|
|||||
Há outro aspecto que me parece relevante.
Podemos falar de um grande apreciador de carros e condução ou de alguém mais normal.
No 2º caso é directo para o diesel e é a larga maioria, no primeiro e quando falamos de carros familiares também não me parece uma enorme diferença entre a utilização do carro a gasóleo e do a gasolina.
Um A4 TFSI será um carro interessante de se conduzir, mas o tdi também é !
4 ou 5 anos depois quando se forem vender, sende-se o tdi por 18/20 mil com facilidade e o tfsi por 10/12 com dificuldade ....
Isso que dizes e comprar um segmento C ou D a diesel, em vez de um B a gasolina, para poupar...
Aqui neste Fórum, por vezes julgo que estamos numa realidade paralela.
Já pensaram que a MAIORIA das viaturas vendidas em Portugal são segmento B, utilizados para uso Familiar ?
Já pensaram que em vez de estarem aqui a apresentar exemplos com diferenças de mil a 3 mil euros, se compararem um segmento B a gasolina, com um C a Diesel, aparecem diferenças de QUINZE MIL EUROS !!??
Isso sim é poupar...
...agora vender o clio 1.2 a gasolina, para trocar por um megane a diesel, porque nasceu UMA criança, para poupar, é um pouco ridículo.
Mas eu já sou velhote e quando nasceu o meu filho tinha um Lancia Y e teve que chegar...
![]()
Só tem essa velocidade máxima (que são 230km/h) com cx manual. Com multitronic fica-se pelos 220km/h. E a aceleração 7,9 é com multitronic; com manual vai para 8,2 seg (senão me engano).
Os mais ~140kg de peso (à frente) são de tal maneira agradáveis que antes preferia um 1.8TFSI ao 2.7!
Nem tinha reparado que tinha sido feita uma ponte para o tal tópico.
Realmente não será fácil vender o 330i, mas o valor oferecido é completamente irreal, logo não serve para argumentar o que temos debatido.
Eu como não gosto de dar o que cuido e estimo, podes tirar o cavalinho da chuva..... o MX-5 continua nas tuas mãos
O exemplo que deste do aquecimento é uma boa comparação. Mostra como temos diferentes sensibilidades, diferentes prioridades, diferentes orçamentos, diferentes situações familiares e como tudo isso numa coisa tão simples vai dar diferentes resultados finais. Numa questão mais complexa como a compra ou troca de um carro, em que há mais variáveis e opções, logicamente que teremos n resultados finais diferentes e se calhar muitos deles "lógicos" para aquele indivíduo.
Focas muito bem a questão do preto/branco, tudo/nada. Nota-se muito isso mesmo no dia-a-dia, e em fóruns então ..... é de fugir. A vida geralmente (para quem quiser apreender com ela) trata de mostrar que verdades "absolutas" quase sempre são visões limitadas ou ignorantes do mundo que nos rodeia.
Quanto ao Z4 concordo contigo, gosto mais do anterior, e realmente ficavas bem servido. Num estilo bastante diferente do MX-5, mas seria um carro que de certeza irias gostar. Desfrutar do conjunto motor/caixa é como comer uma bela mousse de chocolate...... apetece-te sempre mais. Quem sabe daqui a uns anos não andas a ver um M? (top of the food chain dos IL6, um motor para mais tarde recordar).... isso é que era
...... sou menino pra ainda meter-me numa loucura dessas!
Acho que se excluirmos todos os outros factores e pensarmos apenas que a pessoa quer comprar um carro espaçoso (por questões familiares) e poupar o máximo (dada a situação actual e a incerteza do futuro) o ideal será comprar um gasosa usado e colocar a GPL.
Sublinho que estou a por um cenário em que a pessoa é "obrigada" a comprar um carro, precisa de espaço e quer poupar a qualquer custo.
Vai conseguir-se comprar carros espaçosos, confortáveis, com menos kms que os diesel do mesmo ano (logo menos possíveis despesas futuras) e por um preço muito mais baixo. Atenua-se os custos de utilização comprando a tipologia de carro o mais simples possível (fugindo de caixas auto e suspensões "activas" por exemplo), possibilitando intervenções fora da marca, evita-se o maior "naco" da desvalorização e com o GPL (em conjugação com o fazer o menor nº posível de KMs) consegue-se poupar (na minha opinião/visão) uns valentes trocos.
Arranja-se uns bons candidatos na BMW, Volvo, Saab, Honda,etc
Última edição por DMA : 07-12-11 às 11:53:43
Eu comprei um a gasolina porque:
- Surgiu um bom negócio, quer em preço, quer nas condições do carro;
- Bom motor:
- Poucos quilómetros;
- Manutenção mais acessível;
- Mais gozo.
- Consequentemente mais consumo;
- Menos litros com mais dinheiros.
Sempre tive carros a diesel. Ponderei na altura comprar um, mas o que vi não me agradou: preços, quilómetros (alguns claramente aldrabados), estado geral insatisfatório.
Em opinião pessoal, acho que com o dinheiro de um diesel se consegue comprar um veículo a gasolina que reúna boas condições. Claro que em termos de autonomia e gastos pode não compensar. Em manutenção também fica mais em conta. Num ano fiz 32.000 KM com uma média de 1000 em 1000 km de 7,8L/100Km. Para o motor que é bem aceitável. É possível fazer 6.3L, mas tem que ser em AE e com aquele jeitinho do pé direito! Já estou a divagar....
v7,
Concordo um pouco com o que diz em relação às suas características mas o mercado assim o exige, ainda assim são motores com muito carácter em relação ao 20d com que relacionou e qualquer outro semelhante.
Então com uma reprogramação à centralina na ordem dos 20 / 25 % dão no cú em todos os aspectos a qualquer motor a gasóleo que se lhe possa equiparar.
PS: Um motor a gasóleo não é possivel ser de outra forma que não a que refere.
Cumprimentos.
Última edição por NMello : 07-12-11 às 13:36:32
O primeiro problema é logo o facto da generalidade das pessoas associar motores a gasolina a gastadores, lentos e sem força pois só conhecem segmentos B 1.2 ou segmento C 1.4.
A maioria das pessoas nunca cravou as unhas num 2.0 TFSi, por exemplo, isto para não ir para motores de 6 ou mais cilindros.
Aliás, eu próprio não tenho experiência com quase nenhuns motores a gasolina decentes, sendo que o único minimamente de jeito foi o 1.4 TSi 160 que, confesso, não me impressionou por aí além. Parte disso deveu-se certamente à caixa extremamente longa (a 2ª dá 110!) e ao facto de eu estar habituado a motores diesel que parece que andam mais, ainda que tal não se verifique no cronometro.
Gostava mesmo bastante de conduzir uns ottos de jeito, e também diesel de 5/6 ou mais cilindros recentes.
Um 2.0 TFSi chegava-me para matar as saudades das octanas, até porque este bloco vem, pelo menos do meu conhecimento, sempre com caixas manuais mais curtas que, por exemplo, o 1.4 TSi (logo é mais fácil retirar todo o "sumo" do motor) e quando é auto é também melhor pois, e aqui estou-me a seguir pela tua experiência, os 2.0 TSi vêm com a DSG 6v e não a de 7v que é demasiado desmultiplicada e muito orientada para os consumos. E, tal como nas versões manuais, a de DSG 6v tem também ela relações mais curtas que a DSG 7v.
Não sei se é a generalidade das pessoas ou uma parte dos que participam no fórum e que são ainda novinhos.
Eu por exemplo já conduzi e andei em muita coisa a gasolina, mas velho, mais novo, mais potente, menos potente e neste caso como o post do JGTB foi dirigido a mim, a tua questão não se aplica muito. Nas últimas 2, 3 semanas a gasolina andei em coisas tão diferentes como o meu fiel 2.0 de 128 cv ou um 3.6 de 415 cv, passando por exemplo pelo recente 1.4T de 160 cv
P.S.: Tens que rapidamente andar num bom motor a gasolina, isso para um apreciador de carros é quase obrigatório![]()
Última edição por v7 : 07-12-11 às 13:54:11
A grande questão, é que para o comum dos mortais, que compra seg C a diesel, a alternativa são mesmos esses 1.4 ou 1.6 a gasolina. É que aqui fala-se no bom desempenho dos otto, mas usam como referencial carros de 2.0 para cima..... Eu também andei com um audi A3 S3, e realmente é uma grande máquina, mas..... não bem o carro que eu e a maioria dos portugueses pode comprar. Portanto entre um 1.4 anémico a gasolina, e um 1.6 diesel já com alguma desenvoltura acho que a escolha é clara....
Ora bem, eu li o post todo e obviamente que não podia deixar passar o que está ali a bold e sublinhado
Um pouco de off topic, mas era uma S3 8l 1.8T 210cv pré-restyling, 225cv pós-restyling, ou um 8p 2.0TFSI 265cv?
Não queres retratar um pouco das impressões com que ficaste, por curiosidade?
Esses tais 1.4 /1.6 a gasolina não são melhores. Eu tenho um em casa. Quanto aos 2.0 a gasolina, já saiem fora dos orçamentos da maior parte das pessoas. Portanto é natural que para alé da poupança que um diesel pode permitir, os motores tem desempenhos bem melhores que esses tais gasolina de 1.4/1.6. Aliás basta ver as suas potências...