Alfa Romeo 146 1.6 Boxer 103 cv / Renault 19 1.4 TSE 80 cv - O Diário de Bordo - Página 5
 Rede MPL:
Página 5 de 54 PrimeiraPrimeira ... 45615 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 121 para 150 de 1614
Like Tree446Likes

Título: Alfa Romeo 146 1.6 Boxer 103 cv / Renault 19 1.4 TSE 80 cv - O Diário de Bordo

Piloto Veterano carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

1.9 TD. Esse existiu mesmo.

Exacto, é o melhor que fazes.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
    Entretanto hoje fui à Ficacém de Mem Martins para descobrir que a secção de venda de peças fecha ao fim-de-semana... Ia à procura de preços para os emblemas da marca (grelha dianteira e mala), para um stick retocador de pintura e informações para a reparação e tratamento do interior e tecto de abrir. Lá vou ter de esperar por segunda feira...
    Se calhar, preferia pedir a um bom pintor para me afinar uns 500 ml de tinta, tinta à vontade para vários retoques. Tom exactamente igual, maior quantidade e pouco mais caro. Pensa nisso.

Piloto de Troféu BEF1FAN's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post

Exacto, é o melhor que fazes.

Exactamente, essa traineira

Se calhar, preferia pedir a um bom pintor para me afinar uns 500 ml de tinta, tinta à vontade para vários retoques. Tom exactamente igual, maior quantidade e pouco mais caro. Pensa nisso.
    Realmente era melhor solução, porque ainda são alguns pontos para retocar (principalmente por baixo do pára-choques dianteiro e na porta do pendura), o problema é encontrar alguém nesta zona do país para o serviço. Não tenho qualquer referência...

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Pus-me a pesquisar (nem foi preciso muito), e apesar de não ter encontrado alguém particular para o efeito, dei com algumas empresas que fazem o serviço (exterior e interior). A que mais me chamou à atenção foi esta : OOPS.PT - Car Smart Repair

Alguém tem feedback deles ? Parecem-me profissionais...

Piloto de Troféu Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Barulho metálico que vem debaixo do carro, exactamente a meio, é catalisador partido. Vê lá se o barulho não piora quando passas num buraco ou em paralelo.

Arranjar esse interior num profissional fica-te pelo mesmo preço do carro em si. Mais vale ires fazendo pouco a pouco tu, porque pagar a outros para o fazerem não me parece que valha a pena.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Mais novidades, hoje pus-me a desmontar o tecto de abrir para tentar perceber porque não recolhia para trás. Resultado : Percebi que há lá muitas peças partidas, muita sujidade e quando ia a montar tudo de novo, o tecto não encaixava como dantes . Ainda andei lá a tentar fechá-lo como deve ser, mas as calhas estão tortas e o vidro está um pouco de lado, não fechando completamente.

Troca de prioridades : Segunda feira vou a uma casa em Sintra onde tratam de tectos de abrir, ver se resolvem o assunto.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Os tectos de abrir, em carros usados, são sempre mais um ponto provável a dar chatices, umas vez que são completamente negligenciados. Ninguém hidrata as borrachas nem mantém aquilo limpo, para não se tornar num foco de humidade e até de ferrugem.

Enfim, espero que isso não saia muito caro!

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Já estou a adivinhar uma conta gordinha... Há várias peças partidas, há outras fora do sítio, há borrachas secas... enfim. Vamos lá a ver o que dizem. Segunda feira é tratar do tecto de abrir e tentar avançar mais um pouco na "bricolage" exterior...

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

vinte e tal carros usados depois se há coisa que aprendi é que quando o TA nao abre ou avaria o melhor a fazer é nao lhe mexer enquanto nao há € a sério (se o carro valer a pena).

Tudo no TA é caro , principalmente em sedans pois na maioria das vezes é preciso desforrar o tecto para fazer o trabalho todo como deve ser (quando implica o motor e calhas).

da ultima vez que tentei reparar um TA (o do 940) gastei 250€ e isto apenas porque tinha as correias partidas e o motor avariado.

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Ui, tecto de abrir.
    Tenho um cá em casa, eléctrico, e confesso ter medo de o usar. Não é que não funcione, mas tenho receio que alguma coisa dê de si pois como o carrega-lhe disse, é um elemento que é muito negligenciado.
    Atenção que eu adoro tecto de abrir, mas dou grande prioridade ao manual!

BEf!FAN, vai colocando fotos daquilo que pretendes arranjar. Quem sabe a malta não te dá uma ajudinha!

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Pois realmente já vi que é uma área sensível. O motor pelo menos está bom... Agora é levá-lo para verem o tamanho do estrago e darem-me um orçamento.

Já tenho uma lista de coisas a fazer que vou postar amanhã. E aproveito e tiro também as fotos

Piloto Veterano gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Eu enveredei no mundo Alfa Romeo com um carro pior do que o teu, e estou claramente satisfeito!
    Também ponderei outros modelos como o Sprint e o 75, mas o dinheiro não chegava, e ainda bem. Sinto-me contente por ter começado com um 33.
    Esta frase é fantástica.
    Movyk e BEF1FAN gostam disto.

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Fica aqui uma foto tirada hoje na voltinha, o Alfa ao lado dum Golf IV 1.6. Ainda deu para um comparativo numa valente subida, do qual o Alfa saiu derrotado. Foram lado a lado mas o Golf acabou por começar a ganhar lentamente terreno. Mesmo assim não fiquei desiludido com a machinna, sendo mais pesado nem se portou nada mal !
    Julgo que com mais treino (ao fazeres várias vezes e de maneiras diferentes, nomeadamente nas trocas e assim) ganhas ao Golf 1.6.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

É mesmo. Mas o conceito de "melhor" ou "pior" é um pouco relativo... O 146 talvez seja melhor para uma utilização mais geral e descontraída, mas eu acho que se fosse para o puro prazer de condução e para sentir a verdadeira essência de um Alfa Romeo, o 33 é melhor. O 146 é mais insonorizado, mais filtrado... é um carro mais actual. O 33 com que andei era absolutamente bruto e nem sequer era de carburadores ! De pé a fundo, desde baixa rotação, não se ouvia mais nada dentro do habitáculo que não aquele "GRRRRRRRRRRRRR!!!" delicioso

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Eu não conheço o Boxer 1600, mas à partida até o 1400 deve chegar para pelo menos equilibrar com o VW 1600.

Apesar do Boxer 1400 e 1600 até poderem ter a mesma potência, seria uma grande surpresa para mim que o 1600 não seja um motor mais disponível do que o 1400.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O 1.4 tem 90 cv... não acredito que chegue para o Golf. Até porque ainda tem menos binário que o 1.6, que já por si fica atrás do VW.

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

O 1.4 tem 90 cv... não acredito que chegue para o Golf. Até porque ainda tem menos binário que o 1.6, que já por si fica atrás do VW.
    Eu falava do 16v.

Atenção ao Binário, não máximo, mas nas rodas... e o Golf já tem umas patas 16, o que o prejudica.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Estás a falar do Twin Spark ? É que Boxer 1.4 16v acho que não existe. Sim o TS desenvolve a mesma potência que o Boxer 1.6, mas continuo um pouco céptico... Acho que a única forma de resolver isto duma vez por todas é arranjarmos um bocado de estrada a direito para tirar a prova dos 9. Mas acho que o motor para comparar com o 1.6 da VW era o 1.6 TS. Já mais recente e com valores de binário máximo semelhantes ao Golf.

Como assim, "nas rodas" ? Eu até acho que o Boxer é um bocado preguiçoso em baixas e apesar de já ter andado com aquele Golf, não consegui perceber como se compara nesse aspecto. E acho que aquele tem jante 15...

Eu tento evitar estes "piques" com outros carros porque sempre me pareceu um bocado despropositado, uma vez que nunca são medições científicamente correctas das quais se possam tirar algumas conclusões. Depois há embraiagens a poupar... caixas com que ter cuidado...

Já andei foi a descobrir o chassis e tenho gostado do que tenho sentido. O carro tem uma traseira facilmente provocável e uma frente relativamente precisa. A direcção apesar de assistida, não cortou completamente a transmissão de sensações e consigo perceber o que se está a passar com as rodas. Aliás, a primeira sensação que tive da direcção assistida foi que era "estranha". Parecia demasiado pesada para ser assistida lol. Agora, é um carro que não perdoa grandes erros de condução pelo que no limite pode ser perigoso, e ainda estou à espera que chegue o Inverno para ver o que me espera ! Agora, se for bem conduzido, é um carro muito eficaz.

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Eu falava do 1.4 Twin Spark 16v que tem apenas menos 1 cv do que o teu (desprezível portanto).

Quanto ao binário, uma coisa é o seu valor máximo que se declara, outra é o binário real em cada carro, com cada relação de caixa e com a roda e suas dimensões e peso.

Piloto de Kart JonyRocha's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Penso que é perfeitamente normal teres perdido a "corrida" amigável!
    Eu tenho um 145 1.4 Boxer de 8 válvulas, e eu sei o que é que aquele carro é em subidas.
    Devido á arquitectura de cilindros opostos, o fraco binário juntamente ao peso de excesso do carro (coisa que o 33 surpreendia) perde se em relação a um 4 em linha, pelo motor ser menos compacto.
    Mas para compensar, podemos usufruir de um motor que proporciona um mais baixo centro de massa, o que torna a condução em curva mais eficaz!
    Já conduzi o 1.6 e em recta, não notei grande diferença!
    Agora o Sprint 1.3 dual-carb, é outra coisa ...

Da próxima, vai para as rectas .
    Das poucas vezes que me "piquei" com alguém, foi com um e36 16i, e este ficou a ver navios!
    É preciso trabalhar se bem com a caixa!

Em relação ao tecto de abrir, no meu já fez 2 estalos, e quando fui a ver em cada estalo, havia uma haste qualquer que partiu.
    Mas continua a funcionar bem, desde o motor, posicionamentos e vedação

Piloto de Kart JonyRocha's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Até o 1.9 JTD, pelo menos no 145!

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Ora bem, há novidades ! Hoje fui à Ficacém buscar o manípulo do vidro traseiro e as 4 tampas para as colunas que tinha encomendado na segunda-feira.

Pediam-me 7€ pelo manípulo e 14,14€ por "4x tampas colunas". Ora eu subentendi que eram 4 tampas por esse valor (até porque tinha pedido apenas duas e disseram-me que só vendiam quatro). Ora quando me apresentam uma factura de mais de 70 € fiquei um bocado em choque e pedi esclarecimentos. A situação acabou por se resolver, mas apenas trouxe o manípulo pois 14€ por uma tampa de coluna é um exagero

Já consegui dar um jeito no tecto de abrir pelo que já fecha, mas ainda continua estragado. Basicamente emendei o disparate que tinha feito e o tecto voltou a descer na lista de prioridades de coisas a resolver no carro .

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Então e já desmontaste o forro da porta para montar o manípulo do vidro traseiro?

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Como grande engenheiro QUE SOU, não foi preciso

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Hoje o BEF1FAN veio-me mostrar a sua nova aquisição. Interior interessante, com classe q.b., embora necessite de alguma manutenção. O motor é jeitoso, tem um ronco grave diferente daquilo a que estou habituado. Passa alguma trepidação para o chassis a rotações mais altas, que não percebi se será feitio ou algum apoio do motor a dar horas. Tem um andamento vivo e gosta das rotações altas.

O momento cómico do dia foi quando o BEF1FAN me tentou mostrar que o carro tinha tendências sobreviradoras e quase se enfiou num passeio numa rotunda, quando o carro fugiu monumentalmente de frente
    carregalhe e gtabarth gostam disto.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Em minha defesa... a transferência de massas estava a ir toda em direcção ao passeio
    gtabarth gosta disto.

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

O piso estava seco?

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Estava. É uma curva com pouco mais de 90º e um pouco fechada. O BEF1FAN entrou em 3ª e eu recomendei uma segunda. Ele seguiu o meu conselho e foi o que se viu (a curva não se faz a mais de 50). Secalhar se tivesse deixado a terceira o carro tinha fugido mais às 4 e menos de frente.

Para a próxima não mando boca nenhuma; já vi que o estilo de condução dele é diferente do meu. Eu gosto de sentir as rotações altas, ainda que isso signifique mais understeer que o desejado.

No final do dia, fica o ensinamento de um amigo meu: É melhor entrar de gatinho nas curvas e sair à leão....porque se entrares à leão...corres o risco de sair como um gatinho
    AngelEyes30 gosta disto.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Por acaso eu prefiro também entrar numa mudança alta, com o motor em plena carga. Assim, se precisar de ajuda do motor, de eventualmente compensar com acelerador alguma mudança estranha na trajectória normal...é mais simples.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Eu também gosto de entrar com rotação alta, o problema não foi esse. O problema foi a velocidade de entrada na curva, demasiado elevada. E reduzi para 2ª mesmo quando estava a começar a fazer a curva pois foi quando abrandei o suficiente para a 2ª "fazer sentido" lol Mas sim, temos estilos diferentes

Página 5 de 54 PrimeiraPrimeira ... 45615 ... ÚltimaÚltima