Só uma actualização para dizer que não há nada de novo. Tenho andado com o Volvo e a minha mulher com o i20, mas como só ontem regressou ao trabalho, não tem nada a dizer. O do costume, que está satisfeitíssima com o carro.
|
|||||
Só uma actualização para dizer que não há nada de novo. Tenho andado com o Volvo e a minha mulher com o i20, mas como só ontem regressou ao trabalho, não tem nada a dizer. O do costume, que está satisfeitíssima com o carro.
Que "inveja" eu tenho da minha mulher. Há dias levei o carro para o trabalho, pois estava quase a precisar de ser abastecido. Há coisas que quase só aos homens dizem respeito...e lá meti 20 litros na BP. Quanto mais gosto tenho eu em andar no i20 do que na Locomotiva V40E não é só por ser novo! Mas como vai cada um para seu lado e a Locomotiva tem de andar...Com os 20 litros, a indicação de autonomia do computador de bordo ficou muito próxima da realidade. Creio que quando se atesta o depósito, o sensor não dá a indicação correcta, mesmo à medida que o carro vai consumindo gasóleo. Aproveitei para puxar por ele em 3ª. e em 4ª., pois a condutora habitual não tem estrada nem mãos para isso
Na A25 ainda foi, em 5ª., aos 178 km/h (segundo o velocímetro), mas a falta de estrada e a lembrança de existirem dois herdeiros e apenas uma vida para gastar, fizeram saltar o pé do aceleradorDe qualquer modo, para este modelo, a marca anuncia 171 km/h como velocidade máxima. De resto, a condutora nem se queixa de nada!
De novo uma viagem de ida e volta para o trabalho para meter diesel naqueles malandros que estão a poluir a costa da Florida, e não só...Mais 20 litros, computador de bordo agora sim a parecer certinho na autonomia. Esticado em 3ª. e 4ª. velocidades. Em 5ª., na A25, ainda foi aos 182 km/h (segundo o velocímetro). Antes de abastecerDa outra vez deixei o carro com uma média de 6,2 l /100 km, após abastecimento e 40 km. Quando peguei nele e após cerca de 400 km nas mãos da minha mulher em estrada nacional, com semáforos e afins, tinha uma média de 4 l/100 km
.
Desta vez deixei-lhe o carro com média de 3,6 l/100 km após 20 km. A ver como está daqui a quatrocentos e tal kms, quando o for abastecer.
Anda um grilito ali por cima do porta luvas, ou mesmo por trás. A resolver aquando da 1ª. revisão (creio eu). Mas só se nota em piso acidentado.
Segundo o velocímetro. E que se saiba, todos os carros dão erro de velocímetro em relação à realidade. Para a próxima faço com o GPS a ver se dá o tão maravilhoso erro de 10 km. Às vezes é mesmo difícil saber ler português. Deve ser das novas oportunidades para encher estatísticas.
Acho que ainda estás a pensar nos velhos carros com bicha do conta quilometros...
Os carros actualmente fazem medições electrónicas as rotações, pelo que, a não ser que a centralina de o berro, o carro ou conta ou não conta.. Se contar conta sempre igual.. O erro só varia se usarmos pneus de tamanho diferente.
E o erro que existe, é propositado e existe em todas as marcas. Aliás, em quase todos os carros com CB podes fazer um pequeno teste, que é conduzir a uma velocidade constante, e colocar a velocidade media a zeros. O primeiro valor que aparecer, ao fim de uns 100 metros é a velocidade real.. O que indica que o carro, tem informação sobre a velocidade real, o ponteiro só mostra mais um pouco, porque foi desenvolvido para se comportar assim.
Acho essas conclusões algo precipitadas. Nada garante que quando o carro ia a 182 (no velocimetro) tal velocidade corresponda aos 171 reais anunciados pelo fabricante pois "N" coisas podem influenciar a velocidade maxima num dado momento.
Inclinação (pode parecer horizontal e não ser), velocidade e direcção do vento, pressão dos pneus, até a carga que o carro leva no momento (conjugado com inclinação do terreno ou com alteração na aerodinamica) podem influenciar a velocidade maxima numa dada situação.
Relativamente ao aumento do erro do velocimentro em si, esse aumento com o tempo pode estar associado ao desgaste dos pneus. Ja uma vez fiz as contas e pode dar qq coisa como 3 ou 4 %...
Testado hoje, com o piso plano:
i20: 130 km/h; TomTom: 127 km/h;
i20: 140 km/h; TomTom: 137 km/h;
i20: 150 km/h; TomTom: 146 km/h;
i20: 160 km/h; TomTom: 156 km/h;
i20: 170 km/h; TomTom: 166 km/h.
Continua a ser um TomTom Go530 a tirar estes valores. Não deu para testar a 180 km/h no carro, pois não era minha intenção ir até à BarraTinha que sair para a Gafanha da Nazaré
Ironic mode on: Às vezes consigo esquecer-me que conduzimos um carro de uma empresa sul-coreana, com pneus também sul-coreanos e que por sinal é feito na...Índia.
Não valem mesmo nada. Até na capacidade do depósito: anunciam 45 l e já lá meti pelo menos duas vezes cinquenta e picosA Coreia do Sul, esse país tão pouco desenvolvido...Ironic mode off.
Última edição por Xalupa : 09-05-10 às 08:40:09
Se pudesse, por estes dias trocava o Volvo V40 por um destes "chassos" sul-coreanos, novo claro. Até porque o primeiro sul-coreano que me chamou a atenção e inclusivamente testei, foi um Kia Soul (carro claramente de linhas pouco consensuais, mas que a mim me agrada muito). Nada tenho contra as outras marcas, se bem que nunca fui muito "à bola" com as marcas francesas, mas estou sem dúvida rendido a estes sul-coreanos, por mais ares de carros asiáticos que lhes queiram achar ou mesmo cópias de outros "europeus". Dizem os "entendidos" que o i20 é uma cópia do Opel Corsa...e eu digo, uma das principais vantagens do i20, é que não é um Opel Corsa. Oooops, referi-me a um carro não francês
Mas gosto claramente de carros que não se vêem tanto na estrada e são mais fiáveis e confortáveis, na minha opinião, aos concorrentes no segmento em questão, com preços equivalentes em novos. E os Kia e Hyundai estão de facto a dar cartas no mundo automóvel.
Última edição por Xalupa : 09-05-10 às 08:41:00
Bem, há novidades por este lado. Ontem fui dar de beber ao carrito e como a mulher é que tem andado com ele, lá levou uns esticões. Sempre pronto a responder, parece que foi atingido por uma magia que lhe retirou um ou outro barulho parasita que por lá andava. E não é que a mulher deixou o carro após oitocentos e tal km com 3,8 l/100 km de média?
Só eu mesmo para dar cabo da média
Basta de elogiar o i20
A novidade é que cá por casa desde 2ª.-feira passada mora um...i30cw confort 1.6 115 cv
Um destes dias com tempo agrego-o a este tópico.
Ok, ok, o Kia Cee'd equivalente é mais bonito exteriormente e tem mais qualquer coisa de equipamento. Mas na Hyundai ofereceram os sensores de estacionamento, fizeram um belo desconto e valorizaram muito mais o usado que foi trocado.
Quando peguei no i30 pela primeira vez pensei..."uau, estes sul-coreanos não andam a brincar!"
Bons km para todos![]()
i20: nas quatro viagens de ida e volta entre casa e o trabalho, com passagens pelo infantário com as crianças, a minha mulher fez 163 km desde 2ª.-feira. A média estava pelos 3,6 l/100 km(a fazer fé no computador de bordo). Hoje peguei nele e devo ter eclipsado essa média, pois aproveitei uma pequena descida em auto-estrada e o balanceamento que já levava e o velocímetro atingiu os 181 km/h
Quando baixou para 150 km/h, parecia que estava a andar devagar.
i30: tem uma média desde o meu primeiro abastecimento de 6,4 l/100 km, mas tem andado quase sempre com o ar condicionado ligado (nos 22º), além de um período de rodagem que não o deixa ultrapassar as 4000 rpm e obriga a algumas velocidades constantes durante uns poucos de kms, para o "domesticar". Deve estar a fazer os 500 km, se é que não os fez já, até agora sem nada de negativo a assinalar. Os 22º são a temperatura ideal que o ar condicionado automático debita, os comandos do auto-rádio são melhores no i20, a 6ª. velocidade demonstra que não é por acaso que existe (até me tem surpreendido, tendo inclusivamente força para acelerar e ultrapassar sem muita dificuldade, em auto-estrada), o motor é muito silencioso (mais que o do i20) e ambos estão a exigir leitura dos manuais, para descobrir pequenos segredos. O do i30 é cá uma bíblia!
Ah! O i30 vem calçado com uns Hankook Optima. Muito longe de desgostar. Aliás, mais uma prova de qualidade que os sul-coreanos transportam para fora.
Parabéns pelas máquinas.
Esse I30 SW está bem porreiro. Não ponderaste a versão Style?
Depois coloca umas fotos da I30.
Boa compra o I30... Esse motor é um mimo.. O meu pelo menos quando começou a passar a barreira psicológica dos 2500 kms tornou-se num motor cheio de alma e muito agradável de usar.
boa compra!
o ceed e o i30 foram sem duvida um salto enorme de qualidade, eu tenho um getz lá em casa e ate agora muito satisfeito!
Já tive um accent de 96 e apesar de fiavel deixava a desejar na qualidade geral, entre outros hyundai's na familia e trabalho com que andei.
Põe umas fotos do ambiente nocturno dentro do carro.
Bons km's!
Ola xalupa
Não deixa porque não queres e estas a respeitar o manual ou não deixa porque não te permite...?além de um período de rodagem que não o deixa ultrapassar as 4000 rpm e obriga a algumas velocidades constantes
É caixa de 6 velocidades?
Parabéns rapaz.....e bons km's com isso.
Parabéns pela compra, sem dúvida que a Hyundai deu um considerável salto qualitativo. São bons produtos esta serie i que a Hyundai tem vindo a colocar no mercado e um excelente value for money.
Agora existem pormenores que têm de ser revistos, nomeadamente aquela aplicação em plástico no volante (é pintada), alguns plásticos de qualidade duvidosa e que se riscam com bastante facilidade, os paineis das portas soldados também não lhe confere grande robustez e a assitência do Entreposto que no mínimo é medíocre.
Deixa-me também discordar contigo, no que toca aos pneus. Não comprometem em seco, mas em molhado são fracotes. Em termos de barulho de rolamento se os comparar aos Continental PremiumContact ou aos Bridgestone ER300, são nitidamente inferiores. Mais um ponto a rectificar.
O carro na rodagem anda o que se puxar dele.. Aquilo que a mim me disseram no stand foi para não passar dás 3 mil rpm nos primeiros mil quilômetros. E depois para ir gradualmente e de forma natural alargando o leque de rotações que uso. Também me foi dito que a partir dos 2500 ou 3000 km já poderia fazer uma utilização sem preocupações, inclindo atrelar reboques, para quem os tiver. E segundo o vendedor, de forma não oficial disse. Depois de o carro ter uns 2500 km convém esticar até aos 200 de vez em quando para o motor e caixa se soltarem.
E depois há sempre aquele cuidado que se deve ter sempre, mas que na rodagem é ainda mais importante. Que é deixar o carro trabalhar um pouco antes de arrancar, uns 15 a 20 segundos chegam, para levar o óleo ao motor todo e turbo. E não puxar muito enquanto o motor não aquecer. E depois de puxar pelo motor, não desligar sem deixar o turbo arrefecer um bocado.
Uma amiga minha teve um i20 1.4 otto de substituição por uns dias e pude andar várias vezes no bichinho.
O que mais me agradou no carro foi o rigor de montagem interior! Muito sólido e apropriado para resistir às crateras lisboetas
Assim o defeito mais chato que encontrei é ter que esticar para chegar ao ecrã no topo do tablier para mexer no CB...muito pouco prático.
Outro possível defeito é não ter uma posição de condução adequada a pessoas pequenas como a minha amiga (1,50).
Veja-se que a única forma de ela chegar aos pedais era pôr o banco numa posição onde ficava LITERALMENTE a tocar no tablier com as pernas. Um perigo em caso de choque!![]()
Um "erro grandito"? Terei lido bem? Ou melhor, estarão a ler bem? Pronto, eu repito e ponho à frente o tal "erro grandito":
i20: 130 km/h; TomTom: 127 km/h, diferença de 3 km/h;
i20: 140 km/h; TomTom: 137 km/h, diferença de 3 km/h;
i20: 150 km/h; TomTom: 146 km/h, diferença de 4 km/h;
i20: 160 km/h; TomTom: 156 km/h, diferença de 4 km/h;
i20: 170 km/h; TomTom: 166 km/h, diferença de 4 km/h.
Essa perspicáciaNão quero porque estou a respeitar o manual no que à rodagem diz respeito
A ver se prolongo a vida ao "animal", que dois carros novos em 8 meses cá para casa são um esforço que deve ser compensado com muitos anos sem problemas de maior. Esperamos nós. A ver se não nos desiludimos
A caixa é de 6 velocidades. É a primeira que conduzo (com 6 velocidades) e tem demonstrado ser necessária. Mesmo a 90 km/h em estrada, aguenta-se muito bem. Aliás, estou mesmo a pensar que todos os carros novos actuais deviam ter uma caixa de 6 velocidades e tenho pena que o i20 não tenha.
Última edição por Xalupa : 07-06-10 às 11:38:35
Uma nota sobre os comandos de volante do auto-rádio e os volantes. Os do i20 são melhores, pois permitem ligar o auto-rádio. No i30 tenho de tocar no botão no próprio auto-rádio.
O volante do i20, revestido a pele, é mais agradável que o do i30. Se bem que nas especificações de equipamento do i30 vem lá que o volante é revestido a pele. Eu tenho as minhas dúvidas.
Mete-te com o rui soad mete, não tarda estas com o nick a laranja ou amarelo e em vez de piloto de kart diz banido.
Já vi muitos tombarem assim.
Vá pessoal paz e amor.![]()