Afinal qual a temperatura (exterior) ideal para um carro?
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Título: Afinal qual a temperatura (exterior) ideal para um carro?

  1. #1
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Por Defeito Afinal qual a temperatura (exterior) ideal para um carro?

    Pois é isso mesmo! Qual será a temperatura ambiente a que um carro mais se "sente à vontade" para funcionar de forma óptima e com o menor desgaste possível? O que será demasiado frio? O que é demasiado calor?

    Na maioria esmagadora dos casos, o ser humano funciona e sente-se bem idealmente entre os 20-22 ºC, mas será que com os carros também é assim? Será que eles não "preferem" temperaturas mais baixas, porque o ar é mais denso e "respiram" melhor? Mas frio demais também não é bom... será que existe uma resposta cabal para esta difícil pergunta?


  2. #2
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    Por Defeito

    Vou chutar.
    O ar estando mais quente, as moléculas entram em expansão, logo poderei associar um menor atrito pouco significativo entre o carro e o ar.
    Mas por outro lado o ar quente em termos de performance mecânica já não beneficia o automóvel, já que para um motor de combustão interna o melhor mesmo é ar fresco que por sua vez é mais denso e a combustão é mais eficiente.

  3. #3
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    Por Defeito

    Ora ai está uma boa pergunta que tambem gostava de conhecer a resposta.

    A ideia que tenho é que com muito frio consome mais oleo e combustivel, muito calor tambem é mau para turbos e afins. Mas não sei muito mais que isto.

  4. #4
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    Por Defeito

    Diria que fresquinho...

    O motor à semelhança do ser humano regula a sua própria temperatura pelo que nesse aspecto, será (quase) indiferente a temperatura exterior, desde que não estejamos a falar do deserto ou polo norte.

    Ar que o motor consome, quanto mais fresquinho melhor...

  5. #5
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    Mais importante do que a temperatura exterior é a humidade.
    A humidade condiciona significativamente a performance dos motores.

    O ideal é ter pouca humidade e uma temperatura bem amena.
    Temperaturas elevadas são também prejudiciais como já foi dito.

    Não é por acaso que por esta altura os nossos carros costumam andar melhor à noite já que a temperatura está bem amena e a humidade é mais baixa.
    TILT e Deltabiturbo gostam disto.

  6. #6
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
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    Mas mais importante ainda é ter o termostato a funcionar a 100% para que o motor esteja sempre na temperatura ideal.
    Eliminado0011 gosta disto.

  7. #7
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    LOL
    Ó Lino, isso é uma pergunta de algibeira ou uma questão académica?
    Ainda não percebi o objectivo...Ah, espera, estás a contar fazer uma expedição ao polo norte e queres saber se o teu "bolinhas" aguenta...?

  8. #8
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Prax Ver Post
    LOL
    Ó Lino, isso é uma pergunta de algibeira ou uma questão académica?
    Ainda não percebi o objectivo...Ah, espera, estás a contar fazer uma expedição ao polo norte e queres saber se o teu "bolinhas" aguenta...?
    O objectivo, tal como costuma ser num fórum, é ter um tema de conversa e pôr as pessoas a discutir saudavelmente em volta de uma determinada questão.

    As simple as that...

  9. #9
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    Diria o mais frio possivel, num local com bastante oxigenio.
    Diria mesmo, que para o motor ter maior rendimento é mesmo quando o combustivel estiver a ficar congelado.
    Claro que me estou a cingir ao motor... se tudo o resto ficar congelado, é chato! ;)

  10. #10
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    Claro que são 90º

  11. #11
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    Quanto mais comprimido o ar melhor (com certos limites como é obvio) , quanto menos húmido melhor..

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Claro que são 90º
    90º? Tipo... centigrados?
    Mas com o calor, menor oxigenio, e menor rendimento do motor.
    Basta levar a um carro de potencia para se verificar isto...

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
    90º? Tipo... centigrados?
    Mas com o calor, menor oxigenio, e menor rendimento do motor.
    Basta levar a um carro de potencia para se verificar isto...
    a que temperatura trabalha o motor do teu carro não é a 90ºC? então se já estiverem 90º cá fora...

    Sério não sei a resposta, desculpem.

  14. #14
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    Desde que não sejam temperaturas extremas, tanto positivas, como negativas, um carro trabalha bem em qualquer temperatura.

    É para isso que possui sistema de refrigeração a água e a ar.

    Naturalmente que se a temperatura for de 5ºC, a refrigeração a água poderá "nem funcionar" porque o ar frio é suficiente. E depois o motor vai adaptando-se à temperatura ambiente conforme aquece, até atingir a temperatura normal de funcionamento.

  15. #15
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    20ºc...

  16. #16
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    Na aviação, hot anda high (menos O2 disponível) traz sempre problemas de rendimento dos motores.
    Daí ser usual em aeroportos quentes e altos o longo curso ser assegurados por quadrimotores. Por exemplo a Ibéria, em que Madrid é quente (no Verão) e é alto, a acrescer grande parte dos destinos daquela serem para a América Latina, quente e humida que pode ser alta como Quito.
    Ou exemplo tradicional é a South African, que escolheu o alegadamente menos eficiente A340 em detrimento do super eficiente B777 por causa de Joanesburgo.
    Claro que isto é na aviação, mas no fundo falamos de motores...nos automóveis não deve ser diferente. Portanto diria que a temperatura ideal, no meu pto de vista é a amena, com humidade reduzida e em locais com pouca altitude onde ha mais O2 para carburar...
    Última edição por Deltabiturbo : 26-07-11 às 23:46:13

  17. #17
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    É só o motor? Ou falamos também de amortecedores e de ligações onde há massas que têm temperaturas de funcionamento superiores à temperatura normal? Ou das borrachas que sofrem a temperaturas muito baixas?

  18. #18
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    Sobre aquilo que falei podem ler aqui: Hot and high - Wikipedia, the free encyclopedia

    Tem outros exemplos, como o DC-10-15 construido exclusivamente para as companhias aéreas mexicanas (a cidade do México encontra-se a 2,240m de altitude).

  19. #19
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    Os carros gostam de frio...o ar é mais denso, por isso entra mais e a refrigeração no radiador é mais eficiente.

    Diria que 0º é boa temperatura para funionamento de um carro...pois abaixo disso ate pode ter problemas em aquecer xD

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Na maioria esmagadora dos casos, o ser humano funciona e sente-se bem idealmente entre os 20-22 ºC
    A Temperatura ideal de conforto para o Ser Humano junto à pele é de 26, 27 ou 28ºC; por isso temos mecanismos de regulação, como a sudação ou o arrepiar.

    ...

    Para um automóvel: depois de estar à temperatura ideal de funcionamento, estar fresquinho era o ideal.

    No entanto em termos de realidade prática, as condições do piso das estradas em Portugal, dificilmente são as melhores se estiverem menos de 10ºC.

  21. #21
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    Eu acho que já li que e algo a rondar os 18-19 Cº e com o menor nível de humidade possível como o MadDragon disse

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Eu acho que já li que e algo a rondar os 18-19 Cº e com o menor nível de humidade possível como o MadDragon disse
    Eu ia sugerir abaixo dos 20º, mas nunca abaixo dos 0º, teria de andar entre os 2. E humidade sempre abaixo dos 50%
    Deltabiturbo gosta disto.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por JonyRocha Ver Post
    Vou chutar.
    O ar estando mais quente, as moléculas entram em expansão, logo poderei associar um menor atrito pouco significativo entre o carro e o ar.
    Mas por outro lado o ar quente em termos de performance mecânica já não beneficia o automóvel, já que para um motor de combustão interna o melhor mesmo é ar fresco que por sua vez é mais denso e a combustão é mais eficiente.
    Pelo contrário.
    Para um motor de combustão interna o melhor seria entrar ar quente. O ar quente tem mais energia que o ar frio, logo a combustão é mais energética e eficiente.

  24. #24
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    MAis uma vez, isto é quase uma conversa de surdos, pois estamos no acho que...
    mas falando de rendimento, quanto mais frio, mais O2, logo, melhor...

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
    MAis uma vez, isto é quase uma conversa de surdos, pois estamos no acho que...
    mas falando de rendimento, quanto mais frio, mais O2, logo, melhor...
    (....)
    Última edição por patareco : 31-07-11 às 02:07:07

  26. #26
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    Tema interessante, assim já parece me lembra um certo fórum há uns anos.

    Eu iria pela opinião já vinculada, de ar mais frio e com pouca humidade.

    No entanto é um aspecto que certamente outros users com conhecimento na área, poderão esclarecer, pelo menos teoricamente.

  27. #27
    Eliminado
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    Citação Originalmente Colocado por patareco Ver Post
    Pois... Ainda ninguém se lembrou de ligar um tubo desde o evaporador do ar condicionado até à admissão do motor?! É que o motor quer é ar fresquinho... not.
    Intercooler

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por patareco Ver Post
    Pois... Ainda ninguém se lembrou de ligar um tubo desde o evaporador do ar condicionado até à admissão do motor?! É que o motor quer é ar fresquinho... not.
    Isso não, mas já se lembraram de inventar o intercooler, que arrefece o ar antes de entrar no motor e aumenta a sua densidade, para melhor eficiência e rendimento .

  29. #29
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    Quer dizer que vão mesmo deixar me sozinho na minha teoria?
    Este fórum não me apoia.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    O objectivo, tal como costuma ser num fórum, é ter um tema de conversa e pôr as pessoas a discutir saudavelmente em volta de uma determinada questão.

    As simple as that...
    Ok Lino, estava só a brincar contigo, não te zangues
    E olha que já há por aí umas respostas interessantes...

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