ar condicionado gasta muito combustivel?
 Rede MPL:
Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 80
Like Tree4Likes

Título: ar condicionado gasta muito combustivel?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito ar condicionado gasta muito combustivel?

ola
    Eu à uns dias andei uma semana sempre a ligar e a desligar o ac, e fiz um viagem sempre com ele ligado e o carro fez me um média 6,1l/100km.
    A média que costumo fazer é de 4,7l/100km.
    Gostava de saber se andar com ac ligado vai aumentar o consumo?

Piloto de Testes Cunhao's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Aumenta sim o consumo, nuns carros mais, noutros menos. É claro que se fores num 1.2 otto com o AC no máximo e carro vai-se arrastar e vai-te consumir muito mais.
    Eu falo por mim, no meu carro, 1.3 Mjet 95cv, quando ligo o AC para "limpar" o vidro por exemplo, sinto uma quebra de potência significativa, agora se andar com o AC no mínimo mal noto.

Piloto de Troféu BEF1FAN's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Sim, aumenta. Não tenho a certeza é se aumenta assim tanto... Basicamente o AC "rouba" um pouco de potência ao motor, que obriga a pisar um pouco mais.

Banido Fahrenheit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

O BEF1FAN disse basicamente tudo.

Grandes viagens que faças médias em A/E de 120 Km/h, com o A/C ligado, vai consumir mais do que a 120 Km/h sem A/C.

Eu sinceramente nunca encontrei vantagens em fazer viagens com A/C ligado, mas também já encontrei pessoal que viaja sempre com A/C.

Piloto de Troféu Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Como assim nunca encontraste vantagens em fazer viagens com o AC ligado? Fazer viagens num verão num carro sem AC é um pesadelo.

É a diferença entre chegar a um sitio e estar minimamente apresentável, ou estar num estado que parece que sai de uma sauna. Além que, em demasia, o calor até me deixa mal disposto a conduzir.

O consumo extra do AC aliado aos beneficios que traz, acaba por se tornar num acrescimo irrelevante. Diria que andará a volta de 0.5 litros / 100 km.
    Última edição por Indigo : 02-12-11 às 17:58:33

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

eu tambem utilizo para desembaciar o vidro mas vai ter de ser no minimo para não consumir muito.
    Mas não sinto diferente a relação do motor
    A minha diferença foi muito maior do que 0.5 litros
    Última edição por truck : 02-12-11 às 18:00:53

Banido TMSC's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

No meu caso, a minha média normal é 5.5 (A5 + LX). Em viagem com A/C, entre 120-140, é 5.6

Piloto de Troféu dci80's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
    O BEF1FAN disse basicamente tudo.

Grandes viagens que faças médias em A/E de 120 Km/h, com o A/C ligado, vai consumir mais do que a 120 Km/h sem A/C.

Eu sinceramente nunca encontrei vantagens em fazer viagens com A/C ligado, mas também já encontrei pessoal que viaja sempre com A/C.
    Eu ando sempre com o A/C ligado. Ainda por cima é automático, portanto está sempre com o débito e temperatura ideal. Nem sequer me passa pela cabeça desligá-lo. Até de inverno é uma maravilha para evitar o embaciamento dos vidros. É que nem sequer sei que média faz o carro sem A/C ligado.
    TommyPT gosta disto.

Piloto de Troféu RafaN's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Julgo que aumente cerca de 10% o consumo médio do carro (isto se estiver no máximo).

Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
    Como assim nunca encontraste vantagens em fazer viagens com o AC ligado? Fazer viagens num verão num carro sem AC é um pesadelo.

É a diferença entre chegar a um sitio e estar minimamente apresentável, ou estar num estado que parece que sai de uma sauna. Além que, em demasia, o calor até me deixa mal disposto a conduzir.

O consumo extra do AC aliado aos beneficios que traz, acaba por se tornar num acrescimo irrelevante. Diria que andará a volta de 0.5 litros / 100 km.
    Nada que uns vidros abertos ou um tecto de abrir não resolvam...

E estas questões não se podem generalizar, há quem ande sempre com AC ligado, quem ligue em necessidade, ou quem nunca o ligue.

E há quem sue muito e quem sue pouco.

Dizer isso como se todos fossemos iguais é um erro.

Já fiz Braga - Benidorm e liguei o A/C algumas vezes mas por pouco tempo, e cheguei lá "apresentável".

Tu és tu, eu sou eu.

Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

E em continuação disso mesmo, os dois carros que comprei a seguir a este com A/C já procurei sem A/C em detrimento de um melhor negócio.

Piloto de Testes Homer's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Já li (não me recordo onde) que os aumentos com AC ligado, se traduzem num acréscimo de 8 a 10% do consumo

Piloto de Troféu Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

E estas questões não se podem generalizar, há quem ande sempre com AC ligado, quem ligue em necessidade, ou quem nunca o ligue.

Já fiz Braga - Benidorm e liguei o A/C algumas vezes mas por pouco tempo, e cheguei lá "apresentável".

Tu és tu, eu sou eu.
    Eu sei que somos todos diferentes, mas regra geral penso que a grande maioria concorda comigo. De todas as maneiras, vidro aberto ou tecto abrir envolve ruido a velocidades mais elevadas.

Claro que se me disseres, nacional, velocidades calmas e afins, prefiro vidros abertos. Mas em auto-estrada é insuportável, até porque nem refresca tanto.

É que até no cabrio ando com o ar condicionado ligado, senão também torrava.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

claros que o ar condicionado é muito bom, mas andar sempre a ligar e desligar deve gastar muito mais do que ligar e deixar ligado muito tempo

Piloto de Testes PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Isto anda aqui uma grande confusão.
    Um carro com muita força e potência,que é o caso do meu,tanto lhe faz ter ou não o A/C ligado,que gasta e puxa o mesmo,não há diferenças.Agora se for um carro submotorizado,o caso muda de figura,e além de perder força,pode consumir até mais dois litros de combustivel em média.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

o meu carro é um citroen c3 1.4 hdi por isso deve gastar mais com ac ligado

Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Só para esclarecer que quando alteram na velocidade da ventoinha não estão a aumentar a potência do A/C.

Piloto de Fórmula 1 Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

No meu 1.4 TDI noto bastante o AC ligado em cidade. Se este motor já tem um ponto de embraiagem e um arranque "estranhos", com AC ligado fica ainda pior, geralmente em cidade com AC ligado até ando mais depressa porque o carro parece que pede muito mais acelerador. Os consumos sobem bastante, mais de 1 litro de diferença, não só pelo AC, como por carregar mais no acelerador.

Já fora da cidade, a rolar em estrada, não noto grandes diferenças no desempenho do motor, e os consumos não se ressentem tanto.

Piloto de Troféu SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Tu és tu, eu sou eu.
    Vidros abertos a alta velocidade são bem capazes de gastar tanto como o AC a manter a mesma temperatura, e é uma diferença abismal em conforto.

Claro que umas pessoas suam mais que outras mas acho que poucos aguentam uma viagem num Verão português sem ar condicionado sem chegar transpirados. Noutras alturas pode fazer mais ou menos falta, mas sempre fui da opinião que mais vale ter e não precisar do que precisar e não ter.

E em continuação disso mesmo, os dois carros que comprei a seguir a este com A/C já procurei sem A/C em detrimento de um melhor negócio.
    Já eu fiz jura que não compro carro nenhum sem ar condicionado, ponto. Mas eu também transpiro com facilidade, e não suporto vidros embaciados
    Última edição por SRLA : 02-12-11 às 20:19:36

Piloto de Troféu dci80's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Nunca ando de vidros abertos, e tecto de abrir é equipamento que não quero.....

Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

São opiniões e gostos, vocês discordam e eu respeito

Abraços a todos

Piloto de Troféu DigCb's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Sim gasta mais. Por vezes, quando o está AC no máximo até me cospe gasóleo.

Joking

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
    Eu falo por mim, no meu carro, 1.3 Mjet 95cv, quando ligo o AC para "limpar" o vidro por exemplo, sinto uma quebra de potência significativa, agora se andar com o AC no mínimo mal noto.
    Ele há coisas...

O ar condicionado de um automóvel não é inverter, ou seja não é de potência variável.

É ON/OFF.

Mudar a velocidade do ventilador (ventilador esse que gasta menos que faróis ligados) não varia em nada a potencia roubada ao motor.

Conclusão: Placebo máximo.
    taberneiro gosta disto.

Piloto de Testes Aston007's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Viva, o A/C ligado faz o carro gastar mais, assim como andar com os pneus vazios, levar bicicletas no tejadilho, andar a 180 em vez de 120, portanto nada de mais.

Piloto de Troféu nogueiraribeiro's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Por aqui no Auris se andar com o A/C noto diferença no rendimento no arranque e a recuperar abaixo das 2000RPM, algo substancial não muito drástico. Fora isso ja andei com A/C a fazer médias de 4.2

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Ele há coisas...

O ar condicionado de um automóvel não é inverter, ou seja não é de potência variável.

É ON/OFF.

Mudar a velocidade do ventilador (ventilador esse que gasta menos que faróis ligados) não varia em nada a potencia roubada ao motor.

Conclusão: Placebo máximo.
    LOL.

Eu quando quero mais "potência", desligo o ar condicionado...

Há carros que se nota mais o funcionamento do AC. Nos meus noto bem, até no ruído do ralenti. No 1.6d, às vezes, chego a deixá-lo ir abaixo.
    Os consumos a mais, nos meus carros, situa-se entre os 0.3 e 0.6 litros/100km, dependendo do circuito.

Cumps!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
    Nos meus noto bem, até no ruído do ralenti.
    Ao ralenti o ventilador está sempre a funcionar para dissipar o calor do radiador/condensador, daí o barulho diferente.

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Ao ralenti o ventilador está sempre a funcionar para dissipar o calor do radiador/condensador, daí o barulho diferente.
    Não me referia ao ruído característico do ventilador, mas mesmo ao som emanado pelo motor, com mais carga, ligeiramente menos acelerado.

Cumps!

Piloto de Kart XXLPACK's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Em média com a/c ligado gasta um pouco mais (cerca de 0,5 a 1 litro), mas para quem quer ir a torrar e levar os vidros abertos a pensar que está a poupar no combustivel desengane-se porque segundo uns testes realizados por uma revista (que não me lembro o nome agora) gasta ainda mais um pouco de vidros abertos do que o a/c ligado, agora cada um tem a sua opinião e á que respeitá-la.
    Tal como tambem se vê por ai carros com os suportes para transporte de bicicletas, mercadorias, etc no tejadilho isto então nos consumos é para esquecer gasta 3x mais que o a/c e há quem os tenha lá montados só para dar uma volta de bicicleta ao domingo de manha.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por truck Ver Post
    ola
    Eu à uns dias andei uma semana sempre a ligar e a desligar o ac, e fiz um viagem sempre com ele ligado e o carro fez me um média 6,1l/100km.
    A média que costumo fazer é de 4,7l/100km.
    Gostava de saber se andar com ac ligado vai aumentar o consumo?
    O AC gasta cerca de 8% a mais. Eu quando viajo com Ac ligado em vez de ir a 140 vou a 120 e ele gasta o mesmo.

Já agora, diz-se "Eu uns dias"

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.