Experiências com o Seat Ibiza
 Rede MPL:
Página 1 de 207 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 6187
Like Tree13Likes

Título: Experiências com o Seat Ibiza

Piloto de Troféu Karbono's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito Experiências com o Seat Ibiza

Bem Vindos

É com enorme satisfação que declaro aberto o tópico que dará origem às 1000 páginas destas Experiências Com o Seat Ibiza. É um verdadeiro marco no mundo virtual, e que será certamente testemunhado por várias centenas (senão mesmo milhares) de participantes activos e passivos. Orgulho-me de fazer parte desta comunidade!!! Isto é lindo, pah...

As fotos das máquinas dos nossos colaboradores ficam para a página 2, por imperativos de ordem técnica.

Até agora foi ensaio. A partir deste momento é a sério. Toca a postar ;)
    Última edição por Karbono : 04-03-08 às 12:51:21

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

FAQ

Para tirar dúvidas mais comuns.
    É favor partilharem as vossas correcções e conhecimentos.

1 - Acerca do xénon no Cupra

citação:by piruças

é possível aplicar os faróis de xénon (os de origem, iguais aos meus e aos do FR, o user, não o carro...) e só trocar uns pelos outros, tipo plug & play.

o montar os faróis de xénon como peça adquirida na pós-venda, vai implicar que não se possa montar o nivelador automático dos faróis, mas por outro lado, fica-se com a possibilidade de regular os faróis através do regulador que fica junto ao volante, e isso não seria possível se o xénono viesse de origem, por isso, uma coisa compensa a outra.

quem quiser montar o xénon e tenha os pára-choques do Cupra, não pode montar o lava-faróis porque não cabem. além de não caberem, o próprio reservatório do limpa vidros que vem para quem tem xénon (o líquido dos faróis é o mesmo do pára-brisas), é maior do que o normal e também não cabe com os pára-choques do Cupra.

por exemplo, eu tenho xénon, mas se quiser meter pára-choques do Cupra, tenho de abdicar dos lava-faróis e tenho de alterar o reservatório do limpa vidros (tenho de meter o "normal").

mas o que importa reter é que os faróis de xénon são plug & play e dão para montar.

2 - Acerca da substituição da correia no manco

citação:by João Miguel

a substituição da correia do manco é aos 90000kms

3 - Acerca da substituição dos componentes dos travões

citação:by sempreabrir

os discos e os calços custaram-me 170€ em Espanha,tendo pago 20€ para mos montarem cá.

4 - O meu Ibiza vem com uma luz de cortesia única. Dá para mudar para aquelas que têm três luzes?

Eu mudei o spot do meu córdoba(é igual ao do ibiza).Foi comprado numa sucata e demora 5 min. a substituição.A ficha é a mesma.

5 - Acerca das luzes

citação: by xupamisto
    Pois é... as que montei também foram essas 3400kv (salvo erro)... tens mesmo que ter jeito para a coisa... a unica coisa que desmontei foi a bicha que abre o capôt e a tampa da bateria mas mesmo assim não ajuda muito... tens mesmo que ter paciência e muito cuidado para não deixares cair nada para o fundo do carro... o pior mesmo é a do lado do condutor... fiquei com o braço todo esfolado se tiveres as mãos pequenas ajuda

Ainda em relação às lampadas... acabei por não montar as Sumex GOLD... aparentemente não funcionam no Ibiza... o carro deve de ter algum tipo de limitador, o que acontece é que a luz fica muito fraca, inferior ás de origem por isso comprei as Philips plus view 50%, ao contrario das outras estas não são azuis mas a luz que produzem é muito boa, ficamos com a sensação de estar de dia... queria experimentar a Sumex plasma iguais aos máximos mas estão esgotadas, os máximos são azuis e dão uma luz espectacular parecida com a dos Mercedes. No Jumbo onde comprei as Philips também haviam umas novas, 4000kv azuis mas por azar só havia 1 e como estava com a pica toda acabei por comprar as outras. No entanto estou muito satisfeito com estas, a luz é espectacular... só um pouco curuioso em relação às prestações das outras.

minimos 5€
    médios 25€
    máximos 10€

Total 40€ e o resultado final é muito bom, nota-se bem a melhoria.

6 - Grande porra. Perdi a chave. E agora?

Buenas.Hay que cambiar todos los canhones.
    110€+130€(peças+MO),sujeito a desconto.

7 - Acabei de fazer a revisão, mas o aviso do óleo continua ligado pq os tóinos da garagem não fizeram reset aquilo.

citação:by Grovee_

Com a chave em off carregar no pino para fazer reset ao odometro.
    Ainda a carregar no pino, girar chave para posição em que acende a resistencia. Deixar 10 segundos a carregar no pino. Ao fim de 10 segs, onde estava oil fica ---. largar Pino. All done.

8 - Estou a pensar alterar o meu Ibiza comercial pondo-lhe 5 lugares. Quando custará?

citação:by Mtaliko

pelas contas que já fiz, o imposto não passa dos 1000€ mais os custos da compra a montagem dos bancos e cintos.

Pelo que percebi, o cálculo para os ibizas 1900cc com 5 anos é feito da seguinte forma:

Cilindrada 1900cc
    Taxa: 8.86€ p/cc (Tabela I)
    Parcela a abater Tabela I= 8813,22€

Redução do IA:
    Com 1 a 2 anos 20
    Mais de 2 e até 3 anos 28
    Mais de 3 e até 4 anos 35
    Mais de 4 e até 5 anos 43
    Mais de 5 e até 6 anos 52
    Mais de 6 e até 7 anos 60
    Mais de 7 e até 8 anos 65
    Mais de 8 e até 9 anos 70
    Mais de 9 e até 10 anos 75
    Mais de 10 anos 80

1900cc X 8.86 - 8813,22 = 8020,78 - 52%(redução de 5 anos) = 3849,97€

Destes 3849,97€ temos de retirar o valor que já pagamos ao adquirir a "carrinha" que deve ter sido este:

Tabela III
    1900cc X 3,54€ - 3525,28 = 3200,72€

O valor do IA a pagar pelas minhas contas deve ser este:

3849,97 - 3200,72 + IVA = 785,59€

9 - Afinal que óleo se mete nos motores com injector bomba?!

citação:by Don Carrilhoni

depois de muita pesquisa fiquei a saber,k os motores de injector/bomba (115/130/150/160cv)têem de levar um óleo de caracteristicas especiais,k obedecem à norma 505.01 da vw,k no caso da BP,é o visco special v 5w-40,tudo o resto k possas ai pôr não é indicado.

citação:Originalmente colocada por Max

o óleo ideal é o BP Visco Special V 5w40 à venda em qualquer loja BP.

Segundo a Seat, o óleo dos PD/Injector Bomba 100/130/160cv deve ser específico pois é o próprio óleo que faz a lubrificação dos injectores e têm de obedecer a umas regras "manhosas" do grupo VAG. E como sabem, uma má lubrificação ou deficiente dos injectores, podem trazer sérios problemas ao motor...

Dados acerca do óleo indicado para os 1.9TDi PD 100cv:
    http://www.bp.com/managedlistingsect...tentId=7008513
    Visco Special V 5W-40
    Lubrificante para os motores sistema injector-bomba da Volkswagen
    Lubrificação de motores Diesel de injecção directa, do grupo VW, equipados com o novo sistema injector-bomba. O Visco Special V 5W-40 excede as especificações VW 505 00/505 01 e a ACEA B3, permitindo intervalos de mudança de lubrificante de 15 000 km ou 1 ano.

Ficha técnica (para quem perceba LOL):
    http://amtulld001.bp.com/bpglis/lubt...0?OpenDocument

10 - Onde raio fica a patilhazinha do depósito na qual carrego para meter mais 10 litros?! ..é que está tão barato que apetece aproveitar...

11 - Como faço a rodagem?!

citação: Por Max

o meu conselho é que continues esse ritmo calmo até aos 5000kms. Estás a fazer exactamente o que eu fiz e não estou nada arrependido da minha rodagem, muito pelo contrário....

Andamentos calmos e nada de acelerações bruscas especialmente em mudanças baixas.

De vez em quando convém levá-lo lá "acima" à casa dos 200kmh nem que seja por uns breves segundos só para soltar bem o motor.

Muito cuidado com as temperaturas!!! Com ele frio nada de passar das 2500RPM!!!

Muito cuidado também com as reduções nos primeiros tempo...

Quando chegares aos 5000kms vai aumentando o ritmo prograssivamente, não o espremas todo de uma vez...

Deixa-o habituar-se às rotações altas.

E acima de tudo boa sorte e muito cuidadinho..

NOTA FINAL MUITO IMPORTANTE: Marco quando chegares aos 8000kms +/- começa a controlar bem o nível do óleo. Quando ele atingir o mínimo, evita acrescentar, é melhor fazer logo uma muda de óleo e filtro.

citação: Sacado do Ibizaclubpt

Tenta utilizar o motor sem acelerações bruscas, não carregues rapidamente no pedal do acelerador para que o turbo não dê pico de pressão, conduz o mais suave que poderes. Tenta conduzir sempre numa rotação em que o motor tenha facilidade em progredir e não o deixes fazer muito esforço em baixas rotações.
    Não passes das 3000 Rpm até aos 2500 Km, e depois vai aumentando progressivamente as rotações em todas as mudanças, mas para isso é melhor ser em zonas a descer, para não esforçar muito, e sempre com pouca carga de acelerador, deixa o motor desenvolver lentamente.

Os motores novos devem ser acamados lentamente e sem grandes pressões internas. Por isso a melhor forma é deixar o motor desenvolver rotações a descer, mas sem grandes cargas de acelerador.

Convem não puxar antes dos 5000 Km.
    Pode ser uma seca, mas vale a pena. Podes notar que o carro fica mais preso do que outros que tenham puxado desde o início da rodagem, mas depois quando o teu se começar a soltar vais ver que fica melhor que esses.

Depois tens de ter os cuidados de não puxar a frio e não desligar logo a seguir de uma viagem.

citação:FON
    de frisar que as 3000 rpm serao demasiadas em esforço...atigir essa rotaçao apenas em descidas..

Alguns testes de potência

http://forum.autohoje.com/topic.asp?...0&whichpage=94

Algumas revisões

90000kms - TDI130, em España
    90000kms - TDI130, em España Pt II

citação:by Max - tdi 100

Revisão 15000kms - Preço 120€ (sem lavagem)
    não tenho aqui a folha mas sei o foi :
    88€ óleo castrol gtx sport (5w-40 sintético) 5 litros
    10€ filtro de óleo para modelo ibiza tdi
    20€ mão de obra (+/-45 minutos)
    2€ produtos de limpeza

Revisão 30000kms - Preço 296.67€ (sem lavagem)

http://www.autohoje.com/novoforum/up...0000kms1_2.gif
    http://www.autohoje.com/novoforum/up...0000kms1_3.gif
    http://www.autohoje.com/novoforum/up...Revis30000.gif

Revisão 45000kms - Preço 260.65€ (lavagem paga)

Bem, passo a descrever os eventos relacionados com esta revisão:
    Fui deixar o carro após marcação... Cheguei lá ás 8h e era o 3º carro à espera para entrar. Quando chega à minha vez, para além do referido serviço dos 45000kms, pedi para verificarem atentamente o que se passava com os disco da frente pois estavam a gastar um jogo de pastilhas em 15000kms o que não era nada normal.
    Eles verificaram e detectaram o problema: fissuras em ambos os discos.
    Os discos foram então trocados ao abrigo da garantia, mas as pastilhas que é aconselhável trocar, tiveram de ser pagas por mim.
    Mesmo depois de muita conversa e muito aperto tive mesmo de pagar as pastilhas e a mão d'obra da troca das pastilhas... Mas não tive para me zangar...
    A revisão ficou cara, mais uma vez, mas muito por culpa das pastilhas de travão e da mão d'obra das mesmas. O valor total para a troca do jogo de pastilhas foi de 82,34, este valor inclui mão d'obra (24€ s/iva) e o preço das pastilhas(58,34€ s/iva).
    O valor total da revisão sem IVA foi de 219,03€, ora se deste valor descontarmos as pastilhas, ficamos com 136,69€ sem IVA, o que perfaz um total de 162,66€ com IVA.

De qualquer forma fiquei com o problema dos discos de travão resolvido o que me leva a poupar muito em pastilhas de travão.

Fica aqui o Scan em anexo, para tirarem as vossas conclusões:

http://www.autohoje.com/novoforum/up...3_45000kms.gif

Revisão 60000kms - Preço 290.30€ (lavagem oferecida)

http://tattoo.planetaclix.pt/Rev60milKms.jpg

Revisão 75000kms - Preço 186.05€ (lavagem paga)

Esta intermédia supostamente não contempla a mudança do filtro de ar, mas eu pedi para o trocarem.

http://forum.autohoje.com/uploaded/M...4566_75000.jpg

Sem o filtro de ar dava 155€ com iva.

Max
    Max está offline
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

He he he he he he...................................

Reservei este Post e não me lembro porquê!!!

Ahahahahahahahahahahhhahahahahahhahahahahahahahaha hha....
    Última edição por Max : 20-06-08 às 12:44:32 Razão: sei lá

FR
    FR está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Isso foi muito cedo Ó Karbonara...
    Fica desde já os [^] para este tópico e esta famelga.
    FR;)

Piloto de Provas de Perícia bugs's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

PARABÉNS A NÓS... PARABÉNS A NÓS, NESTA DATA QUERIDA...

PARABÉNS A NÓS!!!!

Ahhh, casa nova, cá estamos na parte X...

Mas agora toca a ir postar na parte IX e fechar a tasca!!! ;)

Abraços

FON
    FON está offline
    Piloto de Testes FON's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Mai nada...eu preparava ja era a seguinte...[^][^][^][:X][:X]

Grande abraço á pandilha dos avioes!!!!![8D]

Banido Miss_STRITH's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

OLAAAAAAAAAAAAA FESTA FESTA FESTAAAAAAAA************

Banido
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Upa Upa[:I][8D];)

Piloto Veterano CarlosAndrade's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

PARABÉNS pela parte X é impressinante;)

Piloto de Troféu Tiptronic's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

venha a parte XX [:X][:X]

Piloto de Testes carrilhoni's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

ÓLHA A BÉLA DA PARTE X...[:X][:X][:X][:X][:X][:X]

epá digam o k disserem os ibizioneiros são uma malta á parte...quase 1000 postas de cherne(pescada é prós chouriços da Fiat:D)é obra.[^][^][^][^][^]
    mais uma vez obrigado xôr Victor(her...karbonato...chamo toda a gente assim pra facilitar:D).[^]

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

E cá estamos nós de novo.

Viva Viva a nós.

tdy
    tdy está offline
    Piloto de Testes tdy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Que dizer???

Ibiza, rulez!

Agradeço a este forum o prazer que me tem dado ao longo de todo este tempo, os amigos que aqui criei, os momentos bons e os menos bons que aqui foram compartilhados.
    Esta é a minha família virtual!
    Obrigado a todos os "manos" por isso ;)

Vamos até às MIL postas [^][^][^]

Banido Miss_STRITH's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

weeeeeeeeeeee viva viva vivaaaaa

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Correndo o risco de me repetir...

Já agora, é oficial, pessoal... vou ter carro da empresa a tempo inteiro... a má notícia é que não vai ser mesmo o Ibizão... Talvez me dê na cabeça e troque os autocolantes para o meu, de vez em quando :D.

Se eu soubesse disto, a opção provavelmente teria sido outra... não posso adivinhar o futuro, mas espero sinceramente que este emprego dure muito e bom tempo... se assim for, o bizão parado vai ser um grande desperdício... já estou como o outro que abriu o tópico no geral a perguntar o que havia de fazer com a máquina que ia andar parada pelas mesmas razões... No primeiro ano fiz 30 e tal mil kms, o que levava a uma justificação da opção que fiz... mas agora... se é verdade que se tivesse optado por uma máquina a gasolina não ia ter algo muito melhor, (visto que optei por um comercial, o que poupou bastante), a verdade é que ter uma máquina destas parada vai ser uma dor d'alma... Fico triste por isso...

Por um lado vou fazer muitos menos colhómetros, mas visto que também devo passar por cá menos vezes, a proporção de 10:1 (kms/posts) deve manter-se :D

Max
    Max está offline
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

E fechou!!! Foi um belo tópico sem dúvida, irei sentir a sua falta :

- http://forum.autohoje.com/topic.asp?...&whichpage=100

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Aproveito então a primeira página da parte X para mais uma vez manifestar o meu profundo agrado de fazer parte de tão animada pandilha. É só malta porreira.

Piloto de Testes DaNieL77's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Parabéns malta! É sempre a bombar aqui. ;)

Piloto de Testes Chewbacca's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

[^][:X][^][:X] E BIBA OS BRUTOS DOS IBIZÕES!!!

Isto agora chegámos aos dois dígitos, temos k ter uma certa pose... eheh!!

Pra falar de coisas úteis, o bugs cometeu o sacrilégio de me perguntar neste tópico qual era o meu carro....
    Um ibiza claro!!! Mas dos velhinhos... é de 1994.
    E a verdade é k entra montes de poeira pela ventilação e nos ultimos dias também cinza dos incêndios...
    Eu perguntava se o meu carro também terá um filtro do habitáculo... Se sim, deve ser conveniente trocar..... ao fim de 12 anos!!!

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

O meu polinho de 92 também tinha esse filtro, mas entrava tudo na mesma... Era uma risada quando ficava um tempo sem abrir aquilo e entrava uma nuvem de detritos.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Já agora, encontrei uma garrafa de água do fastio de 0,66L, que tem o tamanho perfeito para encaixar atrás do travão de mão. no autocolante diz "água do fastio" (duh) e "Go" do outro lado. Comprei numa estação da BP.

Muito bom.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Ah, e a água do fastio vem daqui dos lados do KarbonMan. É produto de elevada qualidade, como tudo o resto que é originário destas terras.

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Boas malta, também já descobri essa garrafa karbono, é sim senhora 5 estrelas para o "bar" da viatura... :D

Não sei se vou a tempo, mas como alguém disse que o meu Bizion estava muito sujo, vou mandar-te uma foto por mail da máquina lavadinha... e do interior, que salvo erro foi o carrilhoni que pediu...

E sabem que mais... chegaram as minhas gomas.... [B)]

São lindas, não são???

Para a semana, jantola 17'' [B)]

Agora para ir para o Sul, ainda vou à civil!!!

Abraços

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Vais sempre a tempo, bugs. Boa viagem! ;)

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Amanhã ainda falamos Karbono, afinal é dia de trabalho, só à noite é que me vou fazer à estrada...

Devo ir pela VDG... não, não vou derreter pneu vou é tentar fugir ao trânsito louco que amanhã deve ir para Sul.

Pois foi Chewbacca, não fazia a minima que maquina tinhas... [8)]

A verdade é que hoje notei o A.C. bem mais forte e não tem mesmo nada a ver o ambiente do carro... ainda bem que fiz a revisão.

Bem, hasta, vou xonar

Piloto de Troféu Grolubao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Parabéns a todos nós pelos 10 tópicos. Se tudo correr bem chegaremos às 1000 páginas!!!! :D

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Boas ppl,alguem tem opiniao formada ( se possivel experimental) dos pneus k o Bugs comprou???é que o preço é mto interessante....[:0]

tdy
    tdy está offline
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Viva pessoal!

KARBONO-SAN: Por lapso, no 1º post desta página referes "... que dará origem aos 1000 posts, destas Experiências..."! Quando puderes corrige isso para "1000 páginas", uma vez que se fossem posts (e fazendo uma média de 3000 posts em cada parte) resultariam nuns 30000 posts!!! Sim... leram bem... 30000! [:0]

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por tdy

Viva pessoal!

KARBONO-SAN: Por lapso, no 1º post desta página referes "... que dará origem aos 1000 posts, destas Experiências..."! Quando puderes corrige isso para "1000 páginas", uma vez que se fossem posts (e fazendo uma média de 3000 posts em cada parte) resultariam nuns 30000 posts!!! Sim... leram bem... 30000! [:0]

que seria de mim sem vocês?

tdy
    tdy está offline
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Karbono

Correndo o risco de me repetir...

Já agora, é oficial, pessoal... vou ter carro da empresa a tempo inteiro... a má notícia é que não vai ser mesmo o Ibizão... Talvez me dê na cabeça e troque os autocolantes para o meu, de vez em quando :D.

Se eu soubesse disto, a opção provavelmente teria sido outra... não posso adivinhar o futuro, mas espero sinceramente que este emprego dure muito e bom tempo... se assim for, o bizão parado vai ser um grande desperdício... já estou como o outro que abriu o tópico no geral a perguntar o que havia de fazer com a máquina que ia andar parada pelas mesmas razões... No primeiro ano fiz 30 e tal mil kms, o que levava a uma justificação da opção que fiz... mas agora... se é verdade que se tivesse optado por uma máquina a gasolina não ia ter algo muito melhor, (visto que optei por um comercial, o que poupou bastante), a verdade é que ter uma máquina destas parada vai ser uma dor d'alma... Fico triste por isso...

Por um lado vou fazer muitos menos colhómetros, mas visto que também devo passar por cá menos vezes, a proporção de 10:1 (kms/posts) deve manter-se :D
    Queres um conselho, amigo?

Por enquanto não penses nisso e disfruta dos 2 bólides à vontade. O tempo se encarregará de te aconselhar o melhor ;)
    E aí... verás.

Para já disfruta das 2 viaturas, dos primeiros "trocos" do emprego, da estabilidade que isso te possa dar.

Pela minha parte, fico contente por ver que a tua vida se está a arranjar com facilidade (à custa de muito estudo e trabalho, claro ;)
    PARABÉNS!

Página 1 de 207 1211 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.