Diário de bordo - Daewoo Matiz 0.8S
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 19 de 19

Título: Diário de bordo - Daewoo Matiz 0.8S

Banido
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito Diário de bordo - Daewoo Matiz 0.8S

Diário de bordo Daewoo Matiz 0.8 S

O meu pai comprou um Daewoo Matiz 0.8 S em Janeiro de 2000.

Na necessidade de ter um carro novo, ágil em cidade, consumos baixos e gastar pouco dinheiro, optou pelo Matiz.
    Em 2000, o Matiz 0.8 S com pintura envernizada (Azul Escuro) e R/K7 ficou por +/- 6000 eur.
    De referir que ao contrário de todas as unidades da versão S que conheço, o carro do meu pai tem os pára-choques na côr da carroçaria.

Após os primeiros 2.500km as impressões que tinhamos do Matiz ainda hoje se mantêm:

- Por ter 3.5m de comprimento é muito fácil de manobrar em cidade;
    - É pequeno por fora e grande por dentro, mesmo atrás (4 pessoas embora tenha 5 lugares);
    - Equipamento fraco (nada de vidros eléctricos, fecho central, etc...)
    - Materiais de qualidade duvidosa (pricipalmente os plásticos do tablier) embora sem ruídos parasitas.
    - Motor muito elástico (o Matiz só pesa 800Kg) e económico (5,7 L/100KM numa utilização normal - 70% cidade e 30% estrada)*

* : numa viagem sempre por estradas nacionais já fez média de 4.3L/100km.

Aos 7.500km: Por iniciativa do meu pai mudou-se o óleo e filtro. A muda foi feita no concessionário da marca e aplicou-se Fina First 5w40.

Aos 15.000km: Primeira revisão (concessionário da marca), o óleo aplicado foi o Fina First 5w40.

Aos 30.000km: Segunda revisão (concessionário da marca) - controlos e substituições do costume segundo plano de manutenção da marca.

Aos +/- 40.000km detectou-se que o depósito da água do circuito de refrigeração do motor vertia liquido pelo bujão. Foi ao concessionário aonde foi verificado todo o circuito e nada de anormal detectado. Foi mudado o bujão do depósito...

Esta situação aconteceu mais 2 vezes (sendo sempre apenas substituido o bujão) até que... quando acabou a garantia (3anos ou 100.000km)...

Aos 45.000km: revisão dos 45k km, verificou-se uma fuga na bomba de água (responsável pela fuga de água pelo bujão) teve de se trocar a junta da bomba de água.
    3 dias à espera da peça, que segundo o concessionário teve de vir de espanha...

Aos 60.000km: revisão dos 60k km segundo plano de manutenção da marca. Óleo Castrol TXT 10w40.

Aos +/-70.000km: O motor em funcionamento apresentava uma vibração muito forte, como se estivesse desiquilibrado. Teve de ser mudado um cabo de ignição que perdera o isolamento (25eur).

Aos 75.000km: revisão dos 75k km segundo plano de manutenção da marca. Detectou-se um fole de transmissão rasgado e a transmissão já degradada. Foi mudado no concessionário da marca sendo a conta do serviço (revisão + transmissão) de +/-600eur!

Passado umas semana, os meus pais ficáram apeados, por avaria da bomba de gasolina. Teve de levar uma nova... (segundo o concessionário até durou mais km's que o normal...)

Passado dois meses, o fole que tinha sido substituído já estava novamente rasgado! Como o meu pai tinha perdido a factura, não pode reclamar a garantia...

Foi a um mecânico meu amigo, que substituío o fole (a transmissão estava boa, apenas teve de levar massa) e meteu os 2 rolamentos da frente (já estavam a gripar) tudo por 400eur.

Desde já fica a nota:

- As peças para este carro são caras em comparação com modelos bastante mais caros (VW Polo por exemplo).

- A assistência no concessionário não é má (bom atendimento), mas técnicamente tem falhas graves.

Actualmente conta com 80k km, como tinhamos a duvida se o lubrificante era realmente o Castrol TXT 10w40 (para apenas 5000km estava já muito negro) mudei o óleo e filtro.
    Fui ao centro-auto "Feuvert" e apliquei Shell Helix Plus 10w40 e filtro de óleo "Bosch". O serviço foi muito bem feito (ainda com meia-duzia de controlos e atestos gratis) e não achei caro (40eur). Na marca teria pago bem mais caro...

Vou dando notícias...

Piloto de Troféu Iuri's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Cá em casa também rola um Matiz, versão SE de 2001.
    Já teve alguns problemas, donde se destaca o alternador que já foi para o galheiro, juntamente com uma bateria.
    De resto, nada a apontar.
    É um carro muito prático e, sobretudo, muito, mas mesmo muito giro (o que já não acontece com os novos modelos)...
    Esta versão vêm equipada com AC e bancos em pele...

É um cadito gastador de óleo e gasolina...

Banido
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Iuri

Já teve alguns problemas, donde se destaca o alternador que já foi para o galheiro, juntamente com uma bateria.
    É um carro muito prático e, sobretudo, muito, mas mesmo muito giro (o que já não acontece com os novos modelos)...

O do meu pai (como já disse) é a versão mais básica: não tem quase equipamento nenhum...

Acho estranho o facto de dizeres que o teu gasta óleo...
    O cá de casa mudou sempre a cada 15000km e o nível pouco baixa.
    Que óleo usas?

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por jpereira

citação:Originalmente colocada por Iuri

O do meu pai (como já disse) é a versão mais básica: não tem quase equipamento nenhum...

Acho estranho o facto de dizeres que o teu gasta óleo...
    O cá de casa mudou sempre a cada 15000km e o nível pouco baixa.
    Que óleo usas?
    BP VISCO 3000
    Por vezes não é o gasto que é significativo, mas antes a queima.
    De todo o modo, depende muito da utilização que é dada ao carro.

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Aqui ficam umas fotos do bichinho...

Banido
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Tá impecável!

Quantos km's tem?
    Já agora com que kilometragem se muda a correia de distribuição?

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Tá impecável!

Quantos km's tem?
    Já agora com que kilometragem se muda a correia de distribuição?
    58.000 km... creio que ainda não mudou a correia... terás que ver no manual de instruções...

Piloto de Testes Hanhart's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

boas.

La em casa rola tambem um matiz 0.8 SE de 2000, comprado em 205 com 38mKm (livro de revisões e IPO coerentes), carro da maria, e tambem "sofre" dos foles de transmissão e das próprias transmissões: levou um fole e transmissão em garantia e uma delas agora anda a começar a chocalhar.

Tambem me queixei do consumo de agua, e era uma fuga no colector de admissão, mais uma vez trocado em garantia, mas agora parece que esta novamente a gastar água.

O motor é vivo e para a cidade chega e sobra; o espaço atrás mesmo com a cadeira de bébé é mais que suficiente.

Ao nível dos consumos não me queixo, anda na casa dos 6L, desde que foi comprado tendo sido o carro com que ela aprendeu a conduzir.

Nas vezes que foi ao concessionário em garantia, procurei saber os preços das peças e realmente são caras.

De resto estou satisfeito com o carro.

Cumps

PS: Se quiserem posso fazer upload do manual de oficina da própria marca para este carro. É em inglês, mas tem umas dicas bem úteis para a detecção/resolução de problemas.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Se poderes então fazer o "upload" do manual de oficina fico muito agradecido.

Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

boas

Aqui fica então o link para o Manual de Oficina:

http://rapidshare.de/files/20662965/Matiz.rar.html

32 MB

Cumps

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

A minha namorada tb teve um Matiz. Mas na versão SE e Muito bem equipada.

A pintura era completa, tudo pintado de vermelho.
    Jantes de Liga Leve.
    Bancos em Pele
    Ponta de Escpa Cromada.
    AC
    Vidros Eléctricos
    Fecho central e alarme.

etc etc etc

O único problema era o mesmo que relatas. A tampa do depósito da água do circuito de refrigeração, tb foi substituida 2 vezes e o problema continuava. Perdia água na mesma... Mas mesmo com a perca de água, nunca sobre aqueceu, nem deu outros problemas.

Era um carrinho engraçado. Pouca força nas subidas, mas nas descidas se um gajo se distraia, dava por ele nos 160.

Os bancos em pele pecam por um apoio latrela inexistente, e a pele demasiado lisa, o que nas curvas não dá jeito nenhum.

Mas é um carro engraçado.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Hanhart

boas

Aqui fica então o link para o Manual de Oficina:

http://rapidshare.de/files/20662965/Matiz.rar.html

32 MB

Cumps
    Muito obrigado!!

Banido
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

À uns tempos atrás o meu pai pensou trocá-lo por um carro um pouco maior (Honda Jazz ou Mazda 2), mas o valor de venda em segunda mão era muito baixo...

Para ter uma noção de quanto devia pedir por ele, visitou-se uns stands da zona e os preços andavam à volta dos 3.000eur.

Então foi decidido continuar de Matiz "até derreter"...

Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

À uns tempos atrás o meu pai pensou trocá-lo por um carro um pouco maior (Honda Jazz ou Mazda 2), mas o valor de venda em segunda mão era muito baixo...

Para ter uma noção de quanto devia pedir por ele, visitou-se uns stands da zona e os preços andavam à volta dos 3.000eur.

Então foi decidido continuar de Matiz "até derreter"...
    Para ter uma ideia de valores o meu (SE de Fev/2000)foi comprado em Novembro de 2005 por 3500€, a stand com garantia.

Foi na altura o mais barato que encontrei.

cumps

Piloto de Testes SavageXp's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Revisão aos 76500, Alternador com os Porcos aos 77000 mil, Cabo embraiagem aos 78000 correia de distribuição e tensor aos 79800, tampa da gasolina com os porcos... eu morro de medo de que vêm a seguir.

Piloto de Testes Xcuz's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

eu tenho um lanos rei e nunca tive esses problemas
    na altura ou era um Lanos com os para xoques pintados a cor da carroceria e ac
    ou um matiz com tudo =) comprei um lanos!
    a bomba da gasolina ja foi mudada uma xs,ja levou cabos das velas novos!
    de resto culpa minha:2 discos e um tubo que leva o oleo rasgou (passei em cima dum calhau) fdp's do bairro de s.gens...o nome do tubo é muito conhecido mas nao me recordo =o oleo saiu logo todo e desliguei logo o carro,mas como disse tudo por culpa minha...
    o carro é de '99 e tem 80.000 =D
    tenho pena é de ver pouca gente nova em Lanos e até daewoo's em geral...
    vi uma vez um men com um branco (que até me deu a ideia de tirar as letras de tras a dizer Daewoo Lanos e as de lado SE)
    mas inda se vai vendo gente nova em matiz...

EDIT:lembrei-me que já me tou a esticar o topico e diario do daewoo matiz mas foi so pa partilhar problemas e nao ha nenhum diario de bordo lanos =\ sorry!
    ah e:DESENTERRA!!!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Boas,

deixo aqui um diário resumido com o meu Matiz SE de 2001, actualmente com 105 mil km´s.

Á uns anitos era um dos melhores na classe em que se insere (citadinos), agora com os C1,107, etc, foi destronado. Valendo apenas o facto de continuar a ser um dos mais baratos.
    Não querendo repetir o que já foi dito sobre as suas caracteristicas (boas e más), falo apenas da minha experiência. Na altura era o meu unico carro, era "pau para toda a obra", fiz várias vezes Jerês de la frontera - Lisboa, Vigo-Lisboa, sendo a mais longa á Serra Nevada. Nos dias a seguir os meus colegas de trabalho disseram que era louco em fazer 1500km´s num Matiz, he he he. Isto tudo sempre com carga máxima e pé na chapa. Nos primeiros 4 anos tinha quase 90 mil km´s.

Revisões na marca, fui lá até a revisão dos 45mil, pois para não variar, mau atendimento e falta de profissionalismo era o prato forte (excepção feita a um pequena oficina, ali para os lados de Almada). Aos 15mil, debitaram-me o filtro de oleo mas não substituiram, 2 marcações feitas para substituicão de uma peça a serem canceladas quando lá chegava no dia marcado, as revisões demoravam em media 1h30m, eles debitavam 3h, diziam que era o que estava estipulado, etc , etc...

Problemas com o carro em si até agora foram:
    -Aos 45mil, fecho central deixou de funcionar, foi trocado a " pistola", abrangido pela garantia, actualmente deixou de funcionar novamente.
    -Aos 75mil, a valvula EGR deixou de funcionar, era 250€ na marca, fui buscar uma usada a Sacavém de uma carro semi-novo batido por 50€ + 10€ de montagem em oficina "caseira"
    -Aos 95mil, fuga de liquido de refrigeração, temi o pior , mas foi apenas uma junta do colector que derreteu, 100€ com montagem.

Consumos é como já foi dito 5,5L de media com uma maximo de 7L (pé na chapa).

Actualmente até estou satisfeiro com o carro, pois para um 800cc., até não se têm saido mal, têm sido usado bem mais que um citadino.

Piloto de Testes Xcuz's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por ivos

Boas,

deixo aqui um diário resumido com o meu Matiz SE de 2001, actualmente com 105 mil km´s.

Á uns anitos era um dos melhores na classe em que se insere (citadinos), agora com os C1,107, etc, foi destronado. Valendo apenas o facto de continuar a ser um dos mais baratos.
    Não querendo repetir o que já foi dito sobre as suas caracteristicas (boas e más), falo apenas da minha experiência. Na altura era o meu unico carro, era "pau para toda a obra", fiz várias vezes Jerês de la frontera - Lisboa, Vigo-Lisboa, sendo a mais longa á Serra Nevada. Nos dias a seguir os meus colegas de trabalho disseram que era louco em fazer 1500km´s num Matiz, he he he. Isto tudo sempre com carga máxima e pé na chapa. Nos primeiros 4 anos tinha quase 90 mil km´s.

Revisões na marca, fui lá até a revisão dos 45mil, pois para não variar, mau atendimento e falta de profissionalismo era o prato forte (excepção feita a um pequena oficina, ali para os lados de Almada). Aos 15mil, debitaram-me o filtro de oleo mas não substituiram, 2 marcações feitas para substituicão de uma peça a serem canceladas quando lá chegava no dia marcado, as revisões demoravam em media 1h30m, eles debitavam 3h, diziam que era o que estava estipulado, etc , etc...

Problemas com o carro em si até agora foram:
    -Aos 45mil, fecho central deixou de funcionar, foi trocado a " pistola", abrangido pela garantia, actualmente deixou de funcionar novamente.
    -Aos 75mil, a valvula EGR deixou de funcionar, era 250€ na marca, fui buscar uma usada a Sacavém de uma carro semi-novo batido por 50€ + 10€ de montagem em oficina "caseira"
    -Aos 95mil, fuga de liquido de refrigeração, temi o pior , mas foi apenas uma junta do colector que derreteu, 100€ com montagem.

Consumos é como já foi dito 5,5L de media com uma maximo de 7L (pé na chapa).

Actualmente até estou satisfeiro com o carro, pois para um 800cc., até não se têm saido mal, têm sido usado bem mais que um citadino.

lol post enterrado aos anos...
    mas e mediçoes rei?!em termos de velocidade...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Quando digo "pé na chapa" significa 145/150 de velocidade.:D

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.