Comprei recentemente um Opel Meriva 1.4 em 2ª mão.
Fui hoje fazer a revisão dos 60.000 km.
Levou o que era de esperar e uma mola duma pastilha da frente que andava a chocalhar em empedrado.
|
|||||
Comprei recentemente um Opel Meriva 1.4 em 2ª mão.
Fui hoje fazer a revisão dos 60.000 km.
Levou o que era de esperar e uma mola duma pastilha da frente que andava a chocalhar em empedrado.
Aos 63.000 km mudei os amortecedores traseiros do meu Meriva. Apesar de oferecerem resistência o conforto nos bancos traseiros era limitado.
Ficou melhor como seria de esperar.
Ao fim de 63.000 km substitui hoje os pneus do meu carro. Ainda tinham borracha para mais uns 5.000 km mas estavam comidos por fora e estavam duros.
Os Continental Premium Contact 185/60R14 84H surpreenderam-me pela sua qualidade e durabilidade.
Troquei por uns Michelin Energy Saver com as mesmas medidas. O preço era o mesmo que uns Continental Premium contact 2 mas eu prefiro Michelin.
Após mais meio ano de uso só uma lâmpada de stop fundida.
Ontem fui trocar uma lâmpada do médio direito fundida.
Anteontem fui fazer a Revisão dos 75.000 km e a 2ª Inspecção.
Apenas mudou óleo, filtro de habitáculo e levou um spray para o ar condicionado.
Da próxima vez que levar pastilhas à frente também vai levar discos - desgaste natural.
Foi na habitual oficina Simões e Florêncio.
Conheço de muito perto-e ás vezes até o conduzo-um Meriva 1.6. Gasta em percurso misto e com condução cuidada 8.5 L/100. Não é um absurdo mas já é puxado, no entanto, não andando muito, o motor é bastante disponível. Diria que é um excelente carro para pôr a GPL, para quem quer um carro muito espaço, relativamente actual, com uma robustez assinalável e um motor disponível em qualquer faixa de rpm's (comparo sobretudo com os diesel).
Afinal, não consome tanto como eu esperava. Ele devia estar a gastar mais porque passou 2 semanas parado. A pressão dos pneus também estava abaixo do normal. Pus a pressão máxima (2.9 atrás e 2.7 a frente), coisa que não aconselho fazer pois fica algo duro. Fiz 621 kms sempre a volta dos 120 km/h e fez uma media próxima dos 7.3 l/100 sempre com 3 pessoas e bagagem. Não é pouco como é obvio, mas não posso considerar mau para um carro alto que pesa 1370 kg e 1.6 de cilindrada. Só em cidade, este carro deverá consumir mais que o razoável.Testei a velocidade máxima e foi de 190 km/h ás 6000 rpm em 5ª. Em plano mantem bem os 180. Nas revistas dizem que este carro apesar de ser mais alto e pesado que um corsa curva melhor e é mais linear. Confirmo que para um carro com esta altura, não curva nada mal, mas este em particular calça bons pneus o que ajuda.
Bom texto sobre o teu Meriva.
O consumo em estrada para esse motor é bom dado que é um 1.6.
A tara do carro é mesmo essa! 1370 kg. E como podem bem com eles quer o teu e quer o meu motor. Mas, como já disseste anteriormente é um carro robusto e seguro.
Quanto ao curvar digo que curva bem. Tive um Fiat Punto que adornava tudo. Este, para a altura que tem, não adorna quase nada. Parece que tem ESP.
Os pneus são o único contacto do carro com o chão. Por isso devem sempre garantir segurança.
O carro não é meu. É da minha companheira ; )
O carro adorna um bocadinho, mas nada de especial para a altura dele, de facto. Atenção que o ESP não tem nada a ver com o adornar ; )
Nota-se que não tem o mesmo desempenho que um segmento C (exemplo astra 1.6) com 1.6, mas pode bem com a carroçaria e responde bem. Um dos segredos está na caixa relativamente curta. A 120 vamos ás 3800 rpm. O 1.4, para poder bem com os 1370 kg se calhar ainda tem a caixa mais curta não?
Fiz uma viagem de 300 kms sempre a cerca de 100/ 110 em EN's sem percursos urbanos e fez-me 6.5 l/100. 2 pessoas e bagagem.
Última edição por ELVTMB : 16-05-12 às 17:04:20
Na semana passada troquei uma lâmpada fundida do STOP do lado esquerdo.
Hoje troquei uma lâmpada fundida do médio do lado esquerdo.
Após 6 anos e 8 meses a bateria de origem Varta já não suportou uma carga e foi trocada.
Durou bastante tempo.