Originalmente Colocado por
rca33
Parece-me que a tua frase final acaba por ir ao encontro do que eu tenho vindo a dizer da minha (assumidamente) curta experiência com estes motores.
Se em Portugal o número de S400 vendidos deverá ser residual, num mercado como o Alemão acredito que não seja bem assim, e no entanto o tópico tornou-se "concorrido" e "mediático" por alguém com um S400 fazer 300.000 km a andar bem em AE.
Há algo aqui que não "soa" bem, e que o teu
próximo parágrafo ainda baralha mais um pouco.
O argumento de que há determinados elementos mais "frágeis" (como turbos e afins) é verdade...
...só que é uma verdade para todos os carros e motores do mundo.
Um 2.0 TDI PD tem mais ou menos a mesma quantidade de componentes "delicados" que um 1.9 TDI PD tem, mas tentar comparar a fiabilidade global de um motor com o outro é algo que pura e simplesmente não se pode fazer.
Ou seja, mesmo existindo casos de pessoas com o 2.0 TDI com bastantes km rodados sem problemas, este continua a não ser genericamente um motor ao nível do 1.9 TDI, e o mesmo acontece em diversas outras marcas/modelos.
Falando na Mercedes novamente, tanto conheço quem tenha tido o E270 CDI sem nenhum problema (pelo menos "de jeito") a registar, como conheço quem tenha um que disse pura e simplesmente que "Mercedes nunca mais".
Embora estes exemplos se possam repetir substituindo a marca/modelo pelo que quisermos, não podemos ignorar o facto de que há motores que são declaradamente mais fiáveis e resistentes do que outros (mesmo dentro da mesma marca), e o risco inerente à compra de um carro (ainda para mais usado) aumenta exponencialmente, já que juntas o risco de qualquer usado ao risco de uma mecânica mais problemática.
Essa questão que mencionas de deixar o turbo "arrefecer" após uma viagem grande é um dos exemplos que se aplica a todos os carros, e que na realidade até faz bastante mais sentido levantar bastante o pé antes da saída para a estação de serviço do que o estar ao ralenti parado quando 2 minutos antes vinha a dar "calor".
Não estou a dizer mal dos motores S400 e semelhantes, apenas estou a dizer que acredito que haja uma diferença estatística de falhas interessantes e desfavoráveis desse motor relativamente a outros concebidos pela mesma marca.
Costuma-se dizer que "não é por morrer uma andorinha não acaba a Primavera", o que é verdade...
...para os dois lados.