Mundo pós-Mr2... Suzuki Swift Sport (pág. 11) - Página 5
 Rede MPL:
Página 5 de 14 PrimeiraPrimeira ... 456 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 121 para 150 de 415
Like Tree119Likes

Título: Mundo pós-Mr2... Suzuki Swift Sport (pág. 11)

Piloto de Testes Levezinho's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Isso do comportamento das duas uma: ou é feitio ou dos pneus!!! Talvez seja mais problema dos pneus... ou então andas mesmo a abusar do bólide, 80/100km/h com piso molhado humm... especifica o tipo de curvas!

Espero que não seja nada grave o fumo azul... convém mesmo andares com ele debaixo de olho, é que com esse consumo de óleo (ou não), não convém nada arriscar! Boa sorte com isso

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Bem, os únicos sitios onde senti aquilo que descrevi foi mesmo nos IC's que citei no post anterior.
    Em estradas mais enroladas, prefiro aquela velha abordagem do entrar devagar e sair depressa, sempre com o pé a "acariciar" o acelarador. Sempre mantém o peso onde interessa estar

Sim, os pneus já tiveram melhores dias. Sobretudo os de trás. E quero ver se os troco ainda durante este mês. Além do mais os pneus da frente vêm com uma medida mais larga que a original e nem sequer está homologada, pelo que deverá estar a afectar a dinâmica e direcção nestas pequenas nuances.

Por falar em pneus... Já tendo andado a ver e estava orientado para uns Dunlop Fast Response, dado os excelentes resultados obtidos com o mesmo no Mx5.
    Infelizmente, só existem em medidas que servem o eixo dianteiro e não para o traseiro.
    O carro actualmente tem uns Michelin Pilot Exalto, e para já, quando fôr altura de trocar, estão na linha da frente para continuar a equipar o rasteirinho.

Também dá para colocar uns Yokohama S-Drive, mas não tenho grande feedback acerca dos mesmos. As reviews no geral são positivas, mas por aqui alguém já os experimentou?
    Se tiverem sugestões, chutem

Zar
    Zar está offline
    Piloto de Kart Zar's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2011

Por Defeito

Já agora, como foi feito o teste de compressão? Fizeram-se 2 testes por cilindro: um a seco, e outro colocando antes um poco de óleo?

O problema do comportamento também pode ser por causa do alinhamento (do qual aliás já te tinhas queixado antes).

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Gostaria de esclarecer o teste de compressão, mas infelizmente, não estava presente.
    Apenas soube o resultado de que estava tudo ok.

Sim, isso do alinhamento também queria resolver.
    Mas gostaria de fazer tudo de uma vez só. Pneus, alinhamento e calibragem.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Hoje foi dia de colocar o hardtop. Nada de cabelos ao vento até à próxima Primavera

Também resolvi mais um "bug".
    Notei-o nas últimas semanas. Quando virava para a esquerda, ouvia um barulho na traseira, como se algo estivesse a morder. Parecia rolamentos gripados. Em todas as rotundas lá vinha aquele ruido...
    Hoje foi colocado o carro no elevador e, felizmente, verificou-se que era algo bem mais simples. O tubo de óleo do travão traseiro esquerdo rafava no pneu quando virava para a esquerda. Um pequeno ajuste, e uma correiazinha de plástico para prendê-lo ao amortecedor, e "prontos"... ruido eliminado.
    E tomara que todos os problemas fossem resolvidos assim...
    RicardoAndre gosta disto.

Piloto de Kart TFarias's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

E uma foto do "menino", com o traje de inverno

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TFarias Ver Post
    E uma foto do "menino", com o traje de inverno
    Na primeira página tens fotos do carro com o hardtop
    Não costumo andar armado com a máquina fotográfica. Por isso, não é muito comum tirar fotos ao carro. Falta também alguma disponibilidade nestes últimos tempos (muito trabalho, mesmo) para fazer um uso mais recreativo da criatura.
    Mas a ver se brevemente consigo tirar mais uns "shots" do mesmo, agora, invariavelmente, com hardtop.

Entretanto, na última semana, quando referi que o carro tinha ido ao elevador, não mencionei que também aproveitei a oportunidade para mudar o óleo ao carro.
    Quando o comprei, o stand disse que tinha mudado o óleo. Mas dado o consumo elevado e averiguar qual a causa do mesmo, decidiu-se retirar o óleo todo e colocar óleo novo.
    Também o óleo que supostamente estava no carro não correspondia ao que era recomendado.
    A Toyota recomenda 5w30, e o carro estava com 10w40.
    De momento, e só para ir verificando o consumo de óleo, como um teste, colocou-se o que havia disponivel na altura, 5w40.
    Mesmo não sendo o correcto, o facto de termos mudado para a referência certa a frio, ou seja, 5w, o motor melhorou a sua resposta, respondendo de forma mais pronta.

Após a reparação dos rolamentos da caixa (e eliminando o ruido angustiante que esse problema gerava), a eliminação do ruido na roda traseira (que felizmente era apenas o rafar de um tubo de travão no pneu) e agora a mudança de óleo, a experiência de condução subiu uns pontos.
    O carro está-se a revelar, cada vez mais, "leve" ao toque. A evolução da experiência de condução está a ir na direcção da percepção de ausência de inércia. O que me está a agradar bastante.

No próximo fim de semana, espero que este processo atinja um novo patamar com a mudança de pneus e alinhar da direcção. Como actualmente o carro roda com pneus à frente mais largos que a medida oficial, e que nem sequer estão homologados, espero conseguir uma frente ainda mais ágil e precisa. Claro que não vai ser algo como da água para o vinho, mas espero que se notem diferenças.
    Após o despiste do Mx5, que me obrigou a trocar as jantes, procurei e procurei por umas jantes mais leves. No final, as Momocorse que adquiri, significava uma redução de 2.2kg por roda. Pode não parecer muito, mas atacar curvas com ele, tornou-se bem mais interessante, com a frente a revelar uma maior imediatez na mudança de direcção. Era palpável a diferença. Retirar peso às massas não suspensas é um dos maiores contributos para beneficio da dinâmica de qualquer carro.
    Não espero algo tão palpável como no Mx5, mas mudar os 195 para os 185 e com o alinhamento da direcção, esperemos que resulte num acréscimo da envolvência na experiência.

Aparte os problemas que afligiram e afligem o carro, a resolução dos mesmos têm contribuido de forma decisiva para o enriquecimento progressivo da experiência de condução, e começa a ficar dificil não gostar cada vez mais do mesmo.
    E "prontos"...
    Como nota final, e com o frio a notar-se de forma mais intensa, e com mais trajectos curtos e menos "passeio", os consumos ressentem-se.
    Último depósito : 9.18.

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Bem, se andas com hard top, então provavelmente não eras tu que andavas de cabelos ao vento em Paço de Arcos, esta semana, ou eras?

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Nops...
    Definitivamente não era eu. Já não passo por Paço d'Arcos aos meses. E já tenho o hard-top colocado desde o fim de semana passado.
    Mr-2 são visões pouco comuns, mas ainda andam aí uns quantos.
    E azuis como o meu, acho que ainda só vi um, e foi mesmo na net à venda

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Nops...
    Definitivamente não era eu. Já não passo por Paço d'Arcos aos meses. E já tenho o hard-top colocado desde o fim de semana passado.
    Mr-2 são visões pouco comuns, mas ainda andam aí uns quantos.
    E azuis como o meu, acho que ainda só vi um, e foi mesmo na net à venda
    Então era um "primo" do teu.
    E estava bem equipado... no lugar do pendura...

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Então era um "primo" do teu.
    E estava bem equipado... no lugar do pendura...
    pois, esse tipo de equipamento também não é presença comum no meu.
    De vez em quando lá aparece acoplado ao lugar do pendura, mas não com a frequência que o desejaria, eheheheheh

--------------------------------------

Voltando à realidade
    Já tenho 4 sapatos novos no Mr2. Andava indeciso entre manter os Pilot Exalto, comprando um conjunto novo, que mesmo lambidos na traseira, providenciavam bastante grip em seco (em molhado é que já não davam muita confiança). Ou então, trocar por outra coisa.

Resolvi trocar por outra coisa. Acabei por escolher uns Continental Premium Contact2. Inferiores em performance absoluta aos Exalto, dado o objectivo de cada um. Ainda é cedo para averiguar diferenças. Não devo ter feito sequer 20km com eles.

Agora, tenho as medidas correctas À frente, borracha nova nos 4 cantos, rodas calibradas e direcção alinhada, e um novo conjunto de porcas de segurança. A mudança ficou abaixo dos 500€, mas não muito. Caso tivesse escolhido os Exalto, teria de largar à volta de 80€ mais.

Dado o nivel de performance do carro, os Exalto providenciavam talvez demasiado grip, eheh. Quando um tipo quer brincar, teria primeiro de vencer o excelente grip proporcionado por eles. E se já com bastante uso ainda demonstravam excelentes niveis de aderência, imagino novos. Só me ocorre uma palavra, resina...

Numas voltas recentes, com piso seco, mesmo em algumas rotundas, já a entrar um pouco à hooligan, era a frente que desistia primeiro (mesmo estando com rodas mais largas à frente do que as de origem). Obriga a ser um pouco mais bruto nos comandos para provocar a traseira.

Ainda nessas voltas, pela madrugada dentro, numa estrada bastante curvilinea aqui perto, que permite atacar tudo praticamente em 3ª, permitiu abusar um pouco mais. Surpreendeu-me. Talvez sejam os meus limites que são baixos (o que deve ser verdade). Talvez os Exalto providenciem realmente niveis fenomenais de grip, capazes de lidar facilmente com os 140cv.

Simplesmente papa curvas. Sem hesitação da frente e traseira estável e obediente. Só numa situação, com curva e contra-curva a obrigar a mudança de direcção rápida, senti a traseira a querer entrar na brincadeira, obrigando a uma pequena correcção do volante. Aos comandos, tudo passa-se com uma ligeireza viciante, contribuindo para a percepção de agilidade, que o carro efectivamente tem. Apesar de comandos leves, estamos sempre dentro da acção, com bons niveis de comunicação entre homem e máquina.

Tal era o entretenimento providenciado, que fiz o mesmo percurso 4 vezes. Numa direcção e noutra e repetindo o processo novamente. Nem sempre deu para "attack mode", quando outros (raros) carros surgem no nosso caminho, pelo que era mesmo necessário repetir a experiência. E, felizmente, estas extravagâncias ainda são possiveis, já que não tenho tido muitas oportunidades de aproveitar o rasterinho (passa maior parte da semana parado, ao relento).
    Última edição por crash : 03-12-11 às 18:43:52

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Durante esta semana também um médio decidiu entregar a alma ao criador.
    E é impressionante como mudar uma simples lâmpada obriga a perder tanto tempo.
    Já sabemos que os carros mais recentes obrigam praticamente a desmontar a frente só para realizar esse processo.
    O Mr2 também sofre dessas particularidades. Não obriga a desmontar o párachoques como alguns modelos, mas tem de se tirar muito plástico.

Até dá para fazer praticamente um tutorial
    Primeiro tem de se abrir a portinhola da "bagageira", desaparafusando os 4 parafusos que a suportam, como assinalado na imagem

Retirada a tampa, e munido da chave que serviu para desaparafusar, tem de se retirar não uma, não duas, mas 16 (!!!) molas que seguram a cobertura de plástico.
    Nota: não sejam brutos, que estas coisinhas de plástico são bastante frágeis. A primeira sacrificou-se para salvar as outras 15

Aqui já a mesma cobertura retirada

E para quem quiser conhecer as entranhas do bicho...

Gostaria de ter mais imagens para visualizar o restante processo, mas infelizmente a bateria da máquina acabou.

Mas mesmo após retirar aquilo tudo, o acesso à lâmpada é dificil, a não deixar muito espaço para movimentar a mão. Desliga-se a ficha, retira-se um anel de borracha, e liberta-se a lâmpada através de uma mola.

Depois de colocada, obriga a encaixar tudo outra vez no sitio.
    Demasiado trabalho por uma simples lâmpada.

Para quem procura ficar esclarecido entre as diferenças entre styling e design, não haja dúvida que estas operações de manutenção básica são uma óptima forma de as explicar.

O Mr-2 teve o seu foco de desenvolvimento na dinâmica. Acertaram na resolução de problemas associados à mesma, sobretudo no aspecto ergonómico, como posição de condução e visibilidade (apesar de para trás deixar algo a desejar, dado a altura da traseira).

Mas depois falha grandiosamente em aspectos mais práticos e de usabilidade, área na qual o designer deve intervir de forma activa, para justificar o seu lugar. Não sei se é propositado ou não esta dificuldade acrescida de fazer estas simples tarefas como mudar lâmpadas. O meu lado conspirador diz que é uma forma de levar a assistência a conseguir mais uns guitos, mas vamos deixar isso de lado para já

Já aqui me tinha "queixado" do acesso à bagageira frontal, agora posso acrescentar o acesso aos grupos ópticos.
    O posicionamento do bocal do depósito também é ridiculo. Está muito baixo e obriga a um posicionamento complicado da mão.
    No Mx5 a altura do mesmo era claramente melhor, mas também obrigava a que mão assumisse uma posição desconfortável, já que o acesso estava na horizontal, ao nivel do plano da bagageira.

São brinquedos muito interessantes, e nota-se onde realmente se investiu no seu desenvolvimento. Mas estas questões práticas não deveriam ser negligenciadas e deveriam assumir mais importância.
    Por exemplo: o acesso à bagageira necessita de abrir 2 "tampas". Ridiculo. Tivessem integrado a tampa mais pequena na maior, que quando fechasse, selasse o compartimento da bagageira e teriam poupado em 2 fechos, 2 dobradiças, e ainda o cordãozinho com mola para segurar a tampa aberta.
    E facilitaria muito mais o acesso a essa zona, que obriga sempre a largar os "sacos" para abrir tudo.
    Seria uma melhor solução de design do que a que traz.

Nota-se claramente que algumas soluções são "pensadas" posteriormente, como que a desenrascar.

E outras acho que nem se deram ao trabalho, pois seria bastante caro de alterar. Colocar óleo no motor é uma aventura, ja que o bocal de acesso não está acessivel como deveria, com os suportes estruturais a não deixarem ter o acesso desejado ao mesmo, como dá para ver na imagem abaixo. Lá vou ter de investir num funil com tubo flexivel para não dar banho de óleo ao motor cada vez que o tiver de o usar.
    E a vareta de óleo é épica, de tão longa e flexivel que é.

Faltam soluções de design que resultem numa relação mais harmoniosa entre utilizador e objecto. Não é um problema exclusivo do meu rasteirinho, mas infelizmente é demasiado comum na industria actual

Acho que já chega de mandar vir. Tem dias...
    JRodrigues, arroz, Agent and 3 others like this.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Boas Crash

Vim ter ao teu topico do mr2 por arrasto. A situação é que comprei um mx5 NA recentemente e estava no topico do teu MX5 (que por coicidencia, era para ficar com ele. isto se for o que está a venda num stand do prior velho certo? Desisti, pois pretendia a versão de 115cvs) e segui o tópico todo até aqui.

Já li este tópico todo, quanto a mim, penso que foi uma boa escolha e uma forma de variar sem esquecer a essência de ter um roadster.

Sei então que estás com problemas a nivel de motor, ou pelo que dizes, serão mesmo problemas bastante graves. Estar a gastar oleo dessa maneira e a deitar fumo azul pelo escape é sinal que está a queimar oléo e que os componentes internos do motor precisam de uma revisão o mais depressa possivel. Os problemas mais comum, são turbo (caso que não te é aplicavel), valvulas e os vedantes das mesmas, e por fim trocar o dar uma vista de olhos na chamada valvula PCV do carter, ve todos os o-rings e todos os vedantes internos, qualquer coisa está a deixar passar oleo para os cilindros, dai que se mistura com o ar e o combustivel fazendo o tal fumo azul.

Ve isso o mais depressa possivel.

Goza bem o carro e boa sorte

Abraço
    Última edição por f4ri4 : 04-12-11 às 16:36:38

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Boas!

Obrigado pelas dicas. A causa provável deve ser os segmentos para o consumo excessivo/queima de óleo. Um problema conhecido nos Mr2 de 2000-2003. É algo a resolver, sem dúvida. Espero que brevemente.

Sei que o meu ex-Mx5 anda por aí na net, à venda. Sei que já passou por vários stands, tendo em conta os anúncios com que me cruzei.
    E sim, é um de 90cv. Pelo que tenho visto e lido, o de 115cv, apesar de mais antigo, é uma proposta mais coesa. E além disso, até é mais económico.
    Mas bem vindo ao clube dos rasteirinhos

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Ligeirissimo update

Desde a última entrada, não houve grandes histórias, com o carro a não andar muito e a assumir um lado mais utilitário.
    Consumos a baixar dos 9, ficando-se pelos 8.8.

Os novos pneus estão-se a revelar bons companheiros, com bons niveis de grip em molhado, e com grip suficiente em seco (quando comparado com os Exalto), revelando melhor equilibrio com a performance do carro, acentuando o seu carácter mais "fun"
    Agent gosta disto.

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Não sei se é por tua culpa e por causa do tópico, mas tenho visto mais MR2 do que dantes.

Provavelmente, agora reparo mais.
    Mas que os tenho visto, lá isso tenho.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Não devo andar a sair muito, ou então ando sempre pelos mesmos caminhos, pois não tenho me cruzado com outros Mr2 na estrada.
    Curiosamente, tenho visto muitos mais Mx5 NA, os primeiros, desde que troquei o meu.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

"Ulha"... que curioso.
    A recente aquisição da Vicky "Papagaio", jornalista da Autocar

Winter motoring in a Toyota MR2

Vicky Parrott

About three months back I realised that you could buy a Mk3 Toyota MR2 for around £2000. Two weeks later there was a blue one on my driveway.

I’d been thinking of buying a new car anyway because the 1993 BMW 520i that was my shed of choice at the time was sucking up most of the world’s resources (and my financial ones) via the fuel pump.

That wasn’t acceptable because the BMW was my boyfriend’s everyday wheels and a new job meant more mileage than we’d expected it to be covering when we gleefully handed over £700 for it in mid-2010, fully taxed and MOT’d.

We did agonise over a Smart Roadster, but it was a little more expensive and has an alarming reputation for allowing rain water to drown vital electronic components. So, the 1990s retro Beemer was sadly part-ex’d and we went from a cushy leather-lined 5-Series to a tiny, high-revving, two-seat Toyota roadster.

And it’s been utterly brilliant. There’s a very minor oil leak and it needed a new battery, but given that it was bought with a brand-new MOT and six month's tax for £2400 I’ll forgive it that.

The only other expense has been winter tyres. The 2001, 100,000-mile MR2 that I bought came with better tyres than most of the budget cars I’ve bought, which invariably arrive on the most dangerous tyres you can buy. But as two were imminently going to need replacing and winter had arrived, I shelled out almost £400 online for four ContiWinterContact tyres, fully fitted. Cheap, thanks to the MR2’s small 185/55 R15 tyres, and Kwik Fit’s tyre sale.

This is the first time I’ve bought winter tyres, and it’s very much influenced by the fact that the featherweight, mid-engined MR2 is a lively car in icy conditions, to say the least. Some of you will have seen the ‘winter tyres in the wet’ video that we produced in November and I’ve found a very similar benefit on the Contis as on the Michelins that we tested. It’s not only improved the ride but the wet-weather stability has increased massively, and so far the braking response seems to be very good now that the temperatures have dropped.

You still need to pay attention in icy conditions, and it remains to be seen whether the Toyota will move at all in snow, winter tyres or not (though it should be fun finding out). But I can honestly say that I’m looking forward to winter in the MR2 with more relish than I’ve felt in any of my previous cars, which is saying something since they include a Peugeot 205 1.6 GTi, a Mercedes 190E, a Toyota Celica GT-Four ST185 and a 1.0-litre Renault 5 (no laughing – it cost £50 and was hugely entertaining).

I’ve discovered the joys of top-down motoring in all weathers and I can’t deny that the wagging-tail attitude of the MR2 is also a large part of the appeal. If it can maintain the 38mpg economy we’re consistently returning at the moment, and live up to its reliability reputation, I think this could be one of the finest budget cars an enthusiast can buy at the moment. I’ll let you know if I still think that after a few months of proper winter motoring and an imminent service.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Primeira posta do novo ano

Quem se cruzar com um Mr2 azul, cheio de sujidade, marcado pelo bombardeamento de uns quantos temiveis pardais, já sabem de quem é.
    A negligência higiénica da criatura reflecte a falta de tempo que tenho tido.
    E parte desse tempo tem sido ao volante.
    Umas pequenas alterações na rotina diária alteraram-me os percursos e na semana entre natal e ano novo, obrigou-me a tiradas frequentes entre odivelas e arredores e sta. apolónia em Lisboa.

Aproveitando o facto de andar sempre contra o trânsito, e apanhando sempre percursos rápidos, consegui os melhores consumos desde que tenho o carro, sem me estar a esforçar muito para isso. Após atestanço no último dia do ano, verificou-se que gastou 7.63l/100.
    Nada mal mesmo. Os meus trajectos urbanos não têm mesmo nada a ver com o que se espera de ... trajectos urbanos

Infelizmente também há más notícias.
    Após ultima mudança de óleo, e 1100km depois, tive de acrescentar 1 litro de óleo. O que é excessivo.
    Acho que já não adianta adiar a coisa. Vai mesmo para a sala de operações.
    Se tudo correr bem, ainda este mês.

bg2
    bg2 está offline
    Piloto de Troféu bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

então? segmentos?

já vão uns belos €€ em arranjos

Zar
    Zar está offline
    Piloto de Kart Zar's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2011

Por Defeito

Mas já se sabe ao certo qual o problema?
    De qualquer forma, boa sorte com isso!

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Ainda não tenho diagnóstico. Mas imagino que para averiguar a raiz do problema vá ser necessário ver as entranhas do motor.
    Em breve devo ter novidades.
    E sim, já vão uns quantos euritos em reparações. Os rolamentos da caixa deu quase 500€.
    Óleo também já foram uns bons litrinhos, contando com uma mudança e re-enchimentos dado o consumo.
    Agora isto do motor, bem, ainda é cedo para atirar valores para o ar.

Entretanto, aconteceu mais um tropeção financeiro relacionado com o carro, quando o tive de ir levantar ao parque da EMEL. Até doeu quando me pediram 120€

EDIT: os rolamentos de caixa, corrigindo, foram claramente mais de 500€. Os pneus é que foram quase 500.
    Última edição por crash : 09-01-12 às 08:25:04

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

O rasteirinho experimentou pela primeira vez uma viagem de reboque
    Não porque me deixou apeado ou tivesse outro tipo qualquer de problema.
    Mas porque à falta de lugares para estacionar, enfiei no primeiro buraco que consegui encontrar, onde estavam mais uma dezena de carros e surpresa surpresa, quando o fui buscar ao final do dia, já não estava onde o tinha deixado.

A EMEL adiantou-se e levou-o para o seu parque de Sete Rios.
    Fica aqui também a minha queixa relativamente aos seus serviços de informação. Segundo eles basta enviar SMS pra o 3838 com a matrícula do carro, e eles informam-nos se o mesmo foi rebocado e para que parque.

A sms de resposta chegou 24h depois. Quando o já tinha o carro em minha posse novamente. Não tivesse eu procurado na net, e ter ligado directamente para o parque (e acertado à primeira), e bem que poderia ir dar queixa de roubo à PSP.

Mas "prontos"... 120€ depois, recuperei o carrinho.

Para ajudar a festa, o médio que tinha substituido à 1 mês decidiu pifar. Como já não tinha lâmpadas suplentes, acabei por comprar um par destas.

A diferença é expressiva. Para quem, como eu, que faz maior parte da sua condução à noite, o alcance superior e até a luz mais branca são uma excelente adição.

Relativamente ao motor. Ainda não tenho diagnóstico, mas o carro dará entrada na "sala de operações" no próximo fim de semana, se tudo correr como previsto. Em conversa com o mecânico fiquei algo receoso das possibilidades que ele me deu no que se poderá encontrar ppara justificar a causa d consumo/queima de óleo. Envolve sempre demasiadas coisas a fazer para resolver o problema

Apesar de tudo, o motor tem-se mostrado "saudável", com estas últimas semanas a providenciarem percursos rápidos e com muita estrada aberta.
    Mais um depósito efectuado a acusar médias abaixo dos 8. Desta vez, ficou-se pelos 7.7.

Os pneus também estão-se a revelar uma excelente aquisição. Podem não ter o grip absoluto dos exalto, mas acabei por ganhar progressividade. Quando queremos dar de rabo, a perca de tracção é menos abrupta e mais previsivel.
    No entanto, há que ser sempre um pouco mais bruto com o acelarador do que, por exemplo, o era com o mx5. Se não dermos com acelarador suficiente, acabamos é por ter subviragem, e não a desejável traseirada.

Piloto de Testes LEMF's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Bom dia crash,

Vou seguindo as tuas aventuras de vez em quando com o MR2 (não dizer esta sigla em francês sff... lol). Confesso que não vejo muitos DB, mas ao ver o que vai acontecendo por aqui... os problemas que o carro pode vir a ter, e pelo que lês, a que conclusões chegas...? O carro que compraste é que tinha esse problema e por isso tentaram vendê-lo, ou trata-se de problemas crónicos que tens lido noutros locais? Ou seja, o que queria saber, não porque queira comprar um mas para estar mais informado, é se o carro foi uma espécie de "mau negócio", ou todos os carros destes com 100000km têm uma probabilidade elevada de ter este problema?

Sou fã de japoneses, nomeadamente Honda e Toyota, e pelo que vou lendo aqui, este motor aparentemente não "honra" à sigla que tem no capôt, principalmente sendo ele um carro ainda do final dos anos 90... secalhar é minha impressão, mas pronto...

Cumps e boa sorte com isso

bg2
    bg2 está offline
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

o que não há é mitos.

isso dos japoneses fazer 500.000 e é so oleo e bla bla blá

na questão da caixa conheço mais 4 carros com o mesmo problema(corillas)

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Como escrevi o primeiro post à pressa, enquanto "aquecia os motores" com o primeiro café no trabalho, esqueci-me de referir que as lâmpadas são umas Phillips H4 XV. Caras, mas também não desiludem naquilo que prometem.

Respondendo aos últimos dois posts, e como o bg2 refere e bem, o que não existem são mitos.
    O Mr2 Spyder de 2000 para a frente, nasceu com 2 problemas crónicos e todos focados no motor. O primeiro envolvia os pré-catalisadores. Colocados para cumprir as normas californianas, controlando as emissões enquanto o catalisador principal aquecia A`sua temperatura ideal, revelaram-se uma dor de cabeça, pois o material cerâmico de que eram feitos, tinha tendência a partir, e, em já bastantes casos reportados, esse material acabava por ser sugado para a câmara de combustão. Resultado... uma reparação onerosa, em que muitos aproveitaram para trocar de motor (e muitos aproveitaram para fazer um upgrade, colocando a variante 2ZZ do motor com 192cv).
    A solução para este problema era simplesmente retirar os pre-catalisadores. Como os mesmos só mostravam serviço com o carro frio, mantendo o catalisador principal, não haveria problemas nas emissões ou na inspecção.
    No caso do meu, um dos donos anteriores fez mesmo esse serviço, o que trouxe alguma despreocupação.

O 2º problema, e nunca reconhecido pela Toyota enquanto a garantia dos motores era válida, tem a ver com o queimar de óleo. E acontece porque o cilindro acaba por ovalizar, permitindo a passagem de óleo para a câmara de combustão. Talvez exista alguém com conhecimentos de mecânica que permita explicar de forma mais concreta como isso pode acontecer.

Estes problemas foram resolvidos com o restyling do Mr2 em 2003.
    Os anteriores, como o meu, há relatos de casos catastróficos, onde nada se aproveita do motor, como existem relatos de casos (poucos) de modelos com quilometragens elevadas sem apresentarem nenhum sintoma.
    No caso do meu, bem, agora que está a chegar aos 100 000 km vai precisar de se espreitar lá para dentro para ver o que se passa.

de qualquer forma, a compra do carro foi apressada. O meu Mx5, apesar de mecanicamente saudável, estava a apodrecer de forma considerável em algumas zonas da carroçaria, a capota necessitava de reparação (o revestimento interno descoseu junto ao fecho eclair), e começava a pedir as necessárias trocas de material, neste caso amortecedores. Contas feitas pra comprar amortecedores, mas também contas feitas à necessidade de reparar a carroçaria, pensei "para quê injectar tanto dinheiro neste carro, se já andava com planos de o vender para ir atrás de um 1.8?"
    Estando de férias na altura, uma pesquisa rápida por outros Mx5 e também Mr2, acabou, curiosamente, por ser mais fácil encontrar um Mr2. Acabei por fazer negócio em menos de 1 semana.

Este que tenho agora, dos 3 que vi, era o que aparentava estar em melhor estado, mas de qualquer forma estamos a falar de carros com 11 anos.
    Tendo em conta a experiência do Mx5, que apesar da carroçaria em estado lastimável, mecanicamente revelou-se à prova de bala, pensei, "inocentemente", que o rasteirinho japuna da Toyota seria também uma história semelhante. E como se vê, nem de perto.
    As infos sobre os problemas crónicos fiquei a saber por alto ainda antes de comprar. Mas mais uma vez, "inocentemente" pensei. Bem, todos eles com quase 100 000km, certamente já trataram desses problemas. E como se vê, não na totalidade.
    O problema dos rolamentos da caixa foi uma surpresa, pois no test-drive, apesar de haver um ruido de fundo, nunca suspeitei que fosse algo tão grave. Ate a pessoa que levei comigo sugeriu um rolamento gripado, não na caixa, pelo que não liguei muito.

Ou seja, a experiência está a ser agri-doce.
    Os problemas e sobretudo os custos dos mesmos afecta bastante.
    Por outro lado, a máquina revela-se viciante. Em escapadinhas noturnas e estradas enroladas desertas tem-se revelado brilhante. É um carro que cativa bastante. Longe de perfeito, mas naquilo a que os seus criadores se propuseram atingir, como brinquedo com 4 rodas, é realmente bom.
    E ao contrário do meu "rústico" Mx5, é bastante civilizado em AE's ou ritmos de AE. Muito menos ruidos aerodinâmicos e menos ruido do motor (apesar do meu actualmente não ter qualquer tipo de catalisador, uma "prendinha" do anterior dono). Ou seja, acaba por ter uma maior amplitude de uso.

Confesso que já considerei vender o carro, após o conhecimento dos problemas que encontrei e dos grandes trabalhos a serem efectuados, e apetece até esquecer brinquedos de 4 rodas por uns tempos, que se estão a revelar, de uma forma ou outra, bastante onerosos de manter.
    Mas, eh pá... apanhei-lhe o gosto. E para já, ainda dá para suportar mais este stress. Esperemos que depois disto resolvido (e que implica que já tenha mexido em praticamente toda a parte mecânica), o rasteirinho esteja por aí muitos anos.
    Última edição por crash : 09-01-12 às 23:39:25

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Bem, vamos lá pôr as mãos na massa.
    Finalmente decidi colocar o rasteirinho na sala de operações.
    E aqui está ele, encostado a um canto...

Quando chegamos à traseira é que nos apercebemos da magnitude da operação.

Apenas um buraco, um enorme vazio deixado pelo motor que teve de ser retirado.

E aqui o motor, ou bocados que fazem parte do motor.

Mas gostaria de focar nesta imagem em particular.

Acima pode-se ver os famosos segmentos. Vemos um com a forma que deveria ter, em anel. E outro que foi dobrado.
    E aqui é que reside o problema. Segmentos são em aço temperado, pelo que, supostamente, se tentarmos dobrá-los simplesmente partem.
    Este aqui está dobrado, demasiado flexivel.
    O que significa que deve ter sido destemperado.
    Resultado, ao ser mais soft, fica flexivel, e não mantém a forma que deveria, permitindo a passagem de óleo para a câmara de combustão, e daí o queimar de óleo que me queixava.

E como se veio a descobrir, o problema, apesar de comum nestes motores para o Mr2 (2000-03), não era algo que vinha de tão atrás (os problemas reportados apontavam para a ovalização dos segmentos e não a sua maleabilidade), pois verificou-se por diversos indicios que este motor já tinha sido aberto antes, provavelmente uma tentativa inicial para o reparar antes.

Não só os segmentos flexiveis, mas como o tipo de silicone usado para selar o carter, até pequenas marcas em alguns componentes, que mostravam que alguém deve ter tentado encaixar as coisas à martelada.

Outra coisa que o mecânico me disse, é que os 99000km que o carro tem agora, são provavelmente optimistas. Pelo aspecto de algumas peças que inspeccionou, o carro poderá ter uns mais realistas 150-160 000 km, senão mais.

No entanto, apesar das desgraças, uma análise ao bloco permitiu averiguar que não apresenta desgaste nos cilindros, pelo que, resolvendo estes problemas, agora da forma correcta, não é de esperar que vá alguma coisa correr mal nos próximos anos.

Mesmo assim é fraca consolação.
    Agora é uma questão de se esperar até que se comprem todas as pecinhas a serem substituidas, desde segmentos a bronzes a juntas.

Talvez no próximo fim de semana já dê para ter o carro nas mãos, mas ainda é cedo para dar certezas
    eblase gosta disto.

Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Pois, não é uma situação nada agradável mas estou confiante que este vai ser o inicio do fim dos problemas do MR-2, e daqui em frente a única coisa que vais ter com que te preocupar é desfrutar desse conceito de carro magnífico

bg2
    bg2 está offline
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

pelo chassis não consegues pedir o registos das inspecções no IMTT, para tentar perceber quando levou com o martelo?

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Sim, dá para pedir...
    Mas são 16€, segundo o site do IMTT

Página 5 de 14 PrimeiraPrimeira ... 456 ... ÚltimaÚltima