|
|||||
Sim, todo o "circuito" do turbo foi o prime-suspect pelas oficinas todas ;) pelo menos seria à 1ª vista o mais "óbvio" que poderia causar o problema.
Quanto à ECU, começo a desconfiar também. Li algures há uns tempos que a ECU no Astra era propicia a estas coisas pois estava colocado num sitio com muito calor no motor e vibrações (não faço a mínima ideia se isto é verdade ou não).
Entretanto se alguém conhecer um mecânico / oficina Expert nos Astras, mandem-me uma PM ! não vá haver por aí algum génio Astrista :P
caro colega esquece a centralina , vai mudar a valvula de pressão do turbo (essa valvula deveria acusar avaria na maquina de diagnostico mas infelizmente nem sempre a avaria fica registada no diagnostico) nos tdi essa valvula dão muitas dores de cabeça e quando elas pifam os carros simplesmente não puxam parecem carroças só desligando o carro e ligando novamente é que o carro torna a ganhar vida mas por poucos kms , penso que já aqui apareceu alguem com esse problema e só mudando essa valvula e que o astra ficou direito. essa valvula é que controla a abertura e o fecho da giometria do turbo...
outra opinião minha é que não comeces pelo mais despendioso , pode por vezes ser coisas simples de resolver : sensor de massa de ar (maf) sensor de pressão do turbo (map) não é o mesmo que falei em cima , sensor do acelerador e outros mais , deixa a centralina para ultimo caso...
Existe algo no meu carro a descarregar a bateria, tirei o alarme, desactivei mesmo, e não é, pois passado 3 dias e meio 4 dias fico sem bateria.
Já foi verificado o alternador, a bateria, Máquina tech 2 não acusa nada. Valores correctos!
Enfim
Existe alguém com o mesmo sintoma?
Quando estas com o carro desligado, sem chave e em silencio, tenta ficar com o ouvido atento para ver se ouves as comportas do AC (perto do rádio) a fazer barulho a tentarem fechar e abrir infinitamente em intervalos de 1-2 minutos. Existe um problema no AStra H que o mecanismo parte e fica constantemente a tentar abrir e fechar as comportas da ventilação
Quanto ao meu problema acima, disseram-me em 3 oficinas diferentes que o sensor estava tudo OK, mas posso "arriscar" e mudar... alguém sabe dos custos? ... obg.
Voltando ao tema das Regenerações da FAP, ontem pela primeira vez desde que tenho carros com FAP (84.000km num H e 37.000km no J) que me apareceu a luz no mostrador e informação no ecran a dizer "Filtro Partículas cheio. Continue a condução".
Lá fui fazer a minha vida e uns tempos depois apagou-se a luz e a informação no ecran ( que não é possível ser retirada até a regeneração estar terminada).
Esta situação ocorreu quando liguei o carro e não quando o mesmo já se encontrava em andamento.
Vou ficar atento, ouço as comportas abrir mas acho normal vamos ver se o fazem mais que uma vez... exactamente como artdom disse.
O meu carro já não tem garantia, tem 4 e anos e meio comprei novo, está pago, e agora começa a dar problemas...
Ora bem, isso das comportas fica caro, arranjar isso?
Mto obrigado pelos links, se o problema for esse, parece que consigo solucionar sem ir à Opel.
Quando tiro a chave do carro, ouço um barulho que parece o que vocês falam, o fecho de algo. Agora não sei se aquilo fica a trabalhar vezes sem conta. Que chegue ao ponto de descarregar a Bat...
o meu carro também sofre desse mal das comportas de ar mas nunca fiquei sem bateria por esse motivo .
Apesar de ser um tópico de astras, o vectra C do meu pai faz esse barulho das comportas. Isso é as comportas das ventilação a fecharem, é assim desde novo. Nunca tivemos problemas de falta de bateria por causa disso, além do mais são a volta de 2/3s que aquilo está a fazer o barulho. já na minha astra j ST não há esse barulho.
Como já foi dito, o problema é se esse barulho se se repetir até ao infinito devido a estar uma peça partidaPor exemplo, para pessoas que passam 3-4 dias sem ligar o carro (por exemplo os condutores de fim-de-semana), o carro fica 3-4-5 dias a tentar fechar e abrir as comportas do AC 24 horas por dia, de 1 em 1 minuto. Como devem calcular isto gasta energia de algum lado ;)
Quem pega no carro todos os dias isto não é problema pois mesmo que passe a noite toda a tentar fechar e abrir as comportas, quando o carro entra em marcha a bateria carrega de novo e assim os problemas são mínimos.
Estamos a falar de Astra J ou H?
Por aquilo que se vem sabendo por "aqui" a luz acende quando o FAP está saturado e não nas regenerações "normais" (acho que sabes isto), mas quando acende, pensa-se que alguma coisa não correu bem (tipo regeneração abortada, ou várias, ou incompleta, ou insuficiente, etc). Mas são meras suposições de pessoal que tenta perceber melhor este fenómeno que lançaram há uns anos.
Então é assim,
Tirei a chave do carro e em 5 minutos ouvi as comportas abrir ou a fechar 7 vezes.
Passado 2 horas voltei ao carro não coloquei chave só fiquei no carro 5 minutos e não ouvi nada.
Amanha vou fazer mais testes de 15 minutos sem chave na ignição com portas destrancadas sem nada activo tipo rádio ou outro.
A minha pergunta é:
Alguém já ficou sem bateria por causa deste problema?
Existe mais algum problema que possa descarregar?
Neste momento estamos a falar de um J com cerca de 32.000km. O H que tinha "afundou-se", mas segundo consta no site dos seguros já anda por aí noutras mãos.
Regenerações abortadas já fiz muitas, seja quando tinha o H, como agora com o J. No entanto só desta vez é que a dita Luz acendeu.![]()
como referi mais em cima o meu carro também faz esse barulho das comportas mas nunca fiquei mal (sem bateria) por esse motivo .
também já reparei por mero acaso , tendo o carro estacionado algumas horas e sem chave na ignição e com o carro trancado e se tiver perto do carro consigo ouvir o barulho das compartas de ar mas nesse caso o barulho já não é taõ nitido ...
pelo que investiguei sobre esse caso , parece que os astras h sofrem quase todos desse mal , o motivo dessa avaria deve-se a uma pequena peça de plastico que com o tempo ganha uma rachadela e entaõ o motor que faz o fecho e abertura da comporta perde um tipo de memoria porque como a dita peça esta rachada o motor não consegue detectar o fecho definitivo da comporta e pensa que a comporta esta sempre na posição de aberta , dai o tal barulho do motor estar sempre a tentar fechar a comporta mas neste caso em vão ...
já ouve pessoal que optou por desligar a ficha electrica desse motor e assim não tem barulhos e é uma possibilidade de não descarregar as baterias , a unica desvantagem é não poder fechar o ar que vem de fora do carro .
talvez a opel tenha modificado o sistema das comportas do ar ou ac nos modelos astra j.
algum user que tenha astra H com tomada de 12v na bagageira, já a experimentou?
eu experimentei a minha e cheguei à conclusão de que não está ligada a nada!!!
queria saber se algum astra H padece do mesmo mal
Constante? Como assim? Está sempre a fazer?
O que eu oiço é uma espécie de "trancar" e só uma vez, assim que desligo o carro. Nunca experimentei ouvir com o carro ligado, mas não estou a ver a relação: se está ligado, as comportas deviam estar abertas, ou não? Pensei que esse barulho fosse essas comportas a fechar.....