É verdade Sandro. Aproveitei para ir dar uma corrida naquela zona, visto que ainda não tinha experimentado.
Durante a semana aquilo está deserto. O que é óptimo, longe da confusão, não se paga parque, excelente.
|
|||||
É verdade Sandro. Aproveitei para ir dar uma corrida naquela zona, visto que ainda não tinha experimentado.
Durante a semana aquilo está deserto. O que é óptimo, longe da confusão, não se paga parque, excelente.
Já há algum tempo que sou leitor assíduo do teu Diário de Bordo. É um carro muito giro....não fosse a crise e já haveria um cá em casa. Assim no atual cenário, só virá outro carro para o ano e não tão caro. O teu está numa configuração muito bonita. Já vi que puseste AC automático. Sem dúvida um extra que é muito útil e que, para além disso, embeleza e muito o interior...os comandos do AC manual não dão com nada....são iguais há anos.
O xénon plus dá-lhe muita personalidade ;)
Boas!
Tenho um A1 1.6 TDI Scuba Blue e à cerca de um mês o carro começou a indicar uma falha e avisar para contactar oficina... No dia seguinte já a caminho da oficina mais próxima o A1 entrou em modo de emergência, motor não puxava... parei logo onde consegui, chamei o serviço mobilidade e o carro foi de reboque para a oficina onde após diagnostico a doença foi falha eléctrica da EGR e lá teve de levar uma nova......
Agora outra coisa que me anda chatear é a condensação dentro dos faróis Xenon, afecta a zona abaixo da linha dos led e não acho muito normal... tenho de ver se trato disso com o stand.
Última edição por AECM : 05-05-12 às 17:38:07
Obrigado.
Felizmente agora está mais fácil de comprar o A1 pois agora têm packs de equipamento que reduz de forma significativa o tombo final.
Por outro lado o 1.6TDI levou um update para agora apenas poluir 99g de co2, baixando assim a taxa fiscal ligeiramente.
Não esquecer as porcas de segurança que são "extra".
Sent from my Sony Tablet S using Tapatalk 2
Caros,
Peço a vossa ajuda para uma situação bicuda. Antes de mais, quero esclarecer que o problema tem que ver com a anterior relatada distorção de som. O rádio é o MMI com 8 colunas (4 woofers+4 tweeters), pack de conectividade (bluetooth, ipod, usb, av, gps).
O que se passa é que quando se reproduz som de qualquer fonte com ficheiro MP3 ele distorce o som. Isto ocorre com os settings de som predefinidos em algumas músicas em modo estacionário e em quase todas a andar. Além disso eu gosto de algum bass e quando acrescento mais um valor que seja ao valor predefinido fica muito pior. Se aumentar muito os baixos e compensar com aumento de agudos depois distorcem os agudos. E em auto estrada, com o volume do rádio a meio (15/16) é mesmo muito notória a distorção (devido ao gala). Com o fader ligeiramente para trás também se nota muito com o carro parado, quanto mais a andar. Ora isto é um problema que não afecta a reprodução de rádio nem CD. Apenas fontes que contenham mp3. Já se fizer streamming do mesmo ficheiro via bluetooth o som sai perfeito. Já testei e eles na oficina testaram mais A1's e viram que a diferença é do dia para a noite. Entretanto trocou-se um rádio mas o problema permaneceu. Após mais insistência minha sobre o assunto a "fábrica" que respondeu que era feitio ou que a culpa é minha que não devo ter rips de boa qualidade. A maior parte dos meus rips é tudo de cd's originais, Já tentei com codecs franhaufer e lame, sempre a 320kps de constant bitrate e o resultado é sempre o mesmo, sendo que noutros A1's toca sempre bem. Aqui fica a resposta recebida hoje:
A minha questão é, como é que eu posso resolver isto oficialmente? O Centro de Arbitragem do Sector Automóvel também resolve estas questões de multimédia? Outra forma? É que cai um bocado mal um rádio de 400€ mais um pacote de ligações de audio de 600€ distorcer som e ainda me dizerem que é feitio...Após exposição do caso ao centro técnico foi deliberado pelos os mesmos que com estes defeitos apresentados, não se trata de um problema de defeito de produto mas sim uma característica em função da faixa de música que o Sr. XXX nos apresenta.
Pode-se mostrar fazendo um teste com um CD de música original que o rádio funciona bem para volumes aconselháveis ao ouvido humano na gama de sons entre a frequência 20 Hz e 20.000 Hz, se quiser estamos ao dispor para fazermos o teste na sua presença.
Porque não tentas passar em alguma casa, oficina que com especialidade na área.
De certeza que tu deves ter é ai uma função daquelas manhosas que estão escondidas ai num menu qualquer.
Boa sorte com a resolução do problema.
O Vag-com não indica nada?
Já passei. A solução passa por instalar um DSP. No entanto isso não me parece solução sendo que outros carros não fazem o mesmo.
Ainda para mais não estou disposto a pagar por um problema não originado por mim.
Acontece quando o rádio tem de converter de digital para analógico. Com bluetooth e ipod ligados não distorce (assim como com cd ou rádio, ou seja fontes externas de processamento). Com SD cards (nas duas ranhuras) ou pen ou disco rígido distorce.
Não testei CD-Mp3 mas vou experimentar. O resultado deverá ser distorção à mesma.
E sim, acontece todas as vezes. Nota-se mais quando o carro ganha velocidade e ajusta o volume automaticamente. Mesmo com settings predefinidos. Se aumentar baixos ou agudos ainda distorce mais. Se alterar os mesmos mas para a função de rádio posso estar a ouvir a Orbital no volume 25 com +4 valores de bass que não distorce nada (testei, mas normalmente costumo ouvir rádio entre os 14-17 de volume, a meia potência do máximo que são 30 níveis).
Não, está tudo "ok" nesse aspecto.
Última edição por TommyPT : 25-06-12 às 13:33:01
Nesse caso é problema de software do radio. Cheira-me que deve ter alguma pre-definição a nível de compressão da Faixa Dinâmica visto que o problema acentua quando alteras a equalização.
Eu levava o carro ao stand com a mesma música em todos os suportes do rádio disponíveis e mostrava as diferenças. Aí não podem culpar o formato ou qualidade da música.
Eles já verificaram essa situação. Eu até fui lá com o A1 de um amigo meu e eles assistiram à diferença in loco. Parece-me ter que ver com o sw que controla o threshold dos DAC's.
Hoje estive mais um pouco ao telefone com eles pois nem de propósito 2 minutos depois de pegar no carro oiço um "pfffft" vindo do lado direito e de seguida começou a sair o som todo distorcido e arranhado desse lado. Desliguei o carro, voltei a ligar e o som parecia ter voltado ao normal mas na realidade o tweeter direito do pilar A, de onde presumivelmente veio aquele ruído, estará avariado pois ficou a "tocar" mais baixo que o do lado do condutor. Liguei logo para a oficina a informar a situação. Vamos lá ver o desfecho desta novela. Alguma coisa se passa.
Sent from my pictureframe
Tive um problema parecido com o teu no S60 mas o som perdia qualidade com USB ou iPod e era bem melhor com o rádio. Fizeram uma atualização de sw e ficou na mesma. Entretanto, substituíram um módulo de comando e ficou bem...
O que antevejo é que vais ver-te tramado para resolver isso. Isto porque as oficinas tem as piores qualidades acústicas possíveis (eu ia lá sempre quando a oficina não tinha ninguém porque em horário de trabalho mal se ouviam diferenças) e os próprios mecânicos pouco percebem de música. Boa sorte!
Isso nem está em causa, porque eles já deram conta da diferença. Ela está lá. Desculparem-se com o CD não é resolução porque se eu paguei mais um total de 1000€ por um rádio com duas ranhuras SD, entradas AV, ecrã a cores, CD/MP3, ligação para discos rigidos externos USB e Ipod, bluetooth com streamming de musica e gps, eles só têm é de garantir que isso tudo realmente funciona e não apenas 20% do conjunto. Se quisesse só um leitor de CD e rádio tinha ficado pelo rádio base.
Isso é uma situação que é muito ingrata. O pior é que não existitirão técnicos da marca pelo menos em Portugal capazes de perceber o que se passa visto que isso é algo muito específico. Qual a marca do equipamento? Quem o produz? Não poderás junto de um representate e com o aval da Audi poderem fazer um checkup num agente autorizado?
Curiosamente o rádio é produzido cá em PT, pela Delphi.
As colunas não faço ideia. No entanto o software é desenhado e instalado pela Audi, todos os rádios vêm "virgens" para as oficinas e quando são montados num carro, o software é carregado via ODB2 consoante a configuração de fábrica de cada carro. Assim ele traz os menus consoante os extras requisitados.
A ideia que me dá é que o problema reside exactamente no software que controla os DAC's do rádio. Este rádio já é substituto de outro, que foi o primeiro passo para a resolução do problema e onde se concluiu que não é o hardware do rádio.
Então mas quando mudaram o radio não foi por uma unidade mais recente? O Audi do teu amigo é igual ao teu em termos de radio?
Nop. Há malta que também se queixa e com o sistema ligeiramente diferente, que acrescenta um tweeter central e um subwoofer na mala. Mas eles apesar de detectarem distorção não se queixaram, ainda.
Lá fora também há muita gente que paga um total de 2k€ para ter o sistema da bose e esse sim, com 14 colunas, surround, dsp deve ser estrondozo.
O hardware do novo até pode ser ligeiramente diferente mas o SW carregado lá para dentro é o mesmo. Sim, é um sistema igual de 8 colunas (4 woofers + 4 tweeters), pack connectivity e rádio MMI. O que é diferente é o SW, mas para o meu não há a mesma versão e eles não podem forçar. Aliás no lançamento do A3 estive a mexer noutros A1's "iguais" e também não distorcem.
Sent from my pictureframe
14 colunas para uma fonte Stereo. E isto assumindo que usas sempre a qualidade máxima possível, CD. OVERKILL!
Se o concessionário é inútil, está na hora de contactar a casa mãe ou procurar em fóruns por pessoas com o mesmo problema, lá fora na Alemanha e afins.
É mesmo aquele problema "fantasma", existe mas depois mais ninguém tem ou sabe o que é. Odeio isso.
Verdade, mas para quem tem o tech pack (com leitor de DVD) deve ficar um mimo.
Podes achar que é um overkill mas a verdade é que o upmix fica muito bem feito, tem uma clareza espectacular assim como uns baixos bem fortes.
Quanto ao meu problema, ainda mais nenhuma novidade. Além da distorção tenho o problema da coluna que com o estalo ficou a uns 80% comparativamente à do lado oposto. O pior é que não é toda a gente que dá conta desta diferença também. Tenho de levar os meus carros à bruxa, tudo o que é problemas os meus apanham sempre
Relativamente ao concessionário não me vou pronunciar pois ainda estou à espera de resposta da fábrica.
Um A1 em que ando por vezes tem o opcional Bose e vale mesmo a pena, tem uma qualidade mesmo muito boa. O único problema é que o dono puxa bastante pelo sistema de som e por vezes ouvem-se alguns (poucos) ruídos parasitas nos painéis das portas e estraga um pouco o painel sonoro.
Infelizmente, é o que suspeitava, vai ser complicado ficar a 100% por ser uma condição defeituosa muito específica mas só espero que tenhas sorte.
Actualmente é o único extra que me arrependo de não ter posto.
Soubesse o que sei hoje e tinha tirado fora o CC (-350€) e posto o sistema de som da Bose (+-800€).
A Audi cobra 350€ pelo CC. A manete custa na secção de peças 130€, e depois era só activar com o vag-com
Quanto ao ruído parasita das portas, é recorrente nos A1's com Bose's. É um cabo que ficou "esquecido" lá dentro. A maior parte dos concessionários sabe resolver isso.
Por acaso, para mim, o CC é quase essencial, mas o Bose é mesmo a maravilha daquele A1.
A questão dos ruídos dever-se-á certamente ao facto de as portas já terem sido desmontadas várias vezes para retirar ruídos e nunca fica a 100%, resolvem de um lado e surgem outros. O último é uma ressonância na pega da porta. Cada vez mais acho que sistemas de som premium só em carros de segmentos C premium e D para cima, porque todos os outros acabam sempre por ceder nas fixações e nos materiais quando se puxa bastante pelo som.
Ainda hoje andei num Megane Bose Edition e só me apeteciaPor outro lado, um A4 com Bang & Olufsen já é uma combinação excelente, isto para não falar nos sistemas que a Lexus costuma equipar.
Bose costuma ser muito bom, mas hoje em dia com 300 eur e a mão de obra caseira consegues ter um sistema de som muito bom, basta olhar ao exemplo de um conjunto Focal![]()
Bem hoje o pequeno lá fez outra incursão à oficina.
Desta vez foi o tubo de escoamento de excesso de gasóleo que se desprendeu. Eu não sei como, nem eles sabem.
Mas deverá ter a ver com a vez que me desmontaram o pára-choques para tirar uns ruídos da mala.
Foi reparado em cerca de 15 minutos sendo necessário retirar o interior da cava da roda traseira. Deixo uma ilustração para verem melhor:
Entretanto atingiu uma marca engraçada:
Em relação ao problema do som e da coluna, só será agendado depois depois das férias com a equipa técnica.
Caramba, o teu carro com tão pouca km já teve umas chatices, parece que lhe acontece tudo!![]()
Não, não é só preço da manete + VAG.com.
A manete tem que se ligar a uns fios, é trabalho fácil e descomplicado, mas é trabalho à mesma.
Engloba muito conhecimento da electrónica típica da VAG, muita solda em estanho e muita fita cola isoladora...
É um trabalho que devia fazer quase de olhos fechados...![]()