Diário de bordo: BMW série 5 F10/F11 - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 54 PrimeiraPrimeira ... 23413 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 1607
Like Tree159Likes

Título: Diário de bordo: BMW série 5 F10/F11

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the dark side of the moon

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rodrigol Ver Post

Não que pensasse dessa forma antes de ter tido o meu primeiro automático, mas depois de o ter não volto atrás. Desta vez o que fiz foi adicionar as patilhas no volante para não ter de dar "ao manípulo" sempre que quiser ser eu a gerir a caixa.
    Comigo foi ao contrário. Foi o ter tido caixa auto que me fez não ter ficado muito fã.
    Se tenho de dizer em rigor que a caixa auto que tive nada tem a ver com as que falamos aqui, estas continuam a não ter o que eu mais senti falta na outra.

Por acaso o tecido e aplicações que vêm por defeito no M-Package estão bastante bem conseguidos!
    Assim de repente parece-me bem. Faltaria uma imagem de 'mundo real' (estofos com algum uso, em fotos normais, etc).

Nada que as jantes 18" e umas molas ACS não resolvam.
    Pois, mas eu preferia o carro mais baixo (essas molas são OEM?) do que a jante maior.

Já desde o E39 que o carro ganha muito mais charme pela suspensão do 'kit M" do que pelas jantes isoladamente.
    Até mesmo um MB E ganha imenso com isso, pois ao deixar de andar de saltos altos parece até mais longo e elegante. (IMHO)

Piloto de Troféu Avant's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    A questão que verdadeiramente interessa e devemos colocar é:

- Isso gasta mesmo 3,5 litros aos 100?

Isso não, mas posso-te dizer que a média destes 2200 km foi 7,2, o que considero excelente para as velocidades praticadas...

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Os bancos em tecido é que são 'aquele' extra que eu gostaria.
    Eu conheço as desvantagens da pele, mas para além de dar um toque (mesmo visual) totalmente diferente ao interior de qualquer carro, por vezes parece-me que os Alemães colocam o tecido mais horrível que encontrarem só para obrigarem os clientes a comprar o extra da pele.
    Não digo que seja o caso desta unidade (não consigo perceber bem pelas fotos), mas raramente os Alemães acertam nisso (na minha A4 tenho um excelente exemplo disso).

Quanto às jantes, concordo que umas 18 ficassem mais bonitas, mas sinceramente o que desgosto de ver nem é exactamente o tamanho da jante, mas sim o espaço entre a cava e a roda - algo que não muda pelo tamanho de jante.

Mas é um belíssimo automóvel, e tentaria apenas expandir a garantia por uma questão de paz de espírito.

Boa sorte e bons km com a máquina!
    O tecido, especialmente o das portas, até é bem bonito. Não estou nada arrependido em ter comprado em tecido. Quando puder ponho fotos mais detalhadas, hoje vou deixá-lo outra vez com o meu cunhado para ele tratar da legalização.

Quanto à garantia, é como tudo, tudo se compra. As seguradoras têm uma vasta gama de seguros para carros usados.
    rca33 gosta disto.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

A cor Sophisto era feita à base de "xirallic", um tipo especial de tinta metálica desenvolvido e patenteado por uma subsidiária japonesa da Merck. A única fábrica em todo o mundo que é capaz de produzir "xirallic" está sedeada no Japão e com o maremoto de 2011 viu as suas operações severamente prejudicadas, tendo a Merck que declarar "force majeure" até que a fábrica em particular, e o país em termos gerais, fossem reestabilizados.

Dada esta situação, a BMW (e outros fabricantes, como a Ford) tiveram de recorrer a pigmentos alternativos para simular o efeito do "xirallic" mas consta que não é exactamente a mesma coisa. No entanto, a Sophisto II continua a ser uma cor espectacular e estou muito contente com a escolha que fiz!

Estima-se que a produção de "xirallic" tenha um ramp-up dentro de um mês, acompanhada da entrada em cena de uma nova fábrica na Alemanha para aumentar a capacidade e o volume de vendas, mas agora que os fabricantes desenvolveram alternativas ainda há alguma incerteza quanto à reposição das tintas à base de "xirallic" no patamar que vinham tendo.
    Agora deixaste-me um bocado preocupado.
    Esta tinta é mesmo tão especial ou é só marketing. E em caso de reparação, como é? Será que só na marca conseguem acertar a cor?

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Avant Ver Post
    Isso não, mas posso-te dizer que a média destes 2200 km foi 7,2, o que considero excelente para as velocidades praticadas...
    Não era uma pergunta, nem era para ter resposta. lol

O tecido, especialmente o das portas, até é bem bonito. Não estou nada arrependido em ter comprado em tecido. Quando puder ponho fotos mais detalhadas, hoje vou deixá-lo outra vez com o meu cunhado para ele tratar da legalização.

Quanto à garantia, é como tudo, tudo se compra. As seguradoras têm uma vasta gama de seguros para carros usados.
    O importante é que gostes, e nestas coisas de carros usados já se sabe que temos sempre de fazer alguns compromissos.

Como disse atrás, eu gostava de ter bancos em pele na A4 em vez daquele tecido rafeiro que os Alemães compraram sabe-se lá onde, mas essa não foi a prioridade na altura da compra (e continuaria a não ser).

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Não era uma pergunta, nem era para ter resposta. lol

O importante é que gostes, e nestas coisas de carros usados já se sabe que temos sempre de fazer alguns compromissos.

Como disse atrás, eu gostava de ter bancos em pele na A4 em vez daquele tecido rafeiro que os Alemães compraram sabe-se lá onde, mas essa não foi a prioridade na altura da compra (e continuaria a não ser).
    Eu sei, mas dei-me conta que não cheguei a falar nos consumos...

Colocar pele a qualquer altura também não é difícil, e fica até mais em conta (e em certos casos até com mais qualidade) do que o que normalmente pedem por esse extra na marca. Se for um bom profissional o trabalho fica excelente. E sim, se fosse para vender o carro cá, já sei que obrigatoriamente tinha que mandar estofar o carro...

No entanto, no que ao conforto diz respeito, mantenho a minha opinião. Visualmente pele, sim senhor, mas tecido é bem mais confortável.
    Enquanto esperávamos pelas matrículas ainda demos uma volta num 320d dos novos com navegação, pele, steptronic, para conhecer o bicho. Como estava um bocado de sol e calor, mesmo com AC, rapidamente fiquei com as costas transpiradas, que é uma coisa que detesto. Durante a viagem com o 520d nunca isso aconteceu.

Agora também não ponho de parte posteriormente por pele. Aliás, estou a considerar fazer isso no XC60 se a marca não me resolver um rasgo que apareceu no "T-Tec" do banco do condutor. Em termos de conforto não devo perder nada, já que o tecido que a Volvo usa é quente como tudo, sendo desconfortável no verão.

Uma coisa boa que reparei na pele do 320d é que não deixa escorregar o corpo tanto como normalmente acontece nos bancos em pele, o que é bom.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Esta tinta é mesmo tão especial ou é só marketing. E em caso de reparação, como é? Será que só na marca conseguem acertar a cor?
    Não te preocupes com isso.
    Para além de (pelos vistos) estar para breve a nova produção, na eventualidade de teres de pintar algum painel, o grande problema na afinação da cor começa muito antes disso (no pintor), especialmente nestas cores de cinzas e variantes.

É muito mais fácil um bom pintor fazer um bom trabalho com a tinta semelhante do que um pintor médio fazer um trabalho decente com a tinta exactamente igual.

Problemas de afinação de cores em tonalidades destas é algo que só deverá ser preocupação se algum dia se colocar, não importa se é um BMW com tinta feita no Japão ou um Citroen com tinta feita não sei onde. Os carros cinzentos nunca são pêra doce de afinar, e por vezes a única forma é mesmo fazer overspray em painéis adjacentes.

Goza a máquina sem pensar em problemas que podem nunca se colocar.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

No entanto, no que ao conforto diz respeito, mantenho a minha opinião. Visualmente pele, sim senhor, mas tecido é bem mais confortável.
    É um facto!
    A pele até tem outras desvantagens, como a necessidade de uma boa manutenção e utilização, já que não perdoa metade dos maus tratos do tecido (em termos genéricos).

No entanto, já tive oportunidade de me sentar em diversos carros iguais, diferenciando apenas os estofos em pele/tecido, e parece que estou dentro de carros bastante diferentes.

A pele é uma coisa que brilha (em mais de um sentido da palavra), contrastando com o aspecto "morto" do tecido, e não está presente apenas nos bancos, mas também nos forros das portas.

Mas lá está, para além das vantagens do tecido, a qualquer altura é possível fazer essa alteração.

Piloto de Testes rodrigol's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Felizmente não é só marketing, caso contrário significaria que nos andariam a vender gato por lebre. ;)
    Aqui fica uma pequena citação que descreve a base da tinta:
    Xirallic promises a lighter body colour, greater colour intensity and a stronger paint lustre. The ‘glitter’ effect is more intense, which has led some to dub it ‘glistening’ paint (although Xirallic itself is much cooler).

It’s created using a smart substrate invented by Merck’s Japanese boffins back in 2000: aluminium oxide platelets are synthetically produced, using a clever crystallisation process. They are then coated with metal oxides.

This means Xirallic paint is finely grained and boasts a narrow distribution of particle size, for a flawless finish: by playing with the substrates themselves, previously-unseen new metallic paint effects can be produced, although it is the sheer intensity of colour and sparkle that impresses most.
    Não te preocupes relativamente à disponibilidade da tinta. Tenho a certeza que a BMW mantém stock de segurança para aftermarket e que a decisão de mudar para uma tinta alternativa (Sophisto Gray II) tem a ver com a necessidade de assegurar um normal e regular fornecimento das unidades de pintura, cujas necessidades em termos de volume são enormes e incomparáveis às do aftermarket.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Felizmente não é só marketing, caso contrário significaria que nos andariam a vender gato por lebre. ;)
    Aqui fica uma pequena citação que descreve a base da tinta:

Não te preocupes relativamente à disponibilidade da tinta. Tenho a certeza que a BMW mantém stock de segurança para aftermarket e que a decisão de mudar para uma tinta alternativa (Sophisto Gray II) tem a ver com a necessidade de assegurar um normal e regular fornecimento das unidades de pintura, cujas necessidades em termos de volume são enormes e incomparáveis às do aftermarket.
    A minha dúvida era mesmo a questão da pintura fora da marca. Na marca, mau era se não acertassem com a tinta...

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

É um facto!
    A pele até tem outras desvantagens, como a necessidade de uma boa manutenção e utilização, já que não perdoa metade dos maus tratos do tecido (em termos genéricos).

No entanto, já tive oportunidade de me sentar em diversos carros iguais, diferenciando apenas os estofos em pele/tecido, e parece que estou dentro de carros bastante diferentes.

A pele é uma coisa que brilha (em mais de um sentido da palavra), contrastando com o aspecto "morto" do tecido, e não está presente apenas nos bancos, mas também nos forros das portas.

Mas lá está, para além das vantagens do tecido, a qualquer altura é possível fazer essa alteração.
    Entretanto vão aqui uma fotos de telemóvel para ficares com uma ideia...

rodrigol e rca33 gostam disto.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

A europlus é uma garantia dada pela Allianz. Se tiveres avaria pagas e Envias factura para a morada indicada, o processo pode demorar 6 semanas. Se for muito cara por exemplo motor novo normalmente a BMW Portugal avança primeiro e depois acerta com a BMW AG, o método não é pratico mas funciona

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Olá,

relativamente à garantia de fábrica penso que não deverá existir qualquer problema. O meu carro é que só trazia a Europlus porque a garantia de fábrica já tinha acabado.

Na altura do sucedido ainda contactei a seguradora que no meu caso, era no Luxemburgo e não tinha representação em Portugal. No entanto, a Baviera Porto disse que teria o mesmo comportamento com uma garantia suportada por uma seguradora com representação em PT... A seguradora disse que era normal os agentes BMW nos países do Sul da Europa levantarem problemas, atirando todo o processo para o cliente.
    Estou arrependido de na altura não ter reportado a situação à BMW AG mas deixei andar... Coisa que não se deve fazer nunca! Se não estas pessoas nunca vão mudar de atitude...
    Aí devias ter chamado os bois pelos nomes... acredito perfeitamente que os stands portugueses, até como "medida de retaliação", se comecem a armar em parvos, mas não me parece que a BMW Portugal tenha outro remédio. Essa da garantia foi outro dos argumentos usados pelos vendedores aqui em pt para me demover de ir lá fora...

Pelo que me apercebi (ainda não esmiucei os papeis com olhos de ver) este carro tem, obviamente, garantia de fábrica até Abril de 2013, fosse ele premium selection ou não. Aqui não têm volta a dar-lhe, ainda estou para ver recusarem a garantia a um carro que foi comprado novo em Abril de 2011... Depois tem mais um ano de garantia BMW Europlus, que acho que tem de facto algumas exclusões - nesse aspecto, penso que os 24 meses de garantia dados pela BMW em portugal para os premium selection poderá ter algumas vantagem em relação aos importados.

Mas é uma questão de ler nas letras miudinhas.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
    Olá,

relativamente à garantia de fábrica penso que não deverá existir qualquer problema. O meu carro é que só trazia a Europlus porque a garantia de fábrica já tinha acabado.

Na altura do sucedido ainda contactei a seguradora que no meu caso, era no Luxemburgo e não tinha representação em Portugal. No entanto, a Baviera Porto disse que teria o mesmo comportamento com uma garantia suportada por uma seguradora com representação em PT... A seguradora disse que era normal os agentes BMW nos países do Sul da Europa levantarem problemas, atirando todo o processo para o cliente.
    Estou arrependido de na altura não ter reportado a situação à BMW AG mas deixei andar... Coisa que não se deve fazer nunca! Se não estas pessoas nunca vão mudar de atitude...
    É isso mesmo. Estive a ver os papeis com mais atenção e a garantia de fábrica é até 04.2013, e a Europlus vem assinada de 04.2013 até 04.2014.
    Já vi que na maioria dos fóruns europeus da BMW a solução é mesmo o cliente accionar a garantia.
    Nesse caso, acho vergonhoso a maneira como a BMW lida com isso, uma vez que vem lá escrito em letras grandes "BMW Europlus", por isso deveria ter a chancela da marca onde quer que fosse.
    De qualquer das maneiras, tem garantia, se é accionada pela marca ou pelo cliente, logo se vê. Espero não precisar dela....

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Antes de mais, parabéns ao autor do tópico, e muitos Kms de prazer com a nova aquisição!

Relato de uma pessoa que instalou o M Performance kit num F10 520d. É baseado em medições empíricas e vale o que vale…
    Pessoalmente, não daria os 1.500 euros…
    Concordo que o valor pedido é exagerado, mas não concordo com a depreciação dos resultados obtidos. Vindo da própria BMW, deve ser uma resposta séria (e fiável) aos naturais anseios dos proprietários de um automóvel com 1.800 kg de peso. Na minha opinião de utilizador frequente de uma F11 (520d), o motor é prestável, mas carece de um pouco mais de ânimo nos regimes baixos e médios. E esta parece ser a resposta que a BMW Performance pretende dar com este kit.
    No caso da F11 - diferente da berlina (F10) - o peso a mais (90 kg), o próprio formato, o maior coeficiente aerodinâmico, a arquitetura e componentes da suspensão traseira (pneumática), contribuem para um menor dinamismo, face à berlina.
    Olhando para o gráfico oficial (http://www.bmw.com/com/en/owners/acc...kit_diesel.pdf) é essa a leitura que faço. Pouco acréscimo de potência (16 cv) mas antecipando e aumentando consideravelmente o binário. Da pouca experiência que tenho neste tipo de análise, concluo: mais disponibilidade de motor + mais cedo = melhora nas recuperações?!

Estou por pouco para aceitar a montagem deste kit na F11. Se chegarem ao desconto que pretendo, coloco a encomenda

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por giant Ver Post
    Antes de mais, parabéns ao autor do tópico, e muitos Kms de prazer com a nova aquisição!

Concordo que o valor pedido é exagerado, mas não concordo com a depreciação dos resultados obtidos. Vindo da própria BMW, deve ser uma resposta séria (e fiável) aos naturais anseios dos proprietários de um automóvel com 1.800 kg de peso. Na minha opinião de utilizador frequente de uma F11 (520d), o motor é prestável, mas carece de um pouco mais de ânimo nos regimes baixos e médios. E esta parece ser a resposta que a BMW Performance pretende dar com este kit.
    No caso da F11 - diferente da berlina (F10) - o peso a mais (90 kg), o próprio formato, o maior coeficiente aerodinâmico, a arquitetura e componentes da suspensão traseira (pneumática), contribuem para um menor dinamismo, face à berlina.
    Olhando para o gráfico oficial (http://www.bmw.com/com/en/owners/acc...kit_diesel.pdf) é essa a leitura que faço. Pouco acréscimo de potência (16 cv) mas antecipando e aumentando consideravelmente o binário. Da pouca experiência que tenho neste tipo de análise, concluo: mais disponibilidade de motor + mais cedo = melhora nas recuperações?!

Estou por pouco para aceitar a montagem deste kit na F11. Se chegarem ao desconto que pretendo, coloco a encomenda
    Um bocadinho a mais de pulmão era sempre bem vindo, é de facto um carro bastante pesado... Depois de estar +/- habituado a ele, é que reparei como é que o XC60 está a puxar bem com os supostos 217 cv da BSR... No entanto o 520d tem de facto a vantagem de ter uma altas muito boas, que permite esticar e esticar as rpm para um diesel.

Esse kit corresponde exactamente ao quê? É só a reprogramação da centralina ou também leva um intercooler novo? E que desconto seria esse e a que valores será possível chegar?
    Um colega meteu esse kit num E90 de 177cv e lembro-me dele falar em valores cerca de 1000€. Isso dei eu pelo meu kit da BSR.

Também já mandei um mail à rica.nl a ver que soluções é que eles têm para o F10, não têm o 520d listado, mas têm uma solução até bastante conservadora para o E90 de 184cv - > 210cv, penso que o motor e a gestão será a mesma...

PS: aqui está um screenshot da solução da RICA

Última edição por Avant : 11-06-12 às 15:07:45

v7
    v7 está offline
    Chefe de Equipa v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

A grande questão é mesmo 1.800 kg e 2.000 cc, quando se fala em baixos e médios regimes. Não que um actual 2 litros diesel não locomova razoavelmente esse peso, mas sim pelas espectativas que os proprietários de um BMW serie 5 possam eventualmente criar.

Acredito que possam haver melhorias, mas haverá alguma perca de fiabilidade provavelmente ou outra desvantagem, se não a BMW já vendia os carros com essas especificações.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Um bocadinho a mais de pulmão era sempre bem vindo, é de facto um carro bastante pesado... Depois de estar +/- habituado a ele, é que reparei como é que o XC60 está a puxar bem com os supostos 217 cv da BSR... No entanto o 520d tem de facto a vantagem de ter uma altas muito boas, que permite esticar e esticar as rpm para um diesel.

Esse kit corresponde exactamente ao quê? É só a reprogramação da centralina ou também leva um intercooler novo? E que desconto seria esse e a que valores será possível chegar?
    Um colega meteu esse kit num E90 de 177cv e lembro-me dele falar em valores cerca de 1000€. Isso dei eu pelo meu kit da BSR.

Também já mandei um mail à rica.nl a ver que soluções é que eles têm para o F10, não têm o 520d listado, mas têm uma solução até bastante conservadora para o E90 de 184cv - > 210cv, penso que o motor e a gestão será a mesma...

PS: aqui está um screenshot da solução da RICA

Aqui tens os detalhes...

Quote:
    Informação à Imprensa
    27 de Abril de 2011
    Kit de motor BMW Performance agora disponível para os novos motores de 184 cv para BMW 320d, 320d xDrive e 520d
    A BMW Portugal lança um novo kit de motor BMW Performance, para as gamas BMW Série 3 e Série 5, e que permite um aumento de potência e de binário. Este kit pode ser aplicado nas versões de 184cv (motores turbo diesel de quatro cilindros) com caixas de transmissão manual e automática para o BMW Série 3 e caixas de transmissão manual para o BMW Série 5.
    Com a instalação deste kit, os modelos referidos sofrem um aumento de 184cv para 200cv (mais 16cv) e assumem um binário máximo de 420Nm às 1750rpm, ao invés dos 380Nm disponíveis de série.
    Os kits de motor BMW Performance fazem parte do leque de Acessórios Originais BMW Performance, sendo especificamente desenvolvidos para os respetivos modelos, refletindo a tecnologia, o design, a qualidade e a segurança, atributos que caracterizam a marca. Como resultado, os mesmos estão cobertos pelos termos de garantia BMW.
    Estes kits vêm juntar-se aos kits BMW Performance aplicáveis às motorizações de 177cv do BMW Série 1 e BMW Série 3, disponíveis no mercado nacional desde Novembro do ano passado.
    Motores diesel de quatro cilindros
    A instalação do kit de motor BMW Performance resulta não só em aumentos imediatos de potência e binário, mas são ainda visíveis melhorias nas acelerações, recuperações e velocidade máxima, mantendo-se os consumos e as emissões homologadas. Estes kits de motor BMW Performance estão disponíveis para as versões BMW 320d e BMW 320d xDrive, nos modelos Sedan, Touring, Coupé e Cabrio, e para o BMW 520d Sedan.
    O kit de motor BMW Performance inclui uma nova unidade de comando electrónico do motor, um intercooler de maiores dimensões associado a um ventilador de refrigeração mais potente, novas condutas de admissão de ar e, no caso das versões com transmissão automática, inclui também um novo conversor de binário.
    Esta operação pode ser efectuada em qualquer Concessionário ou Reparador Autorizado BMW. O valor da mesma é de 1.300€ (PVP c/ IVA 23%), valor que inclui o próprio kit e, no caso dos modelos com transmissão automática, inclui também um novo conversor de binário. A este valor acresce ainda o valor da mão-de-obra para a montagem, que assume um custo médio/hora de 50.10€, c/ IVA incluído (valor médio/hora de acordo com a média nacional). A instalação do kit de motor BMW Performance pode variar entre 1h30m (no caso das versões com transmissão manual) e 5 horas (no caso das versões com transmissão automática), tempo médio previsto para a instalações do kit em cada uma destas variantes.
    Prestações, em comparação com os modelos de série
    Aceleração dos 0-100 km/h
    -0.3’’ (320d e 320xd)
    -0.5’’ (520d)
    Recuperação 80-120 km/h, em 4ª
    -0.6’’ (320d e 320xd)
    -0.8’’ (520d)
    Recuperação 80-120 km/h, em 5ª
    -0.8’’ (320d e 320xd)
    -1.0’’ (520d)
    Velocidade máxima
    +7 km/h
    Binário
    420Nm, às 1750rpm
    mais 40Nm
    Potência
    200cv
    mais 16 cv

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    A grande questão é mesmo 1.800 kg e 2.000 cc, quando se fala em baixos e médios regimes. Não que um actual 2 litros diesel não locomova razoavelmente esse peso, mas sim pelas espectativas que os proprietários de um BMW serie 5 possam eventualmente criar.

Acredito que possam haver melhorias, mas haverá alguma perca de fiabilidade provavelmente ou outra desvantagem, se não a BMW já vendia os carros com essas especificações.
    E depois como é que vendia os 525d?

É óbvio que não almoços grátis, mas tudo tem algumas margens de tolerância para esticar mais um bocadinho...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Em complemento, a opinião e os resultados de um user de um forum do UK.

BMW: F10 520d Performance Power Kit : BMW 5 series Forum • BMWLand

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Aqui tens os detalhes...

Quote:
    Informação à Imprensa
    27 de Abril de 2011
    Kit de motor BMW Performance agora disponível para os novos motores de 184 cv para BMW 320d, 320d xDrive e 520d
    A BMW Portugal lança um novo kit de motor BMW Performance, para as gamas BMW Série 3 e Série 5, e que permite um aumento de potência e de binário. Este kit pode ser aplicado nas versões de 184cv (motores turbo diesel de quatro cilindros) com caixas de transmissão manual e automática para o BMW Série 3 e caixas de transmissão manual para o BMW Série 5.
    Com a instalação deste kit, os modelos referidos sofrem um aumento de 184cv para 200cv (mais 16cv) e assumem um binário máximo de 420Nm às 1750rpm, ao invés dos 380Nm disponíveis de série.
    Os kits de motor BMW Performance fazem parte do leque de Acessórios Originais BMW Performance, sendo especificamente desenvolvidos para os respetivos modelos, refletindo a tecnologia, o design, a qualidade e a segurança, atributos que caracterizam a marca. Como resultado, os mesmos estão cobertos pelos termos de garantia BMW.
    Estes kits vêm juntar-se aos kits BMW Performance aplicáveis às motorizações de 177cv do BMW Série 1 e BMW Série 3, disponíveis no mercado nacional desde Novembro do ano passado.
    Motores diesel de quatro cilindros
    A instalação do kit de motor BMW Performance resulta não só em aumentos imediatos de potência e binário, mas são ainda visíveis melhorias nas acelerações, recuperações e velocidade máxima, mantendo-se os consumos e as emissões homologadas. Estes kits de motor BMW Performance estão disponíveis para as versões BMW 320d e BMW 320d xDrive, nos modelos Sedan, Touring, Coupé e Cabrio, e para o BMW 520d Sedan.
    O kit de motor BMW Performance inclui uma nova unidade de comando electrónico do motor, um intercooler de maiores dimensões associado a um ventilador de refrigeração mais potente, novas condutas de admissão de ar e, no caso das versões com transmissão automática, inclui também um novo conversor de binário.
    Esta operação pode ser efectuada em qualquer Concessionário ou Reparador Autorizado BMW. O valor da mesma é de 1.300€ (PVP c/ IVA 23%), valor que inclui o próprio kit e, no caso dos modelos com transmissão automática, inclui também um novo conversor de binário. A este valor acresce ainda o valor da mão-de-obra para a montagem, que assume um custo médio/hora de 50.10€, c/ IVA incluído (valor médio/hora de acordo com a média nacional). A instalação do kit de motor BMW Performance pode variar entre 1h30m (no caso das versões com transmissão manual) e 5 horas (no caso das versões com transmissão automática), tempo médio previsto para a instalações do kit em cada uma destas variantes.
    Prestações, em comparação com os modelos de série
    Aceleração dos 0-100 km/h
    -0.3’’ (320d e 320xd)
    -0.5’’ (520d)
    Recuperação 80-120 km/h, em 4ª
    -0.6’’ (320d e 320xd)
    -0.8’’ (520d)
    Recuperação 80-120 km/h, em 5ª
    -0.8’’ (320d e 320xd)
    -1.0’’ (520d)
    Velocidade máxima
    +7 km/h
    Binário
    420Nm, às 1750rpm
    mais 40Nm
    Potência
    200cv
    mais 16 cv
    Nem acho particularmente caro, assumindo os 1375€ já com mão de obra incluída para a versão de caixa manual; de salientar que para além da reprogramação leva também o tal hardware novo, como o intercooler.

Como disse, 1000€ dei eu pela caixinha para reprogramar o Volvo... vá lá, ao menos tem a vantagem de poder "ligar o carro à máquina" em casa para ver os erros da centralina...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post

É como tudo. Jamais olharia para uma proposta destas, se não viesse da própria marca.
    Reconhecendo os riscos - porque os há, e não são negligenciáveis (embraiagem, por exemplo) - estou certo de a BMW tem todos os detalhes e conhecimento de que necessita para fazer o upgrade mecanicamente mais "saudável que se pode obter.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Nem acho particularmente caro, assumindo os 1375€ já com mão de obra incluída para a versão de caixa manual; de salientar que para além da reprogramação leva também o tal hardware novo, como o intercooler.

Como disse, 1000€ dei eu pela caixinha para reprogramar o Volvo... vá lá, ao menos tem a vantagem de poder "ligar o carro à máquina" em casa para ver os erros da centralina...
    Não é reprogramar, é instalar uma nova unidade de comando de todo o motor.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Não é reprogramar, é instalar uma nova unidade de comando de todo o motor.
    E o que a unidade de comando tem é uma programação diferente da gestão do motor...
    É como escreveres um ficheiro por cima do outro num disco usb, ou então por um disco novo com o ficheiro já lá escrito, em termos práticos pouca diferença há...
    Mas se até a centralina é nova, mais ajuda a justificar o preço...

Para me entusiasmar, devia era ter aí uns 10 cavalitos a mais, pelo menos ;)

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

E o que a unidade de comando tem é uma programação diferente da gestão do motor...
    É como escreveres um ficheiro por cima do outro num disco usb, ou então por um disco novo com o ficheiro já lá escrito, em termos práticos pouca diferença há...
    Mas se até a centralina é nova, mais ajuda a justificar o preço...

Para me entusiasmar, devia era ter aí uns 10 cavalitos a mais, pelo menos ;)
    Na prática é substituir a centralina, mas o efeito acaba por ser o mesmo que instalar um novo SW de gestão do motor

Se vires no post do user do UK, os tais 10 cv estão lá.
    I do wonder if the standard 20% correction applied here (between flywheel and wheels) is right for a modern car such as the F10, given that they have put a lot of effort into reducing friction. If we instead assumed 15% losses between flywheel and wheels, that would translate to 212hp and 474Nm. I guess the true answer is somewhere between the two

O tipo teve medições de 502 Nm às 2000 rpm, e 224 hp às 3900 rpm, o que, considerando as perdas volante-motor > rodas (os tais 20%) = 210 cv.

rc
    rc está offline
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

A ver vamos o que se arranja por aí. De qualquer das maneiras parece-me excessivamente caro para o que oferece.
    Há alguma casa que ofereça outras soluções para o 520d, de preferência que dê para reprogramar em casa, como a BSR para a Volvo?
    penso que a Vilauto aqui há tempos "oferecia" soluções parecidas
    era um género de uma box que dava para carregar ficheiros.

Piloto de Troféu topspeed's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Então e não tiveste nenhuma multa em França? É sempre certinho ao passar por lá

Porque não ponderas uma coisa destas:
    Chiptuning RaceChip - BMW 5er F10 520d, 1995ccm, 135kW (ca.184PS)

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
    Então e não tiveste nenhuma multa em França? É sempre certinho ao passar por lá

Porque não ponderas uma coisa destas:
    Chiptuning RaceChip - BMW 5er F10 520d, 1995ccm, 135kW (ca.184PS)
    Como disse, os franceses gostaram imenso do carro, eram só flashes a disparar para o fotografarem...
    Devem ter alguma dificuldade em achar o endereço para enviarem a multa...

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Resposta da RICA:

Dear XXXX,

for this model there is no tuning available at the moment, the computers are locked.
    and at the moment there is no solution for it.

Vriendelijke groeten/ Best regards,

Roel vd Brink
    RICA Engineering bv
    RICA Engineering - Performance and Economy Tuning - Specialists in Volvo Tuning, BMW, Audi, VW, Jaguar, Mercedes and most other makes and models

bg2
    bg2 está offline
    Piloto de Troféu bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Avant, estes motores têm centralina anti tuning, que dá mais trabalho a alterar.

Não podes fazer via porta OBD, a centralina tem de ser retirada do carro e alterada no exterior.

o que limita o tipo de opções

Página 3 de 54 PrimeiraPrimeira ... 23413 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.