Tesla Motors - Roadster - Model S - Novidades - Página 4
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Título: Tesla Motors - Roadster - Model S - Novidades

  1. #91
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    Por Defeito Tesla Roadster Sport

    tesla-roadster-sport-large_06.jpg

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    "It's been seven months since Tesla first announced its intentions to build the Roadster Sport, a higher performing version of its electric sportscar. Seemingly many moons later, the Silicon Valley-based automaker has finally offered up some real high-res images of the EV along with more details explaining what makes the Sport extra special.

    First and foremost, the Sport's hand-wound electric motor adds a bit more oomph to the already quick Roadster, taking off two-tenths of a second in the rush to 60 mph (it now checks in at just 3.7 seconds). Also included are bare carbon fiber hood louvers and rear spoiler, a push-button transmission selector to replace the aluminum shift knob and a central touch screen that displays estimated range along with the total number of oil barrels saved over a fossil-fueled automobile."

    "Tem sido sete meses desde que a primeira Tesla anunciou a sua intenção de construir o Sport Roadster, uma versão do seu alto desempenho elétrico carro desportivo. Aparentemente muitas luas depois, o Silicon Valley-based automobilística tem finalmente oferecido uns verdadeiros imagens de alta resolução do EV juntamente com mais informações explicando o que faz com que o Sport extra especial.

    Em primeiro lugar, o Sport da mão-ferida motor elétrico oomph acrescenta um pouco mais a já rápida Roadster, decolando de dois décimos de segundo na corrida de 60 mph (ela agora verifica em apenas em 3,7 segundos). Estão também incluídos nua capota fibra de carbono louvers e spoiler traseiro, um botão de chamada para substituir a transmissão selector alumínio turnos manípulo e um ecrã táctil central que exibe intervalo estimado juntamente com o número total de barris de petróleo salvou mais de um fóssil-combustível automóvel."

    Pics Aplenty: Tesla finally drops real images of Roadster Sport — Autoblog


  2. #92
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    Por Defeito 2009 Tesla Model S Concept

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    "Tesla Motors is now taking orders for the Tesla Model S, an all electric family sedan that carries seven people and travels 300 miles per charge.
    The Tesla Model S, which carries its charger onboard, can be recharged from any 120V, 240V or 480V outlet, with the latter taking only 45 minutes. By recharging their car while they stop for a meal, drivers can go from LA to New York in approximately the same time as a gasoline car. Moreover, the floor-mounted battery pack is designed to be changed out in less time than it takes to fill a gas tank, allowing for the possibility of battery-pack swap stations.
    The floor-mounted powertrain also results in unparalleled cargo room and versatility, as the volume under the front hood becomes a second trunk. Combining that with a four-bar linkage hatchback rear trunk and flat folding rear seats, the Tesla Model S can accommodate a 50-inch television, mountain bike *and* surfboard simultaneously. This packaging efficiency gives the Tesla Model S more trunk space than any other sedan on the market and more than most SUVs.
    "Tesla Model S doesn't compromise on performance, efficiency or utility - it's truly the only car you need," said Tesla CEO, Chairman and Product Architect Elon Musk. "Tesla is relentlessly driving down the cost of electric vehicle technology, and this is just the first of many mainstream cars we're developing."
    Tesla expects to start Tesla Model S production in late 2011. The company believes it is close to receiving $350 million in federal loans to build the Tesla Model S assembly plant in California from the Dept of Energy's Advanced Technology Vehicle Manufacturing Program."

    "Tesla Motors está agora a tomar as decisões de Tesla Model S, toda uma família sedan elétrico que transporta sete pessoas e viaja 300 quilômetros por carga.
    A Tesla Model S, que exerce o seu carregador de bordo, podem ser recarregados a partir de qualquer 120V, 240V ou 480V saída, com o último tendo apenas 45 minutos. Ao recarregar seu carro enquanto eles parar para uma refeição, os motoristas podem ir de LA para Nova York em aproximadamente o mesmo tempo que um carro a gasolina. Além disso, a palavra-montado bateria é projetada para ser mudado no menos tempo que leva para encher um reservatório de gás, permitindo a possibilidade de bateria-pack swap estações.
    A palavra-montado motopropulsoras também resulta em inigualável carga quarto e versatilidade, como o volume sob a capa frontal torna-se uma segunda mala. Combinando isso com um quatro-bar linkage hatchback retaguarda tronco e planos para dobrar os bancos traseiros, o Tesla Model S pode acomodar uma televisão de 50 polegadas, mountain bike * e * prancha simultaneamente. Isto dá a embalagem eficiência Tesla Model S tronco mais espaço do que qualquer outro sedan no mercado e, mais do que a maioria dos utilitários esportivos.
    "Tesla Model S não comprometer o desempenho, eficácia ou utilidade - é verdadeiramente o único carro que precisam", disse o Tesla CEO, presidente e Arquiteto Produto Elon Musk. "Tesla é inexoravelmente provocando uma descida no custo do veículo eléctrico tecnologia, e este é apenas o primeiro de muitos carros mainstream estamos desenvolvendo."
    Tesla espera para iniciar a produção Tesla Model S no final 2011. A empresa acredita que está perto de receber $ 350 milhões em empréstimos federais para construir o Tesla Model S montadora na Califórnia a partir do Departamento de Energia do Veículo Manufacturing Advanced Technology Program. "

    Tesla Model S Concept (2009) with pictures and wallpapers
    Última edição por TVRfanboy : 20-08-09 às 17:04:52 Razão: Faltou a tradução.

  3. #93
    Banido EduardoASG's Avatar
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    Estou muito interessado nesse Tesla S.

    Vamos ver para que preço vem para Portugal etc.. mas também sigo esse modelo desde que foi enunciado. muito muito interessante o concept apresentado.

    http://www.youtube.com/watch?v=HvzOdYVw6Pw

    Apresentação do Tesla S e video com ele a nadar etc.

  4. #94
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    Citação Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
    Estou muito interessado nesse Tesla S.

    Vamos ver para que preço vem para Portugal etc.. mas também sigo esse modelo desde que foi enunciado. muito muito interessante o concept apresentado.

    YouTube - Tesla Sedan Unveiled! Tesla Model S Hits the Road

    Apresentação do Tesla S e video com ele a nadar etc.

    X2, lindo e económico. O preço é que não é para a minha carteira, dúvido que venha para cá a menos de 50.000 €.

  5. #95
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    USA: Yes they can!

  6. #96
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    Citação Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
    X2, lindo e económico. O preço é que não é para a minha carteira, dúvido que venha para cá a menos de 50.000 €.
    Acho que será mais na casa dos 30.000 € a 40.000 €.. mas vamos ver.

    Aquilo faz 0-100 tipo 5.s velocidade max limitada salvo erro em torno dos 210 e autonomia perto dos 500 kms.. 45min para carregamento full.

    Uma cena interessante é vir com lotação 5+2, 5 adultos e ainda 2 lugares para crianças, total 7, um piscar de olhos às familias numerosas.

    Mas vai ser uma revolução.. e é já amanhã.. 2 ou 3 anos não é nada.

  7. #97
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    Muito bem

    Como não podia deixar de ser o desenho está muito inspirado no mais belo dos sedans, o Quattroporte.

  8. #98
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Muito bem

    Como não podia deixar de ser o desenho está muito inspirado no mais belo dos sedans, o Quattroporte.
    não apenas o QP.

    O Model S é uma salada russa de influências.
    Maserati, Jaguar, Aston Martin.

    No final obtemos algo de apelativo, mas com forte sensação de deja vu.

    Desapontante...

  9. #99
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    Isso do deja vu pouco interessa.. o que importa é o conceito

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    Isso do deja vu pouco interessa.. o que importa é o conceito
    Mas aí é que reside o problema.
    Tendo em conta o carro que é, não o demonstra. Baseia-se em velhos principios.

    Basta lembrar o caso do XJ que acabou de ser substituido.
    Carro 100% novo, tecnologicamente evoluido, mas pele com aroma a naftalina.
    Passa ao lado de todos, discretamente, e acaba por não ser o sucesso esperado.

    Veja-se o contraste para o novo. A mesma base, tecnologicamente evoluido, mas demonstra-o de forma convincente e marcante. É um risco, é óbvio, mas necessário.


    Este Model S sofre do mesmo mal.
    Tem os clichés visuais todos de carros de combustão interna, apesar de não ter nada de nada a ver com eles. E ainda para mais, foi tão bom nessa "inspiração" que acaba por não ter grande personalidade/identidade/caracter.
    Para quê uma grelha frontal? Para quê um "capot"?

    Esperaria-se que com a "revolução" eléctrica e com veículos concebidos de raíz para tal, fosse acompanhada de uma "revolução" no design/styling, já que as exigências a nivel de packaging de um grupo motriz eléctrico é bastante diferente de um grupo motriz otto/diesel.

    Tanto este Model S, como o recente Leaf, parecem mais adaptações de coisas existentes que coisas criadas de raíz e optimizadas para tal.

    O único que demonstra uma adaptação formal a um grupo motriz alternativo é o Honda FCX Clarity. E isto apesar de a versão de produção ter sido empobrecida visualmente com elementos algo banais...
    Última edição por crash : 21-08-09 às 10:23:20

  11. #101
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Mas aí é que reside o problema.
    Tendo em conta o carro que é, não o demonstra. Baseia-se em velhos principios.

    Basta lembrar o caso do XJ que acabou de ser substituido.
    Carro 100% novo, tecnologicamente evoluido, mas pele com aroma a naftalina.
    Passa ao lado de todos, discretamente, e acaba por não ser o sucesso esperado.

    Veja-se o contraste para o novo. A mesma base, tecnologicamente evoluido, mas demonstra-o de forma convincente e marcante. É um risco, é óbvio, mas necessário.


    Este Model S sofre do mesmo mal.
    Tem os clichés visuais todos de carros de combustão interna, apesar de não ter nada de nada a ver com eles. E ainda para mais, foi tão bom nessa "inspiração" que acaba por não ter grande personalidade/identidade/caracter.
    Para quê uma grelha frontal? Para quê um "capot"?

    Esperaria-se que com a "revolução" eléctrica e com veículos concebidos de raíz para tal, fosse acompanhada de uma "revolução" no design/styling, já que as exigências a nivel de packaging de um grupo motriz eléctrico é bastante diferente de um grupo motriz otto/diesel.

    Tanto este Model S, como o recente Leaf, parecem mais adaptações de coisas existentes que coisas criadas de raíz e optimizadas para tal.

    O único que demonstra uma adaptação formal a um grupo motriz alternativo é o Honda FCX Clarity. E isto apesar de a versão de produção ter sido empobrecida visualmente com elementos algo banais...
    Fácil, tem motor como os outros e sistemas que precisam de ser verificados e ventilados. Se o fizessem diferente ninguém iria gostar dele porque era feio, portanto acho que apostaram muito bem nas boas linhas que tem e semelhanças com os rivais, só assim tem sucesso, caso contrário teriam algo deste género.

    http://media.autozine.com.br/0902/02...rro-feio-2.jpg

    Não é muito bonito, mas teve muito sucesso, principalmente na sua destruição.

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Desapontante...
    Desapontante porque não é um VAG ? hehe há pessoas..

    O Model S está muito bem conseguido.. não custa nada admitir o que é de facto uma constatação.

    Em andamento : http://www.youtube.com/watch?v=HaVcZ...eature=related

    Interior sistema touchscreen + lcd global : http://www.youtube.com/watch?v=4-5auRyD9GI&NR=1
    Última edição por EduardoASG : 21-08-09 às 11:44:13

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
    Fácil, tem motor como os outros e sistemas que precisam de ser verificados e ventilados. Se o fizessem diferente ninguém iria gostar dele porque era feio, portanto acho que apostaram muito bem nas boas linhas que tem e semelhanças com os rivais, só assim tem sucesso, caso contrário teriam algo deste género.

    http://media.autozine.com.br/0902/02...rro-feio-2.jpg

    Não é muito bonito, mas teve muito sucesso, principalmente na sua destruição.
    Mas sabes como seria o resultado final se o desenhassem À volta do grupo motriz?

    E onde está o motor do Model S? Na frente, na traseira, nas rodas?

    EM relação ao EV-1.
    Tendo em conta a dimensão do programa e investimento necessário ($1.000.000.000), as 800 unidades disponiveis em regime de leasing nunca conseguiriam colmatar esse investimento. A sua destruição foi por motivos puramente económicos e politicos, apesar do sucesso do veiculo em si e como era utilizado junto dos poucos que aderiram.

    Além disso, o carro em si era bastante mais limitado em utilização que o Tesla Model S alguma vez será.
    Tinha apenas 2 portas e 2 lugares.
    Foi também o que condenou o primeiro Insight da Honda.

    Formalmente, e antes das Kahmtails dos Prius e Insights, a GM dava-nos uma "gota de água" com um Cx. de apenas 0.19. Nada mal para 1990!
    A especificidade do grupo motriz, permitia, formalmente, explorar novos caminhos, como a total ausência de buracos na frente

    Não foi pelo look que este carro foi literalmente destruido.
    O próprio presidente da GM, recentemente posto porta fora pelo Obama, confessou que o fim do EV-1 foi das piores decisões que tomou.
    Se fazia sentido, financeiramente, já que não originava lucro, do ponto de vista estratégico e até de imagem e relações públicas, foi um autêntico desastre.

    Outra questão é tecnológica. Tendo em conta as expectativas geradas na altura, esperava-se que em poucos anos, desse-se um salto na evolução das baterias, que resolveria, o que é ainda hoje o maior problema dos eléctricos: a autonomia.

    Esse salto tecnológico nunca aconteceu, e assim, e para mais, num país onde longas distâncias feitas de carro é bastante comum, o interesse seria sempre reduzido do público em geral.

    Tudo problemas reais, maior parte deles perfeitamente actuais, e que nada têm a ver com o look do carro.

  14. #104
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    Citação Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
    Desapontante porque não é um VAG ? hehe há pessoas..

    O Model S está muito bem conseguido.. não custa nada admitir o que é de facto uma constatação.

    Em andamento : YouTube - Mother Nature Network: Tesla Model S

    Interior sistema touchscreen + lcd global : YouTube - Tesla Model S
    Não disse que o carro estava mal conseguido Só disse que era um cliché!
    É desapontante porque é um daqueles casos que não sai do armário... não se assume!

    E esse ataque cerrado à VAG (que não existe...já mudaram de nome) já é patológico Trata-te. Não caias pra o lado negro!

    Brand Lovers/Haters, não há pachorra!

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Mas sabes como seria o resultado final se o desenhassem À volta do grupo motriz?

    E onde está o motor do Model S? Na frente, na traseira, nas rodas?

    EM relação ao EV-1.
    Tendo em conta a dimensão do programa e investimento necessário ($1.000.000.000), as 800 unidades disponiveis em regime de leasing nunca conseguiriam colmatar esse investimento. A sua destruição foi por motivos puramente económicos e politicos, apesar do sucesso do veiculo em si e como era utilizado junto dos poucos que aderiram.

    Além disso, o carro em si era bastante mais limitado em utilização que o Tesla Model S alguma vez será.
    Tinha apenas 2 portas e 2 lugares.
    Foi também o que condenou o primeiro Insight da Honda.

    Formalmente, e antes das Kahmtails dos Prius e Insights, a GM dava-nos uma "gota de água" com um Cx. de apenas 0.19. Nada mal para 1990!
    A especificidade do grupo motriz, permitia, formalmente, explorar novos caminhos, como a total ausência de buracos na frente

    Não foi pelo look que este carro foi literalmente destruido.
    O próprio presidente da GM, recentemente posto porta fora pelo Obama, confessou que o fim do EV-1 foi das piores decisões que tomou.
    Se fazia sentido, financeiramente, já que não originava lucro, do ponto de vista estratégico e até de imagem e relações públicas, foi um autêntico desastre.

    Outra questão é tecnológica. Tendo em conta as expectativas geradas na altura, esperava-se que em poucos anos, desse-se um salto na evolução das baterias, que resolveria, o que é ainda hoje o maior problema dos eléctricos: a autonomia.

    Esse salto tecnológico nunca aconteceu, e assim, e para mais, num país onde longas distâncias feitas de carro é bastante comum, o interesse seria sempre reduzido do público em geral.

    Tudo problemas reais, maior parte deles perfeitamente actuais, e que nada têm a ver com o look do carro.
    Mesmo que o motor seja nas rodas, ou no eixo traseiro pode ter o variador e carregador na parte da frente e ainda o radiador do AC, mesmo que não tenha nada disto, pode também ter arrumação ali, agora um caixote sem abertura não faz sentido.

    Já todos conhecemos a história do EV1, provavelmente um dos problemas foi esse fazerem apenas 800, penso que o investimento para 100 ou 800 não deve ser muito diferente tendo em conta que se teve de fazer investigação, de qualquer maneira tá morto e enterrado e não interessa estar a discutir isso, neste momento temos muito melhor tecnologia ao alcance e também experiência, a tesla é a prova disso.

    As baterias vão continuar a evoluir, relembro que a A123systems já anunciou as suas novas baterias para VE com densidade energética de 165 wh/kg com cargas a partir de 5 minutos, ainda é muito pouco, cerca de 1.65 % a densidade da gasolina (acredito que quando este numero subir para 4-5%, não existe qualquer diferença entre performances e autonomias nas várias tecnologias), mas já nos permite ter autonomias decentes com pesos na mesma ordem dos CI.

  16. #106
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    Citação Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
    Mesmo que o motor seja nas rodas, ou no eixo traseiro pode ter o variador e carregador na parte da frente e ainda o radiador do AC, mesmo que não tenha nada disto, pode também ter arrumação ali, agora um caixote sem abertura não faz sentido.

    Já todos conhecemos a história do EV1, provavelmente um dos problemas foi esse fazerem apenas 800, penso que o investimento para 100 ou 800 não deve ser muito diferente tendo em conta que se teve de fazer investigação, de qualquer maneira tá morto e enterrado e não interessa estar a discutir isso, neste momento temos muito melhor tecnologia ao alcance e também experiência, a tesla é a prova disso.

    As baterias vão continuar a evoluir, relembro que a A123systems já anunciou as suas novas baterias para VE com densidade energética de 165 wh/kg, ainda é muito pouco, cerca de 1.65 % a densidade da gasolina, mas já nos permite ter autonomias decentes com pesos na mesma ordem dos CI.
    MAior parte dos carros com motor de combustão interna hoje em dia já têm buracos a mais, e se reparares, maior parte deles são falsos e as mega-grelhas estão parcialmente tapadas.

    Ou seja, é apenas um elemento decorativo para suprir uma qualquer necessidade idiota humana que associa muitos buracos a .... sei lá...

    Um carro eléctrico ainda menos necessidade tem de buracos...
    Poderão ser coisas bem mais discretas.

    Se reparares no Model S, aquele pseudo-trapezio frontal está parcialmente tapado. Ora, se é para ficar tapado, para quê "simular" algo maior? Algum complexo por resolver?

    Quando falava no capot, ou o porquê dele, não me referia a ser fechado ou aberto, mas sim ao porquê da necessidade de lhe ter dado aquela caracteristica formal, e tão grande como se tratasse de um carro com motor longitudinal e tracção traseira, quando ali debaixo não existe nenhum motor.
    Obviamente que aquele espaço deve estar aproveitado para bagagem ou colocação de baterias, mas a questão é que não seria necessario ser daquela forma.
    basta ver o exemplo do FCX Clarity...

    Designio! Forma/função! Adaptação da pele à tecnologia usada!

  17. #107
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    MAior parte dos carros com motor de combustão interna hoje em dia já têm buracos a mais, e se reparares, maior parte deles são falsos e as mega-grelhas estão parcialmente tapadas.

    Ou seja, é apenas um elemento decorativo para suprir uma qualquer necessidade idiota humana que associa muitos buracos a .... sei lá...

    Um carro eléctrico ainda menos necessidade tem de buracos...
    Poderão ser coisas bem mais discretas.

    Se reparares no Model S, aquele pseudo-trapezio frontal está parcialmente tapado. Ora, se é para ficar tapado, para quê "simular" algo maior? Algum complexo por resolver?

    Quando falava no capot, ou o porquê dele, não me referia a ser fechado ou aberto, mas sim ao porquê da necessidade de lhe ter dado aquela caracteristica formal, e tão grande como se tratasse de um carro com motor longitudinal e tracção traseira, quando ali debaixo não existe nenhum motor.
    Obviamente que aquele espaço deve estar aproveitado para bagagem ou colocação de baterias, mas a questão é que não seria necessario ser daquela forma.
    basta ver o exemplo do FCX Clarity...

    Designio! Forma/função! Adaptação da pele à tecnologia usada!
    Pois, isso é realmente um facto, as super-grelhas fazem um ar mais desportivo (coisas do gosto humano) e na verdade só servem para aumentar os consumos, não estou a perceber o que referes do capot, pensas que poderia ser mais pequeno ou ser simplesmente uma porta de acesso à mala.

  18. #108
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    Citação Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
    Pois, isso é realmente um facto, as super-grelhas fazem um ar mais desportivo (coisas do gosto humano) e na verdade só servem para aumentar os consumos, não estou a perceber o que referes do capot, pensas que poderia ser mais pequeno ou ser simplesmente uma porta de acesso à mala.
    Eu faço um desenho!

    Tesla-Model_S_Concept_2009_800x600_wallpaper_0a.jpg
    Honda-FCX_Clarity_2009_800x600_wallpaper_1c.jpg

  19. #109
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    Ahh, Ok

  20. #110
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    Tudo isto de "desenhar o carro a volta da tecnologia" é muito bonito, mas olhando para as duas imagens na 1ª vemos um carro com uma tecnologia inovadora bonito e olhando para a 2ª vemos um carro com uma tecnologia inovadora feio.
    Qual é que as pessoas desejam/vão comprar? O primeiro.

    Penso que para que tenham sucesso a mudança visual nestes novos carros tem de ser gradual em vez de se romper por completo com a "tradição".

  21. #111
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    A versão de produção do FCX ficou uns furos abaixo do que era de esperar, tendo em conta o concept. E tudo porque decidiram banalizar, indo buscar elementos da "tradição", que casaram muito mal com o corpo que já apresentava.

    O Tesla, ainda temos de ver se o que mostraram é realmente o que vamos ter, ou se isto ainda é um protótipo intermédio.
    Os detalhes podem fazer a diferença entre o que estamos a ver agora e o que iremos obter.
    Ainda tem de se esperar por 2011...

    Mas de qualquer maneira, tendo em conta que apenas os japoneses têm se mostrado mais activos no que toca a apresentação de carros com outras escolhas de motorização que não apenas as convencionais, de momento é o que há, mas não significa que sejam a única resposta/solução.

    A história está pejada de exemplos automóveis bastante bem desenhados, tendo em conta packagings muito bem definidos, sem bullshits, e artificios para parecerem outra coisa que não aquela que são.

    E hoje são pontos incontornáveis de engenharia/design automóvel, servindo de referência mesmo passado meio século de algumas dessas propostas.

    A questão é que tem de se criar novas fórmulas. Romper com a "tradição" é um passo fundamental.

    O automóvel já teve diversas fases estilisticas, bem demarcadas. E só acontece porque se rompe com "tradições".
    Mudanças graduais, nesta altura do campeonato, é para meninos.
    Já chega de olhar para trás. Isto anda estagnado à ja bastante tempo.

    Está na altura de mais um romper de barreiras!

    Mas se quiserem continuar confortáveis no vosso velho cadeirão, esta é sem dúvida a época ideal para isso.

    Para uma primeira década de um novo século, tirando uma ou outra excepção, no geral tem sido bastante enfadonha no que toca a estimulos visuais.

    À precisamente 1 século atrás, as mentes estavam incomparavelmente mais receptivas ao novo e desconhecido.
    Como é que nos tornámos novamente tão fechados?

  22. #112
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    Crash,calma...uma coisa de cada vez.Não queiras que o mundo mude num só dia.O mais importante nesta etapa da evolução automóvel é os motores passarem a ser limpos e eficientes,o design virá com o tempo.A mudança tem de ser gradual para maior aceitação do publico em geral.A maioria gosta bem do seu carro tal como está em termos de linhas,apenas lhes interessa a inovação mecânica por exemplo.Mas concordo contigo quando ao haver ainda muitos clichés nos designs de supostos carros do futuro.

  23. #113
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Strider Ver Post
    Crash,calma...uma coisa de cada vez.Não queiras que o mundo mude num só dia.O mais importante nesta etapa da evolução automóvel é os motores passarem a ser limpos e eficientes,o design virá com o tempo.A mudança tem de ser gradual para maior aceitação do publico em geral.A maioria gosta bem do seu carro tal como está em termos de linhas,apenas lhes interessa a inovação mecânica por exemplo.Mas concordo contigo quando ao haver ainda muitos clichés nos designs de supostos carros do futuro.
    O design não vem com o tempo...
    em cada carro que sai para a rua, o design vem agarrado a ele.

    O que tu queres dizer é que o styling virá com o tempo.
    Mas também é algo bastante discutivel.

    A mudança não tem de ser gradual e raramente o é.
    No geral, aparece sempre um que quebra as barreiras, consegue ser aceite e os outros vão atrás.

    Tanto ao nivel de packaging, como styling, e soluções completas de design.

    Exemplos:
    Packaging - 1959 - aparece o Mini com o seu motor frontal tranversal e tracção à frente. Mudança de paradigma. Não tardou muito até aparecerem os seguidores, até dos lados mais estranhos, tendo influenciado a concepção de coisas como o Miura. O Fiat 128 refina a fórmula a ainfda hoje em dia, maior parte dos FWD a utiliza.

    Styling - 1947 - Cisitalia 202 por Pininfarina. O facto de ter fundido o que era comum serem elementos individuais por si só num corpo único fluido (faróis, compartimento de motor, arcos de rodas), transformou para sempre a abordagem ao estilo automóvel. E criou o template que definiu todos os grandes GT dos anos 50, 60.

    1999 - BMW Z9 - a primeira visao do que seria conhecido como flame surfacing (apesar do GINA ter sido criado primeiro, demosntrando melhor como se chega à definição de um estilo. No entanto só o ficámos a conhecer o ano passado). Durante as pesquisas do Bangle mais a sua equipa, no desenvolvimento de novas peles para os automóveis, acabou por surgir um estilo, onde as superficies seriam delimitadas por um pseudo-esqueleto, colocadas sempre em tensão, como se tratasse de tecido esticado sobre uma estrutura, criando superfícies côncavas, o que não é muito habitual.
    Entramos na era das superficies dinâmicas, seguidas por praticamente toda a gente.

    Foi um choque. Nada de timidas evoluções e vingou (apesar das vozes contra), porque não é o quebrar barreiras apenas por quebrar. É uma solução válida, com óptimos exemplares aplicados. Mas como em tudo, deu também origem a coisas deploráveis, e no geral, temos uma década marcada por demasiados exemplares que caíram no exagero, sem ponta que se pegue por falta de estruturação, ou sem sentido de proporção, harmonia ou coesão (e não me refiro à BMW, apesar de ter as suas nódoas)

    Design - 1979 - Isuzu Asso di Fiori por Italdesign (deu origem ao Piazza, um par de anos depois) Se se lembram como eram as portas dos automóveis nos anos 70 e inicio dos anos 80, devem recordar-se das calhas no tejadilho a servir de goteiras ou coisa semelhante. Era uma solução que se poderia dizer funcional, mas visualmente, uma nódoa negra em qualquer carro que a utilizava.
    Giugiaro, mais o seu colega Aldo Mantovani (engenheiro) resolveram a situação de forma brilhante, criando as denominadas portas auto-clave.
    Toda aquela zona foi limpa de calhas, com o aro superior da porta a encaixar na perfeição com o tejadilho, de forma limpa, elegante e sem perder pitada de funcionalidade.
    Uma óptima solução de design. O primeiro modelo europeu a adoptar esta solução inovadora foi o Fiat Uno em 1983, também ele desenhado por Giugiaro.

    Não são passinhos de bébé que definem os grandes momentos da história automóvel.
    Todas as décadas estão pejadas de modelos que dão um salto para a frente, "esquecendo", na medida do possivel, o que está estabelecido.

    Tendo em conta o que parece ser, pelo menos em muitos anos, um sério ponto de partida para a disseminação de veículos 100% eléctricos, depois de algumas partidas falhadas, observa-se para já 2 oportunidades perdidas para estabelecer novas regras, exemplificadas no Leaf e no Model S, que parecem ser os que estão mais próximos de se tornar realidade palpável.

    Partindo do grupo motriz, abre-se um novo mundo de possibilidades em novas soluções de design, styling e packaging.
    E o que nos aparece? Coisas aceitáveis que se esperariam de um novo automóvel com motor de CI.
    Falta-me info no caso do Leaf, mas pelo que observo, aquilo deve nascer da plataforma do Megane ou Qashqai.
    Mas o Model S, que é criado do zero, não se justifica a abordagem conservadora no styling / design. A ausência de um grande motor para mover a grande carroçaria, deu para criar algo espaçoso, como se atesta na possibilidade de poder ser um 5+2.

    O que aconteceria se decidissem a explorar o potencial que a quase ausência de elementos mecânicos permite...

    O caso do FCX Clarity, apesar de não agradar às especificidades do gosto, trata-se de uma solução bem mais conseguida no geral, pois rege-se por novas regras, indo de encontro, de forma mais eficaz, às possibilidades abertas pela tecnologia que encerra
    Há questões estilisticas que podem ser facilmente mudadas, (observem o concept, e como a definição de certos elementos individuais podem fazer a diferença) mas a bitola está lá. Frentes mais curtas (não há necessidade de ser maior), tudo o que interessa à locomoção do veiculo está no "chão", e ficamos com muito mais espaço disponivel em cima, caso não decidamos aproveitar para obtermos veiculos tão ou mais espaçosos como agroa, mas mais compactos.

  24. #114
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    Compreendo e não deixa de fazer sentido o teu ponto de vista mas também tens de concordar que é muito complicado vender um produto completamente diferente dos cânones instituidos!Exige mais tempo e mais dinheiro dispendido.O automóvel já podia ter mudado faz muito tempo,a criatividade e imaginação para tal ficou bem demonstrada em varíadissímos protótipos, então porque não vingaram esses designs?Por variadas razões como é obvio;ou eram soluções caras de produzir ou eram demasiadamente avant-guarde.Acredita que eu gostava de ver carros ousados e radicais na forma e nesse aspecto a Tesla encontra-se numa posição de o poder fazer,pois goza de uma independência estilistíca que lhe permite ir para a esquerda ou para a direita,algo que outras marcas já estarão mais reticentes em fazer.Mas como referi no post anterior a preocupação maior agora dos construtores centra-se mais na tecnologia do que no styling mas acredito que futuramente haverá certamente propostas mais arrojadas,até pela questão da mobilidade urbana certo tipo de veículos têm de ser equacionados,para mim o futuro nem passa por sedans de 4 metros...

  25. #115
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    A TESLA poderá estar a preparar um modelo rival do Porsche 911 Turbo

    O próximo desportivo da Tesla apontará directamente ao 911 Turbo.

    Não te digo nada de novo se te informar que o Tesla Roadster é um veículo pouco prático. Tomando a base do maravilhoso Elise, era complicado fazer um desportivo com traços GT (aí temos a europa para demonstrar que nem a Lotus foi capaz de fazê-lo). Minimalista, inapto para pessoas grandes, e comprometido para o transporte de equipamentos, o Roadster é uma delícia eléctrica, e é por ela que muitas das suas desvantagens são perdoadas.

    Mas Elon Musk, o CEO da Tesla, não está de todo satisfeito, e como bom empreendedor e visionário, já está a pensar em como melhorar o Roadster. Numa entrevista recente afirmou que o companheiro do seu roadster na sua garagem é um 911 Turbo, e que aprecia especialmente a versatilidade do desportivo alemão, até ao ponto de que se ateveu a comentar que o próximo GT da Tesla será um 2+2 com 10% mais de espaço nos lugares traseiros e uns 50% mais de mala que o famoso desportivo.

    E tudo isto aproveitando a plataforma do Model S, com uma estética agressiva, desportiva, moderna, e com uma mecânica de tracção total. Se os planos de Musk funcionarem, o Model S irá vender-se como a Tesla deseja e o departamento de energia dos Estados Unidos aprovará um crédito suave para a sua companhia, e poderíamos ver este novo desportivo da Tesla em 2012, substituindo o Roadster. A coisa não parece má, mas dada a situação das contas da Tesla, mais vale que dêem passo a passo antes de se proporem a novos projectos.”
    Fonte: Autoblog


    Mais detalhes sobre a Tesla, Colaboração da Daimler EV e o Futuro Roadster

    “A Tesla Motors está a colaborar com a Daimler Agem dois EVs (veículos eléctricos)previstos para produção dentro dos próximos anos. Numa entrevista com o CEO Green Car Advisor da Tesla, Elon Musk, este confirmou que adicionalmente com o já divulgado Smart EV, as duas companhias têm estado a trabalhar num novo veículo zero-emissões para “toda a gente”.

    Enquanto se sabe que não serão conhecidos detalhes acerca deste segundo veículo até ao fim do ano, Musk disse que o Smart EV estará nas estradas no final de 2009 e que a Daimler espera disponibilizá~lo por um preço abaixo dos 30 mil dólares. A Daimler tem testado o Smart EV em Londres há um ano e meio, mas ainda não anunciara oficialmente a sua parceria com a Tesla até 19 de Maio.

    Como parte do relacionamento simbiótico, a Daimler adquiriu a tecnologia de iões-lítio da Tesla, 10% da companhia e u lugar no conselho de administração. A Tesla conseguiu a capacidade de acesso à produção em massa que facilitará a introdução de mais veículos eléctricos no mercado.

    Quanto ao futuro do Roadster, que nós reportámos, Musk disse que o veículo não está actualmente a ser trabalhado, e que provavelmente não será produzido até 2013. Prevê um carro 2+2 com espaço atrás suficiente para as pernas de 2 pessoas de estatura média. O carro terá uma bagageira com espaço amplo e estará disponível com as variedades hardtop e conversível. Os clientes poderão escolher entre tracção às rodas traseiras (RWD) ou integral (AWD).

    Musk a seu próprio testador diário, o Porsche Turbo Carrera (sim, tem um Roadster, mas é tem uns “assentos curtos” para os filhos), como marca de referência para o seu próximo supercarro eléctrico, mas isso ainda não o deteve de vangloriar a performance do seu actual Roadster. «Vale a pena anotar que o nosso Roadster bate o Porsche GT3 no teste de engrenagem de topo na pista. O Roadster desportivo, durante o próximo mês fará ainda melhor», afirmou Musk.”

    O homem nunca poderá ser acusado de “pensar pequeno”.
    Fonte: Allcarselectric

  26. #116
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    Sou capaz de jurar que vi um Tesla verde fluorescente a circular nas nossas estradas (no Estoril)

  27. #117
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    Citação Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Sou capaz de jurar que vi um Tesla verde fluorescente a circular nas nossas estradas (no Estoril)

    Sim, é verdade, está mesmo em Portugal e alguns fizeram test-drive.

    NovaEnergia • Ver Tópico - Test Drive do Tesla em Cascais - Nem acredito!!! Nãoooooo...

  28. #118
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    Eu sei que estou a fazer um pequeno desenterranço, no entanto gostava de saber se há novidades, além das já referidas aqui. Este carro e a Tesla em geral desperta-me um grande interesse. Quando está previsto começar a circular em Portugal? Autonomias? Preços?

  29. #119
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    Citação Originalmente Colocado por ALuisRS Ver Post
    Eu sei que estou a fazer um pequeno desenterranço, no entanto gostava de saber se há novidades, além das já referidas aqui. Este carro e a Tesla em geral desperta-me um grande interesse. Quando está previsto começar a circular em Portugal? Autonomias? Preços?
    Segundo o que falei com o representante que este em Portugal, já estão 3 encomendados para cá, e está previsto abrir um stand em Lisboa.

  30. #120
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    Por Defeito Report: Tesla says Model S will be profitable thanks to cheaper batteries

    It's not exactly a surprise that battery costs for electric vehicles will go down over time, but the big question is by how much and how fast. Tesla Motors, which uses small lithium-ion cells similar to the kind found in laptop computers, believes that lithium-ion pack costs will be low enough to make the $57,000 Model S profitable even though it'll likely sell in smaller numbers than all-electric competitors like the Nissan Leaf.

    That's what Tesla's chief technology officer J.B. Straubel told Bloomberg, adding that Nissan has "a cost challenge that will be more difficult to solve. It will require a lot higher volume before they really get to a cost point that is internally sustainable." Nissan, of course, paints a different picture because it has been developing li-ion technology for almost two decades, but there you have it.

    Nissan's annual sales target for the Leaf, once full production gets going, is in the hundred-thousands, while Tesla hopes to sell around 20,000 units of the Model S a year. The big difference is in the price per kilowatt hour (kWh). Tesla co-founder Martin Eberhard told Bloomberg recently that he thinks Tesla's battery packs might cost just $200 per kWH, while the large-format cells in the Leaf (and most other plug-in vehicles) could cost around $700 to $800 per kWh. Nissan has previously said the Leaf pack costs just under $750 per kWh.
    Fonte: Autoblog

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