Originalmente Colocado por
BlueJimny
eu tambem ia para um corsa B (tive um)
a electronica da fiat sempre teve má fama, desde vidros electricos a fecho centralizado. todos os fiats e lancias que passaram ca por casa tiveram essas duas avarias.
acho que o corsa tem uma electronica mais simples (posso estar errado).
quanto a versoes...
1.2 45cv 8v: foi o que tive..foram dos primeiros, ainda é o motor de corsa A (1.2S creio). mecanicamente foi irrepreensivel, tratei-o muito mal, puxar muito por ele, arranques a frio, oleo velho, agua do radiador laranja neon de tanta ferrugem, nunca precisou de nada. os consumos é que nao eram famosos, nao tanto pelo pé pesado, mas pela falta de força dos 45cv. em subidas é preciso dar gás. em cidade fazia 7l, mas tambem cheguei a fazer 50kms com 10€ de gasolina, quando tinha de me transformar em Faustino Furioso.
1.0 12v 55cv: é mais recente, nao conheço nenhum caso de problemas cronicos, e deve ter o mesmo problema de consumos do 1.2 45cv. no entanto, calculo que seja ligeiramente mais economico quando nao puxas por ele.
depois, acho que houve um 1.2 12v 60cv. pessoalmente iria para este, deve ter consumos proximos do 1.2 45cv, mas nao gasta tanto em subidas e a recuperar velocidade.
evita as versoes Joy e Eco, a Eco anda pouco, e o Joy quase nao tem extras. creio que nem vidros electricos.
idealmente, um swing,confort ou centenario por esta ordem
duas coisas de que deves estar ciente:
1- a direcçao é pouco precisa, pode mesmo ter uma folga pequenina. ás vezes é uma cruzeta que ganhou folga, e repara-se, mas continua quase na mesma. em curvas apertadas, ou quando brincas numa rotunda, quando ele começar a fugir, sentes a direcçao a vibrar, como se as rodas estivessem a sacudir dum lado para o outro. é ligeiro, e o ponto em que ele te diz que nao deves abusar mais. nada disto é para assustar, é um carro muito progressivo quando foge, e as reacçoes nao sao subitas.
2- nao sei em que carros está habituado a andar, mas pode-te parecer que precise de amortecedores. caga nisso. a suspensao nao é o ponto forte do carro, adorna um bom bocado em curva, é muito mole. mas isso tambem é o que causa o tal comportamento previsivel no limite, e sem reacçoes bruscas.
fora isso, na minha experiencia com o carro, sempre foi muito muito mal tratado (até para o mato foi, em AE andava sempre prego a fundo) e o unico problema que me deu foi uma bomba de combustivel, por andar sempre so com 10€ no deposito lol.
tem muitas peças na sucata e de marca branca.
já tinha 17 anos e 135000kms muito duros em cima quando me desfiz dele, e nada a assinalar no que toca a interiores. um ou outro ruido normal da idade, mas nada de estragado ou anormal.
ah, os espelhos (pelo menos no meu) nao recolhem, isso quer dizer que nao deves deixar pouco espaço onde passem pessoas ao estacionar, e ter cuidado com as razias.
o meu levou 2 espelhos do lado do pendura, um por uma razia a um vidrao, e outro foi alguem a passar por ele que lhe deu com uma mala ou wtv,
paguei perto de 130€ por cada
outra coisa a ver é as roscas de ajuste do alinhamento dos farois. o meu vinha com uma partida,nao alinhava e foram 110€ por um farol novo.
parti um para-brisas (pedra na AE), paguei 180€ para por um novo
tinha o elevador do vidro do condutor com as calhas gastas. se batesse a porta com força estando o vidro todo em baixo, o vidro saia do sitio e ficava la dentro. só aconteceu uma vez,foi mesmo com muita força, e custou 15 € para mo meterem no sitio de novo. reparaçao propriamente dita, anda perto dos 100€
fora isso levava apenas oleo,pastilhas e correias.
oleo,filtros,pastilhas, pagava perto de 150€
a unica vez que mudei as correias paguei 90€ e tal no manel gt
os plasticos dos guarda lamas por vezes soltam-se. se vires que estao a ganhar folga,basta meteres-te com uma chave dentro do para lamas e dar uma apertadelazinha. um dos meus saltou em AE. por uma coisa dessas e a borracha da porta do condutor (tava rota e deichava entrar agua) paguei 25€ na sucata
acho que para primeiro carro dentro do orçamento ficas bem servido, as reparaçoes sao baratas,nao costuma dar problemas, e há montes de peças nas sucatas