Alfa Romeo 146 1.6 Boxer 103 cv / Renault 19 1.4 TSE 80 cv - O Diário de Bordo - Página 4
 Rede MPL:
Página 4 de 54 PrimeiraPrimeira ... 34514 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 1610
Like Tree444Likes

Título: Alfa Romeo 146 1.6 Boxer 103 cv / Renault 19 1.4 TSE 80 cv - O Diário de Bordo

Piloto de Troféu BEF1FAN's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Pois, mas em último caso não será algo que me deixe na estrada certo ? Quanto muito tem que levar uma afinação... Eu lembro-me do Visa bater as válvulas quando ia em esforço, quer fosse a frio como a quente e já fazia isso praticamente há uns 15 anos ! No R19 nunca ouvi nada do género.

Com o aditivo e óleo correcto suponho que o carro fique com um trabalhar muito mais silencioso mas é esperar para ver. Entretanto também já telefonei ao meu primo que já teve 3 destes e ele disse-me que os dele faziam todos este barulho a frio... Segundo ele, "parecia um tractor de manhã"

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
    Pois, mas em último caso não será algo que me deixe na estrada certo ? Quanto muito tem que levar uma afinação... Eu lembro-me do Visa bater as válvulas quando ia em esforço, quer fosse a frio como a quente e já fazia isso praticamente há uns 15 anos ! No R19 nunca ouvi nada do género.

Com o aditivo e óleo correcto suponho que o carro fique com um trabalhar muito mais silencioso mas é esperar para ver. Entretanto também já telefonei ao meu primo que já teve 3 destes e ele disse-me que os dele faziam todos este barulho a frio... Segundo ele, "parecia um tractor de manhã"
    Em principio não tens que te preocupar.
    Isso não tem qualquer tipo de afinação.

As touches hidráulicas não se afina. Duram até morrerem.

Piloto Veterano carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Eu não me estava a referir aos apoios!
    ALiás, nem sabia que o teu Rover tinha apoios hidráulicos!
    Tem.

De resto não, isso não te deixa na estrada nem me parece negativo para o motor. Apenas o deixa com um trabalhar algo ruidoso a frio.

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Tem.

De resto não, isso não te deixa na estrada nem me parece negativo para o motor. Apenas o deixa com um trabalhar algo ruidoso a frio.
    Eu conheço um 406 Coupé que teve um apoio hidráulico danificado mas não se ouvia nada de anormal a não ser umas "troçadas" leves mais audíveis de dentro do habitáculo, já que o apoio não filtrava tão bem a trepidação do motor.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Obrigado pelos conselhos malta !

Entretanto meti-lhe mais 8,03 litros e fui sair com ele para lhe dar mais uma esfrega. Muita rotação quer aquele motor Andei sempre a puxar por ele, 2ª, 3ª, 4ª. Fez 40 km até acender novamente a luz da reserva . Quando voltei a parar aqui à porta de casa, estava com um trabalhar mais silencioso, mais próprio dele. De vez em quando ainda se ouvia assim um "toq" metálico, mas nada comparado com o barulho que faz a frio ! Os níveis dos fluídos continuam no sítio e não têm aparecido manchas debaixo do carro. A temperatura da água custa a subir, andando em ritmos mais cautelosos e com pouca rotação. Só chega aos 80º/90º na cidade e no pára-arranca já subiu aos 100º/110º, onde a ventoinha disparou prontamente para arrefecer o líquido.

Entretanto o AC já levou uma carga pelo que já está a fazer frio, bem agradável nestes dias de praia. No entanto ainda noto que o R19 faz mais frio que este, pelo que se calhar ainda tem de levar um pouco mais de gás.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Se calhar o termostato já não está a 100%.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Hm não sei não... Agora nesta última vez que saí com ele "pa queimar", o ponteiro esteve sempre ali ligeiramente acima dos 80º (nos 90º)... Só quando vou em estrada a ritmos de 70/80/90 km/h é que o ponteiro custa a subir. Ou é termostato ou então o circuito está a funcionar muita bem

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Mas isso não é funcionar muito bem. Se o ponteiro passa muito tempo nos 60 e tais - 70º, o motor funciona com uma mistura demasiado rica (para supostamente tentar aquecer e combater o termostato aberto a refrigerar constantemente sem necessidade).

Isso acelera o desgaste interno do motor e aumenta o consumo.

Para o motor funcionar a 100%, o ponteiro tem de marcar os valores que disseste no início: ~90º.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Há algum teste de despiste para o termostato ou é meter um novo e ver se há diferença ?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Faz assim: depois de o motor ter chegado à temperatura normal, na casa dos 90º, faz uns kms em 5ª sempre a uns 80-90 km/h. Se a temperatura começar a baixar...já sabes.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Vou experimentar isso na próxima vez, obrigado

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Fica aqui uma foto tirada hoje na voltinha, o Alfa ao lado dum Golf IV 1.6. Ainda deu para um comparativo numa valente subida, do qual o Alfa saiu derrotado. Foram lado a lado mas o Golf acabou por começar a ganhar lentamente terreno. Mesmo assim não fiquei desiludido com a machinna, sendo mais pesado nem se portou nada mal !

Última edição por BEF1FAN : 24-08-11 às 22:41:36

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

um bocado vergonhoso..levar ratada de um golf 1.6 ...desses motores que mal se mexem ehehe

Piloto de Troféu Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    um bocado vergonhoso..levar ratada de um golf 1.6 ...desses motores que mal se mexem ehehe
    Comprar um carro com espírito desportivo para levar ratada de um golf 1.6. Vá-se lá perceber estes jovens de hoje

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

eu vendi logo o alfa!!!!

um gajo andar a pensar que é cuore sportivo e o camandro e depois.....numa subida , é que se ainda fosse numa descida podia ser o escalonamento da caixa e outras mariquices...mas numa subida?? um boxer alfa de 103 cavalos contra um 1.6 normalissimo ainda por cima alemao?

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Bem se eu tivesse comprado o carro para andar no street racing estava bem tramado . Eu já disse mais que uma vez que este carro não anda nada de especial.

Pois mas o Golf tem 100 cv, tem mais binário e é mais de 100 kg mais leve, para além de ir às 7000 rpm contra as 6100 ou 200 do Alfa. Não fiquei surpreendido com o resultado. Não entendo é quando dizem que este é um carro com espírito desportivo... Um segmento C de 4 portas, com quase 1200 kg, um 1.6 e uma mala enorme... são todos os ingredientes para a desportividade

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

100 kg mais leve? O 146 com esse motor pesa 1175 kg e o Golf pesa 1150 kg.

Já agora...esse 1.6 faz 7000 rpm? Pensava que cortasse por volta das 6500.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Volkswagen Golf IV 1.6 1998 - 2005 Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption

VOLKSWAGEN Golf IV 5 doors 1.6 (100 HP) (1997 - 2003) - technical specifications

Para além destes dados diferentes, o livrete daquele carro tem lá escrito 1050 kg. Sim e o regime vai às 7000 rpm. Esse meu amigo disse-me que aquele é o de 105 cv, mas o carro é de 1998 e a versão de 105 cv só apareceu em 2000, salvo erro...
    Última edição por BEF1FAN : 25-08-11 às 13:08:22

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

E até parece que o Alfa ficou parado e o Golf se foi embora LOL ! Os carros foram quase lado a lado a subida toda (ele ia à minha frente quando começámos a acelerar mas dada a curta relação de caixa do Alfa, a 2ª deu-me para me por quase ao lado dele), e não havia qualquer diferença entre os dois carros quando ambos íamos em 3ª a fundo por ali acima. Apenas quando tive de passar para 4ª é que o Golf se começou a afastar porque ainda tinha rotação para percorrer...

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Isso da rotação não me convence. Viste a que regime é que o 1.6 SR, o de 100 cv, tem a potência máxima? De origem, de pouco lhe vale passar muito das 6000 - tal como também não vale no teu boxer.

Adiante, parece-me que a diferença será eventualmente o escalonamento da caixa. Quantos aos pesos, os de livrete não são precisos.

Dou-te um exemplo prático: os 400 5p até 98 indicam no livrete 1100 kg. O meu e muitos outros, de 98 a 2000, indicam 1175 kg. Não há distinção entre terem AC ou não e, se os hatch são mais curtos, os Saloons não precisam de certos reforços por causa da tampa da mala e do vidro também abrir. That said, acredito que o peso deles seja francamente parecido, talvez um nadinha a favor do Golf.

Se a diferença foi diminuta, pode-se até dever, para além do escalonamento, à simples diferença de estado dos filtros de ar, de um sensor sujo, sei lá...quando se compara a performance em carros usados, há muita coisa a influir para lá das capacidades naturais dos motores.

No entanto, o 1.6 SR nunca vai ter o ronco glorioso do boxer e, no fim do dia, é isso que fica, não o facto de teres perdido um pouco na subida.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Concordo, em carros usados a performance original é afectada por mil e um motivos. No entanto acho que influenciou o facto de eu ter engrenado uma mudança mais alta mais cedo, numa situação em que as leis da gravidade não ajudam nada . Se tivessemos passado para 4ª ao mesmo tempo talvez continuassemos na mesma, sei la...

Mas sim, gostei do que ouvi naquele bocado . Aliás, todo o dia de ontem foi muito agradável excepto para a carteira... Nunca tinha visto o ponteiro do combustível descer tão depressa eheh !

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Já sabes como é.
    Os Alfas querem é beber!
    BEF1FAN gosta disto.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Só falta dizer que o condutor do Golf pesa mais 50kg que o BEF1FAN. Portanto em pesos estavam equilibrados

Acredito que o que tenha falhado aqui tenha sido a pouca agressividade do BEF1FAN, digamos que ele quando começa a ouvir o motor se assusta e muda logo de mudança

Já agora, duvido que o golf só corte às 7000. Lá porque está no quadrante não significa que chegue lá.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post

No entanto, o 1.6 SR nunca vai ter o ronco glorioso do boxer e, no fim do dia, é isso que fica, não o facto de teres perdido um pouco na subida.
    Eu acho que o que fica no final do dia é a derrota no comparativo, mas isto sou eu

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Eu acho que o que fica no final do dia é a derrota no comparativo, mas isto sou eu

Olha, já fiz muitos comparativos com o meu, umas vezes perdia, outras ganhava.
    As que ganhei, porreiro!
    As que perdi, que se ****!

No final do dia gostava era mesmo de me sentir saciado por ter andado a desunhar com o Boxer, e o resto era letra.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Antes que decidam banir o Movyk, ele apenas gosta de me picar e é tudo amigável . É tudo dor de cotovelo porque ele gostava de andar com o R11 turbo mas infelizmente deve ter avariado de novo .

Já vi o carro ir às 7000 rpm, que é onde aparece a marcação do red-line. Sim o condutor pesa mais que eu, mas eu estava acompanhado .

Vê lá é se pões o turbo a andar :P

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Boas pessoal !

Julgo já ter identificado o ruído que me pareciam ao início serem válvulas a bater. Andei de volta do carro a escutar e realmente o barulho não vem do motor mas sim debaixo do carro. A ponteira de escape é "nova" (parece-me ser de fabrico artesanal) e a panela também está muito limpinha, o que me leva a suspeitar que o carro levou uma linha completa de escape. O barulho que oiço vem com mais intensidade debaixo do carro, exactamente a meio pelo que tenho quase a certeza que é alguma parte do escape a bater noutros componentes.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Se calhar é alguma fuga, ou consegues perceber pelo barulho que essa é uma hipótese inviável?

Bom, menos mal, embora deva chatear um pouco.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Hm não me parece, é claramente barulho de contacto entre metal... Chateia na medida em que passamos por um túnel e devem ficar todos a pensar que estou num 2.0 TD

Quando for mudar a mudar o óleo aproveito e peço para verem o que conseguem fazer.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Entretanto hoje fui à Ficacém de Mem Martins para descobrir que a secção de venda de peças fecha ao fim-de-semana... Ia à procura de preços para os emblemas da marca (grelha dianteira e mala), para um stick retocador de pintura e informações para a reparação e tratamento do interior e tecto de abrir. Lá vou ter de esperar por segunda feira...

Página 4 de 54 PrimeiraPrimeira ... 34514 ... ÚltimaÚltima