AR Giulietta 1.4 Multiair 170 cv - Página 5
 Rede MPL:
Página 5 de 8 PrimeiraPrimeira ... 456 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 121 para 150 de 214
Like Tree41Likes

Título: AR Giulietta 1.4 Multiair 170 cv

Piloto de Kart PauloMS's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Não. Nunca usei em 7 anos de carros com GPL, já fiz várias inspeções e operações STOP e nunca tive multas. A polícia nem repara, se bem que na IPO chamam-me à atenção. Agora tenho um em iman para as IPO. Após a repro irei afinar o GPL, nem que seja por precaução. A lubrificação está no patamar de 150-200 cv, por isso não mexo. Quanto ao resto irei ao instalador para ver se fica tudo OK.

Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    PauloMS, possivelemnte terás de afinar o sistema gpl depois da repro.

ps: usas tó á vista?

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Para 100km gastavas 9.5l de gasolina ou seja custava-te (9.5x1.599) 15.19€
    Para 100km passas a gastar 11l de gás ou seja vai-te custar (11x0.791) 8.70€

Ou seja por casa 100km poupas 6.49€

1.900€ / 6.49€ = 292.76

Ou seja cerca de 30.000km e não 20.000km para recuperar o investimento inicial!

E estas contas com o gás a gastar 11l se for 12 como indicas: Será só aos 33.500km que recuperas o investimento.
    Para ser preciso:

Gasolina: 9,5lt a 1,6€=15,68€

GPL: 11lt a 0,736€=8,1€

Poupo 7,58€ em 100km, logo preciso de 25.000 kms para recuperara o investimento.

A isto convém não esquecer que o caro gasta gasolina para pegar a frio e até aos 50º, é pouco (talvez 5% do consumo a GPL), mas ao fim de 25.000 kms devem ser 200€, até porque deixarei de meter sc98 e irei para as mais baratas pois o combustivel principal deixa de ser a gasolina. O GPL que meto é só o da repsol.

Por outro lado, penso que o GPL também valoriza o valor da retoma.

Não vou quantificar as coisas tão exaustivamente. Na prática o dinheiro já está gasto (em vez de desbundar noutra coisa gastei a por o carro a gastar menos-é a minha visão), e agora tenho um gasolina novo, com muitos kms pela frente, motor despachadinho, e a gastar tanto como um diesel que gaste 5,8 lt.
    Última edição por PauloMS : 05-01-12 às 15:28:06

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Os carros que vêm de fábrica com os 2 sistemas provam que há percas de potência, e valores de acelerações e recuperações, assim como um aumento do consumo.

Isto acreditando que a marca tenta fazer o melhor ajuste possível para o carro, como será de esperar.
    Existem perdas de potência, tenho a certeza disso, mas estão em niveis tão reduzidos que não é por isso que alguém irá evitar a conversão.

v7
    v7 está online
    Chefe de Equipa v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Os carros que vêm de fábrica com os 2 sistemas provam que há percas de potência, e valores de acelerações e recuperações, assim como um aumento do consumo.

Isto acreditando que a marca tenta fazer o melhor ajuste possível para o carro, como será de esperar.
    Claro !

podem-se compensar as percas mas implicam ajustes, como que uma repro provavelmente.

Piloto de Provas de Perícia moreirex's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Dependendo da paciência do instalador, e da vontade do comprador, mas as perdas podem ser eliminadas, aumentando obviamente o consumo. Daí haver em alguns casos aumento de 5% e noutros de 15%, tudo depende de como se quiser ter o carro.

Cá em casa, após algumas afinadelas, mas garanto que não se nota a diferença entre o carro a puxar a gás ou a gasolina. Obviamente que o consumo aumentou dos 8,5 a gasolina para uns redondos 10 a gás.
    Isto num carro pesado com apenas 105 cv. Noutros casos poderá haver maior ou menor diferença de consumos.

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
    Dependendo da paciência do instalador, e da vontade do comprador, mas as perdas podem ser eliminadas, aumentando obviamente o consumo. Daí haver em alguns casos aumento de 5% e noutros de 15%, tudo depende de como se quiser ter o carro.

Cá em casa, após algumas afinadelas, mas garanto que não se nota a diferença entre o carro a puxar a gás ou a gasolina. Obviamente que o consumo aumentou dos 8,5 a gasolina para uns redondos 10 a gás.
    Isto num carro pesado com apenas 105 cv. Noutros casos poderá haver maior ou menor diferença de consumos.
    Por sorte, ou não dado que deve ser por eu ser o 1º com este carro a converter para GPL, vai vir o representante da BRC para fazer os últimos ajustes na afinação do carro pois fez questão de ver o carro pessoalmente. Como já sabes, quem anda a GPL sabe que existem diferenças de rendimento, mas que são tão mínimas que nem vale a pena mencionar.

Piloto de Troféu Cessna's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

A marca obtém um compromisso, no entanto o instalador do GPL pode dar mais um "toque" para não haver essa perda, que por vezes até é imperceptível. Fica é a gastar mais GPL.

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PauloMS Ver Post
    Por sorte, ou não dado que deve ser por eu ser o 1º com este carro a converter para GPL, vai vir o representante da BRC para fazer os últimos ajustes na afinação do carro pois fez questão de ver o carro pessoalmente. Como já sabes, quem anda a GPL sabe que existem diferenças de rendimento, mas que são tão mínimas que nem vale a pena mencionar.
    Acredito que existam casos em que se note a diferença, é claro que acredito. Mas nos casos com que convivo, que até foram convertidos nos Irmãos Ferreira, as "perdas" serão mesmo imperceptíveis.
    Tudo depende obviamente da sensibilidade do condutor e da qualidade do instalador, assim como do estado do carro. No meu caso, o Passat teve de levar velas e cabos novos aquando da conversão, pois mesmo funcionando bem a gasolina, a gpl ficava irregular ao relantim.
    No Passat a unica diferença que sinto a puxar é com o AC ligado, mas isso tanto é a GPL como a gasolina, ligando o AC com o carro a puxar sente-se aquela pequena hesitação.

Já o 156 2.0, de vez em quando vai lá dar uns toques na afinação, mas esse dá bem uso aos 150 cavalos e leva as rotações lá acima "algumas" vezes

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
    Acredito que existam casos em que se note a diferença, é claro que acredito. Mas nos casos com que convivo, que até foram convertidos nos Irmãos Ferreira, as "perdas" serão mesmo imperceptíveis.
    Tudo depende obviamente da sensibilidade do condutor e da qualidade do instalador, assim como do estado do carro. No meu caso, o Passat teve de levar velas e cabos novos aquando da conversão, pois mesmo funcionando bem a gasolina, a gpl ficava irregular ao relantim.
    No Passat a unica diferença que sinto a puxar é com o AC ligado, mas isso tanto é a GPL como a gasolina, ligando o AC com o carro a puxar sente-se aquela pequena hesitação.

Já o 156 2.0, de vez em quando vai lá dar uns toques na afinação, mas esse dá bem uso aos 150 cavalos e leva as rotações lá acima "algumas" vezes
    Concordo contigo. Eu já referi que as diferenças são praticamente irrelevantes e só as refiro e as noto porque sou mesmo muito exigente, e mesmo assim já ando com carros a GPL desde 2004, o que é prova que estou satisfeito.

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

1º depósito de GPL deu para 360 km, o que dá uma média de 12,5 lt/100 (média no cb de 9,8 lt e não me controlei muito). É um valor um pouco alto, mas quando peguei nele após a conversão enchi o depósito, fiz uns testes com o instalador e fiz 25 km acabando com uma média de 16,5lt, que foi descendo com o passar dos kms. Dado que os depósitos de GPL podem levar mais ou menos combustivel consoante a temperatura exterior, terei que ir fazendo mais kms para saber a média mais certa. De qualquer modo já gasta menos 2lt que a minha antiga T4, que andava sempre acima dos 14,5 lt. Por outro lado não tenho usado o start & stop (o que me sobe +- 0.5lt à média) pois ainda não está a pagar a GPL. As acelerações estão muito boas, mesmo nos regimes após as 5.000 rpm, continuando-se a sentir a mudança ligeira de tom (mais grave) no escape e um empurrão extra, qual motor que nos gratifica por o levar estes regimes (quem tem sabe o que estou a falar). Esta mudança só noto em N, modo que me tem agradado mais que o D, pois este é muito mais bruto e dificil de dosear, e entrega muito binário até às 5000 rpm e depois nota-se bem a quebra depois deste valor, enquanto que em N a subida é sempre mais dócil e gradual, não se notando tanto a quebra em altas, ganhando em progressividade e continuando a entregar potência útil e que fáz valer a pena esticar para lá das 5.000 rpm. Só acho que o N devia ser mais sensivel na 1ª metade do acelerador.
    Última edição por PauloMS : 07-01-12 às 15:17:30

Piloto de Testes CaRaMeLo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

1º depósito de GPL deu para 360 km, o que dá uma média de 12,5 lt/100 (média no cb de 9,8 lt e não me controlei muito). É um valor um pouco alto, mas quando peguei nele após a conversão enchi o depósito, fiz uns testes com o instalador e fiz 25 km acabando com uma média de 16,5lt, que foi descendo com o passar dos kms. Dado que os depósitos de GPL podem levar mais ou menos combustivel consoante a temperatura exterior, terei que ir fazendo mais kms para saber a média mais certa. De qualquer modo já gasta menos 2lt que a minha antiga T4, que andava sempre acima dos 14,5 lt. Por outro lado não tenho usado o start & stop (o que me sobe +- 0.5lt à média) pois ainda não está a pagar a GPL. As acelerações estão muito boas, mesmo nos regimes após as 5.000 rpm, continuando-se a sentir a mudança ligeira de tom (mais grave) no escape e um empurrão extra, qual motor que nos gratifica por o levar estes regimes (quem tem sabe o que estou a falar). Esta mudança só noto em N, modo que me tem agradado mais que o D, pois este é muito mais bruto e dificil de dosear, e entrega muito binário até às 5000 rpm e depois nota-se bem a quebra depois deste valor, enquanto que em N a subida é sempre mais dócil e gradual, não se notando tanto a quebra em altas, ganhando em progressividade e continuando a entregar potência útil e que fáz valer a pena esticar para lá das 5.000 rpm. Só acho que o N devia ser mais sensivel na 1ª metade do acelerador.
    Noto o mesmo que tu mas eu noto às 4000rpm. Mas o meu é o 1.4 MA 135cv.
    Quanto fica atestar o depósito a GPL?

Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

É pena as marcas por cá não apostarem no GPL. Preferia um carro a GPL de origem do que o equivalente diesel mas a oferta é mesmo escassa.

Um carro destes fica mais económico que um 2.0 MJet 170cv. E tem o mesmo andamento, um motor mais leve logo tem melhor dinâmica. E continua com a suavidade e barulho da gasolina.
    PauloMS gosta disto.

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    É pena as marcas por cá não apostarem no GPL. Preferia um carro a GPL de origem do que o equivalente diesel mas a oferta é mesmo escassa.

Um carro destes fica mais económico que um 2.0 MJet 170cv. E tem o mesmo andamento, um motor mais leve logo tem melhor dinâmica. E continua com a suavidade e barulho da gasolina.
    É exatamente aquilo que eu penso. Apenas acrescento que as marcas não apostam mais porque não há procura aqui em Portugal. Em Itália existem 1.300.000 carros com GPL enquanto que em Portugal apenas 50.000. Em Itália está mais difundido, mas noutros paises a procura é sempre maior que em Portugal. Por exemplo li um relato de um user que importou um M3 de 2002, foi buscá-lo à Alemanha e foi lá, na própria BMW, que lhe fizeram a conversão para GPL.

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
    Noto o mesmo que tu mas eu noto às 4000rpm. Mas o meu é o 1.4 MA 135cv.
    Quanto fica atestar o depósito a GPL?
    44 lt a 0.736€/lt dá 32,94€. Fiz 350 km, mas espero poder fazer 400 km.
    Última edição por PauloMS : 09-01-12 às 11:09:25

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

É exatamente aquilo que eu penso. Apenas acrescento que as marcas não apostam mais porque não há procura aqui em Portugal. Em Itália existem 1.300.000 carros com GPL enquanto que em Portugal apenas 50.000. Em Itália está mais difundido, mas noutros paises a procura é sempre maior que em Portugal. Por exemplo li um relato de um user que importou um M3 de 2002, foi buscá-lo à Alemanha e foi lá, na própria BMW, que lhe fizeram a conversão para GPL.
    Em Itália, o GPL é visto como mais um combustível, uma solução tão legitima como diesel, gasolina ou híbrido.
    Aqui é visto como um combustível alternativo, de poupança, de pobre e de chassos. E ainda lhe juntamos o autocolante e as proibições nos parques, para ajudar à discriminação.
    PauloMS e TommyTosser gostam disto.

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

2º depósito (44 lt) fiz 430 kms. Andei com cuidado para estabelecer consumos mínimos. A gasolina indicou 8,5 no cb (nunca tinha baixado dos 9,2) e a GPL gastou 10,25, o que equivale a um diesel que gaste 5,1. Estou bastante satisfeito com os consumos a andar devagar. Ao andar normalmente devem subir 1 ou 2 lt, mas continua, mesmo assim, muito económico. Se fizer 12,5 lt a GPL equivale a um diesel que gaste 6,2. Problemas de afinação do GPL inexistentes ao fim de 900 kms.

Piloto de Testes Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

1900 euros ainda dá para muitos litros de gasolina mas compreendo a tua decisão, acho ainda que 1900 euros dados de uma vez é muita fruta, para mim claro.

Fiquei admirado com a indicação do distico de GPL, do facto da policia nem reparar. A instalação ficou realmente muito clean, bem porreiro.

Tens que levar o carro ao banco de potência para termos a certeza como é que ficou, era engraçado!!

Piloto de Testes JoaoMendes's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

2º depósito (44 lt) fiz 430 kms. Andei com cuidado para estabelecer consumos mínimos. A gasolina indicou 8,5 no cb (nunca tinha baixado dos 9,2) e a GPL gastou 10,25, o que equivale a um diesel que gaste 5,1. Estou bastante satisfeito com os consumos a andar devagar. Ao andar normalmente devem subir 1 ou 2 lt, mas continua, mesmo assim, muito económico. Se fizer 12,5 lt a GPL equivale a um diesel que gaste 6,2. Problemas de afinação do GPL inexistentes ao fim de 900 kms.
    Então gastas o mesmo que o meu 1.6jtdm

Parabéns pelo sucesso! :D

Piloto de Testes TommyTosser's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

No teu livrete tens deposito de GPL com 55L ou deposito de 45L?

É que no meu livrete tenho deposito de 45L mas eu meto 45L lá para dentro, não devia dizer que é um deposito de 55L devido à margem de segurança?

Pedia-te para pores uma foto do motor sem a cobertura plástica para ver como foi colocado o sistema de GPL.

E já agora parabéns! Muito boa maquina. Também é um motor que eu adorava ter.

Não aprecio muito a frente, mas de resto, muito bonito.
    Última edição por TommyTosser : 17-02-12 às 16:46:20

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    No teu livrete tens deposito de GPL com 55L ou deposito de 45L?

É que no meu livrete tenho deposito de 45L mas eu meto 45L lá para dentro, não devia dizer que é um deposito de 55L devido à margem de segurança?

Pedia-te para pores uma foto do motor sem a cobertura plástica para ver como foi colocado o sistema de GPL.

E já agora parabéns! Muito boa maquina. Também é um motor que eu adorava ter.

Não aprecio muito a frente, mas de resto, muito bonito.
    O meu livrete diz que tem um depósito de 54 lt, que foi o que encomendei. Leva 46,5 lt úteis.

v7
    v7 está online
    Chefe de Equipa v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

O carro já foi transformado para GPL e já foi reprogramado ?

Que tal está ? algum problema ?

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    O carro já foi transformado para GPL e já foi reprogramado ?

Que tal está ? algum problema ?
    A conversão para GPL já foi feita e está praticamente perfeito, sem problemas nenhuns. Os consumos subiram de 10 para 12, mas gasto 8,22€/100 km (0.685€/lt) em vez de 17,5€/100 km (1,75€/lt), o que é menos de metade. A reprogramação foi adiada pois os injetores de GPL que tenho só lidam com 190 cv (ou 200cv ainda me falta confirmar). Para mais que isso tenho que gastar mais de 500€ para colocar injetores novos para um patamar de potência mais elevado, e não estou disposto a isso. Se o limite for 190cv, ao reprogramar para esse valor vou andar no limite dos injetores e vou encurtar a sua vida útil. Se o limite forem os 200 cv, pode ser que pense nisso mais tarde. O sistema multiair tem algumas particularidades e o software perfeito ainda está para sair pois ainda não pega a GPL com o Sart & Stop. Por isso vou esperar até ter software novo para pensar na repro, se houver margem ao nivel dos injetores. Para já estou satisfeito com o andamento e ainda mais com os consumos. Está mais económico que um clio break 1.5 dci 85 cv que temos em casa, que fáz 6 lt/100, e com as qualidades do motor a gasolina.
    AMGfan e pspcoelho gostam disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

É giro pensar em quanto fica um Giu 1.4 MA de 170 + conversão e um Giu 2.0 JTDm de 170cv....sabendo de antemão que o MA é mais rápido e muito mais agradável de conduzir ^^
    PauloMS gosta disto.

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
    É giro pensar em quanto fica um Giu 1.4 MA de 170 + conversão e um Giu 2.0 JTDm de 170cv....sabendo de antemão que o MA é mais rápido e muito mais agradável de conduzir ^^
    e fica mais económico. Gasta o equivalente a 6 lt num diesel e o 2.0 jtdm não gasta menos de 7.

SPV
    SPV está offline
    Piloto de Rallye SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

apagar sff
    Última edição por SPV : 11-04-12 às 17:13:33

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Boas. Tinha feito um teste de potência em 5-5-2012 e os valores obtidos foram 183,9 cv e 289 nm a gasolina e 165 cv e 237,8 nm a GPL. Como já tinha sentido que o carro estava algo pobre a gpl em altas rpm em relação ao que devia estar, fui ao instalador que me atualizou o sistema para funcionar a 100% com o multiair, pelo que já pega a gpl com o start & stop, entre outras coisas. Também foi afinado o débito de gpl pois estava a ser feito em excesso e por isso é que engasgava a fundo e perdia algum rendimente. Após um longo teste de estrada e afinação em andamento e tempo real do sistema de gpl senti que o carro ficou a puxar muito melhor. Ainda não deu para saber se os consumos desceram pelo fato de haver menos débito de gpl.
    Agora está com 184,7 cv e 297 nm a gasolina e 176,6 cv e 249,7 nm a gpl.
    O pico é menos pronunciado a gpl, mas é mais prolongado, e a curva de binário também decresce muito menos depois das 3500 a gpl, notando-se quase estével entre as 3500 e as 5500.
    Aguardo agora pela comercialização da centralina de gpl que dá mais 10 a 15 cv a gpl.
    Abraço a todos.

Última edição por PauloMS : 16-05-12 às 16:08:59

Tarado do Caraças Boxer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

É sempre curiosa esta cena dos consumos, apesar de haver duas grandes variáveis que não dão para comparar condignamente: a condução e os trajectos.

No meu Bravo 1.6 MJet 120cv, que com muita gente faz consumos de 5 e tal, fiz agora a melhor média de sempre: 5,8 no CB que são 6,4 reais. Menos cidade e mais estrada nacional (Marginal) do que é costume, e mais trocas de caixa abaixo das 2.000rpm

Piloto de Kart Jarmer's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

É engraçado o efeito do GPL na curva de binário, tornando-a mais plana.

Verifica-se então esta ligeira perda de potência e binário, mas não deve ser muito pronunciada.

Deixo só duas questões: dirias que agora o funcionamento do motor está a 100% (visto que antes referias esse "soluço" em full throttle)?

Essa centralina GPL consiste em quê? O sistema que tens agora já traz uma centralina, certo?

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Neste momento considero que o carro está a 100%, pois já não tem o tal soluço a fundo às 5000 rpm, já pega a gpl com o start & stop e está a puxar muito bem. O meu sistema de gpl já tem centralina pois esta controla a gpl o que a centralina original controla a gasolina, pelo que a centralina do gpl intrepreta as informações que a da gasolina fornece e usa-as no sistema de gpl de modo que o funcionamento seja idêntico a gasolina e a gpl. A brc desenvolveu uma centralina nova (ainda estava em testes quando fiz a minha instalação) que consegue mais até mais 15 cv a gpl nos carros com turbo. O meu instalador retoma a minha centralina e eu compro uma das novas para ter o tal acréscimo de cv.

Citação Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
    É engraçado o efeito do GPL na curva de binário, tornando-a mais plana.

Verifica-se então esta ligeira perda de potência e binário, mas não deve ser muito pronunciada.

Deixo só duas questões: dirias que agora o funcionamento do motor está a 100% (visto que antes referias esse "soluço" em full throttle)?

Essa centralina GPL consiste em quê? O sistema que tens agora já traz uma centralina, certo?

Piloto de Kart Jarmer's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Neste momento considero que o carro está a 100%, pois já não tem o tal soluço a fundo às 5000 rpm, já pega a gpl com o start & stop e está a puxar muito bem. O meu sistema de gpl já tem centralina pois esta controla a gpl o que a centralina original controla a gasolina, pelo que a centralina do gpl intrepreta as informações que a da gasolina fornece e usa-as no sistema de gpl de modo que o funcionamento seja idêntico a gasolina e a gpl. A brc desenvolveu uma centralina nova (ainda estava em testes quando fiz a minha instalação) que consegue mais até mais 15 cv a gpl nos carros com turbo. O meu instalador retoma a minha centralina e eu compro uma das novas para ter o tal acréscimo de cv.

Tudo muito interessante!

Isto está-me a dar umas ideias... Hmmm...

Quem sabe se não haverá mais um "convertido".

Página 5 de 8 PrimeiraPrimeira ... 456 ... ÚltimaÚltima