Não sabia que o CDV já tinha raizes historicas
pensei que fosse do E9X
|
|||||
Não sabia que o CDV já tinha raizes historicas
pensei que fosse do E9X
Pois, já é mais velhinho. A malta dos Z4M queixa-se muito e nestes é mesmo uma válvula ao contrário do meu em que o sistema está embutido no tubo.
Obrigado.
Nos dias que correm por vezes fico com a sensação que o que a malta quer saber é de jantes tamanho gigante, xenon xpto, sta nav isto e aquilo...e muito menos aos pormenores específicos que descobrimos da vivência com o carro, dos órgãos mais importantes e que tanto os caracterizam ou pelo menos deviam caracterizar, na minha humilde opinião.
Concordo em pleno!
No entanto, vejo como pouco possível fazer isso em carros mais convencionais, não porque não tenham também as suas particularidades (que têm mesmo), mas sim porque acabam por gerar mais discussão.
Um Z3M e um 166 com estes motores começam logo por ser coisas que a maioria das pessoas não conheceram ou conhecerão na prática.
Já tive para tirar essa valvula no meu ha bastante tempo atrás mas depois de andar a espreitar não vi nada ( bmw e36 ) mas então segundo o que disseste ela pode estar dentro do tubo, tenho que investigar melhor isso então. na altura troquei o oleo e o feeling e rapidez melhoraram mas marginalmente.
Boas. Procura no realoem pela referência do tubo original e coloca aqui.
RealOEM.com * BMW Z3 Z3 M Clutch control
No meu caso, neste link, é o item 23. Foi esse que troquei.
DonJuanZ, sabes que é sempre bom falar-se de tudo um pouco e nós humanos tentamos quase sempre debruçarmo-nos pelo que mais apreciamos e esses "pormenores" que relataste só os mais aficcionados sentem e dão importância.
Eu também aprecio a "modernidade/actualidade", tal como uns faróis Bi-Xénon direccionais; Jantes com uma estética atraente; Um ar condicionado automático com regulação de temperatura independente; Um cruise control (o activo ainda melhor); Suspensão com regulação do amortecimento "electrónico"; etc, mas sei que com o avanço da tecnologia nos automóveis e ajudas electrónicas à sua conducção, estes cada vez são mais filtrados e transmitem um pouco menos de emoção ao seu "piloto", mas conseguem facilitar imenso essa mesma "pilotagem".
O que eu noto é que actualmente se dá tamanha importância aos consumos, ao ponto de ir-se às "guerras" das décimas de litro (mesmo que esses não abdiquem de jantes enormes e outros componentes) (sei que a conjuntura económica não ajuda, mas penso que por vezes é exagerado). Mas sei que é sempre bom um consumo mais reduzido e ecológico, mas neste mundo um pouco insípido por vezes devemos ser mais "extrovertidos" (mesmo que sejam somente poucas vezes).
Eu como sou um bocado do contra, acho uma certa graça quando os carros gastam muito.
Nos dias que correm em que às vezes as pessoas se referem a 7 lts/100 como um consumo alto, um conhecido meu comprou um carro que eu sei que tem que gastar muito dadas as suas características mecânicas e físicas.
Quando lhe perguntei os consumos, os números foram de tal forma altos que até eu fiquei impressionado
Nem vou por aqui, porque números daqueles podem ser considerados vernáculo e ainda sou banido
P.S.: e de 98 ....
Última edição por v7 : 09-03-12 às 15:04:31
O conforto, os gadgets, a tecnologia, são bem vindos. E sim é bom falar um pouco de tudo (ainda que por norma $esse "tudo" acabe por ser mais esse lado utilitário/taperware dos carros, do que o lado mais emotivo dos mesmos). É claro que nem todos os carros são dados a grandes considerações sobre o seu lado mais emotivo.
Sim, muitas viaturas são somente quase "utilitárias e práticas" e nesses casos específicos é bastante mais difícil descrever emoções "fortes", pois são um pouco escassas (mas também tenho noção que as emoções "fortes" poderão ser bastante diferentes de indivíduo para indivíduo).
Sem querer ser indelicado, gostaria de ver umas fotos dessas duas lindas máquinas. Estive a passar por alto pelo DB mas naqueles posts em que me dá a ideia de haver fotos, eu não as vejo, ou o meu browser não as carrega ou "expiraram"...![]()
Boas. Tenho que dar uma vista de olhos mas certamente que a maioria já deve ter expirado. De qualquer modo não tenho fotos recentes pelo que a colocar algumas terão que ser "re-posts"...pelo menos até ter fotos novas decentes. E não foste de modo algum indelicado.
Hoje, dia solarengo, optei pelo M para alguns dos afazeres familiares...já desafogado e sozinho, foi tempo de aproveitar o sol, as rectas e curvas pelas minhas bandas e o facto de estar pouco vento e assim de vidros abertos escutar o 6 cilindro em linha. Neste cenário o carro faz todo o sentido! Obrigado BMW!
Não o diria melhor! É muito engraçado como este género de carros se transfiguram em determinadas situações.
Tudo aquilo que faz com que o carro seja cansativo e chato num trajecto banal de dia-a-dia (ruído e vibrações, suspensão dura, embraiagem pesada, caixa relutante, etc.), de repente começa a fazer todo o sentido quando estamos "naquela" estrada, sozinhos, a atacar as curvas e as rectas.
Aliás, o carro sente-se muito melhor a ser "exercitado" assim. Bastam alguns minutos para a caixa ficar mais suave e o motor respirar melhor, por exemplo.
Nessas condições, melhor só sendo cabrio !![]()
É isso em boa parte. Sempre referi que este carro não é propriamente um GT e ainda menos com os KWv3 montados. É claro que em AE e bom piso se porta muito bem mas para um uso mais abrangente é necessário haver gosto e força de vontade, em especial se estivermos habituados a outras mordomias...
Se quiseres posso oferecer o meu MX-5 como plataforma: transplantas para lá o S54 e ficas à vontade para experimentar!
Agora a sério, acho que na grande maioria dos cabrios (e mesmo nos roadsters) é possível andar em autoestrada até aos 120km/h sem o ruído incomodar muito. Pelo menos no meu é mais ou menos isso o que se passa: basta subir os vidros e o corta-vento e está-se minimamente bem. Só fica mais desagradável se estiver vento.
O MX-5 mesmo em autoestrada torna-se cansativo: nem tanto pelo barulho, mas mais pelas vibrações. Parece que o chassis tem uma frequência de ressonância ali perto dos 110-120km/h pelo que qualquer imperfeição pequena na estrada é na prática amplificada para dentro do habitáculo. E se as rodas não estiverem perfeitamente calibradas acaba por ser ainda pior.
Às vezes apetecia-me ter algo um pouco mais refinado (aquelas perguntas lá atrás sobre o E46 M3 não eram em vão). Mas fundamentalmente... acho que estou é a ficar velho!
![]()
Não sei bem porquê mas os roadster/cabrios não eram por norma versões ou carros que me cativassem...actualmente já penso de outro modo ainda que em carros desportivos ache mais piada aos "tapados"/coupês.
O Z3M não apresenta vibrações. Os escapes que tenho acrescentam um pouco de reverb em rpms muito baixas mas apenas aí. O carro propriamente dito não "vibra"...mas faz vibrar. O M3 é de facto mais refinado, mesmo se o motor é o mesmo.
Última edição por DonJuanZ : 13-03-12 às 15:26:10
Depende onde está o motor.
Aumentando a velocidade, sim, o vento torna-se demasiado audivel e chato.
Mas se o motor estiver atrás de nós, como no meu actual rasteirinho, temos de andar a velocidades bastante elevadas para o ar dominar os acontecimentos sonoros.
Com a capota recolhida, é sempre prefirivel ir para troços mais enrolados que não permitem grandes velocidades.
Tens razão. Lembro-me da sensação no "rasteirinho" do V7.
Já agora, para vocês que têm "destapadinhos", qual o momento e elementos em que quando inserido, faz mais sentido um carro desse género?
E até que tipo de motorização e características faz sentido um carro como o vosso?
(são questões sem qualquer pedra no bolso ou rasteira preparada)
Definitivamente, o habitat natural destes roadsters são as estradas nacionais. É aí que se sentem melhor, seja numa condução mais aguerrida numa estrada montanha, ou numa condução mais relaxada só para apreciar a paisagem e ouvir os passarinhos...
Na cidade, acabam por se safar bem porque são bastante pequenos, ágeis e manobráveis. No entanto, uma suspensão menos confortável e porventura o peso de alguns comandos, tornam a execução menos fluida. E no pára-arranca puro e duro acho que é mesmo para esquecer: nesta situação o meu MX-5 está-me sempre a dizer: "Anda! Vamos sair daqui! Quero correeeeeeer!!!"
Em auto-estrada, também acabam por ser algo limitados pelo ruído e aspereza. Para além disto, também me parece que acabam por não ter a estabilidade a alta velocidade de um carro mais normal. Isto pode parecer estranho à partida, mas acaba por fazer sentido: afinal estes carros foram desenhados para mudar de direcção com rapidez, e não para manter a trajctória independentemente das perturbações que aparecem pelo caminho.
Sobre o tipo de motorização, acho que vale tudo desde que seja Otto. É claro que se fôr um descapotável só para passear não serão feitas grandes exigências, mas se fôr um "sportscar" aí já existem mínimos para a potência, binário, linearidade e, acima de tudo (para mim), o som.
Acho que a grande vantagem de um descapotável é podermos estar mais em contacto com o que nos rodeia. E, para mim, uma grande parte disso é poder apreciar melhor o som do motor.
Daí que me faz um bocado de impressão haver descapotáveis com motor Diesel. Se num cabrio de 4 lugares ainda pode ser tolerável, num roadster acho mesmo um absurdo. Não percebo mesmo qual o propósito. Se se compra um descapotável é porque se quer andar sem capota de vez em quando. E andando sem capota é porque queremos apreciar mais o que está à nossa volta. Ora, um motor Diesel típico vai ser muito mais intrusivo e com um som muito desagradável, pelo que nem se consegue "ouvir os passarinhos", nem apreciar o som do motor.
O meu roadster ideal é mesmo um Z8 ou um AC Cobra: capota para baixo + V8 crossplane =.
Creio que a tua resposta vai de encontro à ideia que tenho.
O Z8 revela muito bom gosto e uma noção muito precisa do que desejas de um roadster.
O AC Cobra também é qualquer coisa.
Já agora, e a tua opinião sobre Lambos Roadsters (Gallardo, Murci), Ferrari 430 Spider, 911 T Cabrio...Fazem sentido? Quando? Porquê?
Creio que o Z8, o AC C. e outros do género são relativamente diferentes destes...
Será o SLS AMG Roadster algo já mais parecido com o conceito do Z8 e do AC C.?
Resumindo eu acho um carrera GT (apesar de já ter uns aninhos) um roadster muito interessante. Desportivo, potente (612 cv) e radical.
Nos cabrios, por exemplo o recente Bentley GTC V8 4.0 parece-me um bom exemplo, possante (500 cv), marcante e excelente cruiser.
Acho que a partir dos 300/350 km/h andar cabrio torna-se violento.![]()
Sim, acho que se distinguem pelo layout (MR/RR vs FR), o que deverá fazer com que tenham conduções diferentes. E também concordo que o SLS é algo mais parecido com o Z8 e Cobra (e até com o MX-5). Acho que ter o motor à frente, tracção atrás e o condutor sentado praticamente em cima do eixo traseiro vai fazer com que o condutor tenha sensações semelhantes ao volante (esquecendo por momentos a diferença de potência).
Mas confesso que esses carros já começam a ser demasiado distantes daquilo que eu conheço, pelo que não me sinto muito à vontade para opinar.
De qualquer forma, acho que podem fazer tanto sentido como qualquer outro descapotável: só depende dos gostos/objectivos de cada um. Há quem diga que um 911 descapotável é um desperdício pois o aumento de peso e perca de rigidez fazem-no perder alguma desportividade. Eu acho que depende mais da utilização que cada um quer fazer do carro. Não posso censurar quem compra um 911 só para passear na marginal ou para fazer de Grand Tourer em viagens grandes. Seguramente que poderia (e deveria) fazer outras coisas com o 911, mas desde que o dono esteja satisfeito...
Acho que no meio de tanta busca por "desportividade" é preciso relembrar que um carro desportivo não é um carro de competição.
O objectivo não é ser o mais rápido em todas em situações (sendo então exigível que fosse sempre conduzido no limite para poder ser aproveitado). O objectivo é divertir o condutor, tornando portanto o acto de condução em algo com um fim em si mesmo. Fundamentalmente, motiva para que se conduza apenas... por desporto!
E, neste ponto, cada um é que sabe como se deve divertir.