Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 22 de 22

Título: Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª

Montei uns pneus novos no meu carro, calibrei as rodas (os pesos foram colocados por dentro em vez de continuarem por fora) e alinhei a direcção.
    Acontece que em AE notei que o carro me fugia para a direita. Aliás, tenho a sensação que colocando o volante direito com a "caixa" que está por trás do mesmo, ele não está direito.
    Será possivel? será que quando fixaram o volante para alinhar a direcção este ficou ligeiramente virado? já agora, sendo o carro de direcção assistida, o alinhamento deveria ter sido feito com o carro ligado? (não me lembro se assim foi).
    Se tivesse um problema no chassis que levasse a que o carro fugisse para a direita, a maquina no alinhamento não permitia o mesmo por ser impossivel, correcto?
    Agradecia as vossas ajudas.
    Outra questão, o carro é um 406 (2001) e acho que tem alinhamento às 4 rodas, e onde eu fiz, realmente colocaram em cada um dos 4 pneus um aparelho (a máquina ainda é algo antiga, mas acho que isto não quer dizer nada).

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Isso é quase de certeza... direcção desalinhada, quer dizer, mal alinhada. Não será o 1º caso e infelizmente não é o último.
    Um conselho, volta lá e eles que rectifiquem.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Deve ter ficado mal alinhado, acontece. Já me aconteceu alinhá-lo e depois levá-lo à inspecção e ver lá "direcção desalinhada em -6m/km". Defici~encia Tipo 1. Reclamei e alinharam-no como deve ser, desta vez.

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Causas provaveis:

- Defeito da maquina ou software

- Sensores mal colocados

- Volante mal acertado

Quanto ao facto de ter direcção assistida, tens razão, deve ser alinhado com o motor em funcionamento.

Agora, ja notavas este desvio antes de montares os pneus novos?

Quanto ao facto de terem colocado os 4 sensores, não significa que seja feito um alinhamento ás 4 rodas.

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Falta uma causa:
    - Culpa do funcionário.
    Pode ter sido um igual ao que eu vi. Não percebo muito mas calculo que o computador, com a direcção alinhada deva apontar 0 dos dois lados. O que eu vi foi:
    No inicio marcava 1.80 (+/-) da esquerda e 0.5 (+/-) da direita. Percebi que o bronco não conseguiu desapertar um parafuso do lado direito.
    No final marcava:
    1.80 (+/-) da esquerda e 1.8 (+/-) da direita.
    Tratava-se de uma Nissan Navara que andou 5000km e tem os pneus da frente com menos de metade do piso.
    Mas como quem a conduz não se preocupa e eu apenas assisti e lhe disse para reclamar, não me preocupo muito com isso. Mas se fosse um carro meu, ai ai, a coisa não ficava assim.

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Intencionalmente não quis colocar essa opção.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Agora digam-me uma coisa, mas o meu carro sem que tem afinação tb na traseira. Só não percebo é como é que se alinham as rodas traseiras e quem o faça (ali dizem que fazem o alinhamento às 4 rodas, tendo-me sido dito que as de trás estavam bem).
    Relativamente à questão sobre se já anteriormente sentia o carro a fugir para esquerda, eu achava que sim (não tanto como agora), mas um amigo meu conduziu o carro e não achou.
    Em velocidades mais elevadas agora é notória a viragem.

Piloto de Testes Benny's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Uma coisa é o carro fugir para a direita outra coisa é tu pores o volante direito e o carro fugir. Se poes o volante direito e o carro foge... pode ser o volante que nao esta certo. Agora se ele esta a fugir sem tentares por o volante direito, pode mesmo ser a direcçao ma alinhada.

Banido paulinhuu's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Se o volante está direito e sem se mexer, e o carro anda para a direita... então é a direcção desalinhada.... já aconteceu isso no meu antigo Xsara;)

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

se for do volante acham que no sitio onde coloquei os pneus eles reparam isto, ou só na marca ou outra oficina? contudo vou lá confirmar se está efectivamente alinhada a direcção (o meu receio é que no momento em que centraram o volante para alinhar a direcçõa não o tenham feito de forma conveniente.

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
    Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Alpiger

A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.
    Obrigado explicação, e já agora vale a pena fazer este alinhamento?
    Outra questão é a do volante, se for o volante que não esteja "centrado" no sitio consegue ajustar ou o melhor é na marca?

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por pedrom

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Obrigado explicação, e já agora vale a pena fazer este alinhamento?
    Outra questão é a do volante, se for o volante que não esteja "centrado" no sitio consegue ajustar ou o melhor é na marca?
    O alinhamento das 4 rodas só é feito se o carro permitir e se a maquina pedir.
    Quanto ao volante, tem de centrar novamente, o que significa um novo alinhamento. Vai lá e reclama que o volante não está direito.
    Vê se quando fazem a medição de alinhamento, o motor está a trabalhar, para acertar a bomba de direcção e eliminar folgas.
    Quando á marca, muitas delas fazem este serviço fora, em casas de pneus.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Fui ao local onde montei os pneus, e disseram-me (os rapazes são simpaticos e atenciosos) que é normal, e se já tinha feito cerca de 1000km. Eu como fiz até agora cerca de 600km e disse que parece que com o voltante direito o carro foge/vira para a dtª, mas disseram-me que é normal, pois os pneus costumam muitas vezes estar empilhados e que portanto até fazerem x km é possivel que isto aconteça. (para a semana como já vou fazer mais 400 e fazer o tais mil volto lá)
    Alguma vez ouviram isto?

Um abraço

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003
    aqui e ali, em todo o lado e em lado nenhum

Por Defeito

nunca

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

será que é algo de grave? estilo chassi empenado? (o carro comprei usado?) - até tremo só de pensar nisto...mas se fosse isto era possivel alinharem a direcção sem a máquina acusar?
    Se for do volante eles acertam no sitio ondem montei os pneus? (como é que o voltante fica desalinhado?) ou ainda assim pode ser a direcção desalinhada?
    Obrigado

Piloto de Troféu miguelsantos's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

essa tambem nunca tinha ouvido

Piloto de Rallye Avant's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por pedrom

Fui ao local onde montei os pneus, e disseram-me (os rapazes são simpaticos e atenciosos) que é normal, e se já tinha feito cerca de 1000km. Eu como fiz até agora cerca de 600km e disse que parece que com o voltante direito o carro foge/vira para a dtª, mas disseram-me que é normal, pois os pneus costumam muitas vezes estar empilhados e que portanto até fazerem x km é possivel que isto aconteça. (para a semana como já vou fazer mais 400 e fazer o tais mil volto lá)
    Alguma vez ouviram isto?

Um abraço
    Que grande tanga...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

epá eu tb não fiquei convencido, e para a semana volto lá ...e digo que fiz mais 2.000km e eles que vejam.
    Portanto, ter o volante direito (agarrado com as maos) e o carro fugir para a dtº e mal alinhamento? Insisto apenas neste ponto, chassis empenado ou outro problema relacionado com batida poderá ser? (carro é usado).
    Obrigado

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003
    aqui e ali, em todo o lado e em lado nenhum

Por Defeito

antes de trocar de pneus e alinhar a direcçao o carro fugia?

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

basicamente: se largas o volante e o carro segue +- a direito, a direcção está alinhada. Desde que a estrada seja +- plana as rodas mantêm o alinhamento. Se a seguir centras o volante e o carro vira para um dos lados, a direcção está alinhada, mas o volante está torto; acontece quanto alinham a direcção com o volante sem estar perfeitamente centrado. Antes era muito fácil, bastava tirar o centro do volante, desapertar uma porca e dar um jeitinho, agora com airbags, so realinhando a direcção com o volante centrado.

Se antes de trocares os pneus o carro não fugia, das duas uma: ou foi na troca de pneus e alinhamento que não ficou bem feito, ou de facto podia haver marosca e o carro ter a direcção propositadamente desalinhada para compensar um chassis empenado. Se o desgaste dos pneus foi uniforme, esta última hipótese é muito improvável.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Com algum cuidado é fácil descobrir um chassis desalinhado: mede cuidadosamente a distância entre eixos dos dois lados e a distância do topo do pneu à cava das rodas; devem ser exactamente iguais dum lado e doutro.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.