O Serie 5 fica melhor é com umas jantes 18.
Mas para este efeito (CO2) até compensará as jantes mais pequenas.
|
|||||
O Serie 5 fica melhor é com umas jantes 18.
Mas para este efeito (CO2) até compensará as jantes mais pequenas.
Pelo que estive a ver, facilmente arranjas um com estofos em pele por valor e condições semelhantes, mas entendo que tenhas preferido o EDC. Só que com a jante 17", eu preferia a pele que o EDC e isso também é algo que te vai valorizar o carro numa futura revenda.
Pessoalmente, acho que um carro deste segmento é praticamente obrigatório vir com caixa Auto (muito boa neste caso, por sinal) e estofos em pele, mas todos temos opiniões diferentes.
Por outro lado, também há que ter em conta que caixa Auto aumenta as emissões e, consequentemente, a legalização.
É verdade, tens aquele extra das funções alargadas do painél de instrumentos (acho que cá custa ~160€)? Dá outro ar ao interior
Há muita gente que pensa que carros importados é só para gama baixa ou com uma carrada de anos, não entendem que é uma excelente aposta e uma maneira de poupar uns bons milhares de €€ e ficar com um carro praticamente novo.
As vantagens, além do valor de aquisição inferior, é a garantia como se de um novo se tratasse e a possibilidade de comprar um usado na Alemanha e ser meticuloso ao ponto de escolher equipamentos e cor, pois a oferta é imensa.
Boa sorte nisso, não deverás ter algum problema, pelo menos nós por cá nunca tivemos e já foram alguns.
Podes pagar lá, ou cá. Mas atendendo à diferença de valores, só compensa não pagar lá se for para fazer alguma "trafuquice"![]()
Está muito bonito, embora ache que o Pack //M dá outro ar ao F10, mas compreendo as opções tomadas
Vais lá buscá-lo ou vem de reboque para cá?
Eu ia lá buscá-lo e fazia um viagemzita turística de 4 ou 5 dias.![]()
A cx auto diminui o CO2 ;)
O que aumenta são as JLL 18
O IVA é pago lá, sempre são só 19%
Os 35000 é já com IVA.
O ISV tem de se pagar cá, claro, as minhas contas são com 129g de CO2 que eles têm na homologação alemã, sei que aqui o modelo base é homologado com 125g, não sei explicar essa diferença.
Com matrícula de 04.2011, 1995cc, 129g de CO2 e partículas abaixo de 0,0 qualquer coisa (Euro V) dá-me 5211,21 €
É claro que as opiniões variam e as configurações nunca agradam a todos, mas é necessário ter em mente que, ao pesquisar neste mercado, temos muitas vezes de nos sujeitar ao melhor possível, ou seja, ao que há e ao que queremos gastar...Como disse, a questão da pele resolve-se com alguma facilidade, embora tenha as minhas dúvidas que vá meter pele. Se viesse muito bem, mas como eu já disse aqui várias vezes que, em termos de conforto, prefiro bancos de tecido, há que ser congruente...
Sim, um carro deste segmento fica muito melhor visualmente com pele, no entanto, se limitares a escolha só a carros com pele perdes muito boas opções, pois claramente os alemães ligam muito pouco a isso. A maioria não tem pele.
Steptronic é bastante fácil de encontrar, mas também carregam no preço... como disse estive indeciso entre este e o outro com steptronic, mas sem EDC, com mais km e por mais 2000€... Decisões, decisões. Se encontrasse um com steptronic e estes km por pouco mais €€€, a história era outra, mas não encontrei.
Jante de 18" é fácil de resolver quando mudar de pneus...No entanto confesso que não desgosto nada destas jantes, que por sinal são iguais às do 120d... Isso é outra ideia para amadurecer. No entanto, como disse, a trazer seriam SEMPRE de 17", pois com estas está na barreira mágica abaixo dos 130g... não sei se têm noção, mas se o CO2 fosse de 135g, que salvo erro é a homologação que eles têm lá para as jantes de 18", o ISV aqui eram mais 2000€...
![]()
Última edição por Avant : 05-06-12 às 17:24:06
O IVA só é pago cá se o carro tiver menos de 6 meses e menos de 6000km, penso eu.
Isso. Nessa situação os impostos a pagar em portugal é como se o carro fosse novo.
Para quem perceber alguma coisa de alemão, aqui vai o equipamento do carro conforme está na nota de encomenda:
0A90 Sophistograu Brillanteffekt metallic
AWAT Stoff Diagonal Anthrazit
01CA CO2 relevantes Fahrzeug
01CB interne Steuerung
01CC Auto Start Stop Funktion
0223 Elektron. Dämpfer Control EDC
0230 EU spezifische Umfänge
0320 Modellschriftzug (Entfall)
0403 Glasdach, el. Schiebe-Hebefunk
0423 Fußmatten in Velours
0428 Warndreieck und Verbandskasten
0431 Innenspiegel autom. abblendend
0464 Skisack
0465 Durchladesystem incl. Skisack
0494 Sitzheizung Fahrer/Beifahrer
05DP Parkassistent
0502 Scheinwerfer-Waschanlage
0508 Park Distance Control (PDC)
0522 Xenon-Licht Abblend-/Fernlicht
0575 Zusätzliche 12-V-Steckdosen
06AA BMW TeleServices
06AB Steuerung TeleServices
06FL USB-/Audio-Schnittstelle
06VC Steuerung Combox
0609 Navigationssystem Professional
0612 BMW Assist
0614 Internet
0615 Erweit. BMW Online Information
0616 BMW Online: Online-Plattform
0620 Spracheingabesystem
0633 Handyvorb.Bluetooth Business
07SP Handyvorb.Bluetooth integr. m. Navi Professional
08KA Ölwartungsintervall 30000 km / 24 Monate
08SC Länderspez. Teleserv.-Freisch.
08TF Aktiver Fussgängerschutz
08TL Tagfahrlicht Front/Heck aktiv
08TN Tagfahrlicht über Lichtmenü einstellbar
08V1 Hinweisschild NCAP
Bom upgrade, série 1 para série 5. Assim sim, é uma evolução decente.
Embora eu ache que estéticamente a pele daria outro ar ao interior (os padrões de tecido não ajudam) também não lhe dou grande valor, e num piscar de olhos a trocaria por outro extra qualquer.
Que corra tudo conforme o previsto, e muita sorte com a máquina.
Parabéns pela excelente compra! Que corra tudo bem com a transacção e a utilização da máquina. Não te esqueças depois de acrescentar o kit oficial M-Performance que te põe isso com 203 cv! :P
A cor é a minha preferida e a que escolhi para a minha F11, simplesmente fantástica com os acabamentos high gloss Shadow Line.
Última edição por rodrigol : 08-06-12 às 11:04:22
Melhora muito as reprises acima dos 120 km/h e, pelo menos em teoria, mantendo o regime de condução deverá ajudar a baixar o consumo de gasóleo.
Mas estava só no gozo! Há sempre uma alminha que quando vê um tópico de um carro novo (ou "novo") diz "mete jantes xpto" ou "mete molas ACS"...![]()
Parabéns! Gosto imenso do S5 e seria um bom upgrade para o meu S1, sem dúvida...
Um amigo meu comprou uma Touring e está super contente.
Apenas um aviso: eu também comprei o meu S1 num concessionário alemão ao abrigo do programa Premium Selection (ficaria bem mais barato comprar a um stand de beira de estrada qualquer como existem muitos na Alemanha...) e quando necessitei de utilizar a garantia (a regulação eléctrica dos apoios lombares não vinha a funcionar) aqui em PT simplesmente não reconheceram a garantia Premium Selection do stand alemão. Fiquei muito chateado porque fiz questão de comprar dentro desse programa, informei-me antes de o comprar e quando foi preciso "todos fugiram com o rabo à seringa".
Estava no gozo. Já ninguém liga a smileys? ;)
Concordo. Mas daria preferência a prolongar a garantia do que a fazer contratos de manutenção.
Eventualmente o carro já deve ter 3 anos de garantia por ser Premium Selection (2 obrigatória + 1). Quando comprei um meu ex-E60 530d Premium Selection tive direito a +1 ano de garantia além dos 2 anos…
Pessoalmente não tenho nada contra reprogramações (de todo) aqui a questão está na dúvida sobre a fiabilidade do N47.
Embora o valor do upgrade não seja particularmente baixo, tendo em conta o "parco" aumento de potência (cerca de 1500€), é uma opção segura e oficial.
Quanto à garantia "fora de portas", já não é a 1ª vez que oiço relatos destes.
Relato de uma pessoa que instalou o M Performance kit num F10 520d. É baseado em medições empíricas e vale o que vale…
Pessoalmente, não daria os 1.500 euros…
Before tuning:
110-140: 7 sec
110-160: 13sec
110-180: 24sec
110-200: 46sec
110-210: a weekend
After tuning:
110-140: 6sec
110-160: 11sec
110-180: 18sec
110 -200: 28sec
110-210: 35sec
It confirms the feeling I had, that from 150 and up it was like a new car. From 160-200 it took 33 seconds, now 17 seconds, almost twice as fast!
Já cá tenho a máquina!
Foi, de facto, uma aventura memorável. Deve ser feita a dois, de preferência, e com alguém que já tenha alguma experiência de ir buscar carros. Felizmente tenho um cunhado que já trouxe alguns carros da Alemanha e que se dispôs a ir comigo.
Chegámos ao stand na 6ª de manhã. É uma concessão BMW em Erftstadt, uma pequena cidade ao pé de Colónia.
A máquina já estava preparada à nossa espera. Impecavelmente recondicionado, então o interior, se me dissessem que me estavam a entregar um carro novo, acreditava.
O vendedor, sempre muito simpático, e com um inglês perfeito, esteve à conversa connosco enquanto não chegavam as matrículas de exportação. Ele simplesmente não acreditava que os Premium selection eram tão caros no nosso país, e que, em cima daquilo que estávamos a pagar ali, íamos pagar mais 5200€ em Portugal e ainda achávamos barato... Fez um comentário do género - "por isso é que os pobres cada vez ficam mais pobres..." - elucidativo...
Entretanto, foi explicando tudo acerca do carro. Para além do equipamento já referido, ainda dei com sensores de luz e chuva (não sei se são de série aqui) e os bancos, para além de aquecidos, têm regulações eléctricas. Os bancos traseiros são também rebatíveis.
Outra agradável surpresa e constatação de que os vendedores em Portugal ou são ignorantes ou aldrabões - aquando das negociações com vários stands aqui, e quando confrontados com o facto de poder ir lá fora buscar um carro, um dos argumentos usados foi - depois para pôr o software em português é complicado e caro... mas, na verdade, todos os séries 5 trazem no software uma data de linguagens, e escolher português é só uma questão de seleccionar nas configurações... até a voz do GPS passa para um português perfeito...
Depois de almoçados, toca a rumar a Portugal - também era só um saltinho de 2200 km...
Nas autobahns
Dans la France (os franceses adoraram o carro, fartaram-se de lhe tirar fotografias, era só flashes a disparar...)
Na espanha, com música adequada para não chegar o sono...
Finalmente em casa, onde chegámos às 8h da matina de ontem:
Primeiras impressões - o carro é de facto fabuloso. A qualidade de construção e acabamentos é tudo o que se estava à espera. O conforto é fantástico (então para um BMW...), o EDC é equipamento obrigatório para os série 5. Mesmo no modo sport, digere tudo com uma facilidade impressionante. No confort, então, fica oficialmente em modo "banheira"...
Em termos de prestações, não é nenhum foguete, como seria de esperar, mas corresponde bem. Até aos 220 de velocímetro chega com alguma facilidade...
A caixa, embora bastante melhorada em relação ao meu 120d, por exemplo, continua a não ser um primor de suavidade, mas também já era esperado. A steptronic é que era... mas, como dizia o meu cunhado - caixas automáticas para quê, pá, meter mudanças é metade do gozo de conduzir um carro...
A navegação profissional com o sistema multimédia associado é também um must... ainda me falta explorar todas as funcionalidades que aquilo tem.
A única coisa que não gostei até agora foi a sensibilidade e o feedback da direcção, que me parecem sempre muito vagos... poderá também ser devido ao alto perfil dos pneus. Colocar o EDC em modo sport melhora a sensibilidade, mas mesmo assim ainda não consigo perceber bem o que se passa debaixo das rodas da frente. Para além disso, a direcção em "sport" é completamente desadequada para velocidades elevadas. A 200 km/h torna-se mesmo perigosa, o mínimo toque no volante vira o carro! Colocando o EDC em normal resolve esse problema.
Última edição por Avant : 10-06-12 às 08:08:08
A ver vamos o que se arranja por aí. De qualquer das maneiras parece-me excessivamente caro para o que oferece.
Há alguma casa que ofereça outras soluções para o 520d, de preferência que dê para reprogramar em casa, como a BSR para a Volvo?
PS: as jantes 18" já estão prometidas para quando mudar de pneus![]()
Aí devias ter chamado os bois pelos nomes... acredito perfeitamente que os stands portugueses, até como "medida de retaliação", se comecem a armar em parvos, mas não me parece que a BMW Portugal tenha outro remédio. Essa da garantia foi outro dos argumentos usados pelos vendedores aqui em pt para me demover de ir lá fora...
Pelo que me apercebi (ainda não esmiucei os papeis com olhos de ver) este carro tem, obviamente, garantia de fábrica até Abril de 2013, fosse ele premium selection ou não. Aqui não têm volta a dar-lhe, ainda estou para ver recusarem a garantia a um carro que foi comprado novo em Abril de 2011... Depois tem mais um ano de garantia BMW Europlus, que acho que tem de facto algumas exclusões - nesse aspecto, penso que os 24 meses de garantia dados pela BMW em portugal para os premium selection poderá ter algumas vantagem em relação aos importados.
Mas é uma questão de ler nas letras miudinhas.
Última edição por Avant : 10-06-12 às 08:10:42
Muitos parabéns e que gozes muito a máquina ;)
O Série 5 é um grande carro, este F10 é mesmo muito bom
Parabéns pela viatura e pela aventura de o trazer pela Portugal!
A julgar pelas fotos e pela data de construção, trata-se da cor Sophisto original.
Quanto à garantia EuroPlus:
A garantia Euro Plus é aplicável em caso de avaria (componentes mecânicos ou electrónicos) na Europa e na região asiática da Turquia. ;)Die EUROPlus Garantie gilt im Schadensfall in Europa und dem asiatischen Teil der Türkei.
Última edição por rodrigol : 10-06-12 às 08:35:57
A questão que verdadeiramente interessa e devemos colocar é:
- Isso gasta mesmo 3,5 litros aos 100?
Agora a sério, parabéns pela máquina e pela experiência.
Há uns anos ainda pensei em fazer isso, mas como iria apanhar algumas transições em termos de impostos, acabei por fazer negócio com um usado nacional.
Mas diria que ir passear à Alemanha e de caminho comprar um bom automóvel é algo que eu estou convicto que acharia muito 'agradável', e não é uma ideia totalmente colocada de parte.
Quanto ao carro, eu gosto bastante desta nova série 5. As fotos que colocaste nem me parece fazerem muita justiça, mas na estrada acho-os elegantes - contrastando com o aspecto flashy do modelo anterior.
A caixa manual viria à medida aqui para estes lados. Eu acho muita piada às caixas auto mas apenas se depois tiver um outro carro com manual para desenjoar.
Não é uma questão de ser 'old-school' ou pensar que sou algum piloto, é mesmo uma preferência por um conjunto de factores.
Gosto de uma boa caixa auto, mas não me 'obriguem' a viver com ela 100% da minha condução. Na impossibilidade da poligamia no casamento, venha a manual (isto pode soar terrivelmente mal)!
Os bancos em tecido é que são 'aquele' extra que eu gostaria.
Eu conheço as desvantagens da pele, mas para além de dar um toque (mesmo visual) totalmente diferente ao interior de qualquer carro, por vezes parece-me que os Alemães colocam o tecido mais horrível que encontrarem só para obrigarem os clientes a comprar o extra da pele.
Não digo que seja o caso desta unidade (não consigo perceber bem pelas fotos), mas raramente os Alemães acertam nisso (na minha A4 tenho um excelente exemplo disso).
Quanto às jantes, concordo que umas 18 ficassem mais bonitas, mas sinceramente o que desgosto de ver nem é exactamente o tamanho da jante, mas sim o espaço entre a cava e a roda - algo que não muda pelo tamanho de jante.
Mas é um belíssimo automóvel, e tentaria apenas expandir a garantia por uma questão de paz de espírito.
Boa sorte e bons km com a máquina!![]()
A cor Sophisto era feita à base de "xirallic", um tipo especial de tinta metálica desenvolvido e patenteado por uma subsidiária japonesa da Merck. A única fábrica em todo o mundo que é capaz de produzir "xirallic" está sedeada no Japão e com o maremoto de 2011 viu as suas operações severamente prejudicadas, tendo a Merck que declarar "force majeure" até que a fábrica em particular, e o país em termos gerais, fossem reestabilizados.
Dada esta situação, a BMW (e outros fabricantes, como a Ford) tiveram de recorrer a pigmentos alternativos para simular o efeito do "xirallic" mas consta que não é exactamente a mesma coisa. No entanto, a Sophisto II continua a ser uma cor espectacular e estou muito contente com a escolha que fiz!
Estima-se que a produção de "xirallic" tenha um ramp-up dentro de um mês, acompanhada da entrada em cena de uma nova fábrica na Alemanha para aumentar a capacidade e o volume de vendas, mas agora que os fabricantes desenvolveram alternativas ainda há alguma incerteza quanto à reposição das tintas à base de "xirallic" no patamar que vinham tendo.
Falando genericamente de garantias internacionais (não exclusivas a automóveis), a distinção de coberturas mediante países apenas faz sentido quando não é a marca directamente a dar.
Ou seja, e como exemplo, quando em Portugal era a Baviera que importava e distribuía BMW, poderia fazer sentido que essa garantia não funcionasse, pois dependendo do acordo entre a Baviera e a BMW, poderiam existir acertos internos (ou não) que influenciam a validade da garantia.
Neste caso, se temos cá a BMW e essa garantia é passada pela BMW, acaba por estar tudo 'em casa', já que é a mesma entidade que está a dar a garantia.
A área que melhor conheço (electrónica de consumo) tem esta distinção, e que assenta na impossibilidade de um distribuidor poder dar garantia de uma coisa que não vendeu e (sobretudo) da qual não tem comparticipação de peças.
Nos automóveis existem diferenças em alguns níveis, embora pudesse ser feita a distinção entre a garantia de fábrica garantias adicionais que saiam desse âmbito.
Não que pensasse dessa forma antes de ter tido o meu primeiro automático, mas depois de o ter não volto atrás. Desta vez o que fiz foi adicionar as patilhas no volante para não ter de dar "ao manípulo" sempre que quiser ser eu a gerir a caixa.
Por acaso o tecido e aplicações que vêm por defeito no M-Package estão bastante bem conseguidos!
Nada que as jantes 18" e umas molas ACS não resolvam.![]()
Por acaso eu percebi como algo a sério, até porque sinceramente era algo que seria capaz de fazer num motor com provas dadas, ainda mais se for uma coisa feita pela marca.
Os ganhos de uma reprogramação em condução de dia-a-dia costumam ir muito para lá dos números máximos objectivos.
Mas neste caso preferia (de longe) a garantia.