"Downsizing" - os portugueses gostam?
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Downsizing - os portugueses vão-se deixar influenciar? Eis a questão

Votantes
65. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim, vão começar a pensar entre um diesel e um a gasolina.

27 41.54%
  • Não, quem for com ideias de comprar um diesel irá efectuar a compra à mesma.

38 58.46%
Página 1 de 8 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 216
Like Tree41Likes

Título: "Downsizing" - os portugueses gostam?

Piloto de Testes diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012

Post "Downsizing" - os portugueses gostam?

Há um tempo para cá, o "downsizing" tem vindo a ser constante no nosso mercado automóvel.
    Marcas como a Renault (com o 1.2 TCe de 115cv incorporado no novo Renault Mégane), Ford (com o 1.0 Ecoboost de 125cv incorporado no novo Ford Focus), Alfa Romeo (com o 0.9 Twinair de 85cv incorporado no Mito), ou a Volkswagen (com o 1.2 TSI de 105cv incorporado no Golf) são meros exemplos que têm vindo a usar estas motorizações acima exemplificadas para alimentar modelos que fazem parte do nosso quotidiano.
    Mas será que realmente fazem sentido estes pequenos grandes motores? Será que os portugueses vão se tornar fãs destas motorizações? Será que os portugueses vão deixar de comprar blocos diesel, e vão começar a optar por estes mais "pequenos"?
    Última edição por diogomsl : 28-06-12 às 21:35:31

DuQ
    DuQ está offline
    Piloto de Kart DuQ's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Acho que se o preço, a performance, e consumos forem bons, estas novas motorizações tem possibilidades.
    O que vai custar é as pessoas verem isso e desabituarem-se aos Diesel

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Acho que nem assim lá vão.
    A dieseldependência é tão forte que há muita gente que quer diesel mesmo quando a quilometragem anual é reduzida. O facto de pagar mais em cada ida à bomba tem um peso psicológico muito forte.
    Depois é ver carros diesel com meia dúzia de anos com 50kkm ou menos... e que vai-se a ver desvalorizaram tanto (em €€) como o mesmo modelo a gasolina.
    RAD, Maelus and Scutar like this.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

acho que depende muito de cada pessoa.
    por exemplo eu para mim preferia um carro a gasolina desse referidos do que um diesel, simplesmente porque faço mesmo poucos kms anuais logo so a questao de ao ir abastecer ficar mais barato nao me compensava em nada. mas por exemplo a minha namorada nao lhe servia um carro desses, o carro dela nem um ano e meio tem e ja conta com quase 35 mil km, logo para ela um carro a gasolina nao compensa nada.

hoje em dias acho que cada vez mais as pessoas tem de pensar muito bem nas suas escolhas, a gasolina pode ser mais cara mas os carros a diesel sao mais caros e acho que so compensam para quem fizer muitos kms, mas pronto isso e a minha opiniao.

conheço um renual clio a diesel que é capaz de ja ter os seus 4 ou 5 anos e apenas tem 20 ou 30 mil km. aquilo foi basicamente uma compra porque sim... mas la esta cada um sabe de si.

agora que esses motores sao capazes de vingar sao, mas é preciso muita gente mudar a sua perceptiva da compensaçao ou nao do diesel.

Piloto de Rallye AyrtonRose's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Se vão optar por motores mais pequenos??
    que remédio. E daqui a umas décadas por motores do tamanho de uma pilha.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Enqto o gasóleo for 0,20 cents mais barato, parece-me que a tendência actual se vai manter.

Não conheço ng que tenha comprado diesel por preferir...

Piloto de Kart Lisboeta's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Só para deixar a minha marca: Odeio o "downsizing"

Tentar retirar tanta potência de blocos tão pequenos é tarefa árdua, e que pode, e provavelmente vai, dar maus resultados.

Atenção que tenho noção de que é uma opinião um pouco à "Idade da Pedra", se todos tivéssemos esta mentalidade, ainda tínhamos aqueles motores americanos a gastar rios de gasolina e a render muito poucos cavalos. E prefiro carros a gasolina antes que carros a Diesel. Mas não sei... é anti natural

Piloto de Testes TommyPT's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Muito sucintamente penso que são obrigados a gostar.
    Passa-se o mesmo com as mulheres, há aquela gaja toda boazona que todos lhe querem saltar, mas no fim escolhemos sempre aquela mais equilibrada em diversos parâmetros.
    Isto não significa que não se possa conduzir um carro potente de maior cilindrada de vez em quando, e o mesmo para elas.
    maxpayne e Murse gostam disto.

Piloto de Testes 206Hdi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
    Mas será que realmente fazem sentido estes pequenos grandes motores? Será que os portugueses vão se tornar fãs destas motorizações? Será que os portugueses vão deixar de comprar blocos diesel, e vão começar a optar por estes mais "pequenos"?

Acho que os portugueses à semelhança de outro qualquer vão continuar a comprar aquilo que o mercado lhes propõe e disponibiliza.

Piloto de Rallye AyrtonRose's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
    Muito sucintamente penso que são obrigados a gostar.
    Passa-se o mesmo com as mulheres, há aquela gaja toda boazona que todos lhe querem saltar, mas no fim escolhemos sempre aquela mais equilibrada em diversos parâmetros.
    Isto não significa que não se possa conduzir um carro potente de maior cilindrada de vez em quando, e o mesmo para elas.

tipo relaçao qualidade/equipamento, prestações/consumos......
    BuBlEaM gosta disto.

Piloto de Troféu Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Num país onde os impostos recaem sobre a cilindrada só podem gostar.
    JBPinto e Maelus gostam disto.

Piloto de Provas de Perícia acca's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Como já disseram, na minha opinião, e olhando para mim mesmo, é um factor psicológico, está enraizado. Os meus pais sempre tiveram carros a diesel, a maior parte das pessoas que conheço tem carros a diesel, isto parecendo que não faz-me ter algum preconseito em relação a carros a gasolina. Além do mais faz-me uma enorme confusão (muita mesmo) pensar que se em vez de ter um clio a diesel, tivesse o mesmo carro mas gasolina (o 1.2 por exemplo) este gastasse mais de 7 litros com o pé um pouco mais pesado e ainda por cima com a gasolina mais cara. Para mim "não soa bem" ter o mesmo carro com menos força no mesmo andamento a gastar mais. (falando apenas nestes carros mais usuais e excluindo os super carros). Acho que as pessoas só mudam quando vêm uma enorme diferença no preço do diesel VS gasolina de outra maneira não acredito.

Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

As pessoas, tal como já foi dito, pensam que por estar a poupar de cada vez que abrem a tampa do depósito, devem gastar mais 5000€ por exemplo num carro diesel..
    As contas devem ser feitas na altura da aquisição do veículo, em função dos kms, do que vão ter que pagar a mais na altura da compra, o uso que lhe vão fazeer, etc..
    O exemplo bem ciente é a promoção da Ford com o 1.0 Ecoboost, que dá de pensar: Ford Focus EcoBoost Edition de 125cv: Para quê um diesel?

Mas venham mais opiniões

Piloto de Troféu nogueiraribeiro's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Pessoalmente se comprasse carro hoje para a minha vida como a conheço hoje seria a gasolina e seria um segmento C turbinado de baixa cilindrada (um TSI ou algo do género), embora pessoalmente não veja qualquer motivo para que um simples carro 1.6 a gasolina tenha que custar a volta de 25 mil € ou um 1.2 21 a 23 mil. Acho um autêntico disparate porque tendo em conta o que o dinheiro custa a ganhar esses preços têm que justificar uma grande diferença de carro, e sinceramente tirando um turbo, entrada USB ESP e jantes em liga leve, temos um segmento C 1.2 na casa dos 20 e tal mil €.

Piloto de Troféu DigCb's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Há um tempo para cá, o "downsizing" tem vindo a ser constante no nosso mercado automóvel.
    Marcas como a Renault (com o 1.2 TCe de 115cv incorporado no novo Renault Mégane), Ford (com o 1.0 Ecoboost de 125cv incorporado no novo Ford Focus), Alfa Romeu (com o 0.9 Twinair de 85cv incorporado no Mito), ou a Volkswagen (com o 1.2 TSI de 105cv incorporado no Golf) são meros exemplos que têm vindo a usar estas motorizações acima exemplificadas para alimentar modelos que fazem parte do nosso quotidiano.
    Alfa Romeo!

Piloto de Kart Lisboeta's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Pessoalmente se comprasse carro hoje para a minha vida como a conheço hoje seria a gasolina e seria um segmento C turbinado de baixa cilindrada (um TSI ou algo do género), embora pessoalmente não veja qualquer motivo para que um simples carro 1.6 a gasolina tenha que custar a volta de 25 mil € ou um 1.2 21 a 23 mil. Acho um autêntico disparate porque tendo em conta o que o dinheiro custa a ganhar esses preços têm que justificar uma grande diferença de carro, e sinceramente tirando um turbo, entrada USB ESP e jantes em liga leve, temos um segmento C 1.2 na casa dos 20 e tal mil €.
    Toda a investigação e marketing deixa a carteira dos fabricantes mais leves. Se a isso somarmos a exclusividade (e o facto de ter um carro multimédia) é algo lógico que a marca vá tentar sacar o máximo possível ao consumidor.

Volto a frisar: Downsizing Caca

Piloto de Provas de Perícia moreirex's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Os portugueses não gostam nem deixam de gostar. Compram simplesmente aquilo que no dia-a-dia lhes fica mais barato.

E isso traduz-se em diesel, diesel, diesel.

Não interessa se têm de fazer um esforço de dar mais 3, 4 ou 5 mil euros quando compram o carro, nem interessa se o investimento vai ou não compensar, porque 99% dos compradores não faz a conta.
    O que interessa é chegar à bomba e meter do mais barato que lá há.

Meter os 10 euritos trazer 8 litros no carro para a reserva apagar e andar mais um par de dias.

Se a gasolina e o gasóleo fossem ao mesmo preço, aí talvez alguns mudassem, mas mesmo assim, muitos continuariam a preferir olhar para o CB e ver consumos de 4 ou 5 litros no seu diesel do que ver consumos de 6 ou 7 litros no seu gasosas.

Mesmo que o carro a gasolina faça bons consumos, no nosso mercado e na mentalidade das pessoas está tão enraizado o "carro poupado a gasóleo", que a gasolina é sempre olhada com outros olhos.
    ------------------------

Eu gosto muito da suavidade do 1.6 a gasolina atmosférico cá de casa, mas quando tenho de lhe meter gasolina até fico doente. Por isso é que está a GPL.

Já quando meto diesel na Ibiza, apesar de ficar um bocado agoniado quando os preços ultrapassam os 1,35, não fico tão doente.
    Maelus e Scutar gostam disto.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

uma das coisas que o diesel permite é fazer conduções mais irregulares sem que os consumos se ressintam muito. E contra mim falo, pois quando mudei para um carro a gasolina, se praticasse a mesma condução que fazia com o diesel, certamente andava a fazer mais quase 2 lts aos 100 de média.
    No fundo aprendi a fazer uma condução mais eficiente, mas sem andar a pastelar, e quando é para andar a abrir, ando a abrir sem problemas.
    O interessante é que agora quando pego num diesel, consigo fazer as médias indicadas pelos fabricantes... algo que muitos dizem ser impossível!
    Celsius gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Desde quando é que o downsizing tem a ver com o ser a gasóleo ou a gasolina? Tanto é downsizing um 123d como um Focus 1.0 EcoBoost, ambos tem potências impensáveis para a cilindrada se olharmos para há 20 anos atrás.
    ednw gosta disto.

Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Desde quando é que o downsizing tem a ver com o ser a gasóleo ou a gasolina? Tanto é downsizing um 123d como um Focus 1.0 EcoBoost, ambos tem potências impensáveis para a cilindrada se olharmos para há 20 anos atrás.
    Mas neste momento, está a vir mais à baila os gasolina..
    Se formos a pensar, o que também é correcto, há 20 anos, tinham que ser os 2.0 a levar 90cv ou até menos (caso diesel), e a gasolina um 2.5 para levar 200cv..
    Mas o downsizing é mais recorrente, na minha opinião, no caso a gasolina.. por exemplo a Ford está a tentar pôr o 1.0 Ecoboost com 177cv ou coisa assim do género

Piloto de Testes cuica's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

O downsizing não é só na cilindrada, é também no segmento.
    Por cá ainda não se vê muito pelo facto de o carro ser um sinal de status mas na Alemanha e Holanda, por exemplo, já se vê malta a bassar de C para B e de D para C.
    A preocupação com a carteira e com o ambiente assim o ditam.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Mas neste momento, está a vir mais à baila os gasolina..
    Se formos a pensar, o que também é correcto, há 20 anos, tinham que ser os 2.0 a levar 90cv ou até menos (caso diesel), e a gasolina um 2.5 para levar 200cv..
    Mas o downsizing é mais recorrente, na minha opinião, no caso a gasolina.. por exemplo a Ford está a tentar pôr o 1.0 Ecoboost com 177cv ou coisa assim do género
    Não, o downsizing ocorre nos 2 tipos de motores. Acontece é que o downsizing nos diesel começou há 10 anos.
    ClioII e SRLA gostam disto.

Piloto de Troféu SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

E qual era o problema? Eram mais agradáveis de conduzir e muito mais robustos.

E se não fosse pelos impostos nem eram necessariamente mais caros.

Quanto ao tópico, os portugueses já há muito que gostam do downsizing nos Diesel e também gostarão nos Otto. Afinal de contas o downsizing foi inventado precisamente para mercados como o português onde se taxa cilindrada forte e feio.
    Última edição por SRLA : 28-06-12 às 22:44:20

Piloto de Testes Cunhao's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Eu gosto e bem do downsizing ! Sou proprietario de dois carros com o 1.3 Mjet lançado pela fiat, penso que em 2003, e para mim é o maior exemplo de sucesso. Fiável, bom andamento, bons consumos. Eu pelo menos prefiro-o a por exemplo, um motor diesel 2.0 atmosférico.

Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Não, o downsizing ocorre nos 2 tipos de motores. Acontece é que o downsizing nos diesel começou há 10 anos.
    Mas está mais "en vogue" nos gasolina na minha opinião..
    Antigamente não eram assim tantos os automóveis diesel a circular, pois tal como hoje, o automóvel a gasolina era mais barato, apesar da diferença entre combustíveis ser grande.. Daí os fabricantes terem de tomar uma certa posição em relação a isto, e o downsizing surgir mais cedo nos diesel.. Mas há uns tempos para cá, as marcas têm apostado nos recurso ao downsizing nos blocos a gasolina, como já dito.. e dos que mais me fascina neste momento é o bicilíndrico da Fiat, o 0.9 Twinair de 85cv, apesar dos consumos serem algo elevados

Piloto de Testes TommyPT's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    O downsizing não é só na cilindrada, é também no segmento.
    Por cá ainda não se vê muito pelo facto de o carro ser um sinal de status mas na Alemanha e Holanda, por exemplo, já se vê malta a bassar de C para B e de D para C.
    A preocupação com a carteira e com o ambiente assim o ditam.

Por cá também se nota isso. E inclusive malta a passar de segmento B para o A.
    Mas isto também é explicável porque o tamanho dos carros tem vindo a aumentar. Com segmentos B acima de 4 metros, já não são propriamente city cars...
    O mercado dos usados agradece, porque Passats a preço de Golf é sempre uma mais valia.

Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    E qual era o problema? Eram mais agradáveis de conduzir e muito mais robustos.

E se não fosse pelos impostos nem eram necessariamente mais caros.

Quanto ao tópico, os portugueses já há muito que gostam do downsizing nos Diesel e também gostarão nos Otto. Afinal de contas o downsizing foi inventado precisamente para mercados como o português onde se taxa cilindrada forte e feio.
    Simplesmente não é problema nenhum.. gosto do da Mercedes, o que equipava o 190 E, salvo erro

Piloto de Troféu SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Mas está mais "en vogue" nos gasolina na minha opinião..
    Antigamente não eram assim tantos os automóveis diesel a circular, pois tal como hoje, o automóvel a gasolina era mais barato, apesar da diferença entre combustíveis ser grande.. Daí os fabricantes terem de tomar uma certa posição em relação a isto, e o downsizing surgir mais cedo nos diesel.. Mas há uns tempos para cá, as marcas têm apostado nos recurso ao downsizing nos blocos a gasolina, como já dito.. e dos que mais me fascina neste momento é o bicilíndrico da Fiat, o 0.9 Twinair de 85cv, apesar dos consumos serem algo elevados
    Continua a estar em voga nos Diesel, simplesmente já não é novidade. Nos Diesel motores turbinados a fazer mais de 2 bar já há uns anos que são a regra invés da excepção.

Basicamente o Diesel em ligeiros não se safa sem downsizing pela potência específica deplorável. Os Otto nunca precisaram disso, o fenómeno está-se a dar agora devido à legislação.

Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
    Por cá também se nota isso. E inclusive malta a passar de segmento B para o A.
    Mas isto também é explicável porque o tamanho dos carros tem vindo a aumentar. Com segmentos B acima de 4 metros, já não são propriamente city cars...
    O mercado dos usados agradece, porque Passats a preço de Golf é sempre uma mais valia.
    E um exemplo disso é o novo Mercedes-Benz Classe A, com 4,29m de comprimento..
    É para fazer concorrência ao BMW Série 1 e ao Audi A3

nto
    nto está offline
    Piloto Veterano nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
    Só para deixar a minha marca: Odeio o "downsizing"

Tentar retirar tanta potência de blocos tão pequenos é tarefa árdua, e que pode, e provavelmente vai, dar maus resultados.

Atenção que tenho noção de que é uma opinião um pouco à "Idade da Pedra", se todos tivéssemos esta mentalidade, ainda tínhamos aqueles motores americanos a gastar rios de gasolina e a render muito poucos cavalos. E prefiro carros a gasolina antes que carros a Diesel. Mas não sei... é anti natural

Estas questões de potência a mais para os motores, sempre se colocou.

Já na década de 70 e 80, com os motores Turbo a gasolina.

Por exemplo na década de 80, quanto os 2.0 atmosféricos começaram a debitar a potência dos 2.8 a 3.0 atmosféricos.

Ou ainda, em meados de 80 e inícios de 90, quando começaram a surgir mais motores turbo diesel, de pequena cubicagem e a terem, a mesma potência que motores atmosféricos, mas que tinham por vezes mais 500 a 800cc...

Caso dos 1.8 e 1.9 turbo a ter mesma potência que 2.5 atmosféricos..

Portanto, nada de novo e sempre haverá esta questão para os mais cépticos.

Certo é, que sempre acabou por se colocar essa questã, sendo que os motores em causa conseguiram se afirmar e manter no mercado por longos períodos.
    ClioII, ferrer and diogomsl like this.

Página 1 de 8 12 ... ÚltimaÚltima

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.