Diário de Bordo da realidade - Renault Clio 1.4 16v Dynamique
 Rede MPL:
Página 1 de 6 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 152
Like Tree1Likes

Título: Diário de Bordo da realidade - Renault Clio 1.4 16v Dynamique

Administrador JGTB's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito Diário de Bordo da realidade - Renault Clio 1.4 16v Dynamique

Há uns meses, fiquei a precisar de um carro para as minha voltas pela cidade de Lisboa. Como não iria usar muito o carro, o objectivo era não gastar uma fortuna. Obviamente, sabia que também não poderia exigir muito.

Como seria carro para fazer menos de 1000 km mensais, não interessava o combustível. Nem pus a hipótese de ter um carro a gasóleo, pois o orçamento só dava para xaços e isso também não queria.

Não queria um carro acima do segmento C, pois ainda sou um gajo jovem, não preciso do espaço interior e, como é só para andar em cidade, é importante que o carro seja relativamente fácil de estacionar.

Não me interessavam carros com motores 1.2 e afins. Basicamente, teria de se mexer razoavelmente, sem implicar consumos muito altos.

O equipamento tinha poucos requisitos, sendo que, apesar de não ser um carro caro, as coisas essenciais eram sempre de série, tipo airbags, ABS e AC. De resto, tudo o que viesse era bom, mas não motivo de escolha.

Os km não eram muito importantes. Só liguei ao estado dos automóveis.

Juntando estas premissas andei eu pelos sites de classificados e fiz uma pré-selecção de meia-dúzia de negócios que me interessavam.

Isto já foi há vários meses, mas lembro-me que ficaram estas escolhas; Honda Civic Coupé 1.6 SR, de 1998, com 140000 km; Honda Civic 3 portas 1.4 90 cv, de 2003, com 80000 km; Ford Focus 1.6 100 cv 3P, de 2000, com 65000 km; Renault Clio 1.4 16V 98 cv, de 2001, 138000 km;

Começando pelo início, fiquei muito satisfeito com o estado do Civic Coupé, sendo que vinha com revisão feita e garantia de um ano. A única coisa a mudar seria quatro pneus e um novo rádio.
    Conduzi o carro e gostei bastante do conjunto caixa/embraiagem, de fazer inveja a muitos carros actuais. A solidez estava também a um bom nível, tal como o motor.

O interior é sólido, mas tem um péssimo design e o equipamento é mesmo reduzido. Depois, tem alguns pormenores muito antiquados, como os comandos da ventilação, a chave, o tecido dos bancos, ou o volante.

Ainda assim, no geral, fiquei muito agradado com o carro. No entanto, acabei por exclui-lo porque o vendedor não quis mexer no preço e eu achei demasiado dinheiro por um carro com 12 anos, que não se destaca em nada e muito menos é especial. Ficou de fora, portanto.

No mesmo dia, vi o outro Civic. Por fora, estava bom. Por dentro, tinha alguns pormenores a corrigir e estava bastante sujo. O vendedor, um particular, era um tretas, daqueles que diz que ninguém trata o carro tão bem como ele.

Mal comecei a conduzir o carro, decidi logo que não o queria, já que o motor é uma nulidade completa. Fiquei a pensar se, ao invés de 90 cavalos, não teria 90 póneis. O conforto do carro é péssimo. É, claramente, um carro com um mau conjunto mola/amortecedor. É mole, mas, ainda assim, não consegue filtrar as irregularidades de forma competente.

O interior, apesar de melhor que o Civic dos parágrafos anteriores, também deixa algo desejar. Aliás, acho-o bem menos sólido que o outro. Apesar de ter poucos km, os plásticos apresentavam vários riscos.

Resumindo, um carro fraco que ficou logo descartado.

A seguir, fui ver o Focus, que seria o meu preferido. Três portas, azul, ainda com um design actual. A pintura precisava de um detalhe e dois pneus iam para o lixo. Por dentro, muito sujo, mas em estado bastante bom. Poucos km e tudo a funcionar. Parecia-me que tinha a escolha feita.

Engano meu, pois percebi que o vendedor não era de confiança. Não quis deixar experimentar o carro, nem alguns equipamentos, tipo o AC. Tive de desistir logo. Não lido com gente assim!

Por fim, vou ver o Clio. O vendedor pareceu-me logo bastante correcto e sincero e eu gostei logo do aspecto do carro. Três portas, vermelho fogo, nível Dynamique, os faróis de xénon a darem um aspecto diferente e tal.

A pintura tinha uns riscos, mas nada de anormal. Quatro pneus novos e um interior em estado muito acima da média.

Vou dar uma volta e percebo que o AC não está a fazer frio, mas que, de resto, tudo está bem. O vendedor diz que vai tentar resolver e que me liga no dia seguinte. Assim foi, mas a surpresa é que ele me liga a dizer que não descobre o problema e que baixa o preço.

Lá negociámos e trouxe o carro.

Baralhando e voltando a dar, acabei por comprar um Renault Clio 1.4 16V de 2001, com 138000 km.

Uma semana depois de o comprar, levei-o à oficina para a revisão e corrigir coisas que sabia não estar bem.

Além do óleo do motor e da caixa, levou todos os filtros e velas. Isto são as coisas normais de uma revisão.

Senti que a travagem não estava totalmente equilibrada, coisa que comprovei com uma máquina, e, como tal, pedi para trocarem as peças. O mecânico viu que uma das bombas traseiras estava rebentada e que os calços estavam nas lonas, tal como os discos da frente. À frente, levou discos Brembo e pastilhas Ferodo. Também óleo para os travões, obviamente.

Depois, sentia que o motor vibrava ligeiramente, o que se confirmou ao ver um apoio de motor danificado.

No total, paguei 550 euros. Basicamente, ao que o carro custou, tenho de adicionar esses 500 e tal euros.

Em relação a mais gastos, troquei as escovas, que estavam velhas, por umas Valeo Silence X-treme, que me custaram cerca de 40 euros.

Há pouco tempo, o alternador berrou e gastei 220 euros num recondicionado, mais 70 numa bateria. Foi a única avaria que tive, mas fiquei chateado na mesma.

O AC arranjou-se sozinho, mas já me falhou duas ou três vezes. O isqueiro não funcionava, mas era só um fusível queimado. Como o carro tem fusíveis suplentes, não gastei dinheiro nisso.

Há, trazia uma lâmpada de mínimos fundida, mas tinha uns led a mais e troquei as duas, para não ficar tão feio quando ligo os médios.

Como equipamento, o carro tem: ABS, 4 airbags, AC auto, computador de bordo, faróis de xénon, bancos desportivos e o resto que todos os carros têm.

Como referi, o exterior tem uns toques, mas nada de especial. O mais evidente é uma raspadela no friso do pára-choques da frente. As jantes é que têm vários riscos.

O interior só apresenta desgaste na pele do volante, algo comum nestes carros. Qualquer dia, perco o amor a 50 euros e mando estofar.

Falando do Clio, acho que é um carro que ainda mantém um design actual e jovem. Olho para o carro e não o sinto velho.

Ao volante, surge um dos seus principais defeitos: a posição de condução. Parece que estou na sanita e que o volante é a revista. Ainda por cima, é uma revista que não dá jeito a pegar. O que vale é que a sanita tem muito apoio e é confortável.

Lá dentro, encontra-se outro defeito, que é a falta de espaço traseiro, principalmente em altura. No entanto, como o carro é só para as minhas voltas, deixa de ser um defeito importante.

Ah, a qualidade do sistema de som também é muito baixa, mas não vou gastar dinheiro nisso, pois não justifica.

O motor é muito redondinho. O carro sai-se bem desde os baixos regimes, mas a sua melhor fase é nos regimes médio. Não é um motor sedento por rotação. É bem porreiro para andar no dia-a-dia.

Em Auto-estrada, mexe-se bem até. Pouco o usei nessas condições, mas já percebi que, em plano, a velocidade máxima é de 200 km/h, sendo que chega aos 210 km/h quando começamos a descer. É pouco importante.
    Pena é que o motor faz algum barulho nestas condições, fruto de uma caixa de relações algo curtas.

Os consumos são uma agradável surpresa. Nas minhas voltas emprego-casa, ando sempre entre o 7 e os 7,5, sendo que é cidade e um pouco de IC, a ritmos normais. Andando depressa, anda nos 8 litros.

Quando tenho pachorra, como nas duas últimas semanas, ando pelos 6,2/6,3 litros. Acho bem bom.

O conforto é muito bom, como é apanágio da marca. Passa pelos buracos como se não fosse nada com ele.

Na condução citadina, não é o melhor dos automóveis. A direcção é pesada e o conjunto caixa/embraiagem é igual aos Renault dos anos 90, o que não é propriamente bom. Estes comandos exigem sempre força e são difíceis de dosear.

O comportamento é, para mim, o must deste carro. Apesar dos pneus Acelera serem muito fracos, o carro tem sempre muita frente e, mesmo quando esta se perde, é só levantar o pé e deixar a traseira rodar um bocado. O carro é muito ágil e divertido. Mais divertido que o Clio III, por exemplo. O melhor é que isto é tudo fácil de fazer.

Comprei-o com 138000 km e já passou os 144000. Posso dizer que estou bastante satisfeito, pois superou aquilo que esperava do carro.

Este enorme texto serve mais mostrar como se pode processar a compra de um carro e escrever tudo de forma clara e honesta.

Por fim, vamos às fotos, que é o que a malta curte.

Clio_AHO_frente_2.jpg

Clio_AHO_tra.jpg

Clio_AHO_int.jpg
    Última edição por JGTB : 02-09-10 às 16:00:31
    cmax gosta disto.

Piloto de Fórmula 1 Nitrofurano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Um carrinho bem fixe. Gostei do teu relato, não "doiraste a pilula", como muita gente faz nos DBs.

Que não te dê chatices.

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Confirmo tudo!

Foi pena o Civic Coupé...mas por aquele preço tornava-se uma má compra, de facto.

E este Clio está num estado impecável para o uso que tem e pelo valor pedido, tipo de carro/comportamento, motor, equipamento...era difícil arranjares melhor.

Há quem chame Clio RS...zinho

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

O Jota com um DB ?

O teu relato devia servir de exemplo aos pavões que por aí andam...

Quanto ao carro, sempre gostei e seria até uma opção ao Civic.

Agora tenho de te apanhar na estrada para te dar na boca com o Civic...

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Gostei de ler a descrição do negócio e primeiros acontecimentos.

Texto longo mas levezinho e engraçado.

No entanto, se esses imprevistos me acontecessem a mim, ficava cá com uma azia...

Piloto de Rallye Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

A isto é que eu chamo de ... excelente post! Impecável...

Essa é a geração (II ph II) mais interessante esteticamente (e não só!) de toda a história do Clio.

É um carro que aprecio e já pensei em comprar um para mim, com esse motor ou com o 1.6 16v (sem falar em RS), porque já morou cá em casa um ph I e foi um bom carro e muito fiável.

Dessa altura (2001) poderia-se afirmar que era a melhor escolha do segmento não? Sempre preferi este ao 206.

Boa sorte.

PS: Este carro esteve no stand-virtual? Lembro-me de ver um parecido à venda.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Gostei de ler a descrição do negócio e primeiros acontecimentos.

Texto longo mas levezinho e engraçado.

No entanto, se esses imprevistos me acontecessem a mim, ficava cá com uma azia...
    O único imprevisto foi o alternador, que, em conjunto com a bateria, passou os 300 euros. Foi chato, mas temos de nos lembrar que é um carro usado, com 8 anos e 140000 km.

Piloto Veterano carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O 206 era um carro globalmente inferior que vendeu muito mais que o Clio II phase I...por causa da estética.

Esse Clio está com excelente aspecto. É raro vê-los nessa configuração, não podia ficar mais bonito!

Conheces o AC auto do Clio III, certo? Esse deve ser signitivamente mais intuitivo.

Em relação a esse motor, só o conheci num Mégane I phase II e gostei muito da suavidade e da progressividade que aparentava ter.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    A isto é que eu chamo de ... excelente post! Impecável...

Essa é a geração (II ph II) mais interessante esteticamente (e não só!) de toda a história do Clio.

É um carro que aprecio e já pensei em comprar um para mim, com esse motor ou com o 1.6 16v (sem falar em RS), porque já morou cá em casa um ph I e foi um bom carro e muito fiável.

Dessa altura (2001) poderia-se afirmar que era a melhor escolha do segmento não? Sempre preferi este ao 206.

Boa sorte.

PS: Este carro esteve no stand-virtual? Lembro-me de ver um parecido à venda.

Conheço muito bem o 206 e acho o Clio muito melhor. Para já, se te reportares à época, a única versão concorrente é a GTI, pela qual pedem demasiado dinheiro.

O Peugeot até anda mais, mas também gasta muito mais.

Os materiais interiores são muito inferiores aos do Clio e a posição de condução ainda é pior. Por fim, o 206 é um carro com um comportamento muito especial e nem toda a gente gosta disso.

Ah, nestas fotos, o carro já tinha entrado em contacto com os meus produtos do detalhe. O interior foi todo desmontado e desinfectado, por exemplo.

Sim, o carro esteve no Standvirtual.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    O 206 era um carro globalmente inferior que vendeu muito mais que o Clio II phase I...por causa da estética.

Esse Clio está com excelente aspecto. É raro vê-los nessa configuração, não podia ficar mais bonito!

Conheces o AC auto do Clio III, certo? Esse deve ser signitivamente mais intuitivo.

Em relação a esse motor, só o conheci num Mégane I phase II e gostei muito da suavidade e da progressividade que aparentava ter.
    Sim, conheço o AC do Clio III, até porque já tenho uns milhares de km nesses carros.

Não é mais intuitivo. Acho igualmente mau. Aliás, tem umas das coisas mais estúpidas que já vi, que é só ligar no botão auto. Se carregares no AC, ventilação ou temperatura, não faz nada. É mesmo estúpido!

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    O único imprevisto foi o alternador, que, em conjunto com a bateria, passou os 300 euros. Foi chato, mas temos de nos lembrar que é um carro usado, com 8 anos e 140000 km.
    Sim, sem dúvidas.

Mas ao ler os 500 euros que gastaste inicialmente em coisas necessárias pensei logo que se tivesse uma "sorte" dessas ficava bem fodi#$%.

Mas é natural as coisas irem aparecendo com a idade...

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Ok, assumi que só começaram a complicar em 2002, com o AC do Mégane II (com comandos iguais aos do Clio).

Acho que não percebi, quer dizer que se quiseres começar a utilizá-lo com uma temperatura definida por ti...ele não faz nada?

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Belo relato!

Espero que a maquina se mostre um bom companheiro!

Bons kms!

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Sim, sem dúvidas.

Mas ao ler os 500 euros que gastaste inicialmente em coisas necessárias pensei logo que se tivesse uma "sorte" dessas ficava bem fodi#$%.

Mas é natural as coisas irem aparecendo com a idade...
    Eu já sabia que tinha de gastar esse dinheiro, por isso fiz logo as contas ao valor da compra.

Ok, assumi que só começaram a complicar em 2002, com o AC do Mégane II (com comandos iguais aos do Clio).

Acho que não percebi, quer dizer que se quiseres começar a utilizá-lo com uma temperatura definida por ti...ele não faz nada?
    Ele memoriza sempre a última temperatura. O que eu quero dizer é que o única botão que faz a função ON é o Auto.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Eu já sabia que tinha de gastar esse dinheiro, por isso fiz logo as contas ao valor da compra.

Ele memoriza sempre a última temperatura. O que eu quero dizer é que o única botão que faz a função ON é o Auto.
    Isso é, de facto, estúpido.

Mas enfim, são pequenos detalhes com os quais se convive bem.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Isso é, de facto, estúpido.

Mas enfim, são pequenos detalhes com os quais se convive bem.
    Sim, o que me interessa mesmo é que tenha AC, que acho indispensável. Aliás, contentava-me com a versão manual, este foi uma benesse.

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Quando é que tas a pensar em montar uns pneus decentes ?

Ainda não estoiraste os Acelera ?

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
    Quando é que tas a pensar em montar uns pneus decentes ?

Ainda não estoiraste os Acelera ?
    Os Acelera são muito maus, é verdade. Fazem um ruído do caraças e não agarram. Em piso molhado, é preciso algum cuidado, mas no piso seco não pregam propriamente cagaças. Perco é montes de grip.

Já pensei em trocar, mas acho que o uso que dou ao carro não justifica esse dinheiro. É que não te esqueças que não uso o carro todos os dias e muito menos o uso para viagens. Tenho-o há vários meses e a única estrada que conhece é a A5.

Piloto de Rallye Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

JGTB, que é feito do Barchetta? Vendeste? E foste buscar esse?

E o outro carro da casa é um Bravo 1.9 Mjet certo??

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Os Acelera são muito maus, é verdade. Fazem um ruído do caraças e não agarram. Em piso molhado, é preciso algum cuidado, mas no piso seco não pregam propriamente cagaças. Perco é montes de grip.

Já pensei em trocar, mas acho que o uso que dou ao carro não justifica esse dinheiro. É que não te esqueças que não uso o carro todos os dias e muito menos o uso para viagens. Tenho-o há vários meses e a única estrada que conhece é a A5.
    Digo-te isto porque te conheço e sei que gostas de ter os teus momentos de diversão ao volante...e com uns maus pneus não dá.

Mas sim tendo em conta o uso e tipo de uso que lhe dás secalhar não se justifica estares a gastar €€ para estarem parados.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    JGTB, que é feito do Barchetta? Vendeste? E foste buscar esse?

E o outro carro da casa é um Bravo 1.9 Mjet certo??

Vendi o Barchetta um tempo antes de comprar o Clio.

Também uso o Bravo, mas não é propriamente meu. De qualquer forma, eu tenho muitos carros.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Digo-te isto porque te conheço e sei que gostas de ter os teus momentos de diversão ao volante...e com uns maus pneus não dá.

Mas sim tendo em conta o uso e tipo de uso que lhe dás secalhar não se justifica estares a gastar €€ para estarem parados.
    Sim, gosto. O problema é que trocar os pneus é brincadeira para mais de 200 euros, que até aumenta se decidir averbar os 195/50R15. Quando o Inverno, penso melhor sobre isso.

Piloto de Testes dci80's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Sim, gosto. O problema é que trocar os pneus é brincadeira para mais de 200 euros, que até aumenta se decidir averbar os 195/50R15. Quando o Inverno, penso melhor sobre isso.
    Eu tenho um dci de 80cv de 2003 também dynamique, também com xénon, com AC auto e mais umas mordomias. Vai com 240000km e estou muito satisfeiro com o carro. Há uns meses pus 4 pneus novos Continental premiumcontact2. O carro com esses penus fica com um grip fantástico. Vai é para quase 400€. Se averbares a medida 195, e por curiosidade, os pneus são mais acessiveis.

bg2
    bg2 está online
    Piloto de Troféu bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

a parte da posição de condução é priceless

eu gostava era de ter paciência para limpar interiores assim

Piloto de Troféu BrunoD's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Antes de mais, parabéns pelo carro, que gosto bastante. Desejo-te muita sorte.

O xénon é um extra útil e uma opção pouco usual na altura! Também gosto da cor, bastante próxima da que escolhi para o meu saudoso Clio II.

Também gostei do texto, da falta de floreados e a ausência de exageros. É óbvio que existe sempre alguma paixão inicial na compra de um carro, mas alguns exageram... e muito.

Agora tenho de te apanhar na estrada para te dar na boca com o Civic...
    Se os carros estiverem em condições normais, o Civic ainda tem uma palavra a dizer, testado e re-re-testado em estrada. .

Piloto de Fórmula 1 Nitrofurano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Dá para averbar 195/50R15? Se assim for, é uma excelente medida para esse carro.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Finalmente mais alguém com um Clio II 1.4 16v

O meu é primo desse. De 2002, 5p, Privilege e AC manual ( deixa lá, o meu também só liga num botão ), e com menos uns km. Concordo com a maior parte das coisas que disseste.

Já vi esse carro, e tem muito bom aspecto. Boa sorte

Troca esses pneus, porque não devem muito "Aceleras"

Citação Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
    Dá para averbar 195/50R15? Se assim for, é uma excelente medida para esse carro.
    Nunca averbei, mas tenho essa medida, e posso dizer que fica mais "composto" em todos os sentidos: estéticos, eficácia e económico

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Gostei de ler.
    Parabéns pela aquisição.
    Gosto particularmente da cor e do facto de ser de 3 portas.

O motor 1.4 de 16v deve ter muita genica.
    Pena a posição de condução.

Quanto aos gastos, não sei quanto deste pelo Clio, mas nos usados é sempre normal ter que gastar um tanto para o colocar em condições.

Banido Goran's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Belo carrinho. Gosto.

Acho o interior bem fixe.

Bons km's com ele, Johnny

Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Bela escolha, sim senhor!