Nova legislação - GPL e Gás Natural
 Rede MPL:
Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 93

Título: Nova legislação - GPL e Gás Natural

  1. #1
    Y
    Y está offline
    Banido
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    2,148

    Por Defeito Nova legislação - GPL e Gás Natural

    Para os interessados, saiu nova legislação que regula a utilização de GPL e GNC nos automóveis.
    GPL
    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2006/07/14300/52525254.PDF
    GNC
    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2006/07/14300/52545256.PDF

    Não sei se já era assim, mas destaco o seguinte:
    Artigo 7.o
    Automóveis já matriculados
    1—A circulação de qualquer automóvel matriculado,
    adaptado à utilização de GPL como combustível alternativo,
    está condicionada à aprovação do automóvel em
    inspecção técnica extraordinária.

    (...)
    Artigo 12.o
    Contra-ordenações
    1—Constitui contra-ordenação rodoviária punível
    com coima:
    a) De E 50 a E 250, a violação do disposto no
    artigo 9.o;
    b) De E 500 a E 2000, a utilização de componentes
    não aprovados, nos termos do artigo 4.o, bem como
    a adaptação de automóveis por entidades não reconhecidas,
    nos termos do n.o 1 do artigo 6.o;
    c) De E 1000 a E 3500, a violação do disposto no
    n.o 1 do artigo 7.o e no artigo 10.o


    Se o carro não tiver feito a inspecção ao sistema GPL a multa começa nos 1.000€... é um valor relativamente elevado. [:0]
    Fica o aviso.

    Já agora...
    Artigo 13.o
    Identificação dos automóveis que utilizam o GNC
    Os automóveis que utilizam o GNC como combustível
    devem exibir de modo visível um dístico identificador,
    nos termos de regulamento aprovado por portaria conjunta
    dos Ministros de Estado e da Administração
    Interna e da Economia e da Inovação.


    Para quando um dístico para os automóveis que funcionam a óleo vegetal? :D


  2. #2
    Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Posts
    14,567

    Por Defeito

    citação:Para quando um dístico para os automóveis que funcionam a óleo vegetal?
    Não é preciso, esse cheira a rissóis e batatas fritas.[**]

  3. #3
    LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    2,340

    Por Defeito

    Também tem outras coisa quase boas.

    Tal como permitir o estacionamento em garagens que não sejam subterraneas e tenham ventilação natural superior e inferior. Ainda ficou por regulamentar o problema do autocolante, há o prazo de 90 dias para ser regulamentado pelas entidades competentes.

    A inspecção técnica extrordinária já existia, os carros para serem autorizados a utilizar GPL têm de ir a uma inspecção tipo B.

    As multas foram sempre muito altas e agora são mais para não haver a tentação de ir arranjar kits não homologados em Portugal, ou fazer montagens em países em que a legislação seja mais branda.

    Por exemplo a injecção líquida de GPL que é o sonho de qualquer um, o carro fica com mais potência que a gasolina e com consumo inferior. Talvez chegue o dia que seja também permitido em Portugal.

    Julgo que o motivo principal é a bomba de combustível ter de estar dentro do depósito e submersa no GPL, mas também as de gasolina estão, é o papão da palavra GÁS.

  4. #4
    Piloto de GPL JGarcia's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    Algures entre o Concelho do Seixal e o Concelho de Idanha-a-Nova
    Posts
    7,773

    Por Defeito

    Pelo que eu tive a lêr, carros com GPL continua a ser proíbido em parques subterrâneos. Mas carros com GNC, podem estacionar em parques subterrâneos!

  5. #5
    LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    2,340

    Por Defeito

    Noutros países em que não é proibido estacionar em parques fechados, subterraneos ou não, é obrigatória a válvula electrónica de corte de gás à saída do depósito. Ou seja, além de outros meios de segurança, mais esta válvula é considerada suficiente para não haver perigo de fugas e assim os carros poderem estacionar em qualquer sítio.

    O meu carro tem essa válvula, mas há muitos que não têm, o que haveria a fazer era obrigar a montar a dita válvula em todos os carros e acabar de vez com a proibição. Até dá a sensação que quem faz as leis não se informa minimamente sobre a realidade.

  6. #6
    Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.
    Posts
    7,088

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LM

    Noutros países em que não é proibido estacionar em parques fechados, subterraneos ou não, é obrigatória a válvula electrónica de corte de gás à saída do depósito. Ou seja, além de outros meios de segurança, mais esta válvula é considerada suficiente para não haver perigo de fugas e assim os carros poderem estacionar em qualquer sítio.

    O meu carro tem essa válvula, mas há muitos que não têm, o que haveria a fazer era obrigar a montar a dita válvula em todos os carros e acabar de vez com a proibição. Até dá a sensação que quem faz as leis não se informa minimamente sobre a realidade.
    Quemm faz as leis em Portugal são uma cambada de incompetentes
    que estão lá por compadrio ou jogos de interesse.
    Por isso é que a maioria das leis sai sempre uma bela bosta...[8][8][8]

  7. #7
    Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003
    Localização
    Sabes Onde Está a tua Miúda?
    Posts
    63,498

    Por Defeito

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.

  8. #8
    Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.
    Posts
    7,088

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.
    Tens a certeza, ou estás a falar de cor?
    Ou será que todas as garagens subterrâneas nos outros
    países têm ventilação forçada a nível do solo?...

    Porque é que vocês insistem em defender os incompetentes?...
    É um mistério...

  9. #9
    Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    28,800

    Por Defeito

    E noutros paises se calhar n ha tantos senhores das gasolineiras a meter o dedo na balança. Se eu tivesse gasolina sem chumbo a 1,38 tb n queria vender o gaz a 0,58.

  10. #10
    Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003
    Localização
    Sabes Onde Está a tua Miúda?
    Posts
    63,498

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por XlPower

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.
    Tens a certeza, ou estás a falar de cor?
    Ou será que todas as garagens subterrâneas nos outros
    países têm ventilação forçada a nível do solo?...

    Porque é que vocês insistem em defender os incompetentes?...
    É um mistério...
    E tu estás a falar de cor?

    E pq é que continuas a insultar os governantes?
    É um mistério...


    Como vês funciona para os dois lados.

  11. #11
    Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003
    Localização
    Sabes Onde Está a tua Miúda?
    Posts
    63,498

    Por Defeito

    Eu só pergunto uma coisa.

    Quando aderiram ao GPL, sabiam que não podiam estacionar em parques fechados e subterraneos não sabiam???


  12. #12
    Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    28,800

    Por Defeito

    silver mas as pessoas teem d lutar por novas regalias, ou neste caso direitos iguais aos outros n axas?

  13. #13
    Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Posts
    9,227

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por XlPower

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.
    Tens a certeza, ou estás a falar de cor?
    Ou será que todas as garagens subterrâneas nos outros
    países têm ventilação forçada a nível do solo?...

    Porque é que vocês insistem em defender os incompetentes?...
    É um mistério...
    Tá mesmo a falar de cor, porque na maioria dos paises da UE apenas é necessária a dita válvula, nem precisas de autocolantes nem nada.

  14. #14
    Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Posts
    9,227

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Eu só pergunto uma coisa.

    Quando aderiram ao GPL, sabiam que não podiam estacionar em parques fechados e subterraneos não sabiam???

    SilverArrow tenho notado uma certa frustração da tua parte quando se fala em GPL [xx(] Somos o único país da Europa onde os carros a GPL são obrigados a andar identificados. Desculpa, tens razão, na Bélgica também são obrigados com um distico tipo selo. Quer dizer, não são bem obrigados, mas se o usarem têm desconto em parques subterraneos e ao nível do solo :D:D:D

  15. #15
    Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.
    Posts
    7,088

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    citação:Originalmente colocada por XlPower

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.
    Tens a certeza, ou estás a falar de cor?
    Ou será que todas as garagens subterrâneas nos outros
    países têm ventilação forçada a nível do solo?...

    Porque é que vocês insistem em defender os incompetentes?...
    É um mistério...
    E tu estás a falar de cor?

    E pq é que continuas a insultar os governantes?
    É um mistério...


    Como vês funciona para os dois lados.
    Como quiseres...

    Mas a verdade é que estavas enganado, e falaste sem saberes...
    e disseste-o com toda a convicção levando ao engano de quem
    lesse o que escreveste.
    E eu não insultei ninguém, disse a verdade.

  16. #16
    Piloto de Provas de Perícia Thor26's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Marco de Canaveses, Portugal.
    Posts
    553

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    citação:Originalmente colocada por XlPower

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.
    Tens a certeza, ou estás a falar de cor?
    Ou será que todas as garagens subterrâneas nos outros
    países têm ventilação forçada a nível do solo?...

    Porque é que vocês insistem em defender os incompetentes?...
    É um mistério...
    E tu estás a falar de cor?

    E pq é que continuas a insultar os governantes?
    É um mistério...


    Como vês funciona para os dois lados.
    Não me digam que anda por aqui um deputado, ou secretário de estado ou até mesmo um ministro, "camuflado" [**][**]
    Este pais vai de mal a pior, é a ilação que tiro quando vejo alguém a defender os nossos maravilhosos governantes [8].

  17. #17
    Banido
    Data de Registo
    Mar 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    863

    Por Defeito

    Agora com o acordo de Quioto em vigor, como Portugal paga taxa acrescida por CO2, acho q a unica diferenca entre os carros seria q os GPL deviam ter mais regalias visto q prejudicam menos o país.
    Agora de resto tb é um sistema mais seguro, alguem q discorde q traga estatisticas seja de onde for q demonstre q houve mais casos de explosao / incendio q com gasolina?
    Portugal é o unico país onde ha as restricoes de estacionamento pra GPL das 2 uma.
    Ou em Portugal somos mais espertos q os outros, ou somos mais burros. Cada 1 q tire a propria conclusao

    P.S: Uso carro a gasolina

  18. #18
    Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Posts
    9,227

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por jccgold

    Agora com o acordo de Quioto em vigor, como Portugal paga taxa acrescida por CO2, acho q a unica diferenca entre os carros seria q os GPL deviam ter mais regalias visto q prejudicam menos o país.
    Agora de resto tb é um sistema mais seguro, alguem q discorde q traga estatisticas seja de onde for q demonstre q houve mais casos de explosao / incendio q com gasolina?
    Portugal é o unico país onde ha as restricoes de estacionamento pra GPL das 2 uma.
    Ou em Portugal somos mais espertos q os outros, ou somos mais burros. Cada 1 q tire a propria conclusao

    P.S: Uso carro a gasolina
    Exacto, um carro quando arde ou tem uma explosão grande normalmente o que sobra é o depósito do GPL :D Até os carros a hidrogénio usam depósitos semelhantes, mas deixa lá os governantes iludidos fazerem leis sobre o que desconhecem! ;)

  19. #19
    FLP
    FLP está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    1,629

    Por Defeito

    Tenho o carro a GPL à quase 1 ano e 18.000 kms, só houve 1 ou 2 sítios onde queria ir e acabei por não ir por causa dos estacionamentos, de resto é uma questão de estudar o sítio onde se quer ir que há estacionamento nem que seja na rua.

    O autocolante é feio, mas também não me chateia muito, se o carro fosse outro era capaz de ficar pior.

  20. #20
    LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    2,340

    Por Defeito

    O que resulta da confusão das leis é que maior parte do pessoal ou não anda com dístico ou usa dísticos "fantasmas" que aparecem e desaparecem conforme as situações.

    O ano passado o parque a GPL estava estimado em 40000 carros, este ano são muitos mais de certeza.

    A sensação que se tem ao ler as alterações à lei, é que quem fez as alterações não aprofundou o problema, não pesou todas as situações e principalmente não fez a comparação com as leis de outros países em que o GPL tem muito mais significado no parque automóvel.

    Países com a Holanda, Itália, França, Bélgica e por aí fora, são todos burros, nós é que somos os espertos.

    Estas leis deveriam ser feitas por quem está dentro do assunto, os legisladores não são obrigados a serem enciclopédicos, no entanto têm a obrigação de se rodearem de toda a informação disponível e a ouvirem as opiniões de quem sabe e não olhar a interesses.

  21. #21
    Piloto de Rallye Jacare's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Aqui mesmo ao Lado
    Posts
    10,234

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Eu só pergunto uma coisa.

    Quando aderiram ao GPL, sabiam que não podiam estacionar em parques fechados e subterraneos não sabiam???


    E então??? Por isso têem que calar e comer???? ;)

    Por vezes a "escolha" de ir para um veiculo a GPL não se trata de uma simples opção estéctica com a vida... Na maioría das vezes é uma necessidade financeira.

    Não tenho nem nunca tive carros a GPL! No entanto a ideia agrada-me por MUITOS motivos: Preço, hambiente, acabar com o monopólio da Gasolina/gásóleo, alertar consciências para combustiveis alternativos e mais limpos etc etc etc...

    Mas claro, em vez de obrigarem a fazer (e a adaptar) parques subterrâneos que sejam "compatíveis" com veiculos a GPL (e isto ainda vou confirmar se é mesmo assim) preferem simplesmente colocar um tó e proibir; Simples, eficaz, descriminatório, paternalista... e bem português...

    Depois, como bom políticos que são e por saberem o hábito tuga de comer e calar e não protestar, usam frases parecidas a esta: "Quando aderiram ao GPL, sabiam que não podiam estacionar em parques fechados e subterraneos não sabiam???" Pronto está resolvido!


    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Noutros paises há é legislações diferentes para a construção de garagens... O que é diferente.
    NADA justifica que o governo não possa criar legislação para homologar a criação (ou adaptação) de parques subterrâneos para a utilização de veiculos a GPL! Nada é como quem diz... a incompetência pode ser justificação. Mas isso já o XlPower o tinha dito. ;)

    De qq maneira não estou totalemnte convencido que os nossos parques mais recentes sejam assim tão diferentes como os parques da bélgica, R.U. etc etc etc em relação à segurança atmosférica... É que eles por lá tambem têem parques bem antigos e com sistemas velhos.
    E por lá, em vez de proibir o estacionamento de veiculos a GPL, dão-lhes desconto [:0][:0][8)][**]

  22. #22
    Banido Gugul's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    9,385

    Por Defeito

    É melhor é ficar tudo caladinho. Senão os gajos ainda aumentam o preço do GPL para valores iguais ao da gasolinha.
    É só acordarem com os pés de fora, e nao tiverem mais ideias de onde sacar ao povo.
    Eu acho perferivel pagar menos pelo GPL e n estacionar em parques cobertos a ter de pagar mais pelo GPL e poder...

  23. #23
    Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003
    Localização
    Sabes Onde Está a tua Miúda?
    Posts
    63,498

    Por Defeito

    Por acaso errei ao Afirmar que eram diferentes.

    Têm razão. Não tenho a certeza se são diferentes as legislações. Mas vocês tb não sabem. Por isso estamos ambos num impasse... As legislações serão como é óbvio diferentes, mas eu não sei se provêem o GPL em parques fechados, mas vocês tb não sabem se não prevêem.

    Quanto a frustração em relação ao GPL não tenho nenhuma, se virem com atenção so tópicos sobre o GPL, sabem bem que nunca critiquei o GPL, nem sou dos que dizem que explode e etc. Pq sei que não explode.

    Quanto ao lutar pelas coisas, acho bem. Mas uma coisa é lutar outra é fazer de coitdainho em relação a um dado que já era adquirido aquando do utilização do GPL.

    Eu em casa só tenho carros a gasolina e tb me sinto engando pelo estado por cobrar mais ISP na gasolina que no diesel. E luto por essa mudança. Agora não me faço de coitadinho, pq ninguém me obrigou a comprar um carro a gasolina e quando o comprei já sabia que gastava mais e que a gasolina era mais taxada.


  24. #24
    Piloto de Rallye Baiones's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Alarmolandia
    Posts
    14,102

    Por Defeito

    O que é o GNC?

  25. #25
    LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    2,340

    Por Defeito

    A mim já me aconteceu não me atenderem na Norauto por o carro a GPL.

    Na Norauto do Montijo têm o dístico de proibição de entrada de veículos a GPL, no portão de entrada da oficina. Será que agora com a nova lei o vão tirar?

    A nova lei diz que desde que não seja parque subterraneo e tenha ventilação natural inferior e superior os carros a GPL já podem estacionar. De um dia para o outro o que era extremamente perigoso passou a ser absolutamente seguro e legal.

    Isto vem alterar também as proibições em muitas garagens de condomínios.

    Esta situação demonstra aquilo que que escrevi no post anterior, há muita falta de informação.

  26. #26
    Piloto de Rallye Baiones's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Alarmolandia
    Posts
    14,102

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LM

    A mim já me aconteceu não me atenderem na Norauto por o carro a GPL.

    Na Norauto do Montijo têm o dístico de proibição de entrada de veículos a GPL, no portão de entrada da oficina. Será que agora com a nova lei o vão tirar?

    A nova lei diz que desde que não seja parque subterraneo e tenha ventilação natural inferior e superior os carros a GPL já podem estacionar. De um dia para o outro o que era extremamente perigoso passou a ser absolutamente seguro e legal.

    Isto vem alterar também as proibições em muitas garagens de condomínios.

    Esta situação demonstra aquilo que que escrevi no post anterior, há muita falta de informação.
    Num centro comercial, se estacionares no piso que fica ao nivel da entrada, e junto a as cancelas, pela nova lei tb não deve ser ilegal...

  27. #27
    Piloto de Testes serafas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005
    Localização
    New Zealand
    Posts
    1,265

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    O que é o GNC?
    Gás natural comprimido.

  28. #28
    Piloto de Rallye Baiones's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Alarmolandia
    Posts
    14,102

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por serafas

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    O que é o GNC?
    Gás natural comprimido.
    ;)


    É mais barato que o GPL?

    Os consumos são mais baixos?

    Polui menos?

    Está bem divulgado pelos diveros postos de abastecimento?

  29. #29
    LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    2,340

    Por Defeito

    Mesmo que seja mais barato, mesmo que polua menos (o que é difícil) não tenho conhecimento que haja algum posto público de abastecimento.

    Também não sei qual é o preço de uma transformação de um carro a gasolina para GNC. Tudo isto pesa nas contas, para quem está interessado.

    Acho que quem quiser um sistema alternativo mais barato para a próxima meia dúzia de anos terá de utilizar o GPL.

    O GPL é usado em Porugal há muitos anos, eu comecei em 1994, muita coisa mudou para melhor até agora, mas muito lentamente, não sei se o GNC terá um desenvolvimento mais rápido.

  30. #30
    Piloto de Testes serafas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005
    Localização
    New Zealand
    Posts
    1,265

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    citação:Originalmente colocada por serafas

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    O que é o GNC?
    Gás natural comprimido.
    ;)


    É mais barato que o GPL?

    Os consumos são mais baixos?

    Polui menos?

    Está bem divulgado pelos diveros postos de abastecimento?
    Não. Não. Sim. Não. :D

    Agora a sério, o problema do GNC é na rede de distribuição, considerando as suas características específicas, em que o custo de uma bomba CNG é substancialmente mais elevada que a de uma GPL. Tal como o nome diz, o gás natural é comprimido, fazendo com o que o próprio reservatório tenha de aguentar pressões bastante elevadas em temperaturas negativas (se bem me lembro, um reservatório equivalente a 60 litros, a temperatura no seu interior é de -240º).

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.