|
|||||
Já o disse aqui e, no caso do meu A1 1.2 tfsi, com 86 cv, dá +/- 186 de ponteiro a direito e a descer já deu 199. No entanto a velocidade anda ali em torno dos 180 e tal...o que deve arredondar para os reais 180 que a marca anuncia. Para mim chega e sobra para um carro que é essêncialmente de cidade e para percuros interurbanos. No entanto surpreende a foma como rola em AE...para um 1.2 está muito bom! Mas o que mais aprecio é o rácio performances/consumo...tem consumos excelentes mesmo. Actualmente faço médias de 6 ou menos, sem grandes "puxanços" claro, mas em condução normalissima.
É um carro que me surpreendeu muito!
JC
Esse 1.2 surpreende bem para a (pouca) potência que oferece, e o preço não é tão descabido em comparação com o 1.4 e o tdi 105.
Se fores a pastar a 50 constantes, quanto é que o 1.2 consegue de consumo instantâneo? Tens ideia?
Falam que os 1.6 tdi vem limitados a 200 de ponteiro. Agora não sei se é só os BM ou são todos. Por acaso não experimentei isso nenhuma vez.
Pelo menos os ibizas 1.6 TDI vem limitados aos 200km/h e daí não passam....
Obrigadinha.
Vai dando notícias, apesar de ter ideia de que são baixinhos.
Como esse modelo com esse motor pesa apenas uma tonelada e um puto de 12 anos (2010 Audi A1 1.2 TFSI car technical specifications - automobile tech data from Carfolio.com - 3 door 1.2 litre (1197 cc) Inline 4 85.2 PS, 5 speed manual) e o carro é "baixinho", não é de admirar o consumo baixo.
A Malta esquece-se que não é só os cavalos que interessam, o a4 1.9 TDI de 110cv tem 220 de Binario as 1900rpm este 1.6 tem 250 desde a 1500 as 2500rpm o que se formos a comparar a curva de binario ta visto qual o que terá melhor curva, Logo acelera melhor desenvolve melhor, Acredito plenamente que este 1.6 tdi com o peso do carro chegue aos 210 reais se bem me recordo este 1.6tdi a 180km vai a uma rotação de 3.200rpm sensivelmente... Se a memoria não me falha este 1.6 herdou a caixa do 1.9 tdie... E mais digo eu tenho o A3 1.9tdie 105cv e faz 220km em recta de ponteiro, real nunca medi e a marca anuncia 194km...Quanto ao fiat não me prenuncio visto não conhecer o carro em questão em termos de comportamento.
Última edição por Smoke : 08-06-11 às 21:06:35
E o próprio peso do carro... O A1 é o carro mais leve do segmento B lol Se bem que por mim até podia ter uns quilos a mais para encorpar.
O meu Ibiza anterior (1.9TDI 105cv) fazia o mesmo que este A1 e notava-se que se calhar ainda fazia mais qualquer coisinha, mas nunca o estiquei mesmo ao máximo possível por medo do que pudesse acontecer visto que o carro já ia muito inseguro.
O peso não influencia muito a ponta..
A caixa pode ser longa, mas se o motor não tiver força não dá mais, apenas em descidas.
Por exemplo o meu GP a 180 vai às 3.500, a 210 vai às 4.000rpm, mas só dá isto a descer, alias 180 dá em plano em 6ª e não convem que seja num dia de muito vento.
Isto porque a aerodinamica do carro(a do A1 até pode ser ligeiramente melhor) não é boa para estas situações.
220 ponteiro pode ser 205 ou 200 reais, mesmo com uma ligeira inclinação acredito que seja possivel.
Aqui posso estar a mandar uma calinada, mas o binário é mais util para recuperações que para ponta. A Audi de qualquer forma deve ter feito mal as medições da velocidade..
Última edição por JoelM : 09-06-11 às 07:32:05
A Audi anuncia 190 e vocês falam em 210 reais. Aqui tem-se um 1.6 igual, mas não o experimentei ainda para dizer que corta aos 200 apesar de quase toda a gente o dizer.
Não, não estás a mandar uma calinada de certa forma mas, não esta totalmente correcto o que disseste em relação ao binario, o binario é a força com que o carro desenvolve a a sua potencia, digamos que é a força de aceleração de um carro, quanto mais binario tiver, terá melhor recuperações, terá uma melhor aceleração e dependendo da curva terá mais força para chegar a velocidade maxima, acredita que este 1.6 tdi tem forca para desenvolver a caixa que tem apesar de ser longa, ele chega lá...
Encontrei este video no youtube, é um a3 sportback 1.9 tdi com jante 17" segundo podem ver da 215 de velocidade maxima, e marca anuncia 187km max... isto é um carro que pesa 1420kg agora imagem o 1.6 tdi no a1... Peço desculpa ao dono do diario pelo offtopique. Atenção a uma coisa a caixa deste 1.9 é mais curta que a do 1.6 e reparem apos passar 4000rpm onde mete a potencia maxima continua a desenvolver embora a potencia apartir das 4000rpm comece a descer assim como o respectivo binario...
Última edição por Smoke : 09-06-11 às 14:53:44
Cheguei agora de uma ida rapidinha a um concessionário Audi ver o novo A1.
Qualidade geral à vista, nota bastante positiva neste aspecto (apenas os plásticos inferiores são "menos bons").
O conforto surpreendeu-me pela positiva, apesar de os bancos não serem muito grandes deu-me a sensação de proporcionarem um bom apoio lateral.
Fez-me alguma confusão ter MMI e os comandos no volante não existirem (algo que devia vir de série).
O espaço atrás é reduzido, mas consegue albergar 2 pessoas de estatura média para viagens de curta/média distância (dependendo do comprimento das pernas de quem vai nos bancos da frente), só é realmente pena a altura ao tejadilho.
A bagageira foi uma surpresa (assim como o acesso), julgava-a mais pequena.
Resumindo, é um carro pequeno por fora e grande por dentro com muita comodidade para oferecer e o P.V.P. podia ser mais em conta.
Talvez um destes dias faça um test-drive a um 1.6 tdi.
Bom, sem querer me alongar muito, deixo aqui mais um testemunho.
1.6 TDI 105 cv, 190Km/h recta, 199Km/h em descida - e por lá mantém-se, verificando o bloqueio nos 200 Km/h, mesmo que a descida seja longa.
Até aos 190Km/h desenvolve bastante bem, é um "pulinho", depois disso, só indo apanhando descidinhas mas mantém-se estável nos 195Km/h sensivelmente.
Para um carro que anuncia 185Km/h, não me posso queixar do que o meu faz.
Ah, e nao sei se influencia assim tanto, mas tenho molas desportivas da Seat, que rebaixaram cerca de 25mm.
Btw, 1.6TDI CR é capaz de ser um dos melhores upgrades que o grupo VAG já fez - na minha opinião, que vale o que vale.
Ainda ai em cima te meteram um vídeo de um A3 a fazer o mesmo com um motor equivalente.
Não é surpresa nenhuma. Quanto ao teu carro, se fizeres essencialmente só cidade é normal que também fique mais preso. E sim as jantes e o pneu influenciam bastante, eu tenho 215/45 R16.
No vídeo de cima, logo no principio, vê-se claramente, uma descida bem acentuada. Além disso esse A3 tem um erro jeitoso e ele não tinha ali nenhum GPS.
Aliás eu com um carro que anuncia 203km/h já dei 245 de ponteiro (algo a rondar os 226/228 reais pela minha experiência) mas foi a descer penhascos e quiça com vento a favor.
Mas também este carro é dos poucos que conheço em que os 203 são até modestos face à realidade. Eu diria que o carro deveria anunciar pelo menos mais 5km/h que é mais ou menos o que ele faz em plano e sem muito vento.
Continuas a confundir facilidade de dar certa velocidade, que para mim é em qualquer circunstancia fora subidas acentuadas, com velocidades que dás a descer AEs.
Mas ok, continua lá na tua que o teu mega-A1 de 105cv dá a mesma velocidade que carros com 140, 150 e 160cv.
PS: PD105 não é completamente equivalente ao teu, na prática anda um bocado mais. Isto apesar de todas as vantagens que tem sobre o PD como o ser bem mais refinado, silencioso e até poupado.
PPS: 215 de largura até nem é pouco para 105cv.
Retirado do Site da AUDI
"Audi A1 1.6 TDI (105 cv)"
"O novo 1.6 TDI de quatro cilindros e 1.598 cm3 caracteriza-se pelo baixo atrito interno, o que lhe confere um maior silêncio de funcionamento. O motor 1.6 TDI de 105 cv, tem binário máximo de 250 Nm, constante entre as 1.500 e as 2.500 rpm e está combinado com uma caixa manual de 5 velocidades. Este potente bloco de 4 cilindros demora 10,5 segundos a atingir a velocidade de 100 km/h, velocidade máxima de 190 km/h* e consumo médio de 3,9 l/100 km*." Relaçao de caixa não diz...
Peso 1215kg Tara.
Retirado do site da SEAT
Modelo IBIZA
"MOTOR 1.6 TDI CR 105 cv (77kW) DPF Tipo de motor 4cil em linha - 16V Cilindrada (cc) 1598 Diâmetro x curso (mm) 79,5 x 80,5 Taxa de compressão 16,5 Potência máxima (kW(cv)/rpm) 77 / 105 / 4400 Binário máximo (Nm/rpm) 250 / 1500-2500 Alimentação Common-Rail com injecção directa, turbo e intercooler Ignição Velas de pré-aquecimento Tipo de combustível Diesel Controlo de emissões Catalizador de Oxidação + Sistema de recirculação de Gases + Filtro de partículas Capacidade do óleo (enchimento inicial) (l) 5,0 Alternador (A) 140 Bateria (Ah/A) 61 / 70 / 72 PRESTAÇÕES Velocidade máxima (km/h) 185 Aceleração 0-100 Km/h (s) 11,7 Recuperação 80-120 Km/h (s) em 5ª 15,2 Recuperação 80-120 Km/h (s) em 6ª - Recuperação 80-120 Km/h (s) em 7ª - Aceleração 1000 m (s) 33,3 CONSUMOS Urbano (l/100 km) 5,6 Extra-urbano (l/100 km) 3,9 Ponderado (l/100 km) 4,5 EMISSÃO CO2 Urbano (g/km) 146 Extra-urbano (g/km) 102 Ponderado (g/km) 119 TRANSMISSÃO Caixa de velocidades Manual 5 v. Relações I 3,778 II 1,944 III 1,185 IV 0,816 V 0,625"
Dados Golf 1.6 TDI 105cv
Vel. max. 189km
Caixa 5 velocidades
Peso do golf 1314kg Tara
Relação de Caixa não diz.
Não quero aqui criar guerrinhas com isto, apenas mostrar que o motor pode ser o mesmo, mas pelos vistos a velocidade max. deste motor nos modelos apresentados não é igual, agora deixo a questão no ar? Porque será? os dados estão ai analisem os interessados. PS. É um facto que a VW limita o seu modelo aos 200km de ponteiro na Seat não tenho conhecimento disto, na audi sei que no A1 e A3 estes não estão limitados electronicamente.
Última edição por Smoke : 09-06-11 às 18:49:48
Mas não é o meu scirocco! São todos os tsi 160cv que chegam aos 230Km/h e só em 5ª, porque em 6ª fica pelos 220. Tu, como menos 55cv consegues quase o mesmo....
E quanto ao video, não conheço bem os diesel mas nos otto, dificilmente se chega ao red line à velocidade máxima. Dai eu arriscar que o carro tem repro, ate porque no caso dos TDI 140cv, os mesmos vêm limitados aos 220km e os 1.6 aos 200km.
Não tou aqui a tirar crédito a ninguem. Simplesmente acho estranho esses valores de gps!
Alguém daqui se recorda que o limite legal para circular nas Auto-Estradas Portuguesas é de 120Km/h?![]()
Agora a sério, who cares? Se ainda fosse para ganhar umas corridinhas...![]()
Dar 210 numa recta quando já se está à acelerar há já um bocado e 215 a descer não é exactamente a mesma coisa que dar 230 numa recta e provavelmente mais a descer. Levar um carro até aos 210 não é uma tarefa muito dificil, mas dai para a frente já requer bem mais cavalagem que os teus 160cv. Não é à toa que a maior parte dos bcarros que batem os 250km/h têm todos potências bem para cima dos 200cv.
Depois é aquela coisa, o tempo que levas a atingir essa velocidade é certamente muito mais rápido.
Clio, os motores PD apesar de serem grandes máquinas, não respiram bem em altas rotações. As suas 8v são mais propicias a baixas rotações. Já os CR só respiram bem em altas, parecem um carro a gasolina em termos progressivos.
Não te esqueças que estamos a falar de um motor que é inserido até num segmento D (Passat, se o motor não fosse competente de certeza que não o punham). Se achas que 215 é muito pneu, então imagina os Ibizas 1.4 a puxar o mesmo pneu ou os Golfs a puxarem 225 R17/235R18 ou mesmo o A1 a puxar os mesmos 225 em R18.
Última edição por TommyPT : 09-06-11 às 19:42:53