Seat Ibizia - AVARIA NO MOTOR passado 2 ANOS
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 29 de 29
Like Tree1Likes
  • 1 Post By LEMF

Título: Seat Ibizia - AVARIA NO MOTOR passado 2 ANOS

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito Seat Ibizia - AVARIA NO MOTOR passado 2 ANOS

Comprei um carro Seat Ibiza 1.2 em 2010, o que me foi entregue no início do mês de Janeiro de 2010. A garantia terminou a 07 de Janeiro de 2012.

Passado 2 anos, o carro estava com aproximadamente 35.000 Kms e não tinha dado mais despesa do que as manutenções inerentes à quilometragem e idade.

No dia 13/01/12 apareceram 3 luzes amarelas no visor, encostei o carro e mal tive oportunidade, a 16/01/2012 levei o carro à oficina da marca, tendo sido visto por um responsável, que através do computador procurou detectar o motivo das leds acesas. Não detectando o problema, o responsável disseque provavelmente se devia a problemas eléctricos, aconselhando-me a agendar um dia dessa semana para que pudessem tentar descobrir qual o problema. Referiu ainda não existir risco associado à sua normal circulação,

No dia 18/01/12, o carro parou de vez, tendo sido detetado uma avaria no motor, cuja solução mais rentável seria adquirir um motor novo.

Tentei entrar em contacto com a Seat, expondo a situação, apelando a uma cortesia na comparticipação das despesas, recusada pela marca, com a justificativa do término da garantia.

Reforço... o motor do Seat Ibiza 1.2, de 3 portas, de 2010... avariou passado 2 anos, uma semana após o término da garantia, existindo a hipótese de um defeito de fabrico (e nestes casos, segundo ja me informaram, a garantia para defeitos de fabrico extende-se por 10 anos). No entanto, a marca simplesmente se afastou do caso.

Piloto de Troféu TommyPT's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

What else is new? Pode ser que comecem a aprender que a Seat não é tão amiga como muitos fazem querer...
    Com esses gajos só há uma solução, é levares todas as provas/documentos das tuas idas à oficina (presumo que as 2 revisões foram feitas em concessionários oficiais/seat service) e da última intervenção em que um técnico te disse não haver problema e dirigires-te ao centro de arbitragem automóvel para eles apertarem a marca.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Uma semana passada da garantia e nem uma ajudinha da marca? Espero que tenhas sorte mesmo, é de lamentar a atitude dos responsáveis da Seat no entanto eles "têm" um pouco de razão já que foi passado a garantia, nem que seja uma semana, má sorte mesmo.
    Espero que a sorte te ajude desta vez e que consigas resolver o problema da melhor maneira possível.

Piloto de Testes Cagi's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Só lhes ficava bem ajudar a pagar a despesa porque não sei como eles justificam que um carro com 35 mil kms e 2 anos já tenha necessidade de outro motor... um motor morrer aos 35 mil kms só pode ser por falha grave, defeito em algum componente chave porque é suposto durarem mais de 250 mil kms e ainda está muito longe.

Neste caso acho que a garantia ter passado de nada interessa porque é uma falha num órgão essencial que deveria ser duradouro.

Uma coisa seria ter 2 anos e muito mais do que 100 mil kms...35 mil kms o carro devia estar em plena saúde, isto é a 1ª revisão!
    Última edição por Cagi : 15-03-12 às 21:58:45

Piloto de Fórmula 1 Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

So nao percebi isto:

Citação Originalmente Colocado por rosamvr Ver Post
    (e nestes casos, segundo ja me informaram, a garantia para defeitos de fabrico extende-se por 10 anos).

Como assim extende-se por 10 anos?

Quanto ao caso, centro de arbitragem para resolveres o problema.

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
    Só lhes ficava bem ajudar a pagar a despesa porque não sei como eles justificam que um carro com 35 mil kms e 2 anos já tenha necessidade de outro motor... um motor morrer aos 35 mil kms só pode ser por falha grave porque é suposto durarem mais de 250 mil kms.

Neste caso acho que a garantia ter passado de nada interessa porque é uma falha num órgão essencial que deveria ser duradouro.

Uma coisa seria ter 2 anos e muito mais do que 100 mil kms...35 kms o carro devia estar em plena saúde, isto é a 1ª revisão!

É a segunda.
    E é grave pelo ridículo de situação. 35 mil kms? Então mas aquilo foi desenhado para durar 2 anos é isso?

Piloto de Testes Joaobernardo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Que cena marada, Boa Sorte!!!

Piloto de Testes Cagi's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
    É a segunda.
    E é grave pelo ridículo de situação. 35 mil kms? Então mas aquilo foi desenhado para durar 2 anos é isso?
    Este faz revisões de 20 em 20? por exemplo há uns que fazem aos 30 em 30 e até de 40 em 40 mil por isso é que disse que 35 mil kms está no inicio do ciclo de vida e que é descabido uma situação destas por isso mesmo e que por ter caido fora da garantia não é motivo para estarem a negligenciar um caso destes.

Eu não disse que foi desenhado para durar 2 anos, eu disse é que não é a idade que esta em causa mas sim o pouco uso e já o motor nas couves o que pode ser uma indicação de defeito e que a marca terá que assumir, pelo menos seria uma atitude consciente.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Existe uma avaria no motor com 35000km e o mais rentavel é comprar um motor novo? acho um pouco estranho essa explicação , mas qual é a avaria? O checkup acusou o quê? O melhor mesmo é levar o carro a outra oficina nem que seja multimarca e ouvir uma segunda ou mais opiniões porque pode ser um simples problema electrico com alguma centralina.

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
    Este faz revisões de 20 em 20? por exemplo há uns que fazem aos 30 em 30 e até de 40 em 40 mil por isso é que disse que 35 mil kms está no inicio do ciclo de vida e que é descabido uma situação destas por isso mesmo e que por ter caido fora da garantia não é motivo para estarem a negligenciar um caso destes.

Eu não disse que foi desenhado para durar 2 anos, eu disse é que não é a idade que esta em causa mas sim o pouco uso e já o motor nas couves o que pode ser uma indicação de defeito e que a marca terá que assumir, pelo menos seria uma atitude consciente.
    Tem revisões de 15k em 15k ou anualmente se o limite não for atingido.
    Se o carro entretanto "achar" que precisa de uma revisão antes de um dos dois acima ocorrer, ele avisa no CB.
    No meu entender seja pela idade, seja pelos km's não é motivo para o motor dar o berro. Estes motores 1.2 até são bastante fiáveis, prova disso é que já estão no mercado há mais de 1 década e sem grandes modificações. Logo mais um motivo para a Seat se chegar à frente pois se avariou foi certamente por algum defeito de fabrico ou por algum erro cometido aquando de uma das revisões.
    Agora se a Seat já respondeu ao user que não vai fazer nada só há 3 soluções:
    -Ou acarreta com a despesa e faz o que lhe pedem;
    -Ou leva o caso para a via judicial da qual eu tenho a certeza que irá ganhar se tiver feito tudo como "manda a lei", inclusive direito a uma compensação "for the trouble";
    -Ou vende o carro avariado e compra outro;
    Última edição por TommyPT : 16-03-12 às 00:41:15

Piloto de Troféu DigCb's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Como já perguntaram por aqui, avariou o quê? Motor novo com 35.000kms?!? como assim?

Já agora, qual foi a oficina que fez o diagnostico?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Qual é mesmo o problema?

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

lamento a situação, é infeliz.... eles dentro da garantia costumam ser impecáveis.... escreve para a Seat Espanhola

Piloto de Provas de Perícia pgainf's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Greetings!

Escreve uma carta para a sede da marca em Espanha a explicar a falta de respeito que te está a ser feita pela Seat Portuguesa.
    Informa que já estás a comentar o caso no maior fórum Automobilístico Português com milhares de leitores diários a ver o teu caso.

Cumprimentos

ps.Qual é mesmo o problema?

Piloto de Testes AstonM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

O motor do teu carro é o 1.2 de 3 cilindros ou o 1.2 tsi?
    De qualquer forma seria interessante saber o que realmente avariou no motor, pois tal como já disseram ter que trocar tudo num carro tão recente é algo atípico.

Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

É de facto de lamentar a situaçao e vou seguir o tópico para saber o seguimento da situação.

Novamente, deverás expor o teu caso à Seat, reforçar a ideia que irás recorrer às vias judiciais e que, face à situação, provavelmente irás ganhar.
    É de referir, como já foi dito, que irás expor o caso à Seat Espanha e que estás também a expor o caso neste fórum.

Boa sorte!

Piloto de Testes LEMF's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Material bom....

...TVI com isso.
    TommyPT gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Motor deu o berro porque?????

Piloto de Rallye MiguelMelodeCarvalho's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
    Existe uma avaria no motor com 35000km e o mais rentavel é comprar um motor novo? acho um pouco estranho essa explicação , mas qual é a avaria? O checkup acusou o quê? O melhor mesmo é levar o carro a outra oficina nem que seja multimarca e ouvir uma segunda ou mais opiniões porque pode ser um simples problema electrico com alguma centralina.
    Claro que é mais rentável.

Para a Seat.

Já agora, qual é o problema mesmo?

Banido Gugul's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Normalmente é mais barato comprar um motor usado.

Mesmo com ajudas das marcas, fica sempre mais caro a reparação, qto mais 1 motor novo.

A não ser que paguem tudo, como deviam!

Por isso, e em carros que são objectos caríssimos o melhor é fazer sempre extensões de garantia, até ao máximo existente.
    Além do normal seguro contra todos os riscos!

Piloto de Troféu mELIANTE's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

O carro nunca precisou da garantia antes? Se sim, o prazo que esteve parado na Seat é adicionado ao período de 2 anos de garantia.

JCF
    JCF está offline
    Piloto de Testes JCF's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Lamento o que aconteceu com este Ibiza.

Não sei o que se está a passar neste caso, teria de saber a "história toda" para me pronunciar.

Neste mesmo forum têm surgido vários casos de problemas de desgaste anormal ou avarias fora do periodo de garantia em que a marca tem assumido a reparação ou comparticipado a mesma. Acho muito estranho que neste caso pura e simplesmente virem costas ao cliente. Não sei se o carro fez sempre a manutenção a tempo e horas, se sofreu algum acidente ou foi mal reparado, se foram usadas peças estranhas à marca... enfim podem-se ter passado "n" situações.

Para o carro precisar de um motor novo é porque teve um problema mecânico grave tipo, perda de oleo ou de líquido de refrigeração tendo gripado, falha da bomba de oleo, problema com a correia de distribuição ou algo no genero destruindo internamente o motor. Se de facto não houve acidente que motivasse esta avaria, se não houve intervenção de entidades estranhas, se o carro fez a manutenção adequada numa oficina da marca ou de acordo com as normas do fabricante então recomendo uma exposição à propria Seat reclamando uma ajuda para uma avaria motivada por defeito de fabrico.

Desejo boa sorte.

Piloto de Troféu TSport's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Realmente, a Seat, no que se refere a garantias, é do pior que há por aí...

Outro ---> Seat Ibiza com avaria no motor ao fim de 2 ANOS!!

Em 2001, o Ibiza da minha mulher também deu o berro. Isto aconteceu 1 ano e 2 meses depois da sua compra. Na altura, a garantia por lei era de somente 1 ano.
    O Ibiza tinha 14k km.

As queixas foram para a Ramalda (concessão que vendeu o carro), Seat Portugal, Seat Espanhola e no fim DECO. Inicialmente assumiam 15% da despesa, depois passou a 50% e finalmente assumiram o total da despesa da avaria do motor.
    O carro foi trocado no mês seguinte por um Focus...

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JCF Ver Post
    Lamento o que aconteceu com este Ibiza.

Não sei o que se está a passar neste caso, teria de saber a "história toda" para me pronunciar.

Neste mesmo forum têm surgido vários casos de problemas de desgaste anormal ou avarias fora do periodo de garantia em que a marca tem assumido a reparação ou comparticipado a mesma. Acho muito estranho que neste caso pura e simplesmente virem costas ao cliente. Não sei se o carro fez sempre a manutenção a tempo e horas, se sofreu algum acidente ou foi mal reparado, se foram usadas peças estranhas à marca... enfim podem-se ter passado "n" situações.

Para o carro precisar de um motor novo é porque teve um problema mecânico grave tipo, perda de oleo ou de líquido de refrigeração tendo gripado, falha da bomba de oleo, problema com a correia de distribuição ou algo no genero destruindo internamente o motor. Se de facto não houve acidente que motivasse esta avaria, se não houve intervenção de entidades estranhas, se o carro fez a manutenção adequada numa oficina da marca ou de acordo com as normas do fabricante então recomendo uma exposição à propria Seat reclamando uma ajuda para uma avaria motivada por defeito de fabrico.

Desejo boa sorte.
    Não me parece que a troca do forro dos bancos seja motivo para generalizares que eles arranjam coisas fora período de garantia. E estamos a falar de um problema que é sobejamente conhecido como defeito de fabrico e que até devia ter substituição vitalícia pois o tecido que eles colocam lá para substituir é a mesma coisa. I've had my share of fair trades with them...

Piloto de Troféu nogueiraribeiro's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

É por essas e por outras que nunca mais compro carros novos... e depois não percebem porque é que as pessoas cada vez menos o fazem (independentemente das condições do mercado)...

Piloto de Provas de Perícia PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

São todas iguais...Seat, Toyota, Renault...etc...o mal é o azar bater-nos á porta...

JCF
    JCF está offline
    Piloto de Testes JCF's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Carros com bancos tipo baquet desportivos com o apoio lateral muito saliente e duro estão naturalmente mais sujeitos a desgaste. Não é caso unico dos Seat. Lembro-me de ver um Volvo S60 com 4 ou 5 anos com bancos deste tipo forados a pele em que o do condutor já estava com pessimo aspecto tanto no assento como no encosto. A cor clara também não ajudava... no resto o interior até tinha bom aspecto.

Eu tenho um Ibiza destes versão sport e o banco do condutor não estará novo mas não apresenta desgaste assinalável. Claro que eu tenho cuidado ao entrar e sair, evito grandes rossadelas no bordo do banco justamente porque já vi muitos bancos deste tipo com o tecido rossado e alguns até rasgado. Isto nao invalida que concorde que o tecido podia ter melhor qualidade como de resto outras coisas no Ibiza. A parte de baixo do tablier e os plasticos em geral, o forro da mala principalmente o de baixo e a chapeleira que tb é bastante fraca. O assento dos bancos de tras também é muito fraquinho.

Relativamente ao problema deste ibiza, do pouco que se sabe eu apostaria numa falha da bomba de oleo. Provávelmente a luz da pressão foi uma das que acendeu mas pensaram numa falha electrica do sensor e desvalorizaram o que foi um erro grave. Falta de oleo custa-me a crer, a vareta do oleo é uma coisa simples e básica de se ver. Estes carros não têm termometro do motor o que é uma falha de conceção. Se fosse falha no sistema de refrigeração poderia ser detetado o aumento da temperatura nem que fosse uma tendencia.

Por fim dizer que se o carro foi à oficina com a luz do oleo acesa e disseram que podia andar meesmo assim, eles deveriam reparar o carro por duas razoes:

Porque tiveram responsabilidade nas consequencias da avaria
    Porque o carro acabou de sair da garantia
    Última edição por JCF : 17-03-12 às 10:21:25

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Esse assunto em questao é muito grave visto sabermos que as marcas em vez de facilitar a vida aos clientes por vezes prejudicam a soluçao deste caso passa por tres passos e fica resolvido

1º Seat Portugal
    2º Seat Espanhola (fabrica)
    3º Deco,Asae, e Provedor do Consumidor

Assim caro amigo nao aceite 50% ou 70% de ajuda só os 100% e eles pagam entretanto anexe viagens de taxi ,metro, autocarro ou aluguer de carro sem condutor , no final pagam tudo e nao bufam, ja este infelizmente nao é caso isolado nem da Seat nem doutras marcas, e nao se esqueça que a ultima revisao tem garantia tambem

Um abraço e fico a espera de noticias suas e do desenrolar do assunto.

Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Se foste à oficina por causa das luzes de aviso acesas e eles te disseram para andar normalmente com o carro, e por causa disso o motor pifou, então a culpa é deles, esteja ou não em garantia. Tu fizeste o que era recomendado, eles é que foram negligentes.

Acho que tens que te agarrar a isto para conseguir que eles assumam a reparação.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.