|
|||||
Audição da ANIC-GPL na Comissão de Economia e Obras Públicas
http://joomla.anic-gpl.pt/index2.php...o_pdf=1&id=170
Galp aumenta rede de GPL Auto
A Galp iniciou, esta semana, a comercialização de GPL Auto no posto de Vila Amélia, na Quinta do Anjo, em Palmela, dando continuidade à estratégia de expansão da rede de postos com GPL Auto.
Deste modo, e até ao dia 30 de Junho de 2012, os clientes que abastecerem GPL Auto neste posto beneficiam de um preço especial de lançamento. Com uma localização próxima do acesso à auto-estrada A2 e numa zona de elevada densidade residencial, a abertura deste posto pretende dar resposta à crescente procura deste combustível numa região com ainda pouca oferta de postos com GPL Auto.
Com esta abertura, a Galp passa a comercializar GPL Auto em 57 postos espalhados por todo o país. Para dinamizar a utilização deste combustível, os clientes beneficiam não só de pontos a duplicar nos seus cartões de fidelização Fast Galp, mas ainda do acesso a um desconto de até 10 cêntimos por litro com a promoção Vice-Versa, acumulável com os 6 cêntimos por litro oferecidos ao terceiro domingo de cada mês.
Segundo a Galp, no contexto actual, o GPL Auto posiciona-se como uma alternativa clara, quer pelas suas vantagens económicas como ambientais, permitindo uma redução até 50% no custo do combustível, quando comparado com a gasolina. Estas viaturas estão igualmente sujeitas a menores custos de manutenção uma vez que o GPL Auto prolonga a vida útil dos motores. De modo a que os clientes possam confirmar a viabilidade da conversão das suas viaturas para GPL, a Galp Energia disponibiliza um simulador online.
Como referência, e considerando os valores de poupança com o investimento inicial na montagem do kit de conversão, é assegurado um retorno financeiro entre os 20.000 e os 25.000 quilómetros. Porque origina emissões mais reduzidas de gases nocivos para a atmosfera, o GPL é um combustível amigo do ambiente. Em comparação à gasolina, permite reduzir as emissões de NO X, emitir menos 85% de gases nocivos à camada de ozono, reduzir em 10% as emissões de CO2 e o nível de hidrocarbonetos.
Converter um automóvel a gasolina para GPL Auto é fácil e acessível, sendo que o número de oficinas especializadas credenciadas tem vindo a aumentar, sendo possível consultar online a listagem dos instaladores credenciados pelo IMTT.
Todos os sistemas de combustão são rigorosamente certificados e possuem válvulas que garantem a total segurança da instalação. De notar que está também ainda em vigor, até 30 de Junho, a campanha promocional da Galp na conversão de veículos para GPL Auto na rede de instaladores aderentes, que oferece até 75 euros em GPL Auto e um mapa dos postos Galp que disponibilizam este combustível em Portugal.
Fonte
E em breve em São João da Talha.
Bem que podem abrir postos em todas as esquinas que eu só em último caso abasteço na GOLP. Preços altos e qualidade baixa... toda a gente se queixa que os carros a GPL funcionam sempre pior com o combustivel dessa marca.
Dizem que o da bp é pior.
Abasteço pouquíssimas vezes na Galp, não tenho opinião sobre a qualidade de lá. Mas o preço é caro, muito caro!
De resto a esmagadora maioria das vezes abasteço numa bomba que vende produtos BP, ou mesmo numa BP. Não tenho queixa, o carro porta-se bem com o gás de lá.
Mas nunca me dei ao trabalho de comparar a sério com uma Repsol aqui da zona onde também abasteço, à 1ª vista o carro porta-se da mesma forma.
a maioria dos carros a gpl que vêm a luz do motor acesa por mistura pobre, é quando usam gpl da galp... basta fazer um ou dois depósitos com gpl da repsol que a luz apaga. para alêm de que qualquer carros gpl, fica com melhor desempenho com o da repsol (consumo e melhores reprises)
Nenhuma das três grandes "gasolineiras" em Portugal vende GPL-Auto fora de especificação. A Galp é lider no abastecimento de GPL-Auto dos postos de marca "branca", pelo que nesses também é exactamente igual.
O mito do GPL-Auto da Repsol ainda cai mais por terra quando me falas em consumos e reprises, pois a diferença de constituição que lhe atribuem apenas favorece os consumos.
Falo mensalmente com um instalador de GPL-Auto e tal nunca ouvi, mas como ele só usa uma marca de kits, poderá ter alguma influência. Não esquecer que a especificação não é igual em todo o mundo, nem em toda a Europa, nem sequer na UE. Pelo que os kits devem ser correctamente afinados para a especificação mínima no nosso país.
Além de que, haverá uma parte do país, em que o produto que cai nos postos da Repsol, Galp e BP é absolutamente o mesmo.
Mas não vou retomar o tema da constituição do GPL-Auto porque já aqui escrevi muitas linhas sobre isso.
Eu não tenho dúvidas que os consumos e o comportamento do motor são melhores com GPL da Repsol do que da GOLP. Das outras marcas não tenho estatisticas fiáveis para poder afirmar o mesmo. Já são muitos kms e muitos anos a consumir GPL e a fazer contas.
Se com outra afinação funcionaria melhor com o da GOLP, talvez. Mas o GPL do instalador é da GOLP, portanto à partida devia vir melhor afinado para este gás.
P.S.: O meu instalador também fala bem do GPL da GOLP, diz que é de boa qualidade, mas ele vende o GPL da GOLP, não ia falar mal.
Última edição por XlPower : 30-05-12 às 15:51:58
Tenho vindo a ter um problema na lata.
Por vezes quando largo o acelerador, por alguns segundos, ele passa a gasolina e logo a seguir quando carrego ele passa a GPL... ? Alguma ideia?
Uma situação típica, circulo na auto-estrada, sempre com pressão no acelerador, e ao sair da AE largo e começo a reduzir sem tocar no acelerador, ai ele muda para gasolina, ao voltar a carregar no acelerador ele passa a GPL e mantém-se.
Boas notícias para novas conversões. A perda de rendimento passará à história.
Notícias
Em princípio irei trocar a minha centralina e outros componentes para ficar com este novo kit.
Bom dia a todos,
Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que alimentam este forum com tao boa informacao, e que saibam que embora pensem que talvez ninguem leia o que escrevem....eu sou a prova viva de que nao.......eu li, retirei excelentes informacoes e parti sem medos para a compra do meu primeiro carro a GPL!
Nao tenho a menor duvida de que optei pelo melhor caminho, apos ter tido vinte e poucos carros 95% deles a Diesel, so tenho que confirmar que e' uma decisao extremamente inteligente ter uma viatura a GPL. Entendo que pensem o contrario, que tenham medo, que oucam barbaridades sobre o sistema e acreditem nelas sem se informar, e mais mil e umas desculpas para nao usarem um carro a GPL....eu so tenho que agradecer a quem inventou o sistema!!
Ensinamos os nossos filhos a separar o lixo, a ser mais ecologicos, a comprar material escolar "verde" etc... mas depois andamos com carros a Intoxicar isto tudo?
O meu carro e' mais ecologico, gasto menos € do orcamento mensal familiar que nos permite fazer tanta coisa interessante, o carro e' tao silencioso que a "Maria" ate' pensa que o carro vai abaixo porque nao o ouve, mas nem vale a pena debater mais as vantagens, pq elas sao por demais evidentes.
Apoio o GPL incondicionalmente, mas nao sou contra aos que nao aderem, cada um na sua, eu mudei e sou um homem feliz!!
So acho a lei do To' uma aberracao, nao se poder entrar em parques subterraneos....mas como ele tem que pintar os para-choques....e' limpinho o To' salta fora!!
Para vossa informacao:
Honda HR-V 1.6 105Cv 5portas de Dez/2000
Tem sistema GPL Landi com Flashlube e deposito Toroidal de 55Lt instalado desde 2005.
Comprei o carro a 1 semana, ainda nem andei nele (estou na Noruega) , mas vivendo a experiencia atraves da minha esposa, so posso dizer maravilhas.....a familia inteira esta estupefacta com a maquina a GPL!
Agradeco se tiverem informacao sobre postos de abastecimento e melhores precos a GPL na zona do Barreiro/Moita/Coina etc .....
Cumprimentos a todos
Espirit, mas o que eu referi é um facto. Pelo que instalador me disse o da repsol tem uma % mais elevada de butano que os restantes.. Ele diz que o "melhor" gpl é o que se vende em itália ..
O user Botabaixo já fez uma experiencia com o taxi dele a gpl e fez mais kms com repsol do que com outra marca...
Ter uma percentagem de Butano superior apenas influencia o consumo e não as performances.
Como é que ele sabe que o melhor é o que se vende em Itália? Melhor em quÊ? Mais "puro"? Permite mais autonomia? Melhor performance?
Eu estou a ressistir a voltar a escrever testamentos, mas tenham em consciência, que os barcos que abastecem o mercado português não são diferentes dos outros.
Como é que sabe? ele é o representante da BRC em portugal, é italiano e vai lá com frequência e já fez viagens itália -> portugal de carro. Mais autonomia e perfomance.. Se já escreveste neste tópico sobre o assunto eu pesquiso, por acaso tinha curiosidade de ler o teu relato.
Não discuto isso dos barco, mas o da repsol dizem vir de espanha.. é sempre 60/40 ou 40/60 dependendo se é Inverno ou Verão.
O camião da galp tanto abastece um posto de gpl auto galp como abastecesse o depósito de gás de um prédio, hospital etc.. é propano quase puro.
O facto de ter mais autonomia só por si já faz dele um combustivel melhor, desde que não piore o comportamento do carro.
Mas como provavemente os instaladores usam a afinação de fábrica, vinda de países em que a percentagem de butano é maior, além de melhorar os consumos, provavelmente também melhora o comportamento do motor.
O GPL que se encontra nas bombas vem directamente dos barcos para as bombas em Portugal e nos outros países? Responde a isto se tiveres a certeza absoluta de toda a cadeia de distribuição, em Portugal e em Itália (ou França).
Última edição por XlPower : 01-06-12 às 10:34:52
Olha o DanielC! Então como se está a portar o Mondeo?
A minha Maria foi ontem atestar o GPL com 24E .....34Lt.....que maravilha!!!!
Suficiente para 400KM!!!! Ja agora para quem vive na minha zona, 0.71E Litro em Alhos Vedros (margem sul perto do Barreiro)
Nunca tinha participado neste tópico apesar de me interessar. Ontem a fazer umas pesquisas tive vim aqui parar a umas páginas anteriores, vou começar a seguir e participar aqui regularmente.
Achas o GPL da Clave com menos qualidade dos outros? Não sou da zona, mas tenho familiares e vivi no famoso Vale da Amoreira, conheço bem aquilo, não tenho notado diferença na quantidade de quilometros percorridos em relação as outras bombas.
Quando tiver oportunidade vou tomar atenção a isso.
Então miguel tudo bem?!!
O Mondeo para já está a porta-se lindamente, conta com cerca de 210.000km e sempre a rolar. A crise já bateu à porta e faz com que o mondeo em 6 meses só tenha andado 10.000km. Vai agora mudar o oleo e filtro e discos+calços traseiros e este ano contou já com 2 pequenos acidentes, ma nada de grave ;)
cumps,