Quem compra carros a gasolina é por razões de economia ? - Página 21
 Rede MPL:
Página 21 de 52 PrimeiraPrimeira ... 1120212231 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 601 para 630 de 1543
Like Tree484Likes

Título: Quem compra carros a gasolina é por razões de economia ?

v7
    v7 está offline
    Chefe de Equipa v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
    Posso dar aqui um exemplo em que isso não se verifica bem assim. Isto depende também dos carros em questão e claro trajectos.
    A minha irmã trabalha sensivelmente a apenas 5-6 kms de casa e o trajecto é em meio urbano. Apanha semaforos, rotundas, passadeiras, bandas, etc, etc e básicamente não deve conseguir passar dos 60km/h. À tarde fará o regresso em sentido contrário, portanto 2 arranques a frio (em tempos eram por norma 4 viagens destas, mas agora reduziu) mas o otto dela do segmento C de 100 cv quando lá chega já leva sempre o motor quentinho.
    O meu a diesel de 101cv também do segmento C nestas condições não faz melhor consumo que o otto dela, e quando lá chega ainda lhe faltava um bocado para atingir a temperatura óptima de funcionamento.
    Eu do pouco que vou vendo ainda acho as diferenças de consumos significativas.

A coisa agrava-se quando se falam dos familiares de segmentos mais altos, monovolumes ou SUVs

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Eu do pouco que vou vendo ainda acho as diferenças de consumos significativas.

A coisa agrava-se quando se falam dos familiares de segmentos mais altos, monovolumes ou SUVs
    Não sei se percebeste o exemplo? Motores frios e trajectos curtos e sem se aproveitar a capacidade de rolar dos diesel já largados! O otto aquece muito mais depressa e é mais leve.

Piloto de Troféu Cessna's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Isto é mesmo pessoal muito diferente do mainstream

Se não Clios já vi que não se vendiam

Toda a gente quer maquinões. Um Volvo destes mesmo a GPL deve sair mais caro de alimentar que o Clio a diesel, depois imagino que os outros custos de manutenção normal sejam também mais altos (além dos seguros, IUC, etc.).

Já não falando na tal manutenção não programada que pode ser necessária.

Em minha opinião só mesmo com uma confortável folga é que se pode comprar um carro destes.
    Aplicável tanto aos maquinões a GPL como nos carros a gasóleo.

DMA
    DMA está offline
    Piloto de Kart DMA's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ganoes Ver Post

Agora e porque gostaria de perceber... em português corrente e para tótós, onde naturalmente me incluo, como posso 'desarmar' o argumento do binário? Alguém me explica ou tem para aí um link para a explicação, sff?
    Acho estes dois tópicos interessantes, principalmente o primeiro:

Qual é a relação entre cilindrada e cavalagem?

Qual a vantagem de muitos cv por litro num atmosférico ?

Depois de leres os dois, deves ficar com uma ideia bem organizada do conceito..... se calhar não vale a pena é gastares muito "latim" a explicares isso aos teus conhecidos. A maioria do pessoal quer "verdades absolutas" e não coisas muito complicadas.

v7
    v7 está offline
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
    Aplicável tanto aos maquinões a GPL como nos carros a gasóleo.
    Comparava-se um Clio novo e um volvo com 10 anos Digamos que as probabilidades são diferentes, há as garantias, etc.

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Não sei se percebeste o exemplo? Motores frios e trajectos curtos e sem se aproveitar a capacidade de rolar dos diesel já largados! O otto aquece muito mais depressa e é mais leve.
    Eu aí não concordo muito. Acho que é algo que prejudica severamente qualquer um dos dois.
    O meu trajecto normal é muito neste estilo, 7km, para e arranca, rotunda semáforos. O 320d gasta na casa de 9,2, o 330i na casa de 14 neste tipo de trajectos. Ou seja o consumo é péssimo (relativamente ao ideal de ambos) nos dois casos.

v7
    v7 está offline
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DMA Ver Post
    Acho estes dois tópicos interessantes, principalmente o primeiro:

Qual é a relação entre cilindrada e cavalagem?

Qual a vantagem de muitos cv por litro num atmosférico ?

Depois de leres os dois, deves ficar com uma ideia bem organizada do conceito..... se calhar não vale a pena é gastares muito "latim" a explicares isso aos teus conhecidos. A maioria do pessoal quer "verdades absolutas" e não coisas muito complicadas.
    hehe um deles é meu, da altura em que fazia muitos tópicos ...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Eu aí não concordo muito. Acho que é algo que prejudica severamente qualquer um dos dois.
    O meu trajecto normal é muito neste estilo, 7km, para e arranca, rotunda semáforos. O 320d gasta na casa de 9,2, o 330i na casa de 14 neste tipo de trajectos. Ou seja o consumo é péssimo (relativamente ao ideal de ambos) nos dois casos.
    Quantos cv tem cada um e cilindrada?
    No caso que apresentei a potência é igual e a cilindrada superior no diesel, assim como o seu peso.

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Eu da minha parte referi sempre o Volvo ou outros da mesma tipologia em situações bem especiais que já expliquei e em comparação com um diesel C ou D também usado.

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

A mensagem que eu quero passar é que em ambos os casos os consumos degradam-se muito e não comparar diretamente os dois carros

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    A parte a bold é a que realmente importa e faz a diferença.
    O Ganoes perguntou sobre o binário e foi o único aspecto que mencionei.

Em todo o caso podes ter coisas do género (números grosso modo):

Gasolina 1.4 aspirado: 130 Nm (às 5500 rpm)
    Turbodiesel 1.4: 220 Nm (às 2000 rpm)
    Gasolina 1.4 turbo: 240 Nm (às 2000 rpm)

Ou seja, variantes turbo mais ou menos próximas em binário, vantagem para o Otto.

No entanto, se vires 2.0TSI e 2.0TDI, o TDI (320 Nm) neste caso tem vantagem em binário para o TSI (280 Nm).

Por isso é que eu disse que as contas agora foram baralhadas. Antes dos turbos se começarem a popularizar nos motores a gasolina, era certo e sabido que o maior binário estava no turbodiesel.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

A mensagem que eu quero passar é que em ambos os casos os consumos degradam-se muito e não comparar diretamente os dois carros
    Concordo que se degradam em ambos tal como tinha afirmado lá atrás.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Mas os carros a gasolina turbos da nova geração ainda não estão em todas as gamas e todas as marcas com a representação que têm os diesel.

Vai devagar e o diesel por sua vez, mais lentamente continua a evoluir também.
    Obviamente. Estava apenas a responder estritamente ao que o user Ganoes perguntou.

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

hehe um deles é meu, da altura em que fazia muitos tópicos ...
    Os dois são interessantes, mas principalmente o primeiro acho que devia ser sticky aqui no fórum geral ..... fazia bem a muita gente, passar lá os olhinhos para não continuarmos com certos conceitos errados a circular.

Piloto de Troféu SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Comparava-se um Clio novo e um volvo com 10 anos Digamos que as probabilidades são diferentes, há as garantias, etc.
    Já agora não nos estamos a esquecer do facto que se pode perfeitamente comprar um carro com 10 anos com garantia?

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

Ou seja, variantes turbo mais ou menos próximas em binário, vantagem para o Otto.

No entanto, se vires 2.0TSI e 2.0TDI, o TDI (320 Nm) neste caso tem vantagem em binário para o TSI (280 Nm).

Por isso é que eu disse que as contas agora foram baralhadas. Antes dos turbos se começarem a popularizar nos motores a gasolina, era certo e sabido que o maior binário estava no turbodiesel.
    ClioII, não olhes só ao binário máximo, deves ter em conta a curva e o seu formato

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Já agora não nos estamos a esquecer do facto que se pode perfeitamente comprar um carro com 10 anos com garantia?
    E não esquecer que a diferença de preço dá-nos uma almofada enorme..... tinha que algo correr mesmo mal.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

ClioII, não olhes só ao binário máximo, deves ter em conta a curva e o seu formato
    Claro que sim, e nesse caso a vantagem de um turbodiesel face a um otto NA é ainda mais gritante: mais binário, mais cedo, e uma curva "flat" no máximo numa faixa alargada de rotações.

Quando metes um turbo no "gasosas" ele passa a gozar destas vantagens também.

Eu não estou a defender um ou outro, estou a olhar apenas de um ponto de vista técnico e desinteressado.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Isso é mesmo muito grosso porque não se tira conclusões nenhumas sem se saber a pressão. Porque "turbinado" não é binário, zero ou um, há motores turbinados com boost de 0.6 e há motores turbinados com boost de 2.8...

Já agora adiciona aí para por as coisas em perspectiva:
    Diesel atmosférico 1.4: 90~100Nm lá para as 3000rpm

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

No caso que apresentei a potência é igual e a cilindrada superior no diesel, assim como o seu peso.
    Ok, desculpa não tinha reparado nesse detalhe

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

E não esquecer que a diferença de preço dá-nos uma almofada enorme..... tinha que algo correr mesmo mal.
    Exactamente o que eu queria dizer há bocado.

Fala-se de comprar um maquinão usado barato e fica tudo em sentido porque vai fica caríssimo de manter, e porque se avaria ai Jesus...só que para se gastar a diferença para um qualquer segmento C novo é preciso ter mesmo muito azar e avariar muita coisa!

Fico a pensar que é malta que nunca comprou um carro usado e pensa que eles caem todos aos bocados.
    Nightlord gosta disto.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Isso é mesmo muito grosso porque não se tira conclusões nenhumas sem se saber a pressão. Porque "turbinado" não é binário, zero ou um, há motores turbinados com boost de 0.6 e há motores turbinados com boost de 2.8...

Já agora adiciona aí para por as coisas em perspectiva:
    Diesel atmosférico 1.4: 90~100Nm lá para as 3000rpm
    Fico contente por teres apreendido com notável sucesso o conceito de grosso modo.

Obrigado pela contribuição do Diesel atmosférico. É que andei à procura de dados de um 1.4 Diesel atmosférico novo, coisa que não deve acontecer desde os primeiros Saxo!

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Claro que sim, e nesse caso a vantagem de um turbodiesel face a um otto NA é ainda mais gritante: mais binário, mais cedo, e uma curva "flat" no máximo numa faixa alargada de rotações.

Quando metes um turbo no "gasosas" ele passa a gozar destas vantagens também.

Eu não estou a defender um ou outro, estou a olhar apenas de um ponto de vista técnico e desinteressado.
    Num turbo otto, de qualidade, o binário máximo aparece super cedo e aguenta-se até RPMs em que o diesel já está em regime máximo ou lá próximo.... Sempre com o binário no valor máximo (é claro que isto é um bocado artificial, mas isso são outros assuntos). Isso mostra bem superioridade dum otto comprimido de qualidade

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Num turbo otto, de qualidade, o binário máximo aparece super cedo e aguenta-se até RPMs em que o diesel já está em regime máximo ou lá próximo.... Sempre com o binário no valor máximo (é claro que isto é um bocado artificial, mas isso são outros assuntos). Isso mostra bem superioridade dum otto comprimido de qualidade
    Certo!

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Exactamente o que eu queria dizer há bocado.

Fala-se de comprar um maquinão usado barato e fica tudo em sentido porque vai fica caríssimo de manter, e porque se avaria ai Jesus...só que para se gastar a diferença para um qualquer segmento C novo é preciso ter mesmo muito azar e avariar muita coisa!

Fico a pensar que é malta que nunca comprou um carro usado e pensa que eles caem todos aos bocados.
    O meu ponto de comparação foi sempre com um diesel também usado, logo os azares também podem ocorrer. E a almofada deixa-te folga para alguns azares.

Eu concordo contigo, já tive carros com idades bem avançadas. Nuns casos com 6 anos já pareciam uns cancros, outros com 8, 10, 11 ainda estavam muito bons (o Focus TDdi cá de casa vai fazer 11 anos e está muito bom, estou mesmo impressionado!)
    É muito uma questão do cuidado que dás ao carro mas sobretudo da qualidade intrínseca do carro.
    Mas os carros de má qualidade mostram-se muito acabados, andas com eles e nota-se bem que ele já deu o que tinha pra dar (caixas com folga, suspensões ruidosas, travões a fraquejar).
    É claro que podes andar com ele, parecer tudo muito porreiro, ires ao mecânico, etc , e mesmo assim sair-te a fava (não estou aqui a armar-me em herói com capacidades extra-sensoriais).... mas o risco baixa muito.... e depois ainda tens a tal almofada.
    Um carro bem avaliado, com boa reputação, levando com o GPL (para reduzir os gastos), uns Continental SC, uns belos Bielstein B6, trocar os fluídos fundamentais por líquidos de qualidade, uns calços porreirinhos à frente, com um detalhezito, ia deixar muito boa gente surpreendida
    Última edição por DMA : 09-12-11 às 20:44:38

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Hoje tava a falar com uma rapariga, cujo Ibiza ja tem mais de 220mil km com um motor 1.0. Só isto surpreendeu-me. Mas nao se queixava de barulhos no interior. Até ela pode ignorar e não saber, mas levantou-me a questão: entre um diesel estimado e um gasolina estimado, o que manterá o conforto mais tempo, dependerá do tipo de combustivel?

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Bom para ele? O que é que tem a ver exactamente com a nossa questão?

E eu para mim estou certo. Para aquilo que procuro num carro estou certo. Mas eu também procuro performance, comportamento, qualidade, segurança, equipamento, conforto, todos eles antes do factor "novo". E não me incomoda nada prescindir desses último para ter os outros todos.
    Lá está.
    O que é bom para ti pode não ser bom para os outros.
    Logo a tua verdade não é a verdade absoluta. São os teus requisitos. Diferentes de muitos outros.

Se eu gostava de ter um Mustang? Gostava! Mas tendo de gerir dinheiro, sei que não é uma compra inteligente para mim. Mas pode ser para os outros. Agora não acho correcto dizer que quem compra diesel não percebe nada de carros. (não estou a dizer que o disseste)

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Mas isso também depende da versão, segundo o guia do automovel, no A4 temos:
    2.0TFSI 180cv 320NM
    2.0TFSI 211cv 350NM

2.0TDI 136cv 320NM
    2.0TDI 143cv 320NM
    2.0TDI 170cv 350NM

A não ser que este site tenha um erro, não seria a primeira vez.

v7
    v7 está offline
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por krendam Ver Post
    Mas isso também depende da versão, segundo o guia do automovel, no A4 temos:
    2.0TFSI 180cv 320NM
    2.0TFSI 211cv 350NM

2.0TDI 136cv 320NM
    2.0TDI 143cv 320NM
    2.0TDI 170cv 350NM

A não ser que este site tenha um erro, não seria a primeira vez.
    Normalmente com cilindradas iguais os diesel turbo têm binários máximos tão ou mais elevados que os gasolina turbos.

É que os exemplos mais arregaçados de diesel são perfeitamente compatíveis com um familiar, enquanto os dos gasolinas não !

Qual é o 2 ou 3 litros turbo a gasolina que tem binários máximos de 400 ou de 600 e é compatível com uma utilização versátil (não me venham falar de mitsus evos e afins)

DMA
    DMA está offline
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

v7, o novo 2.0 da BMW (TwinPower) deve ser super elástico, e o N55 idem nos 3.0 litros (sei que fica aquém dos 600Nm que referiste, mas também não é qualquer diesel 3 litros que lá chega, isso pra não voltarmos a velha questão de não olharmos só para os valores máximos).
    Mas realmente para um familiar, um 3 litros diesel é uma escolha muito engraçada.... um óptimo balanço
    Última edição por DMA : 09-12-11 às 22:28:40

Página 21 de 52 PrimeiraPrimeira ... 1120212231 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.