Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª
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Título: Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª

  1. #1
    Piloto de Kart
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    Por Defeito Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª

    Montei uns pneus novos no meu carro, calibrei as rodas (os pesos foram colocados por dentro em vez de continuarem por fora) e alinhei a direcção.
    Acontece que em AE notei que o carro me fugia para a direita. Aliás, tenho a sensação que colocando o volante direito com a "caixa" que está por trás do mesmo, ele não está direito.
    Será possivel? será que quando fixaram o volante para alinhar a direcção este ficou ligeiramente virado? já agora, sendo o carro de direcção assistida, o alinhamento deveria ter sido feito com o carro ligado? (não me lembro se assim foi).
    Se tivesse um problema no chassis que levasse a que o carro fugisse para a direita, a maquina no alinhamento não permitia o mesmo por ser impossivel, correcto?
    Agradecia as vossas ajudas.
    Outra questão, o carro é um 406 (2001) e acho que tem alinhamento às 4 rodas, e onde eu fiz, realmente colocaram em cada um dos 4 pneus um aparelho (a máquina ainda é algo antiga, mas acho que isto não quer dizer nada).


  2. #2
    Piloto de Testes 100do's Avatar
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    Isso é quase de certeza... direcção desalinhada, quer dizer, mal alinhada. Não será o 1º caso e infelizmente não é o último.
    Um conselho, volta lá e eles que rectifiquem.

  3. #3
    Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
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    Deve ter ficado mal alinhado, acontece. Já me aconteceu alinhá-lo e depois levá-lo à inspecção e ver lá "direcção desalinhada em -6m/km". Defici~encia Tipo 1. Reclamei e alinharam-no como deve ser, desta vez.

  4. #4
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    Causas provaveis:

    - Defeito da maquina ou software

    - Sensores mal colocados

    - Volante mal acertado

    Quanto ao facto de ter direcção assistida, tens razão, deve ser alinhado com o motor em funcionamento.

    Agora, ja notavas este desvio antes de montares os pneus novos?

    Quanto ao facto de terem colocado os 4 sensores, não significa que seja feito um alinhamento ás 4 rodas.

  5. #5
    Piloto de Testes 100do's Avatar
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    Falta uma causa:
    - Culpa do funcionário.
    Pode ter sido um igual ao que eu vi. Não percebo muito mas calculo que o computador, com a direcção alinhada deva apontar 0 dos dois lados. O que eu vi foi:
    No inicio marcava 1.80 (+/-) da esquerda e 0.5 (+/-) da direita. Percebi que o bronco não conseguiu desapertar um parafuso do lado direito.
    No final marcava:
    1.80 (+/-) da esquerda e 1.8 (+/-) da direita.
    Tratava-se de uma Nissan Navara que andou 5000km e tem os pneus da frente com menos de metade do piso.
    Mas como quem a conduz não se preocupa e eu apenas assisti e lhe disse para reclamar, não me preocupo muito com isso. Mas se fosse um carro meu, ai ai, a coisa não ficava assim.

  6. #6
    Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
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    Intencionalmente não quis colocar essa opção.

  7. #7
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    Agora digam-me uma coisa, mas o meu carro sem que tem afinação tb na traseira. Só não percebo é como é que se alinham as rodas traseiras e quem o faça (ali dizem que fazem o alinhamento às 4 rodas, tendo-me sido dito que as de trás estavam bem).
    Relativamente à questão sobre se já anteriormente sentia o carro a fugir para esquerda, eu achava que sim (não tanto como agora), mas um amigo meu conduziu o carro e não achou.
    Em velocidades mais elevadas agora é notória a viragem.

  8. #8
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    Uma coisa é o carro fugir para a direita outra coisa é tu pores o volante direito e o carro fugir. Se poes o volante direito e o carro foge... pode ser o volante que nao esta certo. Agora se ele esta a fugir sem tentares por o volante direito, pode mesmo ser a direcçao ma alinhada.

  9. #9
    Banido paulinhuu's Avatar
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    Se o volante está direito e sem se mexer, e o carro anda para a direita... então é a direcção desalinhada.... já aconteceu isso no meu antigo Xsara;)

  10. #10
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    se for do volante acham que no sitio onde coloquei os pneus eles reparam isto, ou só na marca ou outra oficina? contudo vou lá confirmar se está efectivamente alinhada a direcção (o meu receio é que no momento em que centraram o volante para alinhar a direcçõa não o tenham feito de forma conveniente.

  11. #11
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    Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
    Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

    A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.

  12. #12
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    citação:Originalmente colocada por Alpiger

    Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
    Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

    A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.
    Obrigado explicação, e já agora vale a pena fazer este alinhamento?
    Outra questão é a do volante, se for o volante que não esteja "centrado" no sitio consegue ajustar ou o melhor é na marca?

  13. #13
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    citação:Originalmente colocada por pedrom

    citação:Originalmente colocada por Alpiger

    Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
    Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

    A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.
    Obrigado explicação, e já agora vale a pena fazer este alinhamento?
    Outra questão é a do volante, se for o volante que não esteja "centrado" no sitio consegue ajustar ou o melhor é na marca?
    O alinhamento das 4 rodas só é feito se o carro permitir e se a maquina pedir.
    Quanto ao volante, tem de centrar novamente, o que significa um novo alinhamento. Vai lá e reclama que o volante não está direito.
    Vê se quando fazem a medição de alinhamento, o motor está a trabalhar, para acertar a bomba de direcção e eliminar folgas.
    Quando á marca, muitas delas fazem este serviço fora, em casas de pneus.

  14. #14
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    Fui ao local onde montei os pneus, e disseram-me (os rapazes são simpaticos e atenciosos) que é normal, e se já tinha feito cerca de 1000km. Eu como fiz até agora cerca de 600km e disse que parece que com o voltante direito o carro foge/vira para a dtª, mas disseram-me que é normal, pois os pneus costumam muitas vezes estar empilhados e que portanto até fazerem x km é possivel que isto aconteça. (para a semana como já vou fazer mais 400 e fazer o tais mil volto lá)
    Alguma vez ouviram isto?

    Um abraço

  15. #15
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    nunca

  16. #16
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    será que é algo de grave? estilo chassi empenado? (o carro comprei usado?) - até tremo só de pensar nisto...mas se fosse isto era possivel alinharem a direcção sem a máquina acusar?
    Se for do volante eles acertam no sitio ondem montei os pneus? (como é que o voltante fica desalinhado?) ou ainda assim pode ser a direcção desalinhada?
    Obrigado

  17. #17
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    essa tambem nunca tinha ouvido

  18. #18
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    citação:Originalmente colocada por pedrom

    Fui ao local onde montei os pneus, e disseram-me (os rapazes são simpaticos e atenciosos) que é normal, e se já tinha feito cerca de 1000km. Eu como fiz até agora cerca de 600km e disse que parece que com o voltante direito o carro foge/vira para a dtª, mas disseram-me que é normal, pois os pneus costumam muitas vezes estar empilhados e que portanto até fazerem x km é possivel que isto aconteça. (para a semana como já vou fazer mais 400 e fazer o tais mil volto lá)
    Alguma vez ouviram isto?

    Um abraço
    Que grande tanga...

  19. #19
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    epá eu tb não fiquei convencido, e para a semana volto lá ...e digo que fiz mais 2.000km e eles que vejam.
    Portanto, ter o volante direito (agarrado com as maos) e o carro fugir para a dtº e mal alinhamento? Insisto apenas neste ponto, chassis empenado ou outro problema relacionado com batida poderá ser? (carro é usado).
    Obrigado

  20. #20
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    antes de trocar de pneus e alinhar a direcçao o carro fugia?

  21. #21
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    basicamente: se largas o volante e o carro segue +- a direito, a direcção está alinhada. Desde que a estrada seja +- plana as rodas mantêm o alinhamento. Se a seguir centras o volante e o carro vira para um dos lados, a direcção está alinhada, mas o volante está torto; acontece quanto alinham a direcção com o volante sem estar perfeitamente centrado. Antes era muito fácil, bastava tirar o centro do volante, desapertar uma porca e dar um jeitinho, agora com airbags, so realinhando a direcção com o volante centrado.

    Se antes de trocares os pneus o carro não fugia, das duas uma: ou foi na troca de pneus e alinhamento que não ficou bem feito, ou de facto podia haver marosca e o carro ter a direcção propositadamente desalinhada para compensar um chassis empenado. Se o desgaste dos pneus foi uniforme, esta última hipótese é muito improvável.

  22. #22
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    Com algum cuidado é fácil descobrir um chassis desalinhado: mede cuidadosamente a distância entre eixos dos dois lados e a distância do topo do pneu à cava das rodas; devem ser exactamente iguais dum lado e doutro.

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