|
|||||
Ris-te mas até tens razão: quantas vezes a malta não mostra o motor a alguém? Concentrações, shows de automóveis, etc, há sempre alguém com o capot aberto. Aquela malta nos EUA com aqueles motorzões todos limpinhos, a brilhar, cromados, cenas lá dentro coloridas, enfim! Agora, alguma vez viste alguém mostrar a tampa do depósito? Só num posto de abastecimento...![]()
Tens razão quanto ao importador, mas no concessionário fazem-no há anos, principalmente com os diesel, e sem problemas. Também acho que ninguém vai mexer nos mapas do sistema multiair. Quanto à box, ela limita-se a enganar os dados que vão para a centralina. Se a centralina de origem limita a pressão da admissão a x bar, a box engana a leitura que a centralina recebe, logo vai permitir pressões mais elevadas na admissão. Mas não é um investimento que considere para já, pelo menos a este preço, pois 300€ para ter mais 5cv não me atrai, mesmo sabendo que iria ganhar mais 1000 rpm uteis.
O pessoal da EP3 não disse que não o podia fazer via centralina, disse é que iria demorar muito tempo e que ficaria muito mais caro. Encontraram a solução para respirar melhor em altas com esta box que fornece à centralina valores de pressão de admissão mais baixos do que o real. Se calhar com uma box da novitec já se conseguem enganar estes sensores, e fica-se com o ganho de 25cv mais a função da box para a admissão por um valor inferior.
consumos médio, estão nos 10L ou muito acima disso ?
Eu não tenho o pé muito leve, mas se tiver muito cuidado com os consumos e fizer só 20% cidade, consigo gastar 7, mas é utópico com a minha condução e trajetos habituais. Normalmente gasto entro 10 e 11 de consumo médio, ao fim de 1 depósito cheio, sempre em modo D. Se andasse sempre devagar e em modo N, nos mesmos trajetos gastaria 9, dado que tenho vindo a experimentar uma condução mais económica, mas a redução de 1 lt/100 não me leva a conduzir com os cuidados todos, pois é uma seca.
Boas
O meu Giulietta já está a GPL. Levou um kit BRC Sequent 24, flashlube eletrónico e depósito de 54 lt.
Ainda só fiz 200 kms, mas adianto que está impecável, dado que é muito dificil perceber as diferenças do funcionamento a GPL e gasolina, pelo menos numa condução até aos 80% das capacidades do motor. Entretanto vem o importador da BRC na próxima semana pois quer ver o carro e dar uns toques na afinação.
Quanto a consumos, ainda não sei, mas penso que devem andar pelos 11 ou 12, já que tem feito 9,3 a gasolina (tenho andado em N pois é mais suave e a performance está na mesma lá, sendo só uma questão de carregar mais no pedal, e verifiquei menos 1 lt que em D).
Só falta ligar um fio que vai buscar a rotação do motor de modo que pegue a gpl com o start & stop, pois o sistema prevê que pegue a gpl com o S&S.
Os consumos de 12 a GPL equivalem a 6 a diesel, pelo que irá ficar bastante económico, e ainda bem pois a partir de agora irei ser forçado a fazer o dobro dos kms que fiz até aqui.
A instalação foi feita na auto irmãos ferreira (já tinha feito lá a instalação numa V40 T4) e, mais uma vez, o serviço foi excelente.
O proximo passo é uma repro. E aí fica como quero: a andar muito e a gastar pouco.
Cumps e um bom ano de 2012 para todos.
Última edição por PauloMS : 04-01-12 às 12:07:14
Hmm, então e não se perde a garantia da Alfa por efectuar essa modificação?
É brincadeira para quantos €€? Se é que podes dizer...
Obrigado.
Garantia de certeza que deve ir pro espaço...
A conversão ficou por 1700€ e a lubrificação eletrónica por mais 200€. A lubrificação é opcional e optei por colocar por precaução. Também existe um sistema de lubrificação manual por 100€. No fundo ao fim de 20.000 kms recupero o investimento total.
A garantia não se altera, o que tem lógica pois em Itália existe por exemplo um Mito de origem com GPL da BRC. Aqui em Portugal já li no facebook da Alfa Romeo falarem da hipótese de vir um Giulietta 1.4t de 120 cv com GPL de origem (em Itália o GPL está muito mais difundido e existem mais de 1.300.000 de carros com GPL, enquanto que em Portugal se estimam 50.000, segundo o site autogás.pt). Se houver um problema no motor dentro da garantia que possa ser imputado ao GPL é que podem haver dúvidas se é defeito de fábrica ou se é do GPL, mas seria muito raro (até porque já fiz 10.000 kms com ele a gasolina e nunca detetei nada) e, neste caso ou a Alfa ou o instalador tinham de assumir a responsabilidade pois o carro tem garantia de fábrica de 2 anos e o sistema de GPL também tem 2 anos de garantia. Como já referi, as diferenças no andamento são quase imprecetiveis.
Ao pspcoelho, joaomendes e outros que tiverem um carro igual e quiserem experimentar o meu para verem como é igual com GPL, apitem que mostro de bom grado. Têm é que estar na zona do Porto.
não me leves a mal o que vou dizer... admito que sou muito céptico com questões de garantia... E não quero agoirar!
mas de facto os teus argumentos de nada valem junto de uma oficina da alfa romeo... uma coisa vendida pela marca (AKA Alfa com kit GPl da BRC) é completamente diferente de uma coisa vendida por outra entidade (irmao ferreira com kit BRC)... mesmo que seja igual! Eles não vão assumir a culpa se poderem imputá-la a terceiros! É mais que lógico no mundo actual... e
Quanto muito podes usar a dita garantia do kit GPL de 2 anos para os problemas que tiveres com a parte mecanica... mas lá está: isto é a minha maneira (céptica eu sei) de ver as coisas...![]()
Eu admito que existe um risco, mas já que ía converter não quis esperar até ao fim da garantia e pensei em fazer pelo menos 1 ano ou 10.000 kms para ver se algo no carro não estava em condições a nivel de motor, e dado que não tem defeito nenhum, decidi avançar. Também discuti o assunto com a oficina Alfa Romeo e confirmaram-me que não retiravam a garantia, desde que não houvesse dúvidas, e já sei que neste caso pode haver pano para mangas para ver quem se responsabiliza, mas se o meu carro tiver um problema não era com facilidade que se livravam de mim, até porque uma oficina Alfa Romeo é apenas uma oficina, e eu estaria disposto a usar os meios legais necessários para fazer justiça caso o meu carro tivesse algum defeito imputável à garantia. Como sei que os sistemas de GPL não prejudicam o motor, avancei.
Não sei se dei a impressão que fiz a instalação numa oficina de vão de escada, mas a Auto Irmãos Ferreira (e não irmão ferreira) é uma oficina muito conceituada na área do GPL e foram presidentes da ANIC (Assoc. Nacional de Instaladores Certificados) durantes uns anos. Já lá vou desde 2004 e são muito competentes e profisionais.
Última edição por PauloMS : 04-01-12 às 16:27:50
E o sistema DNA passa também para a centralina do GPL? Ficou tudo a funcionar tal e qual antes da conversão?
Mete mais fotos!!![]()
Em relação à oficina onde foi convertido, deixo também o meu feedback positivo, uma vez que o Passat 1.6 cá de casa foi lá convertido. Além desse, um 156 2.0ts de um familiar também foi convertido lá, e pelo que sei, não há problemas a registar.
Cessna: O sistema DNA fica igual, dado que a centralina do GPL lê e executa o que manda a centralina original, dado que se reprogramar não terei de mudar mais nada no GPL pois o sistema funciona por patamares e este vai até aos 200 ou 210 cv.
V7: A poupança é essa, e como conto fazer 20.000 kms por ano, ao fim de 1 ano já recuperei o investimento. Mesmo que não andasse muito com o carro, considero que o sistema se paga a si próprio e que valoriza (e muito) a retoma. Fá-lo por experiência própria e por conversas com pessoas dos stands de usados que dizem que os carros a GPL se vendem bem. A minha V40 teve muita procura e era por estar a GPL, pois os interessados referiam isso. Para além da poupança o que o GPL tem de bom é que tiro mais partido do carro sem problemas de consciência, pois este carro pode gastar 8 lt a andar devagar, mas a andar muito bem gasta quase o dobro (nos diesel não é tanto assim), e fáz pena gastar quase 100€ para encher 1 depósito e dar calor uns 20 ou 30 kms ver a gasolina a ir à vida. Assim gozo o carro mais à vontade.
Belo serviço, esteticamente ficou muito bem, nada de tubagens à vista como em alguns carros que passam pelo tópico do GPL.
Um questão em relação à repro, não deveria esta ter sido feita antes da instalação do GPL? Ou seja, caso venhas a reprogramar, não vais depois ter de ir afinar o sistema para o adaptar à nova curva de potencia do carro?
Como está a funcionamento do motor?
Certinho, sem soluços em aceleração máxima ou ao ralenti?
Notas alguma coisa nas performances?
O ralenti e até aos 80% está impecável. Em aceleração máxima ainda estou a testar para ter a certeza, mas na 2ª feira ainda vou proceder a mais afinações com o importador nacional, que deve ser quem mais percebe destes sistemas.
As performances são praticamente as mesmas, os 5% que dizem que se perde são praticamente impecetiveis, acredita. Posso dizer que quando peguei no carro não senti diferenças, e após alguns kms é que as começo a ver, mas estamos a falar de diferenças mínimas. No fundo continua o mesmo carro, e se se mexia bem antes, continua na mesma. Os 5% vão ser compensados com uma repro, por isso ainda vai ficar melhor que antes. A única diferença é que o GPL demora mais tempo a enche os cilindros pois é gasoso e não liquido como a gasolina. Quando carregas a sério no pedal tens a sensação que tem mais lag a GPL, mas estou a referir-me a milésimos de segundo o que é muitissimo pouco e estou aqui a referir pormenores insignificantes só mesmo para não dizer que é 100% igual.
PauloMS, possivelemnte terás de afinar o sistema gpl depois da repro.
ps: usas tó á vista?
Para 100km gastavas 9.5l de gasolina ou seja custava-te (9.5x1.599) 15.19€
Para 100km passas a gastar 11l de gás ou seja vai-te custar (11x0.791) 8.70€
Ou seja por casa 100km poupas 6.49€
1.900€ / 6.49€ = 292.76
Ou seja cerca de 30.000km e não 20.000km para recuperar o investimento inicial!
E estas contas com o gás a gastar 11l se for 12 como indicas: Será só aos 33.500km que recuperas o investimento.