Originalmente Colocado por
AntonioRibeiro
...
Vamos agora à novidade principal: a caixa DSG.
1-Impecável. Muito confortável. Como já disse, parecia estar a conduzir um carro eléctrico. As mudanças entram consoante o ritmo que imprimimos ao acelerador. Se for suave, entram cerca das 2000 rpm, relativamente rapidamente, chagando à 6ª em pouco tempo. Se é um pouco mais vigoroso, entra cerca das 2500 rpm, demorando um pouco de mais tempo a atingir a 6ª. Se carregarmos a fundo, reduz uma ou duas e leva cada mudança cerca do redline. Não é recomendável, por sistema, num carro diesel, tal como o modo S. Para alguma aflição, sim.
2-A viagem foi continuando e eu ia mais contente, pois a autonomia aumentava progressivamente. Andei entre os 100-120 Km/h. Mais adiante mudei para tiptronic ou 'manual'. Bem, foi um pouco complicado nas primeiras mudanças, pois o meu cérebro ainda estava formatado na manual. Quando ia a mexer na alavanca, aliviava o acelerador e procurava pelo pedal da embraiagem que teimava em não aparecer. Conclusão, ia um pouco aos soluços. Depois mentalizei-me que não podia aliviar o acelerador quando metia as mudanças e correu bem, não havendo já nenhum problema.
Sinceramente, não vejo muita utilidade em usar o tiptronic por sistema. O que pretendemos é conforto. Contudo, o tiptronic, como experimentei hoje, é útil nas descidas acentuadas, pois obriga a caixa a manter determinada mudança para se usar o efeito do motor travão. O mesmo se passa em subidas acentuadas ou rampas, pois também obriga a manter certa mudança para levarmos a cabo, com determinação, determinada subida mais difícil (na subida ainda não experimentei).
3-Outra coisa curiosa em modo D. O carro pode arrancar em 2ª, assim haja binário disponível para o tipo de percurso (especialmente quando não paramos por completo e depois fazemos o arranque).
Nova boa surpresa à medida que me aproximava do destino: a autonomia ia aumentado. Quando lá cheguei dava 850 Km de autonomia e 5.5 l/100 km. Nada mau, mais 1 litro que o meu anterior 1.9 TDI.
Almocei um bom repasto, passeei a pé por algum tempo e fiz-me, de novo, à estrada para o regresso no mesmo ritmo.
Conclusão: Totalmente contente.
...