Anulação de seguro automóvel
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Título: Anulação de seguro automóvel

  1. #1
    Piloto de Kart
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    Por Defeito Anulação de seguro automóvel

    Tenho duas viaturas seguradas numa determinada companhia.

    Acontece que de uma das viaturas pretendo fazer a anulação da apólice.

    Como ambas estão na mesma companhia, pensei que se pudesse transferir o valor remanescente para a outra apólice.

    Afinal informaram-me que tal não era possível. Que saiu uma lei nova em 2009 a qual refere que a anulação das apólices só pode ser feita se o veiculo for vendido ou em caso de morte do segurado... Alguém me pode confirmar esta lei? Isto é mesmo verdade?

    É que paguei há pouco tempo este seguro e dava jeito transferir o valor (ou a devolução) para a outra apólice!

    Alguém pode ajudar?
    Obrigado


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    Creio que essas devem ser as 2 (se houver mais, são poucas) razões que permitem a anulação a meio do contrato.

    Sendo contratos com a duração de um ano (anuais, renováveis), não o podes anular a meio "só porque sim".

    Essa informação está presente nas condições gerais do contrato que deverás ter na tua posse.

  3. #3
    nto
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    Por Defeito

    Conforme já referido e também, como a seguradora te informou, somente perante uma situação de justa causa, é que é possível resolver o contrato.

    Sendo que no caso que apresentas, não é uma situação se justa causa, logo terás de manter o contrato.

    A informação fornecida pela companhia de seguros, está correcta.

    Essa alteração entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009, dado o DL nº 72/2008 de 16 de Abril


    P.S: Já agora, o melhor se calhar teria sido colocar a questão aqui: http://forum.autohoje.com/forum-gera...-auto-105.html


    Última edição por nto : 11-08-11 às 14:03:12

  4. #4
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
    Creio que essas devem ser as 2 (se houver mais, são poucas) razões que permitem a anulação a meio do contrato.

    Sendo contratos com a duração de um ano (anuais, renováveis), não o podes anular a meio "só porque sim".

    Essa informação está presente nas condições gerais do contrato que deverás ter na tua posse.
    Existem mais. como a falta de pagamento. Mas que não foi o caso. E bom era que tivesse sido.
    Antigamente, antes desta nova portaria, podia-se efetivamente resolver o contrato a meio, só mesmo porque sim.
    E por acaso fiz isso uma vez, e devolveram-me os valores que tinha pago a mais.
    Ou seja, antigamente era melhor...
    Nas condições gerais do contrato (as tais letras pequenas) não menciona nada disto, porque a lei alterou a meio do jogo.
    E por acaso a seguradora tinha o dever de informar os clientes e não o fez. Mas deve ser complicado eu ir por aí.


    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Conforme já referido e também, como a seguradora te informou, somente perante uma situação de justa causa, é que é possível resolver o contrato.

    Sendo que no caso que apresentas, não é uma situação se justa causa, logo terás de manter o contrato.

    A informação fornecida pela companhia de seguros, está correcta.

    Essa alteração entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009, dado o DL nº 72/2008 de 16 de Abril


    P.S: Já agora, o melhor se calhar teria sido colocar a questão aqui: http://forum.autohoje.com/forum-gera...-auto-105.html


    Pois já tenho esse DL e já vi como as coisas estão neste momento.

    O mais engraçado foi que eu coloquei a questão à seguradora: então e se eu me chatear com vocês e fôr para outra companhia?
    Ao que me responderam que ficava com 2 contratos de seguro e que no caso de acidente prevaleceria o primeiro (ou seja, o da companhia que andava desaguizado, lool).
    Pelos vistos o "chatear" não dá direito a justa causa.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
    Existem mais. como a falta de pagamento. ...
    Eu tinha um seguro auto de danos próprios na fidelidade desde 2000 com pagamentos mensais. Em Agosto deste ano com a intenção de anular o seguro cancelei o débito directo e enviei um mail á seguradora a dizer que queria anular por motivo de preço. Apenas enviei o e-mail para não ficar lá a informação que foi anulado por falta de pagamento e sim por iniciativa do segurado.

    Esta semana recebi uma carta deles a exigir 44 euros de prémio a pagar!
    "De acordo com o contrato de seguro, dessa anulação resulta um prémio a pagar no montante de 44,46€ assim calculado:"

    Este valor é sensivelmente o que eu pagava mensalmente.

    Eles têm alguma razão ou estão só a tentar a sorte deles?

  6. #6
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por AR Ver Post
    Eu tinha um seguro auto de danos próprios na fidelidade desde 2000 com pagamentos mensais. Em Agosto deste ano com a intenção de anular o seguro cancelei o débito directo e enviei um mail á seguradora a dizer que queria anular por motivo de preço. Apenas enviei o e-mail para não ficar lá a informação que foi anulado por falta de pagamento e sim por iniciativa do segurado.

    Esta semana recebi uma carta deles a exigir 44 euros de prémio a pagar!
    "De acordo com o contrato de seguro, dessa anulação resulta um prémio a pagar no montante de 44,46€ assim calculado:"

    Este valor é sensivelmente o que eu pagava mensalmente.

    Eles têm alguma razão ou estão só a tentar a sorte deles?
    Quando é que iniciaste o contrato? O mês do mesmo.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Quando é que iniciaste o contrato? O mês do mesmo.
    Foi em Fevereiro de 2000.
    Significa isso que eu só poderia anular o seguro por falta de pagamento no mês de Março, apesar das mensalidades?

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por AR Ver Post
    Foi em Fevereiro de 2000.
    Significa isso que eu só poderia anular o seguro por falta de pagamento no mês de Março, apesar das mensalidades?
    Sim a ideia seria mesmo essa.

    Estou a partir do princípio que teu seguro é anual, apesar de fazeres pagamentos mensais.

  9. #9
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    Sim, o seguro é sempre anual, pode é ter os pagamentos fraccionados. Podes ter enviado o e-mail para a companhia mas parece-me que, se não pagares, vai ficar sempre registado como anulação por falta de pagamento.

    Mas posso estar enganado.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
    Sim, o seguro é sempre anual, pode é ter os pagamentos fraccionados. Podes ter enviado o e-mail para a companhia mas parece-me que, se não pagares, vai ficar sempre registado como anulação por falta de pagamento.

    Mas posso estar enganado.
    Mas aqui se ele não tiver uma justa causa para anular o contrato, acaba é por ficar em incomprimento.

  11. #11
    AR
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    Por Defeito

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Já vi que a apolice é anual (mês de vencimento Fev-2012).
    Eles emitiram o certificado de tarifação em que diz "Motivo da anulação: Iniciativa do segurado", mas no mesmo diz "Prémio em divída: 44,46 €". E junto com isto vem uma carta da Direcção de Cobranças e Recuperação a exigir esse prémio.
    Até nem me importo que fique lá registado que foi anulado por falta de pagamento. Não quero é ir a tribunal por não pagar isto. Como eles tem de dar trabalho ao departamento jurídico são bem capazes de ir até ao fim com uma queixa.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por AR Ver Post
    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Já vi que a apolice é anual (mês de vencimento Fev-2012).
    Eles emitiram o certificado de tarifação em que diz "Motivo da anulação: Iniciativa do segurado", mas no mesmo diz "Prémio em divída: 44,46 €". E junto com isto vem uma carta da Direcção de Cobranças e Recuperação a exigir esse prémio.
    Até nem me importo que fique lá registado que foi anulado por falta de pagamento. Não quero é ir a tribunal por não pagar isto. Como eles tem de dar trabalho ao departamento jurídico são bem capazes de ir até ao fim com uma queixa.

    Então tenta é esclarecer se os mesmos aceitaram o teu pedido de anulção, apesar de teres de pagar esse mês.

    Se for somente isso que tenhas de pagar e não o resto dos meses até finalizar o ano contratual, ainda bem.

  13. #13
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    Por Defeito

    Eu vou tentar esclarecer amanhã porque é que estão a pedir este valor. Provavelmente querem mais uma mensalidade por não os ter avisado com muita antecedência. Eu cancelei o débito directo e enviei o e-mail uns 10 dias antes da proxima fracção ser debitada.

    Eu tinha lido no mediador.pt que o contrato era anulado por falta de pagamento, por isso é que me parece que estão a atirar barro á parede:
    Pergunta: "...Tenho um seguro em que a modalidade de pagamento é dividida em duas prestações.
    A segunda prestação vence no final deste mês, mas por motivos de falta de profissionalismo da empresa de seguros quero mudar de companhia."


    Resposta: "O correcto é transferir os contratos nos seus vencimentos, respeitando desta forma a anuidade da apólice. Por outro lado é verdade que, ao não efectuar o pagamento, o contrato anula precisamente por falta de pagamento. Se está mesmo insatisfeito com a seguradora e não pretende continuar a trabalhar com a mesma, então basta não fazer o pagamento que o seguro fica anulado. "
    Última edição por AR : 05-10-11 às 22:59:13

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