|
|||||
Mas é um facto, quem compra uma vez FIAT, seja Lancia/Alfa/Fiat, depois volta a comprar, e depois, e depois...
Temos um amigo aqui no fórum que já teve uma boa dose de FIAT's e quando compra regra geral é FIAT, e não muda.
Já teve Uno Turbos IE, Uno 55, Lancia Y, Punto I, Punto II, Abarth Stilo e Punto GT (estes ainda tem), e mais concerteza...
Eu por exemplo sou um convertido, não tinha a FIAT como referencia, mas neste momento estou hiper-contente com o motor FIAT 1242cc de 86 CV que o meu Lancia tem.
Problemas 0 em mais de 10.000 Km, anda que se farta e bebe pouco.
Última edição por Fahrenheit : 29-04-12 às 02:47:55
Qual é a tua base de comparação para dizeres que um carro com 90 cv anda que se farta?
É que se eu a minha vida toda só experimentar citadinos de 60 cv, também se calhar vou achar que andam bem..
Pode ser um facto com a tua familia e amigos no entanto não é tão exacto. São as chamadas generalizações...
Na minha família e amigos não tem sido assim, o que pode não se dever a falta de fiabilidade em todos os casos que conheço.
Simplesmente não havia uma oferta adequada às necessidades e gosto das pessoas.
Quanto aos 0 problemas do teu carro, lembro-me de te queixares dos cabos de velas e velas, pelo menos, mas não me apetece pesquisar nem é assim tão importante
Diria que essa "religiosidade" é mais patente na MB, BMW e Audi do que propriamente na Fiat (grupo), Renault, PSA...
Mas obviamente que há fãs incondicionais de todas as marcas, conheço 2 irmãos que juntos têm 6 carros Renault (2x4L, Clio II 1.4, 5 GT Turbo, 21 Turbo e Clio II Sport), têm ainda V70 T5 e UMM. Lá por conhecer este exemplo não vou dizer que toda a gente que compra um Renault volta a comprar.![]()
Eu não generalizei é mesmo um facto, assim como quem geralmente compra um Classe-C para cima, volta a comprar Mercedes.
Assim como quem compre apenas "TDI"
É a marca no nosso mercado com o verdadeiro espírito "Latino", que apela ao verdadeiro lado emocional, é normal que ganhe aficionados apenas com a sua filosofia.
Quanto ao problema das velas e cabos é a respectiva manutenção necessária aquando da compra de um veiculo usado como o meu.
Com aquela tecnologia e aquela idade, injecção electrónica multi-ponto, quase 14 anos.
Burro fui eu que não comprei o carro e levei-o logo ao mecânico para me trocar tudo, teria sido mais experto.
Última edição por Fahrenheit : 29-04-12 às 12:29:19
Não, não é um facto. Exemplo de modelos adquiridos por pessoas que conheço:
- (Este percurso começo bastante antes) Fiat Uno 60 sx, Fiat Tempra (perda total), Opel Astra 1.4 , Mercedes S202 220 CDI; Mercedes S203 220 CDI.
- Dyane, Fiat Uno 45s MKI, Opel Corsa A, Uno 60S Top Line, Marea, W202 e depois a aquisição de um e34 mantendo o MB;
- Opel Corsa A, Renault 5 TD, Fiat Punto TD70, e34 (herança mantendo o fiat), Renault Clio II (este sou eu);
- Fiat Punto TD70, Ibiza 1.4 TDI;
- Fiat 127, Opel Corsa A, Seat Ibiza, Hyundai Accent, Corola 1.4;
- Fiat Panda, Punto 55, Toyota Aygo;
- Fiat Punto MKII, Fiat Stilo, Fiat GPunto;
- Fiat Stilo Sport, Audi A3 2.0 TDI
Obviamente que existem apaixonados por todas as marcas, no entanto acho excessivo dizeres que quem compra Fiat volta a comprar e a comprar e a comprar... até porque acabei de te dar os exemplos das pessoas que conheço que compraram Fiat novos e usados.
Conheço vários automóveis com o mesmo tipo de tecnologia a gasolina e a mesma idade que nunca tiveram de substituir nada...
Portanto não é nada normal, ao contrário do que queres fazer crer...
Era mais sensato da tua parte teres dito algo do género:
"Não tinha orçamento para mais, tive de optar por um segmento B usado do grupo FIAT... Com esta compra, alguns problemas (ainda que poucos, acreditando em ti) vieram atrás..."
Basicamente é este o cenário da maioria dos compradores de qualquer segmento B do grupo FIAT. Por isso, num país pobre como o nosso ( há que dizê-lo com as letras) estes veículos são aos milhares...
E quando avariam há que recondicionar componentes ou comprar peças no mercado paralelo... E pura e simplesmente, com pouco investimento eles continuam a circular.
Em vários países da América Latina ou África (numa outra escala, muito menos sofisticada como é óbvio...) passa-se a mesmíssima coisa.
VW fuscas no México ou Brasil são mais que as mães...
Tudo que é Toyota ou Land Rover Series subsiste em África com peças recondicionadas... Muitas vezes de original já só têm a carroçaria
Em Portugal alguns modelos da FIAT das décadas de 80 e 90 tem precisamente o mesmo papel. Manutenção barata, acessível e descomplicada (qualquer mecânico menos qualificado mete mãos à obra).
Se são fiáveis? Tenho muitas reservas...
Se circulam com remendos aqui e acolá, e com peças recondicionadas ou provenientes de sucatas? Sim, com toda a certeza!
Última edição por MeloAntunes : 29-04-12 às 14:33:36
Esses motores fire são porreiros, como já tinha dito atrás. E esse 1.2 puxa bastante bem para a cilindrada que é. Agora dizeres que quem compra um fiat volta a comprar mais... subjectivo.
No meu caso, tanto tenho amigos com fiat e continuam satisfeitos com eles, como tenho um familiar com um lancia, comprado novo com 0km (portanto não há cá a desculpa do "dono anterior"), que diz que fiats na garagem dele nunca mais. Tenho outro familiar que já teve vários fiats, um uno, um punto mk1 e um seicento, este último que ainda tem, e todos comprados novos, e se lhe perguntarem diz logo que fiat não presta.
Última edição por ravager : 29-04-12 às 14:38:39
Um botão derreteu e o que quer isso dizer?
Eu tenho 2 mercedes em casa e isso não quer dizer nada. Muitos deles derreteram por inteiro, não foi apenas um botão.
Tenho uma colega minha que aqui há uns 10 anos comprou um Honda HRV de 5 portas. O carro ao fim de poucas semanas ardeu devido a curto circuito na mala. Até à Honda que é um supra sumo da fiabilidade (pelo menos a fama é essa), acontecem estas coisas.
O meu é o 1.9 TDI 130, e nem 200 mil km tem. Comprado novo ou seja nacional.
Já muita coisinha levou, os braços de suspensão devem ser feitos de papel, ganham folga com muita facilidade. A suspensão é fraca, casquilhos e sinoblocos também já levou.
O turbo já teve que ser descarbonizado.
O radiador do óleo já rebentou a membrana e o óleo foi ter ao vaso de expansão.
Já tive que trocar 2 tubos do IC que ficaram rotos (não sei por alma de quem mas pronto), mais de 100€ cada tubo.
Apoios de motor e flexível de escape.
Tem que levar correia e tensores de 90 em 90 mil km (carros de corrente são muito melhores neste aspecto, como BMW e Mercedes)
Até me admira a MAF e a EGR ainda não terem chateado, mas tenho que bater na madeira que qualquer dia ainda se lembram e avariam.
Por isso digo que mesmo os carros supostamente muito fiáveis dão problemas. Os donos é que não querem admitir. Eu admito sem qualquer problema.
Também tenho a dizer mal dos Mercedes.
De todos que me passaram pelas mãos, não houve um que não desse pelo menos um problema.
O W124 250D deu problemas no diferencial, na altura foram mais de 120 contos para o arranjar, deu ainda uns problemas eléctricos a nível do plafonier, tecto de abrir eléctrico (deixou de funcionar), e o ar condicionado teve que trocar uma peça também que estava com fuga.
Um W201 2.0D que tive, o motor morreu, sim os 190 também têm problemas. Marcava 300 mil km no quadrante, o motor não puxava mesmo nada, até que num dia foi-se abaixo e nunca mais ligou, foi preciso trocar o motor.
O W210 2.9 Turbo Diesel, o turbo deu o berro, teve que levar um novo turbo, e os injectores entupiram (resolveu-se com uma limpeza).
Os actuais:
W201 2.0D muitos problemas a nível do ABS, já teve que trocar uma série de coisas relacionadas com o ABS e travões porque a luz acendia muitas vezes.
W203 C220 CDI, principalmente os braços de suspensão, de 2 em 2 meses já sei que tenho que trocar um braço. Começa com um "toc toc toc".Os braços ganham folga muito facilmente. Outro problema foi o intercooler com fuga, turbo com geometria presa e uma MAF.
Como se pode ver, não estão imunes. Podia também falar de problemas que tive com BMW.
O laguna cá de casa que saiba nunca mudou os cabos das velas, e o 323F também me parece que não, ambos maiores de idade já.
Quanto à questão dos clientes Fiat comprarem Fiat, se isso fosse verdade a marca não tinha ainda hoje a má imagem que tem. Ninguém acorda de manha com os pés de fora e por isso vai cascar na Fiat.
Nos anos 90, falando das marcas que mais vendem tenho ideia que estatisticamente a Fiat devia ser das marcas com índices de satisfação mais baixos.
Há cabos que duram mais que outros. Tenho ideia que os revestidos a plástico brilhante são mais duradouros, mas mesmo esses não sei se duram 14 anos sempre a rodar (parados duram porque aquilo não oxida).
Aqueles pretos (penso que são de alumina) comigo não duram nada![]()
os meus também já deram problemas, mas não foram problemas dispendiosos... alguns problemas que deram (os mais dispendiosos), até foi por culpa de descuido na manutenção... No toledo foi limpa a egr aos 300.000km (creio eu) e maf aos 190.000km (neste caso concordo que era o ponto menos fiavel dos tdi's) e o ibiza também já tinha esse problema no radiador do oleo, mas aos 380.000km... de resto, os tdi's que referi não tiveram os problemas que referiste...
É verdade. Não falando dos Fiat's mais recentes que é injusto (até porque tenho boa impressão do GPunto), os testes de fiabilidade e satisfação colocavam sempre os Fiat's até há bem pouco tempo nos últimos lugares.
Desde lado mais um com cabos de velas pretos originais com 19 anos e 165 mil kms. Não estamos a ser pouco exigentes com o material?
Acredito mas do que tive não me posso queixar. 200 mil kms e só troquei 1x casquilhos frente e casquilhos barra estabilizadora e não foi nada caro...mas não fez muitos kms em paralelo. ;)
Assim de repente, lembro-me dos motores turbo, á moda antiga. Renault 5 GT Turbo, Fiat Uno Turbo i.e...Mecânicas, frágeis e sensiveis á utilização desportiva. Os turbos e sistemas de refrigeração, juntas...eram sensíveis!!
A diesel, os motores 1.4 D da Citroen e o 2.0 TDI do grupo Vw de 2004 a 2006
É normal trocar as velas ao fim de 14 anos num carro a gasolina com quase 160.000 Km (digo eu).
E a julgar pela falta de anti-congelante e do estado do óleo diria que foi um carro com uma MÁ manutenção.
Sobre ter um carro com valor baixo de mercado não é por necessidade, é mesmo por gosto/paixão pelo conjunto.
Não percebi o que tem a ver com o meu post
Os MB's da familia levaram:
W202 200 Diesel com 396k km - Além das peças de desgaste levou Embraiagem aos 366, tubos de travão traseiros, "sinobloco entre veio de transmissão e caixa", luz de airbag apagada uma vez, reparação do motor da chauffage, reparação na tubagem de combustível entre depósito e bomba injectora e há-de levar um farol dianteiro porque o casquilho tem mau contacto. Levou também 4 ou 5 piscas frontais. De resto é Magnatec 10w40 a cada 10k e "valvolinas" a cada 50k.
S202 220 CDI vendida com 180k km - Tubos da caixa auto (?), MAF e 4 injectores.
S203 220 CDI (150cv) neste momento com 160k - Tubo do intercooler, partiu um amortecedor, de vez em quando acende a luz de airbag.
os "classicos" mercedes é que eram fiaveis... mas é realmente mau, pagar CARO e não ter material fiável![]()
acho e quase toda a genta que é o rover 214
Onde estão esses testes de fiabilidade e satisfação que colocam os Fiat dos anos 90 nos ultimos lugares?
Se fosse nos anos 80 ainda acreditava, nos anos 90 é impossivel já tinha sido lançado o 1º Punto que é bastante fiavel, e já havia coreanices que nos primeiros modelos eram uma anedota em fiabilidade.
Como é-me indiferente não acreditares, apenas aconselho-te a fazer uma pesquisa, inclusive no fórum. Já passaram por aqui alguns testes desse tipo...quem anda cá já há uns anos lembra-se certamente.
Cumprimentos