para discutir o passado/presente/futuro da marca, entre outros assuntos.

    Avançado pela Autoedizione, o que circula por ai é o seguinte:

    Em 2014 poderemos ver a evolução do Thema/300 com tecnologia partilhada por ambas as marcas!
    O Voyager, cuja produção será terminada em 2014, será substituído por um crossover desenvolvido em parceria por ambas as marcas.
    Em 2014 veremos o sucessor do Delta que também dará lugar ao Chrysler 100.
    Por fim, também deverá surgir em 2014, ou após, um 'sucessor' do Lancia Lybra, este novo modelo ira usar a plataforma CUSW.
    Última edição por Bravo2011 : 19-09-12 às 20:14:45

  5. #5
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  6. #6
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    Vamos ver, o Boss SM parece só querer lançar carros que possam ter lucro.

    Ele parece pensar que lançar agora um Punto era para perder dinheiro nos carros, como dizem acontecer na Peugeot com o 208... não sei.

    Lybra?
    Bem, seria o segmento D e seria Lancia, penso que ficando FIAT sem o segmento D.
    Não é mal pensado.

    Depois isso sim um ALFA segmento D RWD para ser linha mais desportiva.

    Quanto ao Delta, apesar de muita gente não gostar, há muita gente que gosta; e tendo em conta as qualidades do carro, era para vender muito mais do que vendeu e vende.
    Se bem que por um lado não é mau haver poucos.
    Eu pessoalmente confesso que me agrada ver "um por dia" em vez de ver "meia dúzia" de Giuliettas por dia ou claro carros mais vulgares em cada esquina.

  7. #7
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    @ gtaabarth

    Eu próprio não tenho conhecimento absoluto de toda a historia, ainda à pouco aprendi mais umas coisas sobre como surgiu a marca, sei que nesse campo, provavelmente darás uma grande ajuda, isto para dizer, que o modo como descrevi a marca talvez não seja o mais preciso, o que queria realçar, é que outrora foi uma marca com presença em competição e que actualmente não o é. Muita gente quando pensa na Lancia só se lembra do Stratos, Delta..mas há mais para além desses. Eu próprio, que me considero um fã da marca, tenho ainda muito para aprender sobre ela.

    Uns dos objectivos é dar a conhecer a mais users e visitantes, a história da marca, portanto continuem a ajudar.
    Última edição por Bravo2011 : 05-01-15 às 01:20:29

  8. #8
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    Exacto, neste momento o que falta à Lancia é o segmento D, seguindo a filosofia do Lybra, é capaz de ter sucesso, espero que não se demorem muito porque seria bom ter um modelo novo sem ser rebadge dos Chrysler.
    Quanto ao Delta, continua uma carro fantástico a meu ver, está à pouco tempo no mercado (ainda não fez 4 anos), as vendas não são nada de especial mas o carro é.
    Última edição por Bravo2011 : 19-09-12 às 20:18:58

  9. #9
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    Ora bem, a fase Abarth da Lancia vem depois da fase em que corriam mesmo como Abarth ou como FIAT Abarth.

    De facto foi a de maior visibilidade.

    Existem feitos brilhantes, com o 037 Evo II por exemplo, que sendo os 037 surpreendidos e batidos pelos novos 4x4 Audi Quattro e sabendo-se que todos iriam por ai no futuro, como os próprios Deltas.
    A Abarth / Lancia consegue vencer o Mundial de Rallyes com a Evolução II do seu carro apenas de tracção traseira.
    Rallies!
    Onde havia grande parte em Terra e muitas vezes Lama.

    Mas fases mais antigas são lindas também.
    Como a fase em que estiveram na F1 ou na fase em que faziam Gran Turismos como os Aurelias, de requinte e gabarito como Maserati ou Aston Martin.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Bravo2011 Ver Post
    as vendas não são nada de especial mas o carro é.
    Concordo.

    O Delta é muito bonito, tem muita classe e gabarito.
    Para além disso tem qualidades familiares, de espaço e conforto interessantes.

    Do segmento confesso que é dos carros onde me sinto melhor, sem dúvida que num ambiente de bom gosto. Digam o que disserem, mesmo que haja coisas baratuchas e mal montadas como por vezes vem à baila.
    Fossem os males dos carros um plástico que temos que encaixar ou apertar melhor.

  11. #11
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    Here it is


  12. #12
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    Este vídeo tem que estar aqui:



    Todos são soberbos, mas o 037

    Ver depois dos 11'

    EDIT, deixo o link para um tópico onde se fala principalmente de Abarth's, com vários Lancias por tabela pois claro:
    http://forum.autohoje.com/multimedia...rth-se041.html
    Última edição por gtabarth : 10-09-12 às 04:02:18

  13. #13
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    Uma marca que fizesse apenas os carros desse vídeo, já ficaria para sempre num lugar de destaque da história

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por v16 Ver Post
    Não se esqueças deste menino:



    Numa colecção "Top Ten", sem dúvida que tinha que figurar um Stratos

  15. #15
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    Gostava deste na altura. E mesmo hoje não me importava de ter um




  16. #16
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    Ainda hei-de fazer umas modificações ao meu 1242cc para ficar com o andamento deste:




  17. #17
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    É uma marca que aprecio e que eu acho que está a ser muito injustiçada.

    O actual Delta é um dos carros a considerar se eu um dia pensar em substituir o Vectra.

  18. #18
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    Excelente iniciativa, não fosse o Lybra um dos meus futuros objectivos (há-de estar para breve).

  19. #19
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    Ontem no Caramulo vi por lá um Stratos! Lindo.

    Delta Integrale, eram também presença habitual!!

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Fatalit14 Ver Post
    Ontem no Caramulo vi por lá um Stratos! Lindo.

    Delta Integrale, eram também presença habitual!!

    Offtopic



    on topic

  21. #21
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    Tróleis do Porto:




  22. #22
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    Grande parte dos tróleis que circulavam no Porto eram Lancia:

    50 de 2 pisos
    25 de 1 piso

    Todos os Tróleis que andaram no Porto:

    26 BUT/Leyland
    50 Lancia de 2 pisos
    25 Lancia de 1 piso
    15 Efacec/S. Caetano
    10 Efacec/S. Caetano - Articulados

    Total = 126 (75 Lancia)

    Os Lancias tinham uma excelente carroçaria e consumo e manutenção bastante reduzidos. Foram produzidos pela Lancia/SGE, de Milão, daí a designação de "italianos". Pouco depois, foi a vez dos "italianos" de dois pisos, em Abril de 1968, numa encomenda de 50, com a invulgar característica de possuírem duas escadas interiores. Tal como os seus "irmãos" de um piso, aguentaram-se como uns valentes, ao ponto da cidade do Porto ter sido a última, do Mundo!, a fazer circular troleicarros de dois pisos, que "encostaram" em 1995."

    "Em 1965 é feita a maior encomenda de troleicarros em toda a história desse tipo de transporte em Portugal: 75 carros, sendo 25 com um piso e 50 com dois - estes com a particularidade de ter duas escadas interiores, um pormenor único no Mundo . Os chassis dos troleicarros são Lancia e os motores CGE - Compagnia General d'Eletricittà, ambas companhia italianas, o que fará com que, mais tarde, passem a ser conhecidos como «os italianos»; as carroçarias são construídas em Portugal pela empresa Dalva, do Porto. Possuem motores eléctricos de 110 kW (150 CV) e suspensão mista (hidráulica, molas e amortecedores) - que os tornam mais cómodos do que os BUT - e podem transportar até 76 passageiros (29 sentados), os carros de um piso, e até 91 passageiros (68 sentados) os de dois pisos. Receberam dois tipos de numeração: uma sequencial a partir de 27 (até 101) - a «matrícula» - e uma outra funcional, de acordo com o do tipo do carro: de 27 a 51 para os carros de um piso, e de 101 a 150 para os carros de dois pisos. A entrega dos carros iniciou-se em 1965 (os primeiros de dois pisos) e terminou já em 1967."

    ...

    Trólei Lancia do Porto de 1 piso:






    Trólei Lancia do Porto de 2 pisos:





    No terminal de Gondomar:




  23. #23
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    Infelizmente é uma marca desconhecida deste lado do Atlântico Gostava muito de ter um desses





    Os atuais Delta e Y tem uma imagem cool, jovem, alternativa, moderna.. Gosto disso


    Última edição por Murillo : 11-09-12 às 05:42:25

  24. #24
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    Oh Murillo não nos enganes, tu querias era um igual ao meu

    PS: Um dia hei-de ter esse novo Ypsilon 5 portas. É lindo de todos os ângulos.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
    Oh Murillo não nos enganes, tu querias era um igual ao meu

    PS: Um dia hei-de ter esse novo Ypsilon 5 portas. É lindo de todos os ângulos.
    É um bom carro. Tem as suas falhas mas pronto.

    No meu DB escrevi sobre o que achei dele. Já andei com um 1.3 95cv mas o que conheço melhor é o 1.2.

  26. #26
    Banido Deltabiturbo's Avatar
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    GtAbarth, qual o motivo dos Tróleis serem "Lancia" e não Fiat?
    São anteriores à compra da Lancia pela Fiat?
    Não era suposto a Lancia, ao tempo, como agora, ser uma marca de luxo incompatível com "autocarros"?
    Também sei que a Alfa teve comerciais, inclusive vendidos no Brasil...mas....


  27. #27
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    A Lancia ainda existe em pesados ainda que "disfarçada", ou por outras palavras, está desde o final dos anos 70 no Conglomerado Industrial IVECO.

    IVECO = FIAT, Lancia, OM, Unic, Magirus.
    Estas últimas duas Francesa e Alemã (importante pela especialidade em escadas Magirus).

    A OM, que já era da FIAT antes da IVECO até era capaz de ser a mais forte em camionetes, com os Cerbiatto, Leoncino, Tigrotto.
    (Gamo, Leão, Tigre)

    Mas sempre procurou ter pesados bonitos:




    Para não estar a encher isto de imagens, vejam algumas coisas bem bonitas que a Lancia fez:

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627


    A Alfa Romeo é diferente.
    Também fez de tudo.
    Não se esqueçam que durante muito tempo era rival da FIAT, sendo que depois da guerra, a ALFA e a FIAT quase que simbolizavam o poder Estatal e Privado, respectivamente.
    Ou Estatal e da Famiglia Agnelli.

    A verdade é que a história de Itália está cheia de casos onde as coisas evoluíram muito devido à rivalidade entre duas fortes entidades, e se calhar hoje falta um pouco isso.
    Parece que funcionam bem com forte competição e rivalidade interna.

    Desde os Capulettos e Montechios
    Vespas e Lambrettas
    Martini e Cinzano
    Milan e Inter
    Zanussi e Ariston
    ...
    Última edição por gtabarth : 24-09-12 às 00:38:59

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    A Lancia ainda existe em pesados ainda que "disfarçada", ou por outras palavras, está desde o final dos anos 70 no Conglomerado Industrial IVECO.

    IVECO = FIAT, Lancia, OM, Unic, Magirus.
    Estas últimas duas Francesa e Alemã (importante pela especialidade em escadas Magirus).

    A OM, que já era da FIAT antes da IVECO até era capaz de ser a mais forte em camionetes, com os Cerbiatto, Leoncino, Tigrotto.
    (Gamo, Leão, Tigre)

    Mas sempre procurou ter pesados bonitos:




    Para não estar a encher isto de imagens, vejam algumas coisas bem bonitas que a Lancia fez:

    https://www.google.com/search?q=lancia+esatau&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=K27&rls=org.mozilla:pt-PTfficial&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X &ei=Z0pPUN3OBIrKhAf7wIDYAw&ved=0CCEQsAQ&biw=1280&b ih=627#hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=537&rls=org.mozilla:pt-PT%3Aofficial&tbm=isch&sa=1&q=lancia+esatau&oq=lan cia+esatau&gs_l=img.3...63531.64038.7.64787.3.3.0. 0.0.0.128.358.0j3.3.0...0.0...1c.1.cxIudcAhPp4&pbx =1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=e24f248bf7e2d890 &biw=1280&bih=627

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627


    A Alfa Romeo é diferente.
    Também fez de tudo.
    Não se esqueçam que durante muito tempo era rival da FIAT, sendo que depois da guerra, a ALFA e a FIAT quase que simbolizavam o poder Estatal e Privado, respectivamente.
    Ou Estatal e da Famiglia Agnelli.

    A verdade é que a história de Itália está cheia de casos onde as coisas evoluíram muito devido à rivalidade entre duas fortes entidades, e se calhar hoje falta um pouco isso.
    Parece que funcionam bem com forte competição e rivalidade interna.

    Desde os Capulettos e Montechios
    Vespas e Lambrettas
    Milan e Inter
    Zanussi e Ariston
    ...

    As tuas explicações são sempre magníficas!
    Obrigado pelo cuidado que tens em nos ensinar sempre alguma coisa!

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    A Lancia ainda existe em pesados ainda que "disfarçada", ou por outras palavras, está desde o final dos anos 70 no Conglomerado Industrial IVECO.

    IVECO = FIAT, Lancia, OM, Unic, Magirus.
    Estas últimas duas Francesa e Alemã (importante pela especialidade em escadas Magirus).

    A OM, que já era da FIAT antes da IVECO até era capaz de ser a mais forte em camionetes, com os Cerbiatto, Leoncino, Tigrotto.
    (Gamo, Leão, Tigre)

    Mas sempre procurou ter pesados bonitos:




    Para não estar a encher isto de imagens, vejam algumas coisas bem bonitas que a Lancia fez:

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627

    https://www.google.com/search?q=lanc...w=1280&bih=627


    A Alfa Romeo é diferente.
    Também fez de tudo.
    Não se esqueçam que durante muito tempo era rival da FIAT, sendo que depois da guerra, a ALFA e a FIAT quase que simbolizavam o poder Estatal e Privado, respectivamente.
    Ou Estatal e da Famiglia Agnelli.

    A verdade é que a história de Itália está cheia de casos onde as coisas evoluíram muito devido à rivalidade entre duas fortes entidades, e se calhar hoje falta um pouco isso.
    Parece que funcionam bem com forte competição e rivalidade interna.

    Desde os Capulettos e Montechios
    Vespas e Lambrettas
    Milan e Inter
    Zanussi e Ariston
    ...

    Penso que tens de juntar a esses os comerciais da Alfa Romeo e os da Ford divisão de camiões que se não me engano foram comprados pela Iveco . Já agora Iveco é o diminutivo de Industrial Vehicles corporation

  30. #30
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    Ainda hei-de fazer umas modificações ao meu 1242cc para ficar com o andamento deste:



    Qual é o motor que tens no teu (nivel de potência)?

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