Anulação de seguro automóvel
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 13 de 13

Título: Anulação de seguro automóvel

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito Anulação de seguro automóvel

Tenho duas viaturas seguradas numa determinada companhia.

Acontece que de uma das viaturas pretendo fazer a anulação da apólice.

Como ambas estão na mesma companhia, pensei que se pudesse transferir o valor remanescente para a outra apólice.

Afinal informaram-me que tal não era possível. Que saiu uma lei nova em 2009 a qual refere que a anulação das apólices só pode ser feita se o veiculo for vendido ou em caso de morte do segurado... Alguém me pode confirmar esta lei? Isto é mesmo verdade?

É que paguei há pouco tempo este seguro e dava jeito transferir o valor (ou a devolução) para a outra apólice!

Alguém pode ajudar?
    Obrigado

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Creio que essas devem ser as 2 (se houver mais, são poucas) razões que permitem a anulação a meio do contrato.

Sendo contratos com a duração de um ano (anuais, renováveis), não o podes anular a meio "só porque sim".

Essa informação está presente nas condições gerais do contrato que deverás ter na tua posse.

nto
    nto está offline
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Conforme já referido e também, como a seguradora te informou, somente perante uma situação de justa causa, é que é possível resolver o contrato.

Sendo que no caso que apresentas, não é uma situação se justa causa, logo terás de manter o contrato.

A informação fornecida pela companhia de seguros, está correcta.

Essa alteração entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009, dado o DL nº 72/2008 de 16 de Abril

P.S: Já agora, o melhor se calhar teria sido colocar a questão aqui: http://forum.autohoje.com/forum-gera...-auto-105.html

Última edição por nto : 11-08-11 às 14:03:12

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
    Creio que essas devem ser as 2 (se houver mais, são poucas) razões que permitem a anulação a meio do contrato.

Sendo contratos com a duração de um ano (anuais, renováveis), não o podes anular a meio "só porque sim".

Essa informação está presente nas condições gerais do contrato que deverás ter na tua posse.
    Existem mais. como a falta de pagamento. Mas que não foi o caso. E bom era que tivesse sido.
    Antigamente, antes desta nova portaria, podia-se efetivamente resolver o contrato a meio, só mesmo porque sim.
    E por acaso fiz isso uma vez, e devolveram-me os valores que tinha pago a mais.
    Ou seja, antigamente era melhor...
    Nas condições gerais do contrato (as tais letras pequenas) não menciona nada disto, porque a lei alterou a meio do jogo.
    E por acaso a seguradora tinha o dever de informar os clientes e não o fez. Mas deve ser complicado eu ir por aí.

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Conforme já referido e também, como a seguradora te informou, somente perante uma situação de justa causa, é que é possível resolver o contrato.

Sendo que no caso que apresentas, não é uma situação se justa causa, logo terás de manter o contrato.

A informação fornecida pela companhia de seguros, está correcta.

Essa alteração entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009, dado o DL nº 72/2008 de 16 de Abril

P.S: Já agora, o melhor se calhar teria sido colocar a questão aqui: http://forum.autohoje.com/forum-gera...-auto-105.html

Pois já tenho esse DL e já vi como as coisas estão neste momento.

O mais engraçado foi que eu coloquei a questão à seguradora: então e se eu me chatear com vocês e fôr para outra companhia?
    Ao que me responderam que ficava com 2 contratos de seguro e que no caso de acidente prevaleceria o primeiro (ou seja, o da companhia que andava desaguizado, lool).
    Pelos vistos o "chatear" não dá direito a justa causa.

AR
    AR está offline
    Piloto de Kart AR's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
    Existem mais. como a falta de pagamento. ...
    Eu tinha um seguro auto de danos próprios na fidelidade desde 2000 com pagamentos mensais. Em Agosto deste ano com a intenção de anular o seguro cancelei o débito directo e enviei um mail á seguradora a dizer que queria anular por motivo de preço. Apenas enviei o e-mail para não ficar lá a informação que foi anulado por falta de pagamento e sim por iniciativa do segurado.

Esta semana recebi uma carta deles a exigir 44 euros de prémio a pagar!
    "De acordo com o contrato de seguro, dessa anulação resulta um prémio a pagar no montante de 44,46€ assim calculado:"

Este valor é sensivelmente o que eu pagava mensalmente.

Eles têm alguma razão ou estão só a tentar a sorte deles?

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AR Ver Post
    Eu tinha um seguro auto de danos próprios na fidelidade desde 2000 com pagamentos mensais. Em Agosto deste ano com a intenção de anular o seguro cancelei o débito directo e enviei um mail á seguradora a dizer que queria anular por motivo de preço. Apenas enviei o e-mail para não ficar lá a informação que foi anulado por falta de pagamento e sim por iniciativa do segurado.

Esta semana recebi uma carta deles a exigir 44 euros de prémio a pagar!
    "De acordo com o contrato de seguro, dessa anulação resulta um prémio a pagar no montante de 44,46€ assim calculado:"

Este valor é sensivelmente o que eu pagava mensalmente.

Eles têm alguma razão ou estão só a tentar a sorte deles?
    Quando é que iniciaste o contrato? O mês do mesmo.

AR
    AR está offline
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Quando é que iniciaste o contrato? O mês do mesmo.
    Foi em Fevereiro de 2000.
    Significa isso que eu só poderia anular o seguro por falta de pagamento no mês de Março, apesar das mensalidades?

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Foi em Fevereiro de 2000.
    Significa isso que eu só poderia anular o seguro por falta de pagamento no mês de Março, apesar das mensalidades?
    Sim a ideia seria mesmo essa.

Estou a partir do princípio que teu seguro é anual, apesar de fazeres pagamentos mensais.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Sim, o seguro é sempre anual, pode é ter os pagamentos fraccionados. Podes ter enviado o e-mail para a companhia mas parece-me que, se não pagares, vai ficar sempre registado como anulação por falta de pagamento.

Mas posso estar enganado.

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
    Sim, o seguro é sempre anual, pode é ter os pagamentos fraccionados. Podes ter enviado o e-mail para a companhia mas parece-me que, se não pagares, vai ficar sempre registado como anulação por falta de pagamento.

Mas posso estar enganado.
    Mas aqui se ele não tiver uma justa causa para anular o contrato, acaba é por ficar em incomprimento.

AR
    AR está offline
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Obrigado pelos esclarecimentos.

Já vi que a apolice é anual (mês de vencimento Fev-2012).
    Eles emitiram o certificado de tarifação em que diz "Motivo da anulação: Iniciativa do segurado", mas no mesmo diz "Prémio em divída: 44,46 €". E junto com isto vem uma carta da Direcção de Cobranças e Recuperação a exigir esse prémio.
    Até nem me importo que fique lá registado que foi anulado por falta de pagamento. Não quero é ir a tribunal por não pagar isto. Como eles tem de dar trabalho ao departamento jurídico são bem capazes de ir até ao fim com uma queixa.

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Obrigado pelos esclarecimentos.

Já vi que a apolice é anual (mês de vencimento Fev-2012).
    Eles emitiram o certificado de tarifação em que diz "Motivo da anulação: Iniciativa do segurado", mas no mesmo diz "Prémio em divída: 44,46 €". E junto com isto vem uma carta da Direcção de Cobranças e Recuperação a exigir esse prémio.
    Até nem me importo que fique lá registado que foi anulado por falta de pagamento. Não quero é ir a tribunal por não pagar isto. Como eles tem de dar trabalho ao departamento jurídico são bem capazes de ir até ao fim com uma queixa.

Então tenta é esclarecer se os mesmos aceitaram o teu pedido de anulção, apesar de teres de pagar esse mês.

Se for somente isso que tenhas de pagar e não o resto dos meses até finalizar o ano contratual, ainda bem.

AR
    AR está offline
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Eu vou tentar esclarecer amanhã porque é que estão a pedir este valor. Provavelmente querem mais uma mensalidade por não os ter avisado com muita antecedência. Eu cancelei o débito directo e enviei o e-mail uns 10 dias antes da proxima fracção ser debitada.

Eu tinha lido no mediador.pt que o contrato era anulado por falta de pagamento, por isso é que me parece que estão a atirar barro á parede:
    Pergunta: "...Tenho um seguro em que a modalidade de pagamento é dividida em duas prestações.
    A segunda prestação vence no final deste mês, mas por motivos de falta de profissionalismo da empresa de seguros quero mudar de companhia."

Resposta: "O correcto é transferir os contratos nos seus vencimentos, respeitando desta forma a anuidade da apólice. Por outro lado é verdade que, ao não efectuar o pagamento, o contrato anula precisamente por falta de pagamento. Se está mesmo insatisfeito com a seguradora e não pretende continuar a trabalhar com a mesma, então basta não fazer o pagamento que o seguro fica anulado. "
    Última edição por AR : 05-10-11 às 22:59:13