Aqui um must para os passageiros traseiros. Saídas de ventilação reguláveis, penso que é o único no segmento a oferecer este item.
![]()
|
|||||
Aqui um must para os passageiros traseiros. Saídas de ventilação reguláveis, penso que é o único no segmento a oferecer este item.
![]()
No grupo VAG, normalmente, a suspensão desportiva contempla:
- Molas com menor curso e de taragem mais firme (elos mais grossos)
- Amortecedores com menor curso e também com taragem mais firme.
- Barras estabilizadoras mais grossas.
Ainda existem 2 formas de confirmar a sua instalação:
1 - Código de opções (presente no livro de revisões e/ou no fundo da mala) - 1JC
2 - Código de cores pintadas em cada uma das molas (não sei qual a conjungação certa para este caso).
Correcto, não duvido nem ponho em causa que possas ter experiência, especialmente no mundo do TT.
E claro que podem ter várias taragens/configurações. O meu A1 tem umas 6 ou 7 configurações de suspensão, que dependem do nível de equipamento até ao tamanho da jante.
Eu tive uma longa incursão pelo mundo das suspensões nos VAGS pois quando quis trocar a minha, por todo o lado ninguém me sabia dizer o que era o que e o que tinha de encomendar. Tive de ser eu, a falar com algumas pessoas das fábricas, a recorrer ao ETKA e à SIVA para perceber como funciona o mundo de suspensões (não adaptativas) dentro do universo VAG. Eles não te sabem dizer só por olhar se a suspensão é ou não desportiva, nem tão pouco vem referenciado em lado algum. Quando tens que trocar um amortecedor ou mola eles simplesmente fazem o loading do teu VIN e encomendam a peça com a mesma referência. A suspensão desportiva nos Golf's é adaptada ao setup que escolheste, ie, no caso do highline é uma suspensão desportiva normalíssima, que fica no meio caminho entre o médio e o mais rijo que há (que será a dos GTI's/GTD's), e o médio-mole dos conforlines. Depois depende ainda da jante com que pedes. Ou seja, o teu carro será quase tão duro como um equipado com jante de 18'. A única coisa que difere é o código de cor da mola, dentro das molas mais "baixas" das desportivas. O código faz aumentar/reduzir a rigidez. Já o amortecedor será o mesmo neste caso mas diferente para os confortlines e para os trendlines. Se no acto da encomenda pedisses suspensão normal, então na fabrica eles iam-te configurar a suspensão para o nível do confortline (amortecedor com curso mais longe e mola maior) mas com a taragem mais mole da mola para jante 17'. Se dizes que não notas diferença é porque provavelmente a tua veio com a suspensão do confortline, a diferença é bastante notória.
Em adição, os gajos ainda conseguem baralhar mais a coisa ao ponto que a mesma mola usada num Golf ser igual à usada num Passat mas terem uma referencia diferente apesar de serem iguais
Quanto às molas da minha carrinha, se ainda der para ver as cores tiro com toda a vontade, já tem 50k km's pelo que espero que ainda dê para ver alguma coisa.
Última edição por TommyPT : 22-05-12 às 18:43:20
Bruno D
Mas se não tem nada de especial e faz tanto jeito porque é que o Megane, Astra, Focus e o novo I30 não têm essa "treta" de difusor ? Aliás mesmo nalguns carros de segmento superior não existe este difusor.
Por acaso essa questão da inovação levanta algumas dúvidas que eu próprio tenho.
Qual será o carro deste segmento com inovação ?
O que é inovação já agora? florzinhas a crescer no painel de instrumentos ? Star stop com problemas nos volantes bimassa ou carros a pilhas ? Carros que vêm sinais pelos condutores?
Sou 100% a favor desses gadgets mas não me identifico com maior parte delas. Ainda bem que existem pois com a falta de descernimento que há por essas estradas fora ainda bem que os automoveis caminham para a quase automatização total de funcionamento apesar do que os adeptos do carro perderem.
Não falo na estética pois aí é subjectivo o gosto de cada um.
Última edição por TerranoII : 22-05-12 às 18:41:29
Do que pesquisei até ao Golf IV era possível ver a rigidez pelas cores mas que agora já não o fazem e pelos vistos há milhentas combinações.
Da VW a informação foi vaga não acrescentando nada como tu disseste.
Vou ter que esperar pelo passar dos kms para ver se efetivamente o comprtamento altera-se quanto ao conforto não o vejo afectado em relação ao anterior.
Aqui a comparação estava a ser feita "dentro de portas", para o modelo Golf em si. Ou seja, a maior parte dos pormenores aqui apresentados, já existem desde o V, nem mencionei a concorrência.
Aliás, nesse ponto específico a concorrência já teve 9 anos para "responder" e pelos vistos ainda não quis investir.
Quanto à suspensão desportiva, volto a mencionar o código que deveria estar presente no livro de revisões: 1JC.
Essa foi a parte que não consegui apurar.
O que significa um verde, um branco e um laranja?
Não faço a mínima ideiaEsta parte penso que somente os engenheiros é que devem ter uma list qualquer com isto. Sei que umas são masi rijas que outras. No meu caso, para escolher as molas tive de encontrar A1's com os amortecedores de curso "maior" (versão base preferencialmente), e depois aquele que gostei mais (compromisso entre dinâmica e conforto) foi o que escolhi. Só rir. Para o A1 haviam "só" 5 amortecedores diferentes: G21, G22, G23, G27, G30, que vão decrescendo por ordem de curso. Sendo o G30 o do S-line, o meu Sport era o G27 e mudei para um G22, mas se calhar devia ter posto um G21
, mas como não encontrei nenhum com G21 decidi não arriscar senão ainda ficava como um Polo trendline, um jipão!
Sendo assim é uma causa perdida á partida.
Tirando os códigos do Vin á a reter entre outros:
1KD = Disc brakes, rear
1ZE = Disc brakes, front (Geomet D)
G07 = Front shock absorption
2JD = Sports bumpers
0AE = Front stabilizer
0BE = Rear stabilizer
2UC = Sports version
2G5 = Filler neck module 1 without insert
1JC = Rear shock absorption for sports design (Sporst design; deve ser só pró estilo)
L58 = Suspension range 58 installation control only
0YB = Weight range 2 installation
Confusão dos diabos...passa á frente.
Esta semana a máquina tem rolado pouco e ainda não fiz sequer 700kms.
Mas até ao final da semana deve chegar aos 1000 kms e na próxima semana entrar no ritmo do anterior.
A reter a disponibilidade do motor em ultrapassagens em nacional. É neste tipo de situações que potência é melhor aplicada mais do que em velocidade de ponta. Aqui ganhei bastante e espero que melhore mais com o passar dos kms. No anterior fazia as mesmas ultrapassagens mas tinha de o preparar ou seja meter uma abaixo e também lá ia mas com este a coisa é quase instantanea. Estou a gostar !!
Entretanto notei que o park pilot se desliga ou então tenho aquilo mal configurado. Só se liga automaticamente se meter a marcha atrás. Se for a andar e parar por exemplo para entrar no portão da garagem não me deteta. Tenho de premir para ligar o sistema na consola.Lá tenho de dar uma leitura ainda mais atenta ao manual.
Este difusor traseiro não foi o Golf o primeiro a ter, nem pouco mais ou menos!
Nos ano 90, o Fiat Marea já o tinha, sendo que a Fiat continuou a incluir isso no Alfa 147, Fiat Stilo, atual Bravo e Alfa Giulietta. Como disseram, o Peugeot 308 também tem o dito item. Em termos de inovação, este Golf não tem nada que se destaque face à concorrência.
Provavelmente interpretei mal o que tenho lido nas revistas do setor. Exporadicamente compro a Autofoco e Autohoje e lembro-me de ter lido num comparativo entre o Golf 1.6 tdi e outros do mesmo segmento que o Golf era o único a ter estes difusores. Provavelmente seria apenas o do comparativo e não do segmento.
Sou um bocado conservador e identifico-me com este espírito sem dúvida.
Contudo se pudesse chegar lá uma V60 D5 seria o veículo que me enchia as medidas ....
Em relação ao Park Pilot, as primeiras versões tinhas que ir abaixo de uma certa velocidade e com o pisca para o lado de onde haveria o lugar para ele activar.
Referes-te ao park pilot (sensores frontais e traseiros) e não ao park assist (estacionamento automático) certo? Só estou a perguntar porque fiquei com dúvidas após o post do nmyguel.
Se efectivamente te referes só aos sensores de estacionamento, isso é o funcionamento normal deles. Quando engrenas a marcha-atrás ele liga os sensores frontais e traseiros (tal como acontece quando um carro só tem sensores atrás) aparecendo no ecran do RCD 310 ou 510 o estacionamento óptico.
Se quiseres ligar manualmente os sensores (eu faço-o muitas vezes em ruas muito estreitas, se precisar de passar tangentes a carros ou para estacionar na garagem) carregas no botão e eles funcionam (tanto os frontais como traseiros) até aos 10km/h sensivelmente.
Quanto a ele não detectar quando te aproximas do portão ou de outro objecto sem carregares no botão é normal... Imagina numa situação de trânsito, pára-arranca, ias estar sempre com o sistema a apitar por todos os lados derivado dos condutores se aproximarem de ti e tu dos outros.
Espero que tenha respondido às dúvidas.![]()
Além dos mencionados, o astra (pelo menos o H) também podia trazer
O golf, falo do V que é o que conheço, pode ser conservador, mas tem pormenores práticos muito bons, que reforçam o carácter familiar. Pequenos detalhes que facilitam o dia a dia...
Parabéns pela compra
Cump.